Skip to main content
Avalie esse post

O selênio é um mineral essencial que seu corpo precisa para funcionar bem. Você pode ter ouvido falar nele aqui e ali, mas ainda não tem ideia do que ele faz ou por que você precisa dele, muito menos de onde você o consegue.

O selênio foi descoberto como um elemento em 1817 pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius, que determinou os pesos atômicos de muitos elementos e desenvolveu um sistema de símbolos químicos.

Inicialmente, pensou-se que fosse uma toxina, mas os cientistas determinaram que o selênio era um mineral essencial na década de 1950. Na década de 1960, os médicos começaram a pesquisar as possíveis propriedades do selênio no combate a tumores em animais.

Os cientistas agora sabem que o selênio é necessário para a produção de selenoproteínas, uma família de proteínas que contém selênio na forma de um aminoácido. Até agora, 25 selenoproteínas diferentes no corpo foram isoladas, mas apenas metade de suas funções foram identificadas.

Pesquisas em humanos e animais descobriram que as selenoproteínas estão envolvidas no desenvolvimento embrionário, metabolismo do hormônio tireoidiano, defesa antioxidante, produção de espermatozoides, função muscular e resposta do sistema imunológico às vacinas.

Neste artigo vamos abordar a importância do selênio para o corpo humano, bem como as fontes de selênio que podemos usar para não desenvolvermos deficiência desse mineral e também, o que o excesso de selênio pode causar no corpo.

O que é o selênio

O selênio é um mineral essencial para todas as células vivas, no entanto, sua importância para a saúde humana só foi descoberta recentemente em 1973.

O selênio é um mineral traço, o que significa que seu corpo precisa apenas de uma pequena quantidade dele. O selênio se combina com as proteínas do corpo para formar antioxidantes chamados selenoproteínas,que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos dos radicais livres. O selênio também é essencial para o funcionamento normal da tireoide, reprodução e síntese de DNA.

Funções do selênio

Você precisa de selênio para criar uma série de enzimas que atuam como antioxidantes e limitam os danos às células causados ​​pelos radicais livres. Consumir uma quantidade suficiente de antioxidantes diminui o risco de câncer e doenças cardíacas.

No entanto, se seus níveis de selênio no sangue ficam muito altos, seu corpo pode realmente criar mais radicais livres em vez de se livrar dessas substâncias nocivas.

Embora o papel do iodo na função da tireoide seja relativamente conhecido, este não é o único mineral necessário para mantê-la funcionando adequadamente. Sua tireóide contém grandes quantidades de selênio na forma de selenoproteínas, que ajudam a protegê-la dos radicais livres formados durante a produção dos hormônios tireoidianos.

As selenoproteínas também ativam e desativam os hormônios tireoidianos, conforme necessário. A ingestão de selênio suficiente na dieta ajuda a minimizar os efeitos da deficiência de iodo, enquanto a falta de selênio pode exacerbar esses efeitos.

Além disso, você precisa de selênio para o funcionamento adequado do sistema imunológico. As selenoproteínas desempenham um papel na criação de células T funcionais, que são células brancas do sangue que ajudam a prevenir infecções. Não obter selênio suficiente em sua dieta pode inibir sua resposta de anticorpos, uma vez que isso depende de células T.

Níveis necessários de selênio

Esses níveis refletem a quantidade de selênio necessária para uma pessoa com boa saúde. Se você tiver qualquer problema de saúde, converse com seu médico sobre suas necessidades dietéticas, incluindo selênio.

Ingestão dietética de referência para selênio

  • 1 a 3 anos: 20 mcg por dia
  • 4 a 8 anos: 30 mcg por dia
  • 9 a 13 anos: 40 mcg por dia
  • 14 anos +: 55 mcg por dia
  • Mulheres grávidas: 60 mcg por dia
  • Mulheres que amamentam: 70 mcg por dia

Fontes de selênio

O selênio é um mineral vital para o bom funcionamento do corpo. Embora nosso corpo não precise desse mineral em grandes quantidades, é necessário manter os níveis recomendados em dia para que não ocorra a deficiência desse mineral. 

A melhor forma de manter em dia os níveis de selênio, é por meio de uma dieta balanceada que contenha alimentos ricos em selênio. Mas em algumas situações o seu médico pode recomendar o uso de suplementos de selênio para equilibrar os seus níveis.

Alimentos ricos em selênio

Felizmente, é possível atender às suas referências dietéticas de ingestão desse mineral apenas com as refeições. As fontes alimentares de selênio são comuns e facilmente acessíveis, e não é preciso muito planejamento para criar um menu que aumente seu status de selênio.

Os alimentos com selênio também cruzam muitas das categorias dietéticas: há carboidratos, proteínas e até gorduras que são boas fontes de minerais.

Podemos encontrar selênio em uma variedade de produtos vegetais e animais.

A quantidade de selênio em produtos de origem animal varia de acordo com o conteúdo de selênio dos alimentos na dieta do animal.

