Alimentos típicos das festas juninas fazem bem à saúde

São João: saiba os benefícios de comidas típicas das festas juninas e julinas

23/06/2022 0 Por cliquefarma

Olha o período de festas chegando. É verdade! E para pular a fogueira sem culpa, separamos alguns benefícios dos alimentos das festas típicas desta época. É possível dançar quadrilha e se alimentar bem ao mesmo tempo. Veja só!

As festas caipiras acontecem no período de inverno e, por isso, muitas comidas são servidas quentes, com alimentos cozidos e não processados. Amar comer pamonha, tapioca, paçoca e outras coisas gostosas não tem problema nenhum. Inclusive, muitas destas opções são ricas em nutrientes importantes para o organismo.

Separamos algumas opções para você comer bem, ingerindo alimentos que protegem o corpo de doenças e reforçam a sua saúde. Confira abaixo:

Milho
Do milho sai grande parte das comidas típicas. Bolos, pamonhas, farofas, pipoca, curau e diversos doces têm este vegetal como matéria prima principal. Nele, você encontra vitaminas do complexo B, como a B1, que é responsável pelo bom humor. Minerais como magnésio, fósforo e potássio também estão presentes e ajudam a controlar a pressão arterial.

Pinhão
A semente do pinhão pode ser ingerida sozinha ou como ingrediente de várias receitas. Ela é rica em antioxidantes, que eliminam os radicais livres. Além disso, ajuda no equilíbrio do colesterol por conter ácidos graxos essenciais. Essa gordura boa diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Aproveite e saiba mais sobre o que é colesterol.

Alimentos juninos contém vitaminas e muitos outros benefícios à saúde

Amendoim
Este alimento é fonte de nutrientes como fibras, vitamina E, magnésio, zinco e muitos outros. É importante na prevenção de doenças cardíacas, promove a recuperação muscular e protege a saúde dos ossos. O amendoim é uma leguminosa importante para uma alimentação saudável, porque é rico em fitosteróis, nutrientes que possuem efeitos anticancerígenos.

Quentão
Como o próprio nome sugere, esta é uma bebida servida em alta temperatura e combina bastante com o inverno. É feita com cachaça, gengibre, canela e cravo. Juntos, estes ingredientes podem ajudar a diminuir dores na garganta e doenças respiratórias como gripe e resfriado. O drink também possui ação antibactericida e potencializa o metabolismo, graças ao gengibre e a canela. Mas, lembre-se, toda bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação.

Aproveite as festas típicas de São João e, caso exagere nas comidas e bebidas, você pode encontrar sais de frutas e remédios para aliviar os sintomas da azia e má digestão no CliqueFarma. Busque, compare e economize.