Skip to main content

No vasto mundo da maternidade e da paternidade, é muito normal vermos que as pessoas responsáveis por um bebê costumam ter muitas dúvidas quando o assunto é relacionado a cuidar da melhor maneira do pequeno ser humano que está ali, sendo um ser que é completamente dependente dos adultos para sobreviver.

Quando uma criança nasce ou chega para ser cuidada pelos seus pais ou mesmo por outros cuidadores, todo o cuidado e atenção do mundo giram em torno deste pequeno que, como todos podemos concordar sem dúvida alguma, demanda muita atenção em todos os cuidados essenciais que são necessários para o seu bom desenvolvimento.

No artigo de hoje, visando um ponto muito importante do universo infantil, falaremos com mais detalhes sobre um grande instrumento aliado da limpeza infantil, que é o sabonete. Falaremos também sobre a importância da limpeza da criança como um todo, analisando nos pequenos detalhes todos os pontos importantes que dizem respeito a limpeza do pequeno, ainda mais nos dias de hoje, em que o mundo se encontra imerso na realidade de uma séria pandemia global, em que um grande aliado para a prevenção e cuidado em torno do vírus que a desencadeou gira em torno de uma boa limpeza como um todo.

A importância do banho infantil: tudo o que os pais e os cuidadores devem saber a respeito desse importante momento

A hora do banho é um ritual que proporciona muito mais do que uma boa limpeza para o pequeno ser humano.

Esse momento costuma ser muito prazeroso para os pais e para as crianças, sendo um momento de descontração e até mesmo de farra.

Os papais, as mamães ou os cuidadores podem aproveitar desse maravilhoso momento para, além de limpar muito bem os pequenos, também começar a estimular o seu desenvolvimento da maneira mais saudável possível.

Mas é muito normal que, em um primeiro momento e principalmente para os pais de primeira viagem, surjam algumas dúvidas nesse momento. E algumas dessas dúvidas são: qual o melhor sabonete infantil usar no pequeno? O sabonete líquido ou em barra? O bebê deve tomar banho direto no chuveiro ou deve ser colocado na banheira? A partir de qual idade uma criança já tem autonomia para tomar banho sozinha? Mediante todas essas dúvidas, vamos analisar agora mesmo nos tópicos a seguir algumas orientações importantes para que a hora do banho seja de muita tranquilidade e alegria para os pequenos.

O banho dos bebês pequenos

De uma maneira geral, os bebês se desenvolvem no seu quesito social e emocional em cada atividade que eles realizam com os seus pais ou responsáveis durante o dia e até mesmo a noite, como todos os pais e cuidadores bem sabem.

O ritual feito na hora do banho pode ser facilmente incluído nessas atividades, dado que a água garante que o bebê esteja bem ativo e desperto para esse momento. O banho com o uso do sabonete infantil, além de relaxar e limpar o pequeno, ajuda a melhorar todas as habilidades motoras do bebê, proporcionando um momento ideal para o seu desenvolvimento, para a criação de laços e também para que o pequeno possa brincar e se divertir muito. O banho acaba sendo um dos momentos mais ideais para a criança descobrir o mundo, compartilhando as suas descobertas com os seus pais ou cuidadores.

Quantos banhos um bebê deve tomar por dia? 

De uma maneira geral, a resposta para essa pergunta é muito relativa e cultural. O brasileiro, muito ligado à cultura de um país tropical, naturalmente gosta muito de tomar banho (muitas vezes até de tomar mais de um banho por dia).

Então é muito natural que os bebês brasileiros acompanhem essa tendência cultural do banho que existe por aqui.

Mas não é em todo o mundo que funciona assim, na Inglaterra mesmo o primeiro banho de um bebê costuma ser dado apenas quando cai o seu cordão umbilical.

Já nos EUA, os pequenos americanos costumam tomar banho apenas em dias alternados. Já no Brasil, o banho é uma verdadeira festa! Os pequenos costumam ser banhados deste o primeiro dia de suas vidas, e depois, diariamente pelo menos um banho com o uso do sabonete é dado no bebê.

Mas afinal, quantos banhos um bebê pode realmente tomar por dia? E a resposta dos especialistas é a de que, em sua grande maioria, os pequenos quando nascem quase nunca se sujam, dado que passam a maior parte do seu tempo dormindo. 

Quando estão acordados, a sua higienização principal é realizada durante o processo da troca da fralda, que é muito frequente e ocorre de poucas em poucas horas, onde as partes íntimas do pequeno são limpas dos vestígios de xixi e também de cocô.

