Pedra Pomes – Um cuidado a mais para os seus pés!

02/03/2021 2 Por cliquefarma

O assunto do blog de hoje é sobre a pedra pomes. Uma velha conhecida dos tempos da vovó, mas que nunca sai de moda e que traz diversos benefícios e tem muitas utilidades para ser usada dentro de casa já há vários anos! Inclusive, há quem diga que ela é usada desde os tempos mais antigos.Confira o artigo que preparamos para você sobre essa rocha peculiar e se surpreenda!

O que é a pedra pomes?

A pedra pomes é uma rocha vulcânica de densidade mínima formada quando gases e lava se colidem e se solidificam formando assim uma pedra esponjosa. A sua formação ocorre quando existe um evento vulcânico e a lava é jogada na atmosfera, formando uma espécie de espuma que contém diversos materiais lávicos e internamente cheio de bolhas de gás. 

As bolhas permanecem na lava mesmo depois da sua solidificação e isso se torna o diferencial da pedra pomes e o que dá poder de abrasão a ela. Sua utilização é muito comum na construção civil sendo utilizada principalmente na construção de aterros ou preenchimentos devido a sua ótima condição térmica. Outra utilização comum é em linhas de produtos de limpeza, apesar de seu uso mais conhecido é na indústria cosmética mesmo.

Vale lembrar que isso não significa que ela é macia, apenas que possui estrutura vesicular, com a aparência de estar “furada”. Pode ser encontrada tanto em cores mais comuns, como bege e cinza, até em tons mais azulados, amarelados ou avermelhados. Vale ressaltar que além da pedra-pomes natural, existem também as versões sintéticas, que não proporcionam tantos benefícios quanto a opção natural.

Principais utilidades da pedra pomes

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre as propriedades dessa pedra, vale também conhecer melhor seus benefícios e funções, não é mesmo? Então, confira agora mesmo:

Pedra pomes na depilação

A pedra pomes é muito utilizada para retirar aqueles pelos mais finos ou encravados. Que se soltam facilmente com o processo abrasivo. Para usá-la, você deverá manter uma toalha úmida morna ao lado, para passar sempre na pele. Faça movimentos circulares com a pedra pomes sobre a região a ser depilada, sem aplicar muita pressão no processo. 

Mesmo se os pelos estiverem encravados, continue os movimentos sem força até os pelos se soltarem. Se preferir, você pode usar um sabonete na pele. Após terminar a depilação, passe um bom hidratante e atente-se que essa depilação não serve para regiões sensíveis como virilha ou axila.

Pedra pomes para lixar os pés

O uso da pedra pomes para retirar calosidades e rachaduras dos pés é muito comum, mas você sabe qual a melhor maneira de lixar os pés com ela? O ideal é que você deixe os pés de molho em água morna por uns 10 minutos antes do processo, assim a pele irá amolecer levemente. 

Depois, esfregue a pedra pomes nas partes ásperas da sola em movimentos circulares, sem muita força para não machucar. Assim que terminar, passe seu hidratante preferido e aproveite os pés mais macios e suaves. Esse processo ajuda a retirar as células mortas da pele, promovendo a renovação celular e prevenindo o mau cheiro, conhecido popularmente como chulé. Só não exagere em fazer esse processo mais de uma vez na semana. 

Lembre-se sempre de higienizar a pedra pomes após o uso, lavando-a e deixando-a secar bem.

Pedra pomes no rosto

Outro uso menos conhecido da pedra pomes, é para esfoliar o rosto. Como ela é abrasiva, deve ser usada com cuidado para garantir uma maior suavidade à pele. O que deve-se fazer é molhar a pedra pomes e a pele, passar um pouco de sabonete líquido sobre as bochechas, testa, queixo e nariz. 

Assim, vá passando a pedra sobre essas partes de modo muito delicado, quase sem aplicar pressão e sem repetir o movimento muitas vezes. Depois, lave o rosto e como etapa essencial: aplique uma generosa camada de hidratante facial. Você notará que o efeito é de uma melhora na circulação da pele e uma maior limpeza dos poros.

Pedra pomes para estrias

Uma marca corporal que muitas mulheres possuem são as estrias. Algumas se incomodam com elas, outras nem tanto. Mas o importante é que essa pedra mágica também pode te ajudar a amenizar a aparência delas, melhorando a circulação sanguínea na região das estrias e promovendo a renovação celular. 

O modo de utilização é bem simples: no banho, passe a pedra pomes superficialmente pelas regiões com estrias que você deseja amenizar, essa esfregação não deve demorar muito nem exigir muita força. Assim que terminar, você deverá notar que a pele fica levemente vermelha. Após o banho, aplique algum óleo corporal ou hidratante bem emoliente. 

Lembre-se que esse método não deve ser feito mais de uma vez por semana, pois pode irritar a pele. É importante também se consultar antes com sua dermatologista.