A quantidade de selênio nos vegetais varia dependendo do conteúdo de selênio do solo onde foram cultivadas, bem como da capacidade natural da planta de absorver e acumular esse mineral.

Veja a seguir algumas fontes de selênio de origem animal e vegetal.

Castanha do Pará

5 gramas ou uma unidade de castanha do Pará, contém 96 microgramas de selênio. Apenas uma castanha do pará contém mais do que você precisa para um dia da quantidade de selênio. Na verdade, de acordo com os níveis aconselhados, a castanha do pará cobre quase 2 dias da sua necessidade de selênio.

Mas fique atento! Evite comer muitas castanhas para que você não desenvolva toxicidade de selênio, pois isso seria prejudicial.

Iogurte

1 xícara de 245 gramas de iogurte contém 9 microgramas de selênio. O iogurte e outros laticínios são boas fontes de selênio.

Além de possuir selênio, o iogurte e outros laticínios possuem cálcio e vitamina D, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Atum

85 gramas de atum, possui 60 microgramas de selênio. Frutos do mar como o atum são uma boa escolha para obter selênio. Além do selênio, peixes como o atum possuem ômega 3 e vitaminas do complexo B.

Para desfrutar do atum você pode usá-lo na forma enlatada para sanduíches e tortas ou pode usá-lo em forma de filé fresco para uma opção mais sofisticada.

Aveia

27 gramas de aveia seca contém 8 microgramas de selênio. A aveia é outra boa fonte de selênio.

Esse cereal versátil e rico em fibras é acessível até mesmo para veganos. Embora outros tipos de grãos precisam ser fortificados para se tornarem ricos em nutrientes, a aveia por si só já possui vitaminas e minerais benéficos para o nosso corpo. 

Camarão

85 gramas de camarão cozido possuem 31 mcg de selênio. Assim como outros frutos do mar, o camarão é rico em selênio. Além disso, este crustáceo tem pouco valor calórico e muitos nutrientes como a vitamina B, o zinco e o ferro.

O camarão é um alimento bem versátil que pode ser usado em saladas, massas e até mesmo no churrasco.

Feijão 

253 gramas de feijão cozido possui 12 mcg de selênio. O feijão é uma fonte aceitável de selênio, principalmente por se tratar de um vegetal. 

Além do selênio, o feijão é rico em outros minerais e vitaminas como o ferro, o zinco e vitaminas do complexo B.

Macarrão

117 gramas de macarrão cozido possui 40 microgramas de selênio. O macarrão, bem como outros tipos de massas geralmente são enriquecidos com minerais e vitaminas, a fim de promover uma maior nutrição para quem os consome.

Para uma maior nutrição, escolha o macarrão integral pois é mais saudável e possui uma quantidade maior de fibras.

Ovos

1 ovo possui 16 mcg de selênio. Podemos dizer que o ovo é um sucesso em toda cozinha. Além de rico em selênio, os ovos também são ótimas fontes de proteínas e vitaminas.

Para uma refeição mais completa, combine ovos com vegetais ou farinha de aveia.

Peru

85 gramas de peru cozido contém 26 mcg de selênio. O peru é uma carne magra que é rica em selênio e pode ser uma boa alternativa se você prefere não consumir carne bovina.

Além do selênio, o peru também possui outros minerais como o ferro e o zinco, além de vitaminas do complexo B. 

Espinafre

190 gramas de espinafre cozido contém 10 mcg de selênio. Podemos dizer que quando se trata de alimento rico em nutrientes, o espinafre sai na frente. Não é à toa que o popeye não rejeitava esse alimento.

O espinafre pode ser usado tanto na sua forma fresca, como também em refogados e cozidos.

Fígado de boi

85 gramas de fígado cozido possui 30 microgramas de selênio. O fígado de boi além de ser um alimento muito rico em ferro, também possui uma quantidade significativa de selênio.

Mesmo sendo um alimento rico, o fígado bovino muitas vezes é rejeitado por conta do seu cheiro, sabor e aspecto. Para driblar esses fatores, tente usar o fígado moído junto com outros cortes de carnes moídos para fazer hambúrgueres e almôndegas.

Arroz integral

195 gramas de arroz integral cozido possui 11 microgramas de selênio. Grãos na forma integral possuem uma quantidade maior de fibras e nutrientes. Com arroz integral não é diferente. Esse alimento rico em fibras e selênio pode te ajudar a se manter saciado por mais tempo, além de equilibrar os níveis do nutriente no sangue. 

Queijo cottage

226 gramas de queijo cottage contém 27 mcg de selênio. Esse tipo de queijo é amado por uns e odiado por outros, por conta de seu sabor característico. Se você está do lado dos que amam o queijo cottage, pode se beneficiar dos níveis de selênio nesse queijo, além de se beneficiar também pelos altos níveis de proteínas e nutrientes que este queijo possui.

Frango

85 gramas de frango cozido possui 21 miligramas de selênio. Assim como outros alimentos de origem animal, o frango possui índices consideráveis de selênio. O fato do frango ser uma carne magra, