Hidratante infantil e seus Benefícios.

Hidratante infantil

Hidratante infantil: com certeza, todo mundo gostaria de ter a pele igual a de um bebê. Parece que a pele dos pequenos é sempre macia, brilhante e sedosa, por isso todo mundo gostaria de ter a pele igual a deles.

No entanto, a pele das crianças e dos bebês também exigem cuidados. Alguns problemas podem acabar tirando a maciez e o brilho da pele dos bebês, por isso as mamães e papais precisam estar atentos à hidratação da pele do bebê.

A hidratação da pele dos bebês e das crianças é muito importante. Mas vale lembrar que a pele dos pequenos é mais sensível do que a pele dos adultos, por isso cuidados diferentes são necessários.

Alguns especialistas indicam o uso do hidratante infantil para deixar a pele do bebê sempre hidratada. Mas existem outros cuidados importantes que também podem deixar a pele do seu filho com um aspecto saudável e livre de problemas.

Neste artigo vamos te mostrar algumas dicas de como usar o hidratante infantil da melhor forma e, você também vai ver por que você deve inserir esses produtos nos cuidados diários do seu filho. Mas antes disso, vamos conhecer um pouco mais sobre a pele infantil.

Saiba mais sobre a pele infantil

A pele do bebê é mais fina e sensível quando comparada à pele de um adulto. Ele reage com mais sensibilidade aos agentes externos e necessita de cuidados e proteção especiais extras.

Apesar da pele do bebê ter a mesma quantidade de camadas que a pele do adulto, cada camada da pele de um bebê é muito mais frágil.

A camada mais externa da epiderme (a camada córnea) é muito mais fina e as células são menos compactadas do que na pele adulta. As glândulas sudoríparas e sebáceas também são menos ativas do que em adultos, por isso o filme hidrolipídico e o manto ácido protetor (a parte aquosa do filme hidrolipídico, que é suavemente ácido) ainda são relativamente fracos.

Sendo assim, o resultado é uma barreira muito limitada com as seguintes caracteristicas:

  • A pele do bebê é mais sensível do que a pele de um adulto, o que a torna menos resistente a influências microbianas, físicas e químicas. Diante disso, quando essas substâncias entram em contato com a pele do bebê, elas são absorvidas de maneira mais fácil e podem penetrar até mesmo nas camadas mais internas da pele.
  • A pele do bebê tende a ressecar.
  • A pele do bebê é mais sensível aos raios ultravioleta do que a pele adulta.

A pele de um bebê ou de uma criança é muito mais sensível aos raios solares por causa da sua baixa pigmentação. As células responsáveis pela produção de melanina estão presentes, mas menos ativos nessa fase inicial da vida.

A regulação da temperatura do corpo pode ser difícil para bebês, pois:

  • A área de superfície de seus corpos é relativamente grande em relação ao seu volume, por isso eles sofrem facilmente perdas térmicas.
  • A atividade das glândulas sudoríparas é reduzida em comparação com a dos adultos, portanto, eles não podem compensar as altas temperaturas.
  • A rede circulatória da pele não está completamente formada e é lenta para se adaptar às mudanças de temperatura com constrição ou dilatação vascular.

Isso os torna especialmente sensíveis a mudanças de temperatura e temperaturas muito altas.

Mudanças de pele durante a infância

À medida que as crianças amadurecem, a pele também amadurece. Do nascimento até a idade aproximada de 6 anos acontece o seguinte:

  • Nesse período a pele é mais sensível e menos pigmentada comparada à pele de um adulto.
  • As glândulas sudoríparas e sebáceas são ainda menos ativas, de modo que a película hidrolipídica e o manto ácido protetor ainda são relativamente fracos.
  • Por volta dos 6 anos de idade, a estrutura da pele e seus anexos estão totalmente maduros e correspondem à de um adulto.