Pedra pomes para casa

A pedra pomes serve até para limpar aqueles cantinhos onde parece impossível tirar a sujeira, principalmente no banheiro. Também é uma excelente alternativa para eliminar ferrugens, basta mergulhá-la em uma mistura de água quente e sabão, e esfregar as partes enferrujadas de eletrodomésticos, por exemplo.

Esse método também pode auxiliar na retirada de partes queimadas no fogão, limpando-o por completo. Lembre-se sempre de higienizá-la com álcool após a limpeza. Essas dicas são ideais para manter a casa em ordem e ainda ajudar o meio ambiente, evitando químicos e reduzindo a quantidade de lixo gerado durante a limpeza.

Pedra pomes para plantas

Como já dito, versátil é o sobrenome da pedra pomes, que pode inclusive ajudar suas plantinhas a crescerem de modo saudável, recebendo uma irrigação mais distribuída. Isso é feito colocando a pedra pomes ou um pedaço dela na terra da sua planta, perto da região das raízes. 

Dessa forma, quando você for regar a terra, a água passará pela pedra pomes, que possui furinhos, e irá se espalhar por uma região maior de terra, nutrindo todas as partes da raiz. Fazendo isso, a água irá chegar de modo igual em toda a planta, conservando nutrientes e mantendo a saúde de todas as folhas ou flores.

Pedra pomes para limpar pelos

Quem tem um animalzinho de estimação sabe que é difícil manter as roupas livres de pelos, mas até nisso a pedra pomes pode te ajudar! E o processo para eliminar pelos das roupas com pedra pomes é bem simples, basta pegar a peça de roupa que deseja limpar e fazer movimentos circulares nas regiões necessárias. 

Esse truque também pode ser usado para tirar aquelas bolinhas que ficam presas na roupa, mas nesse caso fica interessante molhar um pouco a pedra para facilitar o processo.

Pedra pomes para as mãos

Como já visto, a pedra pomes é muito utilizada para lixar os pés, mas você sabia que ela também pode ser usada para amaciar as mãos? O processo é parecido com o dos pés: você deverá deixar as mãos de molho na água quente por cerca de 10 minutos e depois usar a pedra-pomes como se fosse um sabonete. 

Quando usada ao redor das unhas, esse método pode até amolecer as cutículas. Lembre-se, novamente, de sempre usar um hidratante após seu uso. Ah, outra dica: os cotovelos e os joelhos também se beneficiam com esse método, ficando mais lisinhos e suaves. Não deixe de testar!

Pedra hume e pedra pomes. Qual é a diferença?

A pedra hume tem como principal constituinte o alúmen de potássio, um sulfato que ocorre naturalmente como “incrustação em rochas, em áreas de meteorização e oxidação de sulfetos minerais e minerais de rolagem de potássio”. 

É parecido com um sal grosso, tem textura granulada e coloração branca. Além de ser aplicado industrialmente para diversos fins, a pedra hume tem seu uso mais conhecido como desodorante e cuidados pós-barba, por ser um adstringente e hemostático tópico.

É bastante utilizada pelas manicures quando elas tiram os doloridos “bifes” nas cutículas. Ela deve ser usada de forma pontual e aplicada sobre as feridas. Já a pedra pomes não serve para essa finalidade, sendo muito mais versátil.

Quais cuidados devo ter ao utilizá-la?

Quando for utilizar a pedra pomes, seja para a limpeza da casa, seja para a higiene pessoal, tenha cuidado para não esfregá-la demais sobre a área onde será aplicada, a fim de não machucá-la e arranhá-la.

Pessoas com pele delicada, devem consultar um dermatologista e usar a pedra pomes em tratamentos de beleza com muita parcimônia, sem tanta frequência e sem forçar na esfoliação pra não se machucar.

Como usar a pedra pomes corretamente?

Já sabemos que a pedra pomes é formada quando a lava quente se mistura com a água e endurece, resultando em um material poroso e perfeito para a descamação de pele seca. 

Também vimos que ela possui uma superfície abrasiva que suaviza a pele sem arranhar. Da próxima vez que seu calcanhar ou cotovelo estiver ressecado e rachado, esfolie-o com uma pedra pomes para criar um visual macio e saudável.

Esfoliando com pedra pomes

Deixe a área calejada de molho em água morna. O pé é a parte do corpo que normalmente é esfoliada com a pedra, pois o calcanhar tende a desenvolver uma camada de pele calejada que pode ficar rachada ou escamada. Os cotovelos também podem ser beneficiados com a esfoliação. Deixe a região de molho em água morna por cinco minutos para amaciar a pele. 

  • Se está trabalhando nos pés, encha uma bacia com água e deixe-os de molho.
  • Pode ser mais fácil esfoliar as outras partes do corpo durante o banho.

Aguarde até a pele ficar macia, pois assim será mais fácil esfoliá-la. Sinta a pele após deixá-la de molho e, se ela ainda estiver dura, aguarde alguns minutos (reaqueça a água, se necessário). Se estiver macia, ela está pronta para a pedra pomes.

