Os melhores sabonetes para espinha

23/12/2020 0 Por Redação CliqueFarma

Hoje nós vamos falar aqui no blog sobre sabonetes para espinha. Você sabe quais os melhores, para que eles servem, como usá-los corretamente e onde comprá-los pelo melhor preço? Acompanhe este artigo até o final que nós te contamos tudo!

O que é acne?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, muito comum, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres. 

 

Além do incômodo das lesões, como na adolescência a aparência é um fator importante, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.  

 

Ela é mais comum no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. O tratamento para acne e suas cicatrizes pode envolver sabonetes, alimentação e até remédios.

Qual a diferença entre acne e espinhas?

De acordo com a dermatologista Emily Alvernaz, as espinhas são uma das manifestações da acne. Ou seja, a acne leva à formação de lesões de diversos tipos, como cravos abertos e fechados, espinhas e pústulas (espinhas com pus).

 

“Toda espinha pode ser considerada acne, mas nem toda acne é espinha, já que os cravos também podem ser incluídos na categoria”, explica a especialista.

Quais os tipos?

Os diferentes tipos de acne incluem:

Acne neonatal

Cerca de 20% dos recém-nascidos desenvolvem acne leve. Isso pode acontecer porque certos hormônios são passados para eles através da placenta por suas mães pouco antes do nascimento.

 

Outra causa de acne em bebês é o estresse do parto, que pode fazer o corpo do bebê liberar hormônios. Recém-nascidos com acne geralmente têm lesões que desaparecem espontaneamente.

Acne infantil

Bebês entre 3 e 16 meses de idade podem desenvolver acne infantil. Eles podem ter cravos e espinhas.

 

A acne infantil geralmente desaparece quando a criança chega aos dois anos de idade. Mas as espinhas raramente deixam cicatrizes. Pode ser causada, em parte, pelos níveis hormonais mais elevados do que o normal.

Acne vulgar

O tipo mais comum de acne é a acne vulgar. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens, especialmente durante a puberdade.

Acne conglobata

A acne conglobata é uma forma rara, mais grave de acne. Ela ocorre principalmente em homens jovens. Nesse caso, espinhas grandes se desenvolvem no rosto, peito, costas, braços e coxas. Este tipo de acne pode ser difícil de tratar e muitas vezes deixa cicatrizes.

Acne fulminante

Acne fulminante é uma forma grave de acne conglobata, que ocorre mais em meninos adolescentes. Na acne fulminante, um grande número de espinhas se desenvolve muito rapidamente nas costas e no peito.

 

Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves. Pacientes com acne fulminante muitas vezes sofrem com febre e dor muscular e óssea.

Graus da acne

A acne também pode ser classificada pelo seu grau de manifestação. De acordo com as dermatologistas Emily Alvernaz e Bhertha Tamura, ela pode ser separada em 5 estágios.

  • Grau 1: é uma fase formada apenas por cravos abertos (com o pontinho preto aparente) ou fechados.
  • Grau 2: além das lesões (feridas, no caso os comedões) descritas no grau 1, há presença de pápulas (feridas pequenas, como espinhas) inflamadas, avermelhadas, algumas com a presença de pus.
  • Grau 3: apresenta lesões nodulares e císticas, que são aquelas lesões maiores, bem endurecidas , além das pápulas, pústulas e cravos.
  • Grau 4: é um quadro chamado de acne conglobata em que as lesões do tipo nodulares (nódulos) e císticas (cistos) se confluem formando abscessos e fístulas que levam à formação de cicatrizes.
  • Grau 5: chamado de acne fulminante, é um quadro bem raro em que as lesões de acne evoluem para úlceras e sintomas sistêmicos.

Quais as causas?

Por que a acne aparece?

Como vimos até agora, existem diferentes tipos de acne. E a acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência, normalmente de graus 1 e 2. Afinal, a puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).

 

As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne. Superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos da pele estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.

Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o seu cabelo e pele.

 

Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas da pele, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente onde as bactérias podem prosperar.

 

Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um cravo, ou comedão.

O que o lugar da acne fala sobre sua saúde?