A atividade das glândulas sebáceas não aumenta até as mudanças hormonais da puberdade, que ocorrem por volta dos 12 anos aproximadamente. Essas mudanças hormonais também trazem diferenças na estrutura e comportamento da pele de meninos e meninas, que, até então, era a mesma.

Doenças de pele na infância

Algumas doenças de pele são bastante comuns na infância, mas apesar de serem comuns nesse período, é importante conhecer os sinais para que o tratamento adequado seja feito.

A dermatite atópica é uma das doenças de pele mais comuns da infância e afeta entre 10 e 20 por cento das crianças e bebês em todo o mundo. Em um terço desses casos, a doença desaparece durante a infância, mas, em outros, pode continuar na idade adulta.

Uma condição não contagiosa, mas angustiante e às vezes dolorosa, a dermatite atópica geralmente passa por duas fases. Uma fase inativa, em que a pele fica muito irritável, seca e escamosa e precisa ser hidratada diariamente, e uma fase ativa (ou ‘surto’) em que a pele precisa ser tratada com medicamentos tópicos para acalmar a inflamação e aliviar a coceira.

Essa doença é considerada genética e há uma relação muito grande entre a dermatite atópica, asma e rinite e estudos mostram que se pelo menos um dos pais sofrerem de alguma dessas doenças, os filhos terão grandes chances de ter dermatite atópica.

Estudos apontam que em países desenvolvidos, as crianças que moram em áreas urbanas onde a poluição é maior e crianças que moram em lugares frios, têm maior probabilidade de desenvolver a dermatite atópica.

Uma vez afetados, há muitas razões que fazem os sintomas surgirem ou piorarem. Os pacientes são conhecidos por terem uma deficiência de lipídios importantes e fatores de hidratação naturais. Como resultado, a função de barreira protetora da pele fica mais fraca, a perda de umidade é aumentada e a pele fica propensa a secar.

Quando a função de barreira de proteção da pele é enfraquecida, algumas substâncias nocivas como irritantes e alérgenos podem penetrar e a pele infectar de forma mais fácil. Os pacientes também são conhecidos por terem uma função imunológica irregular, que torna a pele mais reativa ao meio ambiente e suscetível à inflamação.

Os problemas geralmente são causados ​​quando a criança coça uma região e perturba a já frágil barreira da pele. Isso faz com que uma bactéria chamada Staphylococcus Aureus se multiplique e infecte a pele. A infecção causa inflamação, que causa coceira, o que piora ainda mais a condição.

A dermatite atópica é rara em crianças com menos de 3 meses. Os sintomas geralmente se desenvolvem após o desmame do bebê: uma erupção cutânea aparece repentinamente, tornando a pele inflamada e com coceira.

Nas fases de crise, a pele infectada pode esguichar líquido. Os bebês costumam ter dermatite atópica no rosto – principalmente nas bochechas – e no couro cabeludo, nos joelhos e nos cotovelos. É muito raro que os bebês desenvolvam pele atópica na área da fralda. Embora as assaduras possam ser semelhantes, é uma área muito úmida para o desenvolvimento de dermatite atópica .

Crianças que desenvolvem essa condição após os dois anos de idade e antes da puberdade, geralmente iniciam os sintomas com uma erupção cutânea no corpo, que é seca com manchas escamosas e coceira. A pele tende a ser acidentada, espessa e coriácea. As áreas comuns afetadas são as dobras dos joelhos ou cotovelos, pulsos, pescoços, tornozelos e / ou as dobras entre as nádegas e as pernas. 

Qual melhor hidratante para pele de criança

Se você é mãe ou pai de primeira viagem e está organizando as coisas do seu bebê, vai perceber que seu pequeno pacote precisa de tudo – incluindo hidratante infantil. A pele nova e ultrassensível do seu bebê tem uma miríade de demandas diferentes que a pele adulta simplesmente não tem.

Para começar, a pele do bebê é mais fina e perde água mais rápido, o que faz com que seque mais rápido e mais facilmente. Além disso, crianças com menos de 5 anos têm pele mais permeável, o que significa que as coisas podem passar mais facilmente para dentro e para fora dela, o que pode levar a mais reações na pele do que na pele de um adulto.

