Skip to main content

Vamos falar de Pomadas Cicatrizantes? Todo mundo em algum momento já necessitou de uma, não é mesmo?  Seja por causa de uma queimadura, uma tatuagem recente, de uma incisão cirúrgica ou de uma ferida. Acompanhe este artigo e saiba quais as principais, como usá-las corretamente e ainda onde comprá-las. Confira!

O que são e para que servem as pomadas cicatrizantes?

As pomadas cicatrizantes são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a recuperar mais rapidamente, sendo uma boa opção para tratar feridas causadas por cirurgias, pancadas ou queimaduras, por exemplo.

pomada cicatrizante 1

Normalmente, o uso deste tipo de pomadas também ajuda a evitar infecções, pois evitam a proliferação de microrganismos, fecham a pele mais rapidamente, reduzem a dor e evitam a formação de cicatrizes feias. Porém, as pomadas só devem ser utilizadas sob orientação de um médico ou enfermeiro, porque algumas possuem substâncias, como antibióticos ou anti-inflamatórios, que não devem ser utilizadas em todos os tipos de feridas e, que por isso, podem piorar a ferida se forem mal utilizadas.

Embora todas elas sirvam para cicatrizar e curar, há alguns cuidados que devem ser observados. Uma pomada cicatrizante para queimaduras não terá a mesma composição de uma pomada para tatuagem, por exemplo.

Vamos ver quais os tipos de pomadas cicatrizantes existentes, assim como as principais marcas também.

5 marcas de pomadas cicatrizantes mais conhecidas

Procurando quais as melhores pomadas cicatrizantes? Veja quais são as marcas mais conhecidas e a indicação de uso de cada uma:

1- Nebacetin

Nebacetin é uma pomada cicatrizante excelente para prevenir as infecções, pois possui efeito antibiótico já que têm bacitracina e neomicina em sua composição. É muito indicada por médicos em geral, pois promove uma cicatrização rápida e segura.

Modo de usar:

A pomada deve ser usada de 2 a 5 vezes por dia, diretamente sobre a lesão devidamente limpa e seca. Por conter antibióticos em sua composição, a pomada não deve ser utilizada por mais de 10 dias sem a supervisão de um médico.

2- Kelo-Cote

O Kelo-Cote é uma pomada cicatrizante geralmente utilizada no período pós cirúrgico para tratar de cicatrizes decorrentes do procedimento. Além de prevenir a formação de queloides, essa pomada também pode ser utilizada no tratamento de queimaduras e outras lesões na pele.

Modo de usar:

O uso deve ser feito de acordo com as orientações médicas ou com a informação contida na bula do produto. As recomendações gerais são de aplicar o Kelo-cote 2 vezes ao dia durante um período de 1 a 2 meses para promover uma boa cicatrização.

É recomendável aplicar o Kelo-Cote 2 vezes por dia por um período de 1 a 2 meses para obter uma boa cicatrização ou de acordo com orientações médicas.

3- Hipoglós

As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele.

Normalmente, a pomada de zinco é encontrada em conjunto com outros medicamentos, como por exemplo, o antifúngico Nistatina com óxido de zinco ou também na fórmula de pomadas para assaduras como o Hipoglós.

Modo de usar:

O Hipoglós deve ser aplicado sob a pele devidamente limpa e seca. Aplique uma boa quantidade da pomada e massageie a área da cicatriz vária vezes ao dia ou de acordo com as orientações do seu médico.

4- Bepantol

O Bepantol é uma das pomadas mais usadas para perfurações como piercings. Ela também é uma das mais prescritas pelos tatuadores para ajudar na cicatrização de tatuagens. Pode ser usada também no tratamento de ferimentos, fissuras e assaduras.

Modo de usar:

A pomada deve ser aplicada de 1 a 4 vezes por dia no local da tatuagem ou da lesão na pele para promover uma cura mais rápida.

5- Aloe vera

A pomada de Aloe Vera ou também conhecida como Babosa, é muito utilizada para tratar problemas de pele em geral. É uma excelente pomada para cicatrizar queimaduras e feridas abertas. É possível também usar o gel extraído diretamente do interior da folha de Babosa e aplicar na pele.