A região em que a espinha aparece pode dar boas pistas sobre suas causas. Veja abaixo:

 

  • Espinhas nas bochechas: “Acne que acomete apenas as bochechas normalmente é de origem cosmética, em que os resíduos de maquiagem ou dos pincéis acumulam nos poros, obstruindo-os”, afirma Emily Alvernaz.
  • Espinhas no queixo, mandíbula e pescoço: Esses locais são associados a distúrbios hormonais nas mulheres, como a síndrome do ovário policístico. No entanto, também podem aparecer em determinadas fases do ciclo menstrual.
  • Espinhas na testa: De acordo com a dermatologista, as acnes na testa normalmente são reflexo da oleosidade dos cabelos que entram em contato com a pele, transmitindo a secreção sebácea.
  • Espinhas nas costas: As espinhas nas costas acontecem normalmente em pessoas que têm um grau de oleosidade maior, principalmente no sexo masculino. Além disso, o uso de condicionador pode aumentar as espinhas nas costas, pois seus componentes também podem obstruir os folículos pilosos.
  • Espinhas nos braços: Segundo a dermatologista Luciana de Abreu, as espinhas nos braços podem estar relacionadas a acne ocupacional causada pela exposição aos hidrocarbonetos clorados, aos derivados do alcatrão e a óleos de corte. Além disso, a especialista Emily afirma que portadores de doença celíaca ou intolerantes ao glúten também podem apresentar lesões semelhantes à acne nos braços.
  • Espinhas no busto: Nas mulheres é conhecida como “acne da mulher adulta”. A especialista Luciana informa que as espinhas nesse local podem piorar no período pré-menstrual e tem relação com alterações hormonais.
  • Espinhas no bumbum: De acordo com o dermatologista Eduardo Drummond, as espinhas no bumbum podem estar relacionadas ao uso de anabolizantes.

Mitos da acne

  • Alimentos gordurosos e chocolate: têm pouco ou nenhum efeito sobre o desenvolvimento ou curso da acne
  • Poeira e sujeira: a acne não é causada pela sujeira ou poeira. Na verdade, esfregar a pele com muita força ou a limpeza com sabonetes abrasivos e produtos químicos irrita a pele e pode piorar a acne. Fazer uma simples limpeza da pele para remover o excesso de óleo e células mortas é tudo o que é necessário.

 

Para prevenir e tratar esses caroços infelizes, é indicado o uso diário de sabonetes para 

espinhas.

 

Basicamente, esses sabonetes para espinhas, além de higienizarem o seu rosto, combatem também o surgimento delas. Sobretudo, a higienização da pele, elimina a sensação gordurosa e remove o brilho excessivo do rosto, o qual inclusive, é bem comum nas peles oleosas.

 

Além do mais, esses sabonetes podem ser responsáveis por remover as impurezas da pele e fechar os poros, para que não formem cravos e espinhas. Contudo, antes de comprar qualquer sabonete, nós indicamos que você escolha um produto específico para o seu tipo de pele e para a sua idade.

 

Além dessa indicação, é importante ressaltar também que a pele precisa de cuidados diários. Dentre esses cuidados, está a higienização diária e a hidratação da pele. Assim sendo, para que você entenda ainda mais sobre esse assunto, nós separamos os 10 melhores sabonetes para espinhas, para você escolher.

O que é uma pele oleosa e acneica?

Afinal, o que é uma pele oleosa? Basicamente, a pele oleosa, é assim caracterizada por produzir mais sebo pelas glândulas, que as demais. Aliás, essa produção de sebo pode intensificar ainda mais durante a adolescência. Inclusive, é por isso que é bem mais comum adolescentes terem cravos, espinhas e acnes na pele.

 

É importante destacar que, isso ocorre nessa idade justamente por conta dos hormônios. Ou seja, na adolescência percebe-se o aumento do hormônio testosterona. O qual inclusive, estimula a glândula sebácea a produzir mais oleosidade. Consequentemente, facilita-se a formação e o aparecimento de espinhas.

 

Acima de tudo, a pele oleosa se diferencia das demais, por ser uma pele mais brilhosa, principalmente na zona T do rosto, que é a parte da testa, nariz e queixo. E por ter os poros mais dilatados, que aliás, é o principal responsável por formar acnes, cravos e espinhas no rosto, devido à oleosidade da pele.

Qual é o melhor sabonete para acne e pele oleosa?

Sobretudo, para as peles oleosas, especialistas indicam que você use sabonetes para espinhas que não sejam comedogênicos. Ou seja, que não facilitem o aparecimento de espinhas. Além do mais, indicamos que o sabonete tenha ácido salicílico.