Quando se trata de escolher um hidratante para seu bebê, vale a pena ser exigente. É por isso que muitos pais estão optando por hidratantes naturais para bebês, que contêm substâncias e ingredientes muito menos agressivos ou irritantes.

Escolha o hidratante certo

A hidratação é uma parte importante nos cuidados diários dos pequenos. Os hidratantes vêm em cremes, loções e pomadas.

  • As pomadas contêm a maioria dos óleos. Eles são muito úteis para áreas extremamente secas e irritadas. Além disso, não contêm conservantes e não picam nem queimam a pele quando aplicados.
  • Os cremes também são uma boa opção para pele seca porque contêm muitos óleos, que são bons para reter a umidade da pele.
  • As loções são mais finas e leves do que outros hidratantes. Eles contêm menos óleos, mas mais água. As loções podem ser úteis nos meses mais quentes ou para aqueles cuja pele não está tão seca.

É importante conhecer a pele do seu filho para escolher o melhor hidratante para ele. Se o seu filho não tiver uma pele tão seca, os cremes podem deixar a pele da criança com um aspecto oleoso demais, por seu alto poder de hidratação. Nesse caso, a loção seria uma opção mais adequada.

Para crianças e bebês com a pele mais ressecada, as pomadas e os cremes podem proporcionar exatamente a hidratação necessária para o seu filho.

Como hidratar a pele da criança

Depois de tirar seu filho do banho, seque-o rapidamente com uma toalha e aplique o hidratante imediatamente. Aplicar o hidratante minutos após tirar seu filho da banheira irá selar a água que ainda está em sua pele por causa do banho.

No que diz respeito aos hidratantes, a regra geral é quanto mais espesso melhor. Se a pele do seu filho ainda estiver seca, mesmo com a hidratação diária, tente mudar de uma loção para um creme ou pomada mais espesso. (As pomadas são melhores para manter a umidade da pele, mas podem parecer oleosas. Basta usar pequenas quantidades e esfregar suavemente na pele. Os cremes esfregam sem deixar uma sensação oleosa na pele.)

Você também pode considerar a possibilidade de hidratar duas vezes por dia – uma vez após o banho e uma vez durante o dia. Se seu filho não tem paciência para deixar você aplicar o hidratante ao meio-dia, você pode deixá-lo ouvir uma música que ele gosta ou assistir a um vídeo enquanto aplica o hidratante. Ou, se ele tiver idade suficiente, deixe-o fazer ele mesmo, pois isso pode tornar a rotina mais agradável.

Pode usar creme de pele em bebê?

Macio como o bumbum de um bebê! Quantas vezes já ouvimos isso? Mas e se não for? A pele do bebê, especialmente a pele do recém-nascido, pode ficar seca e irritada com bastante facilidade.

A pele do seu bebê, embora consistindo no mesmo número de camadas, é muito mais fina que a sua. É literalmente fina como papel. É importante lembrar que seu bebê não tem anos de pele calejada para protegê-lo de mudanças ambientais e irritantes, então o que você deve fazer se a pele de seu bebê ficar seca ou irritada? Você deve recorrer a produtos de higiene pessoal para bebês ou mantê-los naturais?

Bem, isso realmente depende do que está causando os problemas na pele do seu bebê. Todos os recém-nascidos geralmente apresentam algum grau de pele seca ou descamação. Isso geralmente está relacionado à quantidade de vérnix (aquela substância branca e gordurosa que reveste a pele) com a qual nascem.

Bebês prematuros tendem a ter mais no nascimento do que os bebês que passaram por uma gestação completa. Geralmente, quanto mais vérnix no nascimento, menos descamação depois. Não se preocupe, esta pele descamada não está prejudicando seu recém-nascido e geralmente irá embora por conta própria. Não fique tentado a cutucar ou esfoliar a pele, pois isso pode causar traumas na pele e resultar em infecção.