Modo de usar:

Por ter baixo risco de efeitos colaterais, cremes e pomadas que contêm Aloe Vera podem ser utilizados várias vezes ao dia diretamente na ferida ou cicatriz. Porém, três aplicações diárias são suficientes. Sempre limpe bem o local antes da aplicação.

Mês do Consumidor no CliqueFarma. Encontre o menor preço e economize até 50% nos seus produtos.

Quais os tipos de pomadas para cicatrização de feridas?

1 – Pomadas cicatrizantes restauradoras e hidratantes

Melhoram a hidratação e a textura da pele, sendo auxiliares no tratamento e prevenção de cicatrizes. As pomadas restauradoras são várias, e existem diversos ativos com essa mesma função de restauração celular e melhora da textura da pele.

Silicones

Tratamento e prevenção de cicatrizes como queloides, cicatrizes hipertróficas, queimaduras. Produzem uma camada protetora evitando a perda de água da pele. Exemplos:

pomadas cicatrizantes: kelo-cote, C-kaderm, cicatricure e kelosil

Pró Vitamina B5

Toda pomada com dexpantenol possui alto poder restaurador, melhorando a hidratação e a produção de colágeno estimulando o processo de reparação celular e consequentemente a textura e qualidade da pele. Exemplo:

Óxido de zinco

Atua como barreira protetora e auxilia na melhora da textura e aspecto da cicatriz. são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. Exemplo:

Alantoína

Um ativo que possui ação calmante e hidratante, forma um filme protetor na pele e é bem indicado para manter a pele integra e hidratada. Podem ser usadas em crianças e adultos. Exemplos:

Nistatina e Óxido de zinco

Além de ter ação de filme protetor e evitar a perda da hidratação da pele, esses dois ativos ainda funcionam como antifúngico, prevenindo e tratando caso houver algum fungo na pele lesionada. É muito usada em trocas de fralda e super eficaz quando o fungo for do tipo candida albicans. Exemplos:

pomadas cicatrizantes: bepantol, hipoglós, contractubex e dermodex

2 – Pomadas cicatrizantes antibióticas

Esse tipo de pomada é usado em lesões mais profundas e às vezes até graves, como nos casos de queimaduras e em alguns procedimentos médicos ou pós cirurgias, por isso deve ser usada com cautela. Auxilia no processo da cicatrização evitando complicações e até mesmo tratando infecções quando já identificado pelo médico. Via de regra, pomadas desse tipo tratam lesões com infecções bacterianas, com um certo grau de complexidade e às vezes purulentas e avermelhadas.

O uso de pomadas com antibiótico não garante que a lesão tratada não irá deixar algum sinal na pele. Existem vários tipos de pomadas com antibióticos no mercado, a grande maioria requer avaliação médica e receita para que seja comprada nas farmácias. Porém, a Nebacetin é uma das únicas disponíveis no mercado sem a necessidade de receita medica e é uma opção acessível para o tratamento de pequenos cortes e lesões.

3 – Pomadas cicatrizante corticoides

São pomadas que têm ação anti-inflamatória. Além de estimular o processo de cicatrização, esse tipo de pomada previne e trata caso tenha alguma complicação de pele.

É muito usada quando envolve coceira e dermatites, em especial quando tratamentos anteriores não tiveram resultado satisfatório. Existem diversas pomadas no mercado que são corticoides, todas precisam de avaliação e receita médica. Exemplos de alguns ativos mais comuns:

4 – Pomadas cicatrizantes antialérgicas

Esse tipo de pomada é muito usado em especial para picadas de insetos ou alergias de contato. Elas inibem uma série de processos, inclusive inflamatórios, atuando no alívio da coceira. De certa forma, auxiliam no processo de cicatrização, pois evitam a piora do processo alérgico. Na grande maioria são medicamentos e precisam de receita médica.

Uma comumente encontrada nas drogarias é a Polaramine, com o ativo dexclorfeniramina, e sem a exigência de receita médica. Consulte seu médico para a escolha do melhor tratamento para seu caso.