Dado essa realidade, a função do banho em um bebê está ligada muito além da sua limpeza, o banho serve como um grande aliado para refrescar o pequeno nos dias mais quentes e também para deixá-lo mais relaxado. 

De uma maneira geral, não existe um limite estipulado de quantos banhos um bebê pode tomar, mas o suficiente é mesmo apenas um banho por dia. 

Claro que, se houver algum acidente durante o dia após o banho do bebê, como ele fazer muito cocô e se sujar ou mesmo se o dia estiver absurdamente quente, um outro banho pode ser dado tranquilamente. 

O que os especialistas recomendam é que no segundo banho do dia do bebê seja usada uma menor quantidade de sabonete, isso para que seja evitado o ressecamento da pele do pequeno. 

Outro pequeno agrado que pode ser feito para o pequeno após o seu banho diário é o de os cuidadores hidratarem com óleo ou hidratante infantil toda a pele do pequeno após essa lavagem. 

Qual é o melhor horário para dar um bom banho em um bebê?

Uma pergunta frequente que muitos pais e cuidadores costumam se fazer é a de qual o melhor momento do dia para que eles deem um banho no pequeno. Seria melhor esse banho ser dado na parte da manhã ou já no fim do dia para relaxar e preparar o bebê para dormir? E nos dias mais gelados, o que fazer?

Um pouco antes do almoço, já perto do fim da manhã, a temperatura costuma sempre estar bem agradável (não muito gelada nos dias mais frios), e normalmente a criança se encontra em um momento de muita disposição. 

Já os banhos noturnos costumam ser ideais para a criança poder ficar mais relaxada antes de ir jantar e posteriormente ir dormir. 

De uma maneira geral, o momento ideal de ser dado o banho em uma criança é muito ligado aos hábitos e horários da família como um todo. 

Não existe uma hora adequada para o banho ser dado, no cenário ideal, o banho deve ser dado quando a família estiver reunida e os pais podem compartilhar juntos desse momento prazeroso, tornando a hora do banho em uma verdadeira atividade em família, que vai ajudar na criação de um vínculo maior entre todos os envolvidos.  

Os pais podem dar banho em um recém nascido à noite?

Não há nenhuma contraindicação com a escolha do banho do recém-nascido ser dado na parte da noite. Mas certamente alguns cuidados devem ser tomados para que não haja nenhum risco para a saúde do pequeno.

A hora do banho deve ser previamente preparada, sempre com um cuidado muito especial com a temperatura do ambiente como um todo, com a análise prévia da temperatura da água, do clima e também dos produtos de higiene, como o sabonete infantil, que o pequeno irá usar. 

É de extrema importância que todo o material esteja em fácil acesso para os pais ou cuidadores, ainda mais se apenas um dos responsáveis estiver sozinho dando esse banho, então todo o material deve sempre estar separado e organizado antes da hora exata do banho do bebê. 

Como vimos no tópico anterior, o banho dado à noite costuma ajudar o bebê a relaxar e conseguir dormir muito melhor. 

Dado esse fato, o banho pode ser dado no recém-nascido sim, pois não há nenhum risco que se apresente para a saúde do bebê. 

O único ponto que deve sempre ser observado diz respeito à temperatura da água, que deve permanecer em 37°. Essa água pode ser medida com a ajuda de um termômetro de banheira ou mesmo verificada com o punho, o mais importante é que essa água não esteja nem muito quente e nem mesmo muito fria. 

Os pais podem dar banho em um recém nascido à noite mesmo no frio?

Podem sim, mas é de extrema importância que o local onde o banho será dado seja bem aquecido em uma temperatura de 25° graus, dessa maneira, o pequeno irá se sentir verdadeiramente confortável e não correrá nenhum risco.

Uma dica importante para esse momento é a de que a roupa do bebê seja tirada e ele seja enrolado em uma manta de pano bem macia e quente até que seja levado na banheira. Quando o mesmo já for colocado em contato com a água, aí sim essa manta pode ser retirada. Essa ação irá evitar que o pequeno sinta frio e também irá ajudar para que ele se sinta muito mais seguro. 

Após a finalização do banho, é de extrema importância que os cabelos do bebê sejam bem secos e que ele seja mantido enrolado em uma toalha, essa ação irá evitar que ele fique exposto às correntes frias de ar. O banho noturno em dias mais frios também não deve ser muito demorado. 

Quais são os produtos essenciais para a hora do banho infantil?

É importante que os produtos de higiene que serão usados no bebê sejam próprios para o uso deles. Os produtos certos para essa faixa etária da vida garantem que não haverá irritação na pele e que não irão arder nos olhos do bebê. 

A escolha desses produtos fica a critério da mãe e do médico responsável pelo bebê, que o acompanha e entende mais do que qualquer outro as suas verdadeiras necessidades. 