Se o seu bebê desenvolver manchas vermelhas e secas que tendem a surgir de vez em quando, ele pode estar sofrendo de eczema ou dermatite atópica. Isso é raro no período imediato após o nascimento, mas pode se desenvolver nas semanas e meses seguintes. 

Os gatilhos podem ser tópicos, como cremes e sabonetes, ou dietéticos, como laticínios, trigo ou soja. Evitar os gatilhos e a hidratação diária pode ajudar a evitar e controlar os surtos. O uso de hidratantes naturais, curativos, suaves e não tóxicos é especialmente importante, pois a inflamação pode afetar a capacidade da pele de agir como uma barreira.

Se o seu bebê tem pele excessivamente seca, áspera ou escamosa, isso pode ser causado por uma doença genética chamada ictiose. A hidratação frequente pode ajudar a aliviar os sintomas, mas o tratamento da ictiose provavelmente requer uma combinação de tratamentos. Certifique-se de discutir quaisquer queixas de pele com o pediatra do seu bebê.

E se o seu bebê não tiver nenhum sinal de pele seca? É correto hidratá-la mesmo assim? Todos nós nos beneficiamos de alguns cuidados com a pele, inclusive os bebês. A massagem para bebês usando um hidratante infantil traz muitos benefícios: é calmante, ajuda na digestão, promove o vínculo com a mãe e o pai e ajuda no desenvolvimento do cérebro – especialmente se você usar esse tempo para músicas e jogos.

Quer saber quais produtos usar? Bem, há muito o que escolher, mas lembre-se que é fundamental optar por produtos específicos para bebês e com menos ingredientes possíveis. Lembre-se de que a pele do seu bebê é muito mais fina que a sua. Não demora muito para os compostos viajarem antes de chegarem ao sangue.

Ao nascer, a pele não é uma barreira muito boa para as coisas aplicadas topicamente, algumas podem ser absorvidas muito facilmente. Se você não precisa aplicar nada no primeiro mês, não faça isso! Por volta das 4 semanas (mais tempo para bebês prematuros), a pele deve estar desenvolvida o suficiente para tolerar produtos leves para bebês. A pele continua a se desenvolver durante a infância, então certifique-se de usar produtos naturais e não tóxicos enquanto seu filho cresce.

Entenda por que seu filho precisa ter uma rotina de cuidados com a pele que inclua o hidratante infantil

A pele é o maior órgão do corpo. E como nossos outros órgãos, como o coração, fígado e pulmões, tem um trabalho importante a fazer: proteger o que está dentro de sair e evitar que agressores externos (germes, sujeira) entrem.

Mas na agitação diária da vida, é fácil para a pele ficar desidratada ou pior ,queimada de sol sem os produtos certos para a pele. É por isso que, desde que seu filho é um bebê pequeno, é uma boa ideia começar com um sistema de cuidados da pele aprovado por um pediatra que inclua protetor solar e hidratante infantil.

Assim como a escovação dentária, o uso de cuidados diários com a pele, que incluem hidratante e protetor solar com FPS 15, é um fator vital para uma pele saudável bem após a infância. Ao iniciar esse hábito em seu filho cedo, ele se tornará tão arraigado e integrado em sua rotina diária quanto pegar a escova de dente antes de sair de casa.

De acordo com pesquisas, em média, o risco de uma pessoa ter melanoma dobra se ela tiver mais de cinco queimaduras solares. Isso não é tão difícil de conseguir se você considerar a quantidade de tempo que muitas crianças passam ao sol desprotegidas.

Na verdade, as queimaduras de sol não são apenas uma ameaça à praia ou piscina! No entanto, essa pesquisa também observa que o uso diário regular de um protetor solar com FPS 15 ou superior reduz o risco de desenvolver carcinoma de células escamosas em cerca de 40 por cento e o risco de desenvolver melanoma em 50 por cento. O uso de protetor solar precisa ser um hábito diário inegociável!