Por que usar pomada para curar ferimentos? Repara a pele, reduz o risco de formar cicatriz, garante a cicatrização. evita formação de crostas

Leia também:
Descubra para que serve o ácido hialurônico
Pedra Hume – Para o que serve e onde comprar?
Sabonetes para espinhas: conheça 5 opções e mais dicas

Dicas para evitar cicatriz feia

Sabemos que a cicatrização é um processo natural que acontece quando a própria pele se repara, por exemplo, depois de um corte ou um arranhão. Elas ocorrem quando a camada exterior da pele, a epiderme, é cortada e a lesão estende-se para a derme. O organismo não é capaz de substituir o tecido destruído da mesma forma.

Em vez disso, a ferida é “reparada”, com tecido conjuntivo: de forma a cicatrizar a ferida ou lesão, o corpo produz uma quantidade maior de colágeno para reparar o tecido da pele danificado. O colágeno serve para “ligar” a pele danificada, ajudando a fechar e a cicatrizar a área. Assim que tem uma pequena ferida ou arranhão, o corpo irá iniciar o processo de cicatrização.

Mesmo depois da ferida curar o corpo continua a enviar colágeno diretamente, o que resulta em alterações no tamanho e na forma ao longo do tempo. A cicatriz resultante não tem uma boa circulação de sangue, sendo por vezes desigual e menos elástica.

Por vezes, as cicatrizes podem ser salientes, o que chamamos de cicatrizes hipertróficas ou ter uma aparência afundada, dependendo do dano causado nas camadas subjacentes da pele e do tecido. Além disso, têm possíveis variações na cor.

Como funciona o tratamento e qual a melhor forma de tratar uma ferida e evitar cicatrizes?

Deixar feridas descobertas ou usar curativos simples e ligaduras geralmente leva à formação de uma crosta que pode levar às inestéticas cicatrizes.

Hoje em dia, pode-se fazer muito para garantir uma recuperação rápida, se sofreu de um pequeno acidente na sua pele – tudo graças às novas tecnologias e conhecimentos médicos. Seja inteligente e faça o melhor destes conhecimentos científicos.

Curar feridas de forma avançada – com a cicatrização de feridas úmidas. A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um curativo e uma pomada cicatrizante adequada que forneça condições úmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é melhor do que deixar a pele cicatrizar no ar?

  1. Irá acelerar a reparação da pele.
  2. Irá impedir a formação de crostas.
  3. Porque vai manter a ferida flexível.
  4. Porque vai reduzir o risco de formação de cicatrizes e garantir uma cicatrização mais bonita.
  5. Porque é amiga da pele.

Vários estudos demonstraram que a cicatrização de feridas úmidas ajuda a prevenir cicatrizes e é uma tecnologia de ponta utilizada em hospitais em todo o mundo, ao recriar o ambiente úmido natural de cicatrização que a pele precisa para se reparar.

A cicatrização das feridas em ambiente úmido é o tratamento ideal para reparar a pele, porque…

  • Fornece um ambiente úmido para que não ocorra a formação de crosta, permitindo que as células se movam e dividam mais rápido.
  • Promove uma cicatrização até 50% mais rápida.
  • Melhora o processo de cicatrização total, uma vez que mantém a ferida úmida, a pele flexível e sem dores ao movimentar-se.
  • Está provado que reduz o risco de cicatrizes, levando a um melhor resultado estético após lesões pequenas (mesmo depois de operações menores ou remoção de sinais.)

Aprenda a diminuir as cicatrizes

Ainda não é possível remover completamente as cicatrizes após a cicatrização, mas existem alguns métodos eficazes para a sua redução, para que se possa sentir mais feliz na sua pele novamente.

Aqui estão algumas coisas que deve saber:

  • Evite solários e os UV enquanto a cicatriz ainda está fresca. A influência da luz pode afetar o processo de cicatrização e mudar a cor ou a estrutura da pele.
  • Mantenha a pele danificada macia e suave após a ferida fechar, com a ajuda de hidratantes
  • Aplicar um curativo com uma pomada cicatrizante prescrita pelo médico numa cicatriz também vai ajudar. Usado regularmente e de acordo com as instruções, irá reduzir a visibilidade de cicatrizes salientes e vermelhas dentro de oito semanas.