 

Basicamente, esse ácido tem função adstringente, queratolítico e antimicrobiano. Ou seja, ele consegue minimizar a oleosidade. E indicamos que você procure por sabonetes que contenham ativos que estimulam a renovação celular como LHA. O qual irá auxiliar na desobstrução dos poros e agirá junto com outros ativos, como o ácido salicílico.

 

Após você escolher o sabonete para a pele oleosa, indicamos que você não use com excesso. Aliás, o ideal é usar duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. Basicamente, é importante seguir essa recomendação, pois se usar em excesso esses sabonetes, pode acabar ocorrendo o efeito rebote da oleosidade.

Como escolher o melhor sabonete para acne

Acima de tudo, você precisa levar em consideração o seu tipo de pele. Afinal, não adianta você comprar um sabonete para pele oleosa, se a sua pele for seca. Além disso, é importante ler o manual de instruções de cada sabonete, para que assim você entenda como usar de forma adequada.

Para pessoas adultas com acne

Primeiramente, se esse for o seu caso, indicamos que você compre sabonetes para espinhas com poder hidratante. Pois, nessa fase, a pele normalmente não consegue se renovar como ocorria na juventude, por exemplo. Ou seja, por conta do envelhecimento e ressecamento da pele, os poros podem entupir com mais facilidade.

 

Consequentemente, podem aparecer mais acnes. Contudo, a acne na fase adulta costuma ser causada pelos hábitos diários. Ou seja, por conta da má alimentação, stress excessivo, bebidas alcoólicas ou cigarros. Dessa forma, o indicado é que você procure por um sabonete que faça uma limpeza profunda e com poder hidratante.

 

Assim sendo, você pode optar por sabonetes que contenham mel, ácido hialurônico, lanolina, glicerina, colágeno, vaselina, parafina, silicone, ureia, ceramidas e esqualano em sua fórmula. Basicamente, esses ingredientes ajudarão a manter a sua pele mais hidratada e saudável.

Para adolescentes com acne

Nesse caso indicamos que você escolha sabonetes para espinhas com alta detergência. Pois, eles poderão garantir a limpeza adequada do sebo. Afinal, nessa fase da vida, a pele fica mais suscetível a aparecer espinhas. Já que ocorre a obstrução dos poros, e a excreção em grande quantidade de sebo pelas glândulas sebáceas.

Além do mais, procure escolher sabonetes mais suaves, sem esfoliantes ou peeling. Até porque, é importante que você entenda que a pele na adolescência é mais sensível o que consequentemente, torna mais suscetível a inflamações.

Para peles sensíveis

Basicamente, as pessoas com pele sensível, normalmente quebram a barreira que protege o rosto de germes e bactérias, pelo simples uso de sabonetes comuns. Inclusive, uma forma de você observar isso, é se a sua pele fica coçando ou se aparece ainda mais espinhas que o normal.

 

Por isso, nós indicamos sabonetes para espinhas orgânicos, naturais e sem aditivos. Além do mais, indicamos que você invista em sabonetes sem corantes, fragrâncias ou conservantes sintéticos. Acima de tudo, esses sabonetes são universais. Ou seja, funcionam em qualquer tipo de pele.

 

Sobretudo, independente do seu tipo de pele, não esfregue o seu rosto com muita força, pois isso pode causar inflamação.

Decida o formato do sabonete com base no tipo de pele

Caso você não saiba existem inúmeras opções de sabonetes para espinhas. Sejam eles, em gel, barra ou líquido. Vale destacar, que cada tipo pode funcionar de uma forma eficaz para determinado tipo de pele.

Sabonete em barra

Os sabonetes em barra são mais indicados para peles oleosas e mistas. Pois, normalmente esses sabonetes possuem um alto poder de detergência. Ou seja, a espuma que consequentemente produzirá será mais suave e refrescante para a sua pele.

 

Se você tem a pele seca, e comprou o sabonete em barra, indicamos que você use com cautela, pois eles podem ressecar ainda mais a sua pele. O que, inclusive, pode aumentar o surgimento de espinhas. Portanto, se for usar esse sabonete, redobre a hidratação da pele.

Sabonete líquido ou em gel

Agora se a sua pele for seca, procure comprar sabonetes em gel ou líquido. Pois, esses sabonetes conseguem atuar tanto na limpeza da pele, como também na hidratação. Até porque, normalmente os sabonetes líquidos possuem um PH neutro. Ou seja, consequentemente, são menos agressivos e irritativos.

