Principais Pomadas Cicatrizantes

22/10/2020 0 Por Redação CliqueFarma

Vamos falar de Pomadas Cicatrizantes? Todo mundo em algum momento já necessitou de uma, não é mesmo?  – seja por causa de uma queimadura, uma tatuagem recém-feita, de uma incisão cirúrgica ou de uma ferida. Acompanhe este artigo e saiba quais as principais, como usá-las corretamente e ainda onde comprá-las. Confira!

O que são Pomadas Cicatrizantes?

As pomadas cicatrizantes são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a recuperar mais rapidamente, sendo uma boa opção para tratar feridas causadas por cirurgias, pancadas ou queimaduras, por exemplo.

 

Normalmente, o uso deste tipo de pomadas também ajuda a evitar infecções, pois evitam a proliferação de microrganismos, fecham a pele mais rapidamente, reduzem a dor e evitam a formação de cicatrizes feias. Porém, as pomadas só devem ser utilizadas sob orientação de um médico ou enfermeiro, porque algumas possuem substâncias, como antibióticos ou anti-inflamatórios, que não devem ser utilizadas em todos os tipos de feridas e, que por isso, podem piorar a ferida se forem mal utilizadas.

 

Embora todas elas sirvam para cicatrizar e curar, há alguns cuidados que devem ser observados dependendo da finalidade. Uma pomada cicatrizante para queimaduras, não terá a mesma composição do que uma pomada para passar depois de fazer uma tatuagem, por exemplo.

 

Vamos ver quais os tipos de pomadas cicatrizantes existentes, assim como as principais marcas também. 

 

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

1 – Hipoglós

As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele.

 

Normalmente, a pomada de zinco é encontrada em conjunto com outros medicamentos, como por exemplo, o antifúngico Nistatina com óxido de zinco ou também na fórmula de pomadas para assaduras como o Hipoglós.

Modo de usar

O Hipoglós deve ser aplicado sob a pele devidamente limpa e seca. Aplique uma boa quantidade da pomada e massageie a área da cicatriz vária vezes ao dia ou de acordo com as orientações do seu médico.

2 – Neosporin

Geralmente pomadas cicatrizantes para cortes na pele contém antibiótico em sua composição a fim de prevenir infecções. Estes tipos de pomada também devem ser usados em escoriações e em cicatrizações depois de procedimentos cirúrgicos. Como exemplo temos a  Neosporin e a Polysporin.

Modo de usar

A pomada Neosporin deve ser usada de 1 a 3 vezes ao dia sobre a pele devidamente limpa e seca. Por se tratar de um antibiótico, é indicado ler atentamente os indicativos presentes na bula da pomada e seguir rigorosamente todas as recomendações médicas. Deve ser aplicada uma pequena quantidade suficiente para espalhar sobre a cicatriz, sem deixar excesso ao redor.

3 – Aloe vera

A pomada de Aloe Vera ou também conhecida como Babosa, é muito utilizada para tratar problemas de pele em geral. É uma excelente pomada para cicatrizar queimaduras e feridas abertas. É possível também usar o gel extraído diretamente do interior da folha de Babosa e aplicar na pele.

Modo de usar

Por ter baixo risco de efeitos colaterais, cremes e pomadas que contêm Aloe Vera podem ser utilizados várias vezes ao dia diretamente na ferida ou cicatriz. Porém, três aplicações diárias são suficientes. Sempre limpe bem o local antes da aplicação.

4 – Cortisona

Pomadas que contêm cortisona são excelentes pomadas para cicatrização, pois atuam como anti-inflamatórios, protegem contra a infecção e agem contra grande parte das escoriações, cortes e irritações na pele.

 

Há pomadas cicatrizantes de cortisona com diversas concentrações. A concentração ideal para a sua pele e cicatriz deve ser pré-determinada por um médico através de uma prescrição.

Modo de usar

É conveniente usar uma camada bem fina da pomada sobre a área lesionada 1 vez ao dia. Nos casos mais graves, pode ser necessário aplicar 2 vezes, porém sempre sob supervisão médica, já que os corticosteroides, como a cortisona, podem causar efeitos adversos indesejáveis.

5 – Fibrase

A Fibrase é uma excelente pomada para o tratamento de lesões na pele que estejam infectadas, ou que podem ser infectadas com mais facilidade, como queimaduras, feridas e úlceras varicosas. Possui uma combinação de efeito anti-inflamatório e ação bactericida que evita a proliferação de bactérias.

Modo de usar

De acordo com a bula, a Fibrase deve ser aplicada de forma tópica, pelo menos, 1 vez ao dia ou a cada 6 ou 8 horas, dependendo da gravidade da lesão e com as devidas recomendações médicas. Basta aplicar uma pequena camada da pomada sobre a cicatriz e espalhar bem.

6 – Colagenase

A Colagenase é uma excelente pomada cicatrizante para a úlcera varicosa. Além disso, pode ser usada para o tratamento de fissuras na pele e outros tipos de feridas.