Fuja do reajuste de preços de medicamentos. Antecipe suas compras e pague mais barato nas farmácias.

Prevenção

Não é fácil evitar pequenos ferimentos e arranhões. Manusear mal uma faca de cozinha e antes que perceba já está a sangrar. Portanto, atente-se às seguintes dicas:

  1. Ao usar ferramentas afiadas, tenha especial cuidado e, se necessário, use equipamento de proteção.
  2. Na cozinha, corte os alimentos a uma distância segura e lembre-se que as facas afiadas são na verdade menos perigosas que as outras, pois passam pelo alimento mais suavemente.
  3. Entregue as tesouras com as pontas afiadas longe da pessoa a quem está a entregar.
  4. Não é possível evitar todos os cortes e arranhões, por isso certifique-se que tem um kit de primeiros socorros abastecido em casa.
  5. Não remova as crostas das cicatrizes. Imediatamente após um corte ou arranhão o corpo começa a curar a ferida. Os glóbulos brancos atacam as bactérias causadoras de infecção. As células vermelhas do sangue, a fibrina e as plaquetas criam um coágulo sobre a ferida e a crosta forma-se rapidamente. Ao remover a crosta, pode não só reabrir a ferida e introduzir bactérias, como também pode criar uma cicatriz maior.
  6. Consulte sempre um médico se a ferida é profunda, sangra ou apresenta sinais de infecção como vermelhidão, inchaço ou calor.
  7. Procure igualmente ajuda médica, se não for capaz de limpar a ferida corretamente.
  8. No caso de ter diabetes, deve ter especial cuidado com a ferida. Discuta sempre todas as suas preocupações com o seu médico e/ou podólogo, mesmo para o tratamento de pequenas feridas na pele – especialmente nos pés.

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem os conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de incerteza sobre o correto tratamento do ferimento. 

As informações fornecidas através deste site não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença. Não é um substituto para o cuidado profissional ou aconselhamento. Se tiver ou suspeitar de um problema de saúde, deve consultar o seu médico. Nunca dispense o aconselhamento médico ou demore a procurá-lo, devido a algo que tenha lido neste site.

Onde comprar as melhores pomadas cicatrizantes?

No Cliquefarma, você compara os preços de pomadas e outros medicamentos disponíveis em farmácias de todo o Brasil. É só pesquisar e escolher a melhor oferta para comprar nas farmácias online. Busque e compare agora mesmo!

Pergunte ao especialista

Veja as respostas pras principais dúvidas relacionadas às pomadas cicatrizantes:

“Qual é a melhor pomada para cicatrizar?”

Existem várias opções de pomadas para cicatrizar feridas, e a escolha depende do tipo de lesão e da recomendação médica. Algumas opções comuns incluem a Nebacetin e Kelo-Cote como detalhado no texto, mas é importante seguir as instruções do médico e aplicar a pomada de forma adequada para garantir uma cicatrização eficaz.

“O que fazer para cicatrizar uma ferida mais rápido?”

Algumas medidas que podem ajudar a cicatrizar uma ferida mais rapidamente, como manter a área limpa, protegê-la de possíveis traumas e evitar mexer na crosta formada sobre a ferida. É importante lembrar que cada lesão tem seu próprio tempo de cicatrização e não se deve apressar o processo para evitar possíveis complicações.

“O que é bom para cicatrizar uma ferida?”

Existem alguns tratamentos que podem ajudar a cicatrizar uma ferida, como manter a área limpa e protegida, utilizar pomadas cicatrizantes, seguir as recomendações médicas, ter uma alimentação saudável e balanceada, além de evitar fatores que possam prejudicar o processo de cicatrização, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. É importante lembrar que o tempo de cicatrização pode variar de acordo com a gravidade da lesão e a saúde do paciente.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

5 Comments

Leave a Reply

<