A pele de bebês e crianças não é tão resistente a agressores externos quanto a pele de um adulto, como germes ou sujeira. Mas, ao usar uma rotina diária de cuidados com a pele, você pode ajudar a apoiar e proteger o manto ácido, ainda em desenvolvimento, ou a camada externa da pele.

Além disso, ao iniciar os cuidados de pele com os seus filhos mais cedo, você pode ajudar a evitar algumas das aflições de pele mais comuns que as crianças enfrentam ao chegarem à adolescência, como acne ou vermelhidão.

Embora os pais geralmente façam um bom trabalho ao aplicar protetor solar no verão, quando seus filhos estão na piscina, na praia ou em outras atividades com muito sol, muitos especialistas acreditam que a exposição diária ao sol e ao ambiente também causa danos à pele e urgentemente – câncer de pele.

Os cuidados diários com FPS e hidratante infantil protegem as crianças dessas outras fontes de raios ultravioleta prejudiciais sobre as quais você provavelmente nunca pensa, como certos tipos de luzes suspensas, ou sentar ao lado de uma janela ou ao dirigir o carro, bem como quando estiver ao ar livre, mas sem pensar na exposição ao sol, como prática de futebol, passeios ou excursões ao ar livre, brincar no parquinho e ficar em pé no ponto de ônibus.

A exposição ao sol mesmo nesses períodos geralmente limitados ao ar livre ainda pode causar danos UV na pele de seus filhos. O ponto principal é, sempre que você estiver do lado de fora, lembre-se, mesmo que você não veja, os danos do sol podem estar à espreita, e é por isso que a prevenção e a proteção são as chaves para manter a saúde da pele de seu (s) filho (s) por toda a vida.

E enquanto eles ainda são jovens, a maneira mais fácil de fazer isso é aplicando um sistema simples de cuidados com a pele que é tão comum em seu dia quanto escovar os dentes ou tomar o café da manhã.

Certifique-se de selecionar produtos aprovados por dermatologistas e pediatras e que ofereçam benefícios para o dia todo.

Dicas de cuidados com a pele das crianças

Estabelecer uma rotina sólida de cuidados com a pele ajudará a prevenir certos problemas no futuro. As crianças estão constantemente expostas a altos níveis de sujeira e germes, por isso é crucial que aprendam a cuidar adequadamente de sua pele. Começar cedo irá garantir que eles continuem a cuidar de sua pele até a idade adulta. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente.

Encontre os produtos certos

Existem inúmeros sabonetes, cremes, loções e outros produtos para a pele nas prateleiras das lojas. Ao cuidar de seu filho, é importante evitar itens que contenham produtos químicos como sulfatos e parabenos. Encontrar uma marca voltada para a pele sensível é o melhor. Ler os rótulos ajudará você a escolher uma linha de produtos que funcionará bem para o seu filho.

Lavagem de rosto

Sabonetes em barra podem secar incrivelmente, por isso é aconselhável descobrir um sabonete para o rosto que seja suave, mas remova o excesso de sujeira e oleosidade. As crianças não querem usar produtos pegajosos ou pesados. Um sabonete neutro prevenirá a vermelhidão e o ressecamento.

Além do sabão, é importante entender a temperatura certa da água a ser usada. Embora muitas pessoas acreditem que a água quente é melhor para os poros, na verdade é melhor usar água morna. A água quente muitas vezes perturba a oleosidade natural da pele. 

Prevenindo pele seca

É essencial hidratar a pele do seu filho, especialmente porque o ressecamento é um problema comum em crianças. A vaselina é um excelente produto que não causa irritação, mas previne o ressecamento da pele.

Muitos pais não percebem que não é necessário dar banho em crianças pequenas todos os dias. Tomar banho três vezes por semana é suficiente para manter seu filho limpo sem machucar sua pele. Além disso, é melhor evitar água quente. Ensine seu filho a esfregar suavemente com uma toalha ou esponja macia, em vez de esfregar com muita força também.