 

Vale destacar, que os sabonetes líquidos, normalmente conseguem atuar na limpeza e na hidratação da pele. Justamente por conterem vitaminas, proteínas, extratos e óleos vegetais. Além disso, vale destacar que eles são considerados mais higiênicos, se for para você compartilhar com alguém.

Como lavar o rosto com sabonetes para espinha

Vamos te ensinar a lavar o rosto de forma eficaz. Pois, caso você não saiba, se você usar os sabonetes de forma errada, você pode provocar o efeito contrário. Ou seja, em vez de diminuir as espinhas, pode provocar o aumento delas.

 

Lave o rosto de forma suave, duas vezes ao dia

Primeiramente, molhe o rosto com água morna, pois assim os poros da pele irão se dilatar. O que inclusive, facilita na limpeza. Logo após, passe o sabonete na pele, com o auxílio de uma esponjinha propícia para a limpeza do rosto. Para finalizar, enxague e seque. 

 

Como já dissemos, assim como é importante lavar a pele, é importante também mantê-la hidratada. Pois, a hidratação consegue manter a pele saudável. No entanto, tenha cuidado ao escolher o creme hidratante, indicamos que você escolha um específico para o tipo da sua pele.

 

Vale destacar, que não há necessidade de você lavar o rosto muitas vezes ao dia. Pois, isso, pode causar o efeito contrário, por isso lave somente duas vezes ao dia. Caso você sinta a pele muito oleosa, em vez de lavar, procure usar papéis próprios para a remoção da oleosidade da pele.

 

Após a lavagem, hidrate sua pele.

Top 10 melhores sabonetes para espinhas

Agora que já lhe ensinamos a cuidar da pele e já lhe mostramos os detalhes de cada sabonete, iremos lhe apresentar os 10 melhores sabonetes para espinhas. Mas, lembre-se de escolher aquele sabonete que realmente será melhor para o seu tipo de pele.

10. GRANADO – Sabonete em Barra Antiacne (90 g)

Acima de tudo, é importante destacar que esses sabonetes são mais indicados para adolescentes com peles oleosas. Sobretudo, esse sabonete além de ser 100% vegetal, ele também contém em sua fórmula 2% de ácido salicílico e 10% de enxofre. Inclusive, são dois componentes essenciais para limpar e secar as indesejadas espinhas.

 

Até porque, o enxofre não só tem ação antisséptica como também tem ação secativa, já o ácido salicílico ajuda na regulação da produção sebácea, contribui como esfoliante e tem ação anti-inflamatória. Além desses pontos positivos, esse sabonete é livre de fragrâncias, corantes e compostos sintéticos.

 

9. NIXODERM- Acneblock Sabonete Barra (80 g)

Já esse sabonete é mais indicado para peles extremamente oleosas. Basicamente, esse sabonete consegue auxiliar na prevenção de espinhas, controla a oleosidade, limpa e protege a pele por meio da hidratação. Inclusive, assim como o sabonete anterior, ele também contém enxofre e ácido salicílico.

8. DARROW- Actine Sabonete Líquido (140 ml)

Sobretudo, esse sabonete é indicado para quem procura limpar, hidratar e deixar a pele com um ar mais refrescante. Ou seja, ele pode ser indicado para todos os tipos de acnes. Até porque, além de limpar ele também hidrata sua pele. Assim como os demais, esse sabonete também contém ácido salicílico, o qual tem efeito anti-inflamatório.

 

Além disso, ele também contém extrato de aloe vera, ou melhor de babosa. A qual inclusive, ajuda a hidratar a pele. E também contém, Lactato de Mentila, que é um derivado do composto Mentol. O qual é responsável por trazer a sensação de frescor e de limpeza.

7- AVÈNE- Cleanance Sabonete em Barra Limpador Facial (80 g)

Já esse sabonete é mais indicado para peles oleosas e com acne. Basicamente, em sua composição ele contém ativos como o Gliceril Laurato®, que controla a oleosidade e o ácido salicílico. E também contém Gluconato de zinco o qual possui ação anti-inflamatória e antibacteriana.

 

Ainda mais, esse sabonete conta com o poder da água termal Avène. Basicamente, essa água termal limpa, acalma e suaviza a pele. Inclusive, ele ainda consegue limpar e purificar a pele, sem deixá-la ressecada.

