Reparador de Cabelos (Pontas): Encontre o seu!

01/02/2021 0 Por cliquefarma

O blog inicia o mês de fevereiro falando sobre cabelos. E o assunto da vez é reparador de cabelos, mais conhecido como reparador de pontas. Aqui vamos falar para que ele é indicado, como usar da maneira correta, as melhores marcas e benefícios e é claro, onde você encontra para comprar pelo melhor preço e condição de entrega! Confira agora mesmo este artigo completo para não perder nenhum detalhe!

Para que serve o reparador de cabelos?

Quem sofre com problemas de pontas duplas e frizz em excesso nos cabelos procura com frequência por produtos que possam ajudar a diminuir a frequência desses problemas ou eliminá-los de vez. São muitos os produtos disponíveis que podem ajudar nesse caso, como o reparador de cabelos.

 

Tanto as pontas duplas quanto o frizz costumam surgir quando os cabelos estão danificados e ressecados, o que causa maior propensão à quebra dos fios.

 

O reparador de pontas é um finalizador que deve, como o nome diz, ser aplicado nas pontas dos cabelos. Ele serve para selar e combater as pontas duplas. Ele é comumente mais utilizado nos fios secos, como forma de proteger contra as agressões externas.

 

Seu uso irá devolver os elementos necessários para que a fibra capilar fique mais hidratada e menos suscetível à ação do vento, poluição e raios solares.

 

Sabemos que a raiz de nossos cabelos está em constante renovação. Porém, o mesmo não ocorre com as pontas. Se elas não forem tratadas e cortadas no período adequado, começam a surgir problemas como pontas duplas e fios ressecados e elásticos. Para ajudar a lidar com essa situação e promover uma aparência sempre bonita aos fios, há produtos como o reparador de cabelos 

 

Independentemente da consistência do produto (óleo, creme, etc.), ele conta com ativos que ajudam a devolver a beleza dos fios, reduzindo frizz e trazendo de volta o brilho das madeixas. Há alguns produtos que também podem ser utilizados como protetores térmicos. Eles formam uma camada protetora que sela a cutícula do fio e ajuda a corrigir a sua porosidade. 

Como é o mecanismo de ação do reparador de cabelos?

Os seus ativos penetram nos fios e disfarçam as lesões das fibras capilares. Mas, para corrigir essas lesões de fato, é necessário fazer um ciclo de cronograma capilar, alterando hidratação, nutrição e reconstrução. O reparador de pontas não serve para ser aplicado no restante do cabelo, pois estimula a oleosidade, o que pode aparentar um aspecto de sujeira.

Como usar o reparador de pontas?

Para além de saber para que serve esse produto, é importante entender como utilizá-lo para potencializar a beleza dos seus fios. Alguns deles devem ser aplicados nos cabelos secos, outros com os fios úmidos.

 

Há produtos que podem ser aplicados sempre que se sentir necessário, independente de o cabelo estar seco ou úmido. Por isso, é essencial ler com muita atenção o rótulo do reparador de cabelos para verificar as suas instruções de uso.

 

Outra dica importante é a de não abusar na quantidade de produto utilizado, para que os fios não fiquem pesados demais e muito oleosos, passando-os somente nas pontas e deixando a raiz de lado.

 

Também é importante distribuir o reparador uniformemente, sem deixar excessos.

E é claro, saber que o efeito do produto se dá com sua aplicação, ou seja, após lavar os cabelos, a aparência de fios ressecados poderá ressurgir. Por isso, será necessária nova aplicação do reparador, sempre aliado a outros tratamentos específicos para a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. 

Não existe milagre!

O reparador de cabelos é uma mão na roda: sela as cutículas, disfarça pontas duplas, deixa os fios com aspecto hidratado, mas ele não resolve todos os problemas.

 

Não adianta investir nesse produto pensando que, com isso, você pode dispensar os cortes, as hidratações e os outros cuidados. Nada disso!

 

O reparador funciona como um “tapa-buraco”, mas não como solução. É importante manter uma rotina intensa de cuidados e seguir as dicas para tratar, de verdade, os fios. O reparador deve ser usado como uma ajudinha extra!

Qual a melhor textura do reparador de cabelos?

Óleo reparador de pontas, creme ou silicone, qual escolher?

Agora que falamos acerca dos benefícios do uso do reparador de pontas, está na hora de falarmos das diferentes texturas nas quais esse produto pode se apresentar.

 

Cada um dos reparadores de pontas diferentes tem uma finalidade diversa que deve ser levada em consideração na hora da aplicação, o que significa dizer que eles não são todos iguais e cada um tem uma característica e um benefício.

 

Vamos entender melhor e analisar os tipos de reparadores de cabelo existentes no mercado e quando cada um deve ser utilizado.

Silicone

Os reparadores à base de silicone são eficientes principalmente para cabelos com problema de frizz. Eles também ajudam a selar as pontas e a controlar e disciplinar bem os fios, além de reduzirem volume excessivo, porém não têm muito poder nutritivo.

