Skip to main content

O Minoxidil é o principio ativo do Pant – solução capilar. Esse é um medicamento fabricado pelo laboratório Ache. Tem registro válido na ANVISA na Classe dos medicamentos Antialopécia.

É um medicamento utilizado para queda de cabelo que deve ser aplicado localmente e é especialmente específico para quem sofre de queda de cabelo hereditária.

 

Apresentação do Pant – Solução capilar

Você poderá encontrar o Pant em frasco com 25ml ou 50ml. Acompanha válvula spray.

 

Composição

Cada frasco contém:

Minoxidil ………………………………………………………………………… 50mg

Excipientes: álcool etílico, propilenoglicol e água purificada.

 

Para que serve Pant – Solução Capilar

Esse medicamento é indicado para tratamento de alopecia (queda de cabelo) hereditária em homens adultos.

 

Como funciona esse medicamento

Esse medicamento deve ser aplicado localmente. Sua eficácia depende da aplicação por no mínimo 2 meses, duas vezes ao dia, para começar a trazer resultados.

A ação desse medicamento e o tempo necessário para que o cabelo volte a crescer varia de pessoa para pessoa.

 

Contra indicações do Pant – Solução Capilar 5%

Esse medicamento NÃO deve ser utilizado por mulheres.

Você não deve usar esse medicamento se apresentar qualquer tipo de alergias a qualquer componente da fórmula.

Não use o Pant se sua pele ou couro cabeludo estiverem inflamados, vermelhos, irritados, doloridos ou sob condições como queimaduras solares ou dermatites.

Você não deve usar esse medicamento em casos de perda repentina ou fragmentada de cabelos, nos casos de calvície completa ou perda completa dos cabelos do corpo inteiro e nos casos em que a queda de cabelos é devido ao uso de algum medicamento, deficiências alimentares, quimioterapia, enfermidades ou situações que causem danos ao couro cabeludo.

Esse medicamento não deve ser utilizado se você não sabe a origem da sua queda de cabelo. Ele é recomendado apenas para quem possui alopecia hereditária.

Este medicamento é exclusivo para uso externo. Se ocorrer ingestão acidental, seu médico deve ser imediatamente avisado.

Evite o contato com os olhos e pele irritada. No caso de contato acidental com os olhos, pele machucada e mucosas, lave a região afetada com grande quantidade de água fria corrente. Se a irritação continuar, procure o seu médico. Não se deve inalar o spray.

 

Alguns pontos para ficar atento ao se utilizar esse medicamento

PantEm algumas pessoas observou-se alterações na cor e/ou textura do cabelo

Se você for cardíaco, informe seu médico antes de iniciar o tratamento com esse medicamento.

Não utilize o Pant 5% em conjunto com outros medicamentos de uso local, como, por exemplo, a tretinoína e a antralina, pois nesse caso a absorção deste pode ser aumentada

ATENÇÃO: Esse medicamento contém álcool.

Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.

Como utilizar o Pant 5%

Não é necessário lavar os cabelos antes de usar o Pant. Se os cabelos forem lavados antes da aplicação, não se deve utilizar xampu com silicone; utilize um xampu suave antes de aplicar o produto.

Aplique o medicamento apenas quando o cabelo e o couro cabeludo estiverem perfeitamente secos.

Espere pelo menos quatro horas após a aplicação para lavar os cabelos novamente.

O uso de secador de cabelos, géis, cremes ou sprays para os cabelos não diminui o efeito.

O uso de tinturas ou permanentes não interfere na ação, mas, a fim de evitar qualquer irritação local, assegure-se de que não haja nenhum vestígio do medicamento no couro cabeludo antes de aplicar qualquer produto químico.

Para melhores resultados, não aplique o medicamento no mesmo dia em que você usou esses produtos químicos.

Aplique a dose total de 1 ml o medicamento no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada.