Nos meses de verão, o cloro ou a água salgada podem causar ressecamento da pele, especialmente se ele ou ela passar muito tempo nadando na piscina ou na praia. Aplicar um hidratante infantil suave e remover o sal ou o cloro é a chave para manter a pele saudável.

Beber água

Muitas crianças não gostam de beber água. No entanto, é uma parte essencial de sua dieta. Como pais, vocês devem se certificar de que seus filhos bebam água suficiente para se manterem hidratados, especialmente durante os meses quentes de verão. Este é geralmente o momento em que as crianças estão correndo soltas e suando. Além de graves problemas de saúde, a desidratação pode tornar a pele muito seca.

Duas maneiras fáceis de fazer as crianças beberem mais água é limitar suas escolhas (oferecer-lhes leite ou água em vez de adicionar outras bebidas) e adicionar frutas para um pouco mais de sabor.

Preste atenção às estações

No inverno, as crianças gostam de brincar ao ar livre em ambientes mais frescos. No entanto, é fundamental manter a pele protegida. Sempre cubra as mãos e o rosto para que o vento não provoque queimaduras. Mesmo que pareça nublado, o protetor solar também é essencial.

Os raios do sol ainda podem causar queimaduras mesmo no inverno. Além disso, no inverno o ar costuma ser especialmente seco. É aconselhável ligar um umidificador dentro de casa para que a umidade seja restaurada para a atmosfera. Isso protegerá a pele também.

As coisas são um pouco mais complicadas durante os meses de primavera e verão. Essas são as estações em que o sol está mais forte. É vital usar protetor solar em seus filhos o tempo todo. Ao escolher um produto, é importante procurar um FPS 15 ou mais. Além disso, deve proteger contra os raios UVA e UVB. Se o seu filho for nadar, um produto resistente à água é recomendado.

Para obter proteção solar máxima, é melhor aplicar protetor solar aproximadamente 30 minutos antes de seu filho sair de casa. Certifique-se de cobrir todas as áreas de seu corpo, incluindo mãos, pescoço, orelhas e ombros.

Os dermatologistas aconselham usar 30 gramas do produto para cobrir o corpo e reaplicar a cada duas horas. A proteção contra queimaduras ajuda a evitar sinais de envelhecimento no futuro e protege contra o desenvolvimento de câncer de pele.

Perguntas

Depois dessa explanação sobre o hidratante infantil e os cuidados da pele dos bebês e das crianças, separamos algumas perguntas com suas respectivas respostas, que podem te ajudar a saber ainda mais sobre esses assuntos.

Qual o melhor hidratante para dermatite atópica em criança?

Se o seu filho sofre com dermatite atópica, a melhor coisa a ser feita é procurar um pediatra, para que ele possa indicar o melhor tratamento de acordo com a condição do seu filho.

Geralmente, especialistas costumam recomendar hidratantes em forma de cremes ou pomadas para tratar a dermatite atópica, visto que essas formas de hidratante infantil costumam conter mais óleos que hidratam a pele.

Pode usar hidratante de adulto em crianças?

A pele de bebê e crianças são mais sensíveis do que a pele de um adulto. Mesmo tendo todas as camadas da pele formadas, especialmente os bebês e crianças com menos de 6 anos de idade, possuem as camadas da pele mais finas, o que as torna mais sensíveis.

Além disso, a pele de crianças com menos de 6 anos absorve com mais facilidade qualquer substância que seja aplicada na pele, por isso que uma criança precisa usar produtos específicos para ela.

Onde encontrar hidratante infantil com preço acessível

Produtos infantis costumam ser vendidos com preços mais elevados do que produtos de adultos. Isso porque os ingredientes de produtos infantis, precisam ser selecionados com mais cuidado, visto que a pele de um bebê ou uma criança é mais sensível do que a de um adulto.

Mas se você está em busca de produtos com os melhores preços, a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma pode te ajudar a encontrar tudo o que você precisa, de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Categorias: Infantil