 

O seu efeito cicatrizante é surpreendente, pois promove uma limpeza profunda da área da lesão, removendo tecido morto ou crostas rapidamente. Além disso, decompõe o colágeno no local da lesão a fim de estimular a formação de tecido novo no local.

Modo de usar

Para que o resultado seja satisfatório, aplique uma camada generosa da pomada sobre a lesão, usando uma quantidade suficiente para que fique com uma espessura de aproximadamente 2 mm, pelo menos, uma vez ao dia ou de acordo com a orientação de seu médico.

 

Em caso de úlceras varicosas, é indicado utilizar uma bandagem que comprima o local para acelerar o processo de cicatrização.

7 – Nebacetin

Nebacetin é uma pomada cicatrizante, e é excelente para prevenir as infecções, pois possui efeito antibiótico já que têm bacitracina e neomicina em sua composição. É muito indicada por médicos em geral, pois promove uma cicatrização rápida e segura.

Modo de usar

A pomada deve ser usada de 2 a 5 vezes por dia, diretamente sobre a lesão devidamente limpa e seca. Por conter antibióticos em sua composição, a pomada não deve ser utilizada por mais de 10 dias sem a supervisão de um médico.

8 – Bepantol

O Bepantol é uma das pomadas mais usadas para perfurações como piercings. Ela também é uma das mais prescritas pelos tatuadores para ajudar na cicatrização de tatuagens. Pode ser usada também no tratamento de ferimentos, fissuras e assaduras.

Modo de usar

A pomada deve ser aplicada de 1 a 4 vezes por dia no local da tatuagem ou da lesão na pele para promover uma cura mais rápida.

9 – Cicatricure

A Cicatricure é um das pomadas cicatrizantes mais populares do mercado. Ela acelera a cicatrização e estimula a regeneração da pele. Melhora também a aparência e a textura da pele lesionada.

Modo de usar

A pomada pode ser aplicar até 3 vezes por dia diretamente na cicatriz. O tratamento costuma durar em torno de 2 meses.

10 – Kelo-Cote

O Kelo-Cote é uma pomada cicatrizante geralmente utilizada no período pós-cirúrgico para tratar de cicatrizes decorrentes do procedimento. Além de prevenir a formação de queloides, essa pomada também pode ser utilizada no tratamento de queimaduras e outras lesões na pele.

Modo de usar

O uso deve ser feito de acordo com as orientações médicas ou com a informação contida na bula do produto. As recomendações gerais são de aplicar o Kelo-cote 2 vezes ao dia durante um período de 1 a 2 meses para promover uma boa cicatrização.

 

É recomendável aplicar o Kelo-Cote 2 vezes por dia por um período de 1 a 2 meses para obter uma boa cicatrização ou de acordo com orientações médicas.

11 – Cicalfate

O Cicalfate é uma pomada cicatrizante e bactericida que promove uma regeneração mais rápida da pele lesionada e também evita a proliferação de bactérias no local.

Modo de usar

De acordo com o fabricante, é indicado aplicar o produto em movimentos circulares, 1 ou 2 vezes por dia na região da cicatriz, que deve estar devidamente limpa e seca.

12 – Cicatrizam

Cicatrizam é uma pomada similar ao Nebacetin e que traz em sua composição antibióticos como Neomicina e Bacitracina. Ela promove a regeneração do tecido lesionado e previne contra infecções.

Modo de usar

A pomada é utilizada de 1 a 2 vezes ao dia em pequenas quantidades, de acordo com a orientação de um médico.

Dicas para evitar cicatriz feia

Sabemos que a cicatrização é um processo natural que acontece quando a própria pele se repara, por exemplo, depois de um corte ou um arranhão. Elas ocorrem quando a camada exterior da pele, a epiderme, é cortada e a lesão estende-se para a derme. O organismo não é capaz de substituir o tecido destruído da mesma forma.

 

Em vez disso, a ferida é “reparada”, com tecido conjuntivo: de forma a cicatrizar a ferida ou lesão, o corpo produz uma quantidade maior de colágeno para reparar o tecido da pele danificado. O colágeno serve para “ligar” a pele danificada, ajudando a fechar e a cicatrizar a área. Assim que tem uma pequena ferida ou arranhão, o corpo irá iniciar o processo de cicatrização.

 

Mesmo depois da ferida curar o corpo continua a enviar colágeno diretamente, o que resulta em alterações no tamanho e na forma ao longo do tempo. A cicatriz resultante não tem uma boa circulação de sangue, sendo por vezes desigual e menos elástica.

 

Por vezes, as cicatrizes podem ser salientes, o que chamamos de cicatrizes hipertróficas ou ter uma aparência afundada, dependendo do dano causado nas camadas subjacentes da pele e do tecido. Além disso, têm possíveis variações na cor.

Como funciona o tratamento?

A melhor forma de tratar uma ferida e evitar cicatrizes

Deixar feridas descobertas ou usar curativos simples e ligaduras geralmente leva à formação de uma crosta que pode levar às inestéticas cicatrizes.