Não se esqueça de molhar a pedra para que ela deslize com mais facilidade sobre o corpo. Coloque-a sob água quente corrente ou mergulhe-a na água utilizada para amaciar sua pele.

Especialista em cuidados com a pele

Dica profissional: É importante remover os calos dos calcanhares durante o verão, quando se usa muitos calçados abertos.

Esfregue-a gentilmente sobre a área calejada. Faça movimentos circulares para descamar a pele morta. A remoção deve ser fácil se ela estiver macia. Continue até remover todo o tecido morto e exibir a nova camada de pele.

  • Não pressione muito. Basta um pouco de pressão para que a pedra surta o efeito necessário.
  • Se estiver esfoliando os pés, foque-se no calcanhar, nas laterais dos dedos e nas outras áreas onde a pele seca tende a se acumular.

Enxágue a área e veja se é necessário repetir o processo. Se ainda houver restos de tecido morto, esfolie o local novamente. Continue até ficar satisfeito com os resultados. Não se esqueça dos seguintes pontos:

  • A superfície da pedra pode se desgastar um pouco durante o uso, então vire-a para aplicar a superfície nova na pele.
  • Enxágue a pedra pomes com frequência para manter suas superfícies limpas e eficazes.


Seque e hidrate sua pele. Ao terminar, seque-a com uma toalha de papel e cubra a área com um óleo ou creme para evitar que ela fique seca rapidamente. A pele antes calejada agora deve estar macia e reluzente. Lembre-se:

  • Óleo de coco, óleo de amêndoas ou cremes corporais são ótimos para condicionar a pele após a esfoliação.
  • Repita sempre que necessário para manter a pele em bom estado.

Como cuidar da pedra pomes?

Esfregue-a após o uso para remover a pele morta acumulada nos poros. Utilize uma escovinha para esfregá-la sob água corrente. Adicione um pouco de sabão para limpá-la completamente e deixá-la pronta para o próximo uso.


Deixe-a secar completamente e guarde-a em um local seco para que não fique úmida e corra o risco de embolorar. Alguns modelos são vendidos com cordinhas que permitem que você os pendure para que sequem. As bactérias podem crescer nos poros de uma pedra molhada, o que não é seguro.

Ferva-a se necessário. Faça uma limpeza profunda de vez em quando para evitar o crescimento de bactérias. Ferva água em uma panela pequena e deixe a pedra de molho por cinco minutos. Utilize uma pinça para removê-la e deixá-la secar.

  • Se utiliza a pedra com muita frequência, ferva-a a cada duas semanas para mantê-la limpa.
  • Se utilizou a pedra em uma superfície suja, adicione um pouco de alvejante na água para garantir que todas as bactérias sejam mortas.


Substitua a pedra quando ela estiver gasta. A pedra pomes é macia e eventualmente se desgastará com o uso. Quando ela ficar pequena ou lisa demais, compre uma nova. Essas pedras são baratas e logo vamos revelar para você onde pode encontrá-las para comprar.

Explorando outros usos

Como mencionado, você pode utilizá-la também para depilação. Os gregos antigos utilizavam a pedra pomes para remover os pelos corporais. Molhe sua pele no banho até que ela fique quente e macia. Molhe a pedra e esfregue-a na pele fazendo movimentos circulares. Após cerca de 30 segundos a área estará sem fios. Lembrando que:

  • Os efeitos serão similares ao de uma raspagem. Os pelos são removidos rente à pele ao invés de serem puxados.
  • O processo não deve ser doloroso. Veja se não está pressionando demais se estiver sentindo dor.


Utilizando-a para remover bolinhas e fiapos de roupas. A superfície macia e porosa da pedra pomes é perfeita para limpar aquele suéter que deseja limpar há tanto tempo. Coloque-o sobre uma superfície plana e esfregue a pedra fazendo movimentos circulares. Não pressione muito para não danificar as fibras do tecido.


E para limpar o vaso sanitário. Coloque um par de luvas de limpeza e esfregue a pedra sobre as marcas de ferrugem e outras manchas. Repita até removê-las completamente.

  • Você pode utilizar a pedra em conjunto com um produto de limpeza para remover manchas mais teimosas.
  • Utilize pedras diferentes para a limpeza e para o corpo. Não utilize a mesma pedra para os dois propósitos.

Dicas adicionais

  • Após amaciar o pé e passar o creme hidratante, vista meias para conter a umidade. Isso fará com que seus pés fiquem ainda mais macios.
  • Utilize uma pedra pomes pelo menos uma vez por mês para impedir que a pele áspera volte ou caso queira utilizar sapatos que machuquem os pés.
  • Não esfregue a pedra com muita força na pele ou você pode ferí-la e causar infecções.

Onde comprar?

Você pode encontrar pedra pomes no nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma. Aqui, com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu medicamento ou qualquer produto de farmácia dependendo da região em que mora. Acesse agora mesmo e adquira a sua!

Tem alguma experiência interessante para compartilhar conosco fazendo uso da pedra pomes? Comente no box abaixo, sua opinião é importante para nós!