Como escolher o melhor sabonete infantil? 

Todos os pais e cuidadores podem afirmar que o melhor cheiro do mundo certamente é o cheiro do seu bebê! 

A hora do banho, além de ser perfeita para a criação de vínculo com o pequeno e para garantir tranquilidade e relaxamento para ele, é o momento certo do uso de um bom sabonete infantil para deixar o seu cheirinho ainda mais gostoso e irresistível. 

Antes dos pais adquirirem um sabonete infantil para ajudá-los nessa missão, é muito importante que os pais ou cuidadores tenham confiança no sabonete que estará sendo usado no seu bebê, e para isso, todas as características deste produto devem ser analisadas, como os ingredientes que o compõe e também o seu pH.

A pele de qualquer bebê é muito mais fina e delicada do que a pele dos adultos, sendo ela muito mais suscetível a diversas alergias e irritações se entrar em contato com o produto errado. 

De uma maneira geral, o sabonete voltado para o público de adultos possui a função de dissolver toda a oleosidade da pele, já os sabonetes fabricados exclusivamente para os bebês protegem a pele deles, a mantendo sempre muito hidratada. 

Os sabonetes para adultos jamais devem ser usados nas crianças, dado que, além da sua função de dissolver oleosidade, esses sabonetes contém diversos ingredientes em sua composição, como químicas e detergentes mais fortes, que podem ser muito prejudiciais para a saúde da pele e para a saúde em geral do bebê. 

A importância da escolha correta do sabonete para o bebê

A pele é conhecida como o maior órgão do corpo humano de todas as pessoas, sem exceção. Ela é uma verdadeira barreira de proteção que protege a pessoa contra as infecções que podem ser trazidas por fungos e também por bactérias.

Todo o cuidado dispensado para a pele é de extrema importância em todas as fases da vida, mas para os bebês, esse cuidado deve ser ainda maior, e por isso a escolha do sabonete infantil deve ser feita com muita análise e cuidado. 

Se for escolhido um sabonete errado ou voltado para os adultos, ele irá causar muita irritabilidade e ressecamento na pele do pequeno, e não somente pelas características da sua composição, mas também pelas características próprias que estão contidas na pele do pequeno. 

Os sabonetes que possuem em sua composição lauril sulfato de sódio (LSS), podem resultar no rompimento da barreira cutânea da pele do bebê, e por isso devem sempre ser evitados.

Os sabonetes dos pequenos sempre devem conter um pH adequado para o seu tipo de pele e também deve conter composições de hidratação que sejam livres de quaisquer aditivos químicos que possam ser nocivos. As marcas Johnson ‘s, Granado e Huggies costumam produzir produtos seguros voltados exclusivamente para esse público infantil.

Sabonete líquido ou sabonete em barra, qual escolher para o banho dos bebês?

No mercado em geral, existem dois tipos de sabonetes voltados para os bebês, que são os sabonetes líquidos e também os sabonetes em barra. De uma maneira geral, o sabonete infantil em barra costuma ser mais barato do que o sabonete infantil líquido.

É importante que os pais e cuidadores tomem muito cuidado na hora de fazer a escolha, dado que muitos sabonetes, mesmo infantis, podem não oferecer uma hidratação verdadeiramente completa para o pequeno, fazendo com que a mesma fique ressecada.

A barra de sabonete infantil, se for adquirida sem pensar na qualidade, pode facilmente se desfazer antes de todo o seu uso, podendo até mesmo ser contaminada muito facilmente pela ação de fungos e também de bactérias. Pensando nesse aspecto, o sabonete infantil em sua fórmula líquida é considerado muito mais indicado e higiênico de ser usado no bebê, dado que ele ficará sempre devidamente armazenado em sua embalagem, sem ter nenhum contato externo com fungos e bactérias. 

Outro ponto positivo para os sabonetes infantis líquidos, é que eles possuem menos componentes químicos na sua elaboração, contato ainda com um maior poder de hidratação para a pele. 

Os sabonetes infantis na versão líquida também são muito mais fáceis e práticos de serem usados pelos pais e cuidadores que ainda são inexperientes no mundo infantil, dado que são manipulados muito mais facilmente na hora do banho, por isso, de uma maneira geral, eles são os mais recomendados para aquisição. 

Qual o pH ideal para o sabonete do bebê?

De uma maneira geral, poucos pais e cuidadores sabem dessa informação, mas o pH neutro, utilizado no sabonete de muitos adultos, não é indicado para seu usado na pele dos bebês. 