 

Hoje em dia, pode-se fazer muito para garantir uma recuperação rápida, se sofreu de um pequeno acidente na sua pele – tudo graças às novas tecnologias e conhecimentos médicos. Seja inteligente e faça o melhor destes conhecimentos científicos.

 

Curar feridas de forma avançada – com a cicatrização de feridas úmidas. A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um curativo e uma pomada cicatrizante adequada que forneça condições úmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é melhor do que deixar a pele cicatrizar no ar?

 

  1. Irá acelerar a reparação da pele.
  2. Irá impedir a formação de crostas.
  3. Porque vai manter a ferida flexível.
  4. Porque vai reduzir o risco de formação de cicatrizes e garantir uma cicatrização mais bonita.
  5. Porque é amiga da pele.

Vários estudos demonstraram que a cicatrização de feridas úmidas ajuda a prevenir cicatrizes e é uma tecnologia de ponta utilizada em hospitais em todo o mundo, ao recriar o ambiente úmido natural de cicatrização que a pele precisa para se reparar.

A cicatrização das feridas em ambiente úmido é o tratamento ideal para reparar a pele, porque…

  • Fornece um ambiente úmido para que não ocorra a formação de crosta, permitindo que as células se movam e dividam mais rápido.
  • Promove uma cicatrização até 50% mais rápida.
  • Melhora o processo de cicatrização total, uma vez que mantém a ferida úmida, a pele flexível e sem dores ao movimentar-se.
  • Está provado que reduz o risco de cicatrizes, levando a um melhor resultado estético após lesões pequenas (mesmo depois de operações menores ou remoção de sinais.)

Aprenda a diminuir as cicatrizes

Ainda não é possível remover completamente as cicatrizes após a cicatrização, mas existem alguns métodos eficazes para a sua redução, para que se possa sentir mais feliz na sua pele novamente.

 

Aqui estão algumas coisas que deve saber:

 

  • Evite solários e os UV enquanto a cicatriz ainda está fresca. A influência da luz pode afetar o processo de cicatrização e mudar a cor ou a estrutura da pele.
  • Mantenha a pele danificada macia e suave após a ferida fechar, com a ajuda de hidratantes. 
  • Aplicar um curativo com uma pomada cicatrizante prescrita pelo médico numa cicatriz também vai ajudar. Usado regularmente e de acordo com as instruções, irá reduzir a visibilidade de cicatrizes salientes e vermelhas dentro de oito semanas.

 

Prevenção

Não é fácil evitar pequenos ferimentos e arranhões. Manusear mal uma faca de cozinha e antes que perceba já está a sangrar. Portanto, atente-se às seguintes dicas:

 

  1. Ao usar ferramentas afiadas, tenha especial cuidado e, se necessário, use equipamento de proteção.
  2. Na cozinha, corte os alimentos a uma distância segura e lembre-se que as facas afiadas são na verdade menos perigosas que as outras, pois passam pelo alimento mais suavemente.
  3. Entregue as tesouras com as pontas afiadas longe da pessoa a quem está a entregar.
  4. Não é possível evitar todos os cortes e arranhões, por isso certifique-se que tem um kit de primeiros socorros abastecido em casa.
  5. Não remova as crostas das cicatrizes. Imediatamente após um corte ou arranhão o corpo começa a curar a ferida. Os glóbulos brancos atacam as bactérias causadoras de infecção. As células vermelhas do sangue, a fibrina e as plaquetas criam um coágulo sobre a ferida e a crosta forma-se rapidamente. Ao remover a crosta, pode não só reabrir a ferida e introduzir bactérias, como também pode criar uma cicatriz maior.
  6. Consulte sempre um médico se a ferida é profunda, sangra ou apresenta sinais de infecção como vermelhidão, inchaço ou calor.
  7. Procure igualmente ajuda médica, se não for capaz de limpar a ferida corretamente.
  8. No caso de ter diabetes, deve ter especial cuidado com a ferida. Discuta sempre todas as suas preocupações com o seu médico e/ou podólogo, mesmo para o tratamento de pequenas feridas na pele – especialmente nos pés.

 

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem os conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de incerteza sobre o correto tratamento do ferimento.

 

As informações fornecidas através deste site não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença. Não é um substituto para o cuidado profissional ou aconselhamento. Se tiver ou suspeitar de um problema de saúde, deve consultar o seu médico. Nunca dispense o aconselhamento médico ou demore a procurá-lo, devido a algo que tenha lido neste site.

Onde comprar as Principais Pomadas Cicatrizantes?

Você sabia que no Cliquefarma, nós disponibilizamos para você diversos medicamentos em todas as farmácias da sua região? Aqui você consegue pesquisar os melhores preços e condições de entrega de Pomada Cicatrizante direto na sua casa. Busque agora mesmo! E se tiver qualquer outra dúvida sobre o assunto, deixe no box de comentários abaixo que teremos o maior prazer em lhe ajudar!