6- NEUTROGENA- Acne Proofing Gel de Limpeza (200 ml)

Primeiramente, é importante destacar que esse sabonete pode ser indicado para todos os tipos de peles, e também para qualquer tipo de acne. Até porque, ele foi feito para tratar a acne sem agredir a proteção natural da pele. Ou seja, sem degradar a barreira da pele, a qual ajuda a prevenir outras manifestações da acne.

 

Além do mais, ele contém uma alta concentração de ácido salicílico, o qual combate bactérias e suaviza marcas de espinhas antigas. E ainda contém em sua composição Pantenol (Pró-Vitamina B5), o qual é responsável por hidratar e regenerar a pele. E glicerina, que é responsável por produzir espuma e deixar a pele macia e sedosa.

5- ASEPXIA- Sabonete Antiacne Detox (80 g)

Basicamente, esse sabonete consegue fazer uma limpeza profunda na pele e sem deixá-la ressecada. Ou seja, ele não só mata todo e qualquer tipo de vestígio de acne, como também consegue prevenir novas espinhas. Por conta disso, ele é mais indicado para peles mistas. Pois, ele ajuda a combater a oleosidade da pele.

 

Acima de tudo, o componente de destaque desse sabonete é o carvão ativado. De modo geral, esse ingrediente por ser de origem natural, consegue remover todas as impurezas da pele e ainda absorver a oleosidade. E o que é ainda melhor, ele não deixa sua pele com aquela sensação ruim de ressecamento.

4- VICHY- Sabonete Dermatológico Normaderm Pele Oleosa a Acneica (40 g)

Primeiramente, é importante que você saiba que esse sabonete é mais indicado para peles oleosas. Afinal, sua principal função é combater a oleosidade e proporcionar uma purificação dos poros da pele. Além do mais, ele consegue reduzir as cicatrizes causadas pela acne.

 

Esse sabonete também contém ácido salicílico e ácido glicólico, os quais ajudam a esfoliar e higienizar a pele. Enquanto o Pidolato de Zinco, é o responsável por diminuir a oleosidade da pele.

3- CLINIQUE- Acne Solutions Cleansing Bar Sabonete para Rosto e Corpo (150 g)

Esse é um dos poucos sabonetes para espinhas, que pode ser passado tanto no rosto como também no corpo. Basicamente, esse sabonete por ser neutro é também indicado para todos os tipos de pele. E ele, assim como a maioria dos sabonetes, contém em sua composição ácido salicílico.

 

Caso você não saiba, esse ácido é responsável pela remoção de impureza e excesso de oleosidade da pele. Além do mais, por conta desse ácido, esse sabonete é capaz de garantir uma limpeza profunda da pele. E ainda contém, ação anti-bacteriana e efeito anti-inflamatório.

2- ADCOS- Acne Solution Sabonete Secativo Em Barra (90 g)

Já esse sabonete é indicado para acnes inflamatórias em adultos e adolescentes. Ele tem ação secativa, hidratante e anti envelhecimento. Por isso, pode ser capaz de eliminar as espinhas já existentes. E o que é melhor, ele consegue evitar o aparecimento de novas espinhas.

 

Além disso, ele também contém ácido salicílico. E ainda contém o ácido lactobiônico, o qual ajuda a cicatrizar, hidratar a pele e combate os radicais livres, os quais inclusive, causam envelhecimento. Além desses, ele contém zinco em sua fórmula. Já ele consegue hidratar, diminuir a produção de sebo e tem ação antisséptica.

1- LA ROCHE POSAY- Effaclar Concentrado Gel de Limpeza Facial (100 g)

Em primeiro lugar, ficou um sabonete indicado para todos os tipos de pele, e para todos os tipos de acnes. Basicamente, ele contém em sua fórmula ácido salicílico, zinco e componentes responsáveis por garantir uma limpeza profunda na pele. E consequentemente reduzirem a oleosidade e promover a renovação celular da pele.

 

Esse sabonete não contém álcool ou parabenos, ou seja, ele é menos agressivo que os demais. Inclusive, as peles sensíveis podem se beneficiar ainda mais com ele. De modo geral, é um sabonete que pode ser usado diariamente e tem efeitos garantidos e duradouros.

Onde comprar?

Você sabia que no Cliquefarma, nós disponibilizamos para você diversos produtos, medicamentos e dermocosméticos em todas as farmácias da sua região? Aqui você consegue pesquisar os melhores preços e condições de entrega de qualquer marca de sabonete para espinha aí na sua casa. Busque agora mesmo!

Comente suas experiências fazendo uso deste deles conosco também! Sua opinião é importante para nós!