Os cuidadores do bebê devem sempre comprar sabonetes, seja ele em barra ou líquido, que possuam o seu pH fisiológico variando entre 4,5 e 6,5. Mas de uma maneira geral, por uma grande falha dos fabricantes, nem todos trazem essa informação referente ao pH nos rótulos dos seus produtos. 

Todos sabem que o pH é sim levemente ácido, mas ministrado na medida correta, ele oferece proteção para a pele do bebê até que a mesma esteja devidamente amadurecida e desenvolvida para que o pH ideal seja devidamente mantido.

Com o passar dos dias, o pH da pele de um bebê saudável vai se modificando de maneira automática. 

Cuidado com a idade indicada na embalagem na hora da compra do sabonete infantil 

Um outro ponto que deve ser analisado com muita atenção é o de que existem alguns sabonetes infantis disponíveis nos mercados que são vendidos como específicos para os recém nascidos, mas é muito importante que os cuidadores saibam que nem todos os sabonetes infantis podem ser usados no bebê desde o seu primeiro banho.

Na hora da escolha do sabonete infantil para o recém-nascido, o cuidador deve sempre verificar na embalagem qual é a idade de uso que é recomendada pelo fabricante do sabonete. 

Os sabonetes disponibilizados para os recém nascidos devem ter a sua elaboração muito mais suave, sempre completamente livre de álcool, de corantes e também de conservantes. 

Pontos importantes relacionados ao banho dos bebês

Além de ajudar na escolha do sabonete ideal, traremos a seguir algumas dicas fundamentais relacionadas a hora do banho do bebê. 

  • Os pais e cuidadores devem sempre se lembrar que a água sozinha não irá remover a sujeira e o suor da pele do bebê, dado que, mesmo que esteja sempre limpinho e sem contato com o mundo externo, as roupinhas e as fraldas que o pequeno usa deixam sujeiras pelo seu corpo, sujeiras essas que podem sim, danificar a barreira de proteção natural da pele do pequeno;
  • O bebê sempre deve tomar o seu banho com o seu próprio sabonete infantil, sabonete esse que pode ser líquido ou em barra;
  • Em hipótese alguma o bebê deve tomar banho em uma água muito quente, mesmo nos dias mais frios. Se a água estiver muito quente ela pode provocar sérias queimaduras no bebê, que possui uma pele muito mais sensível do que a pele dos adultos;
  • Os pais e cuidadores devem limpar apenas as sujeiras que conseguem ver a olho nu no bebê. Não devem ser inseridos objetos externos, como cotonetes, no ouvido ou mesmo no nariz da criança. Essa ação pode facilmente machucá-la;
  • É importante que os cuidadores estejam atentos aos sinais da linguagem não verbal do pequeno, dado que os mesmos podem se mostrar mais dispostos e animados com a hora do banho em determinados momentos do dia. Exemplo: a criança pode dormir muito melhor e relaxada se tomar o seu banho antes da janta, e assim por diante.
  • Outro detalhe importante é que hipótese alguma o bebê deve ficar sozinho na hora do seu banho, mesmo que haja uma pequena quantidade de água na banheira sempre existirá um perigo muito grande de a criança se afogar;
  • Uma dica fundamental é que, após o banho, os cuidadores façam uma gostosa massagem no seu bebê, com uma loção ou creme hidratante específico para os pequenos. Dessa maneira, a pele do bebê será mantida hidratada até o próximo banho. 

A dica mais primordial de todas, ainda mais para os pais e cuidadores de primeira viagem que ainda estão descobrindo sobre esse mundo, é a de que o banho seja um verdadeiro momento de relaxamento para o bebê e até mesmo para os pais, que mesmo estando cansados, terão um momento muito prazeroso e marcante com o pequeno na hora do banho.

Por isso, para evitar qualquer nervoso maior e desnecessário, recomendamos por aqui que os cuidadores deixem todos os itens necessários para a hora do banho já devidamente prontos antes do bebê ser colocado na sua banheira. 

O xampu, o sabonete infantil, a toalha seca e limpa, a fralda limpa e a roupa confortável do bebe já devem estar todas devidamente separadas.

Outro ponto que jamais deve ser esquecido é o de que seja verificada a temperatura da água em que o pequeno será colocado, que deve estar variando em até 36° graus. A quantidade de água na banheira deve ser apenas suficiente para cobrir a barriga do pequeno, nada de exagerar e colocar uma banheira inteira de água, viu? 

A temperatura da água pode ser medida com a ajuda de um termômetro ou mesmo com o cotovelo da pessoa sentindo como a mesma está.  

O banho do bebê pode ser acompanhado de um adulto ou não?