Direcione o frasco para o centro da área calva, pressione a válvula uma vez e espalhe com a ponta dos dedos até atingir toda a área a ser tratada. Repita até o total de seis vezes para completar a dose de 1 ml da solução.

Após a aplicação lave bem as mãos.

A dose total diária não deve ser maior que 2 ml ou duas aplicações diárias (1 ml pela manhã e 1 ml à noite).

Se você suspender a aplicação desse medicamento, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorre então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses sem tratamento, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.

ATENÇÃO: há possibilidade de ocorrer entupimento ou mau funcionamento da válvula devido à cristalização do produto. Após a utilização do produto, limpar a parte externa do aplicador (válvula) antes de armazenar o produto

 

O que fazer caso eu me esqueça de usar esse medicamento?

Se você esquecer de utilizar o medicamento e ainda estiver longe da próxima dose, use-o assim que lembrar.

Se já estiver em um horário próximo ao da próxima dose, pule a dose esquecida e utilize somente a próxima. Aplique a quantidade normal. Não é recomendado que você aplique mais produto a fim de compensar a dose perdida.

O esquecimento de doses pode atrapalhar a eficácia do produto.

 

Quais os males que esse medicamento pode me causar? (Efeitos colaterais)

Informe seu médico se a vermelhidão e/ou irritação do couro cabeludo persistirem ou no surgimento de reações desagradáveis.

O uso extensivo desse medicamento não apresentou evidências de que seja absorvido o suficiente para causar efeitos sistêmicos (em todo o organismo). Uma maior absorção devido ao abuso ou a diferenças individuais ou sensibilidade anormal, poderia levar a um efeito sistêmico, ou seja, a ocorrência de efeitos adversos como: palpitações, aparecimento de dor no tórax tipo angina (dor em aperto), debilidade ou vertigem, aumento de peso inesperado e sem motivo aparente, suor das mãos e pés e inchaço.

Embora esses efeitos não tenham sido associados ao uso de minoxidil 5%, o tratamento deve ser interrompido e seu médico procurado.

Efeitos colaterais comuns

  • crescimento não desejado de cabelos fora do couro cabeludo (inclusive na face de mulheres),
  • reação alérgica local,
  • coceira,
  • pele seca
  • descamação do couro cabeludo
  • aumento da perda de cabelos. Esse aumento temporário de perda de cabelo geralmente ocorre de duas a seis semanas após o início do tratamento e diminui dentro de algumas semanas. Caso persista por mais de duas semanas, você deve descontinuar o uso de Pant 5% e procurar seu médico.

Efeito colaterais muito raros

  • inflamação alérgica da pele,
  • inflamação do folículo (local onde nasce o pelo ou o cabelo)
  • aumento da secreção das glândulas sebáceas.

O que fazer caso eu note efeitos colaterais ao usar o Pant 5% solução capilar?

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. 

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através da Central de Atendimento ao Consumidor (CAC).

 

O que fazer caso haja uso maior do que o indicado?

Não há casos conhecidos de superdose resultante da administração tópica de minoxidil.

Caso haja ingestão acidental, você poderá notar alguns efeitos colaterais:

  • Todos os efeitos colaterais de ingestão acidental são de natureza cardiovascular
  • Retenção de líquidos
  • Queda na pressão sanguínea
  • Taquicardia (aumento da frequência cardíaca).

Caso você note esses sintomas, entre em contato com o seu médico para saber qual o tratamento adequado.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

 

Onde comprar Pant 5%

A Cliquefarma é um buscador de medicamentos e por isso é o melhor lugar para você encontrar todos os medicamentos que você precisa com o melhor preço e melhores condições de entrega. Clique aqui e acesse agora.

Gostou do nosso artigo explicando sobre essa substância muito recomendada pelos médicos para calvície? Se quer mais informações, tem alguma dúvida ou deseja nos dar sua opinião, comente abaixo que teremos o maior prazer em interagir com você!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<