 

Sua textura costuma ser mais densa, podendo pesar em determinados cabelos, demandando mais cuidados na hora da aplicação para não se exagerar na quantidade. Por isso, ele funciona bem especialmente com fios grossos, crespos ou cacheados.

Creme

O creme reparador de cabelos ajuda a potencializar a proteção dos fios contra agentes externos – como ventos e cloro de piscina, por exemplo. De textura leve, é apropriado para cabelos finos ou que ficam facilmente pesados.  Esse produto tem formulação que ajuda a proteger as pontas e a selar as cutículas dos fios. 

Óleo reparador de cabelos

Essa opção costuma apresentar textura leve e emoliente, não deixando os fios pesados e com aspecto oleosos. Esse tipo de produto geralmente pode ser aplicado nas madeixas úmidas ou já secas. Também pode ser utilizado como protetor térmico antes de chapinhas, babyliss, etc. 

 

O óleo reparador de pontas é um bom desembaraçante, ajuda a controlar o frizz e a estimular fios mais brilhosos e sedosos.  Há produtos com princípios ativos diferentes. Com d-pantenol, por exemplo, que atua para ajudar a reparar fios que passaram por danos e a promover um cabelo leve e com movimento natural. 

O que é fluido reparador?

Como o próprio nome diz, ele é o mesmo cosmético que temos falado até o momento e pode ser encontrado com diversas fórmulas e ativos específicos, que ajudam a unificar as pontas duplas que deixam o cabelo com aspecto ressecado, espigado, mal cuidado e sem vida.

 

Normalmente, os reparadores contêm silicone, porque esse ingrediente contribui para selar a cutícula dos fios, além de potencializar a hidratação dos cabelos. Além de tudo isso, o mais legal desse produto é que o efeito é imediato, ou seja, é tudo o que a gente necessita mesmo!

Como usar?

Como já mencionado, o reparador não deve ser aplicado no comprimento dos fios, somente nas pontas, pois pode estimular a oleosidade, deixando o cabelo com aspecto sujo e engordurado. Além disso, apenas quatro gotas do produto já traz o benefício desejado, sendo assim super econômico.

 

Outra coisa importante: é indispensável, atentar-se aos rótulos de cada produto: isso porque, normalmente, devem ser aplicados com os cabelos úmidos, porém algumas marcas recomendam que seu uso seja exclusivamente em cabelos secos.

 

Vale a pena dar uma lida na embalagem para não aplicar errado e não ter o efeito desejado, certo?

Quando usar?

O propósito é ser finalizador para as pontas dos cabelos, selando e combatendo as pontas duplas. Ou seja, se você usa muitos aparelhos de calor, como chapinha e babyliss, é ideal que faça o uso deste.

 

Esse tipo de produto pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, sendo especialmente importante para fios danificados.

 

Outros casos nos quais o uso do reparador de cabelos é importante são:

 

  • Cabelos crespos e danificados: esses fios apresentam tendência ao ressecamento. A oleosidade produzida pelo couro cabeludo tem dificuldades de chegar até a extremidade dos fios em espiral. O reparador cumpre função importante para ajudar a lidar com o aspecto ressecado das pontinhas;
  • Cabelos com frizz: como vimos, os reparadores são ótimos para disciplinar os fios e terminar com o frizz;
  • Cabelos submetidos a processos químicos: esses processos, quando feitos intensamente, tendem a tornar os fios porosos e ressecados, já que eles estimulam a perda de água das fibras capilares. O reparador ajuda a devolver esse componente aos fios.

 

Ainda, ele será um bom aliado para:

  • Cabelos com pontas duplas;
  • Fios fracos e quebradiços;
  • Quando há dificuldade em pentear as madeixas;
  • Quem quer ter mais brilho e maciez nos fios;
  • Proteger os cabelos durante o uso de acessórios térmicos.

Mas afinal, qual deles devo escolher?

Dentre tantos existentes no mercado, como saber qual reparador de pontas funciona e qual o mais indicado para o seu tipo de cabelo?

Para que o reparador de cabelos funcione, você precisará saber como está o seu cabelo. Se está com muito frizz, opte por aqueles a base de silicone, mas se além do frizz, seus cabelos estão bastante desidratados, escolha um com óleo vegetal, além do silicone, como o de argan.

 

Mas o melhor jeito para saber qual reparador de pontas é melhor para seu cabelo é testando. Normalmente as lojas de cosméticos têm produtos com a etiqueta tester, que nada mais são do que os produtos para você testar nos cabelos, sem compromisso algum.

 

Ao escolher o reparador, leia sempre o rótulo e os ingredientes, para saber os benefícios que trará para os seus cabelos e procure adquirir reparadores de ponta com proteção solar, para proteger também das agressões do sol.

Veja os 7 melhores reparadores de pontas do mercado

Um dos melhores reparadores de pontas presentes no mercado, é o Ravor 3 em 1, da Nazca. Ele possui um valor extremamente acessível e o resultado que o mesmo proporciona é bem diferente dos demais.

 

Com silicone na composição, ele tem semi de lino, que é um componente responsável por dar um brilho indescritível no fio. Além disso, o reparador da Ravor oferece proteção solar, o que é ótimo para evitar o ressecamento das pontas e queima dos fios.

 

Logo, para quem gosta de cabelo sedoso, cheiroso e com bastante brilho, o Ravor 3 em 1, da Nazca, é um dos melhores reparadores de cabelo.

Clinihair Nutrição Intensiva – Niely

O reparador de pontas da Niely pode sofrer um pouco de preconceito por conta da marca. Porém, ele está se sobressaindo de forma visível dentro do mercado de cosméticos. Além das máscaras capilares de alta qualidade, o reparador também é muito surpreendente.

 

O reparador Clinihair Nutrição Intensiva, cumpre a função selando perfeitamente as pontas duplas. Mesmo que de forma temporária, ele consegue disfarçar e camuflar todo o aspecto ressecado. Além disso, ele é ótimo para proteger os fios e dar um brilho especial.

Reparador Gold Black – Amend

Uma marca extremamente conhecida e de grande renome em cosméticos capilares, é a Amend. Com  produtos que prometem resultados satisfatórios e, geralmente, cumprem com os mesmos, possui o reparador que é indicado para cabelos cacheados e crespos.

 

Com a capacidade de disfarçar muito bem as pontas ressecadas e danificadas, ele promete dar um efeito sedoso e natural ao fio. Porém, é importante utilizar somente algumas gotinhas, já que esse produto pode acabar pesando os fios e deixando com um aspecto oleoso e sem vida.

Óleo de Argan – Inoar

O Óleo de Argan da Inoar, é um vidro de apenas 7 ml, mas que possui uma durabilidade e um rendimento incrível. Ele possui uma fórmula suave e que promete rápida absorção. Além disso, para pessoas que possuem o cabelo ressecado demais, pode ser aplicada até 5 gotas do óleo em uma máscara de hidratação. Porém, cuidado com os fios oleosos. 

Mesmo que ele possua uma textura leve e que promete bastante maleabilidade, pode deixar os cabelos um pouco pesados e gordurosos. Portanto, duas ou três gotas já são o suficiente para todas as pontas do cabelo.

 

O objetivo desse óleo é fornecer naturalidade, balanço e brilho natural aos fios. Dessa forma, ele finaliza o cabelo deixando-o com uma aparência saudável e bela, além de promover um aroma agradável aos fios.

Oil Reflections – Wella Professionals

A Wella é uma marca profissional. Utilizada por cabeleireiros do mundo todo, é uma das responsáveis por promover o efeito tão adorado do cabelo pós-salão. Esse óleo é versátil e democrático, podendo ser usado em qualquer tipo de cabelo.

 

Um dos grandes diferenciais, é que pode ser usado no tratamento noturno, como leave-in, pré-shampoo, proteção térmica, etc. Além disso, garante alta proteção aos fios durante qualquer processo químico.

 

Por conta disso, ele promove um cabelo leve, macio e extremamente cheiroso, já que possui vitamina E, baunilha, pêssego e romã. Diferente dos demais finalizadores, ele pode ser aplicado da orelha para baixo.

 

Além disso, também pode ser utilizado junto a alguma máscara, também da Wella, para potencializar a luminosidade e proteção dos fios.

Reparador de Pontas Mandioca – Haskell

O reparador de cabelos feito a base de mandioca, da Haskell, é natural e possui um aroma que conquista qualquer um. Além de dar um brilho extremo no cabelo, também dispõe de proteção solar. Dessa forma, pode ser utilizado, principalmente, para ir à praia, piscina, etc.

 

Mesmo com incontáveis benefícios, um cabelo com tendência oleosa, pode ficar com uma aparência pesada e sem vida. Portanto, é preciso cuidado na hora de aplicá-lo e, preferencialmente, foque somente nas pontas do cabelo.

Óleo de Coco – Forever Liss

Da linha Banho de Verniz, o Óleo de Coco é ótimo para cabelos ressecados pela química, como os loiros, por exemplo. Ele possui um aroma extremamente agradável de coco e promove proteção, brilho e sedosidade aos fios. Sem dúvida, um dos melhores reparadores de pontas.

Onde comprar?

Você sabia que no Cliquefarma, nós disponibilizamos para você diversos produtos em todas as farmácias da sua região? Aqui você consegue pesquisar os melhores preços e condições de entrega de reparador de cabelos aí na sua casa. Busque agora mesmo!

Viu só? O reparador de pontas tem várias utilidades e benefícios, não é mesmo?! Seu uso ajuda a trazer beleza, brilho, maciez e proteção aos fios, complementando a ação de outros tratamentos. Por isso, comece a usar agora mesmo e depois comente conosco o que você achou da experiência no box abaixo! Sua opinião é importante para nós!