Quando as crianças crescem um pouco, é normal que os pais passem a até mesmo tomar o seu banho junto com o pequeno, mas há diversas polêmicas que envolvem esse assunto. Tomar o banho no mesmo momento que a criança não é uma prática proibida, mas pode ser perigoso para os bebês. 

De uma maneira geral, esse banho acompanhado deve ser feito em cima de uma estabilidade a todo momento, para que não haja o perigo do cuidador cair no chão com o bebê no colo. 

A opção de colocar um banco na hora do banho pode ajudar nessa missão, onde o cuidador poderá sentar com o bebê e garantir uma maior sustentabilidade e segurança para ambos. 

Outro ponto importante a ser visto diz respeito à pressão do jato do chuveiro, que não pode atingir muito forte a região da cabeça da criança. O investimento em um bom tapete antiderrapante também é fundamental para evitar que a pessoa caia no chão com o pequeno, colocando a vida de ambos em risco. 

Quando o pequeno crescer um pouco e já conseguir ficar de pé, o banho certamente será muito mais fácil e bem menos perigoso, se tornando uma atividade mais simples. Mas mesmo assim, é importante que os cuidadores fiquem sempre de olho e evite se distrair com outras atividades nesse momento.

Lembrando que a criança ainda está se desenvolvendo e não tem muita noção do perigo, e mesmo que já saiba ficar de pé, não deve ser deixada sozinha no banheiro, nem com o chuveiro aberto e nem com o chuveiro fechado. 

Quais as brincadeiras que podem ser inseridas na hora do banho da criança? 

Os cuidadores podem pensar juntos em diversas brincadeiras para a hora do banho dos pequenos. A brincadeira de espirrar água com a esponja ou de trazer brinquedos para boiar na banheira são essenciais para deixar a hora do banho do pequeno ainda mais divertida. Os cuidadores podem bater na água e também ir oferecendo brinquedos diferentes para o pequeno se distrair. 

Os bebês menores podem ser incentivados com brincadeiras mais sensoriais, com a ajuda das cores e da espuma do banho. 

O acréscimo de algum chá na água da banheira pode ser uma excelente ferramenta para colorir a água e despertar a sensação de um cheiro diferente para o bebê. 

Com o passar dos meses, logo o bebê aprende a sentar na banheira, e nesse momento, os brinquedos que flutuam podem ser colocados nas água para que ele brinque.

Quando o banho é feito diretamente no chuveiro, os cuidadores podem brincar de desenhar no azulejo e mesmo de uma leve guerrinha de água, o que não vai faltar, é imaginação para esse momento mágico. Difícil vai ser a criança querer sair do banho depois, viu? Com a brincadeira garantida, o banho vai se tornar uma das atividades mais prazerosas do seu dia a dia. 

Quando iniciar o banho independente? 

Com o passar dos anos e com o bom desenvolvimento do bebê, uma dúvida recorrente acomete os cuidadores que é em relação ao banho independente (quando a criança passa a tomar banho sozinha). 

A pergunta que não quer calar é: a partir de quantos anos os cuidadores podem deixar a criança tomar o seu banho sozinha? 

De uma maneira geral, as crianças podem começar a ser treinadas para esse momento quando tiverem cinco ou seis anos de vida. Com os seus sete anos, elas já podem estar devidamente preparadas para cuidar da sua própria higiene de uma maneira autônoma. 

A verdadeira chave para o sucesso desse bom desenvolvimento para o banho independente é que os pais sempre orientem de maneira clara os pequenos, desde novinhos. 

Os pais devem explicar como cada parte do corpo deve ser devidamente limpa na hora do banho, repetindo o processo de explicação quantas vezes forem necessárias para a criança realmente aprender. O mais importante nesse processo é que a criança se sinta verdadeiramente pronta e segura para fazê-lo (lembrando que no começo é natural que ela possa se confundir). 

Depois que a criança tomou o seu banho sozinha, é importante que os cuidadores verifiquem se ela lavou todo o seu corpo da maneira correta. Toda a paciência nesse momento é fundamental, dado que ninguém nasce sabendo ou aprendendo a fazer as coisas corretamente da noite para o dia. 

Com o passar das semanas e mesmo dos meses, a criança vai gradativamente aprendendo com os seus erros, e quando todos menos esperarem, ela estará conseguindo tomar o seu banho sozinha, sem precisar da ajuda de nenhum cuidador.

Dica importante – mesmo que a criança já consiga tomar o seu banho sozinha, a porta do banheiro sempre deve permanecer destrancada, isso para evitar qualquer acidente, até que o pequeno atinja a fase da sua pré adolescência.

Acesse o site da Clique Farma e veja os melhores preços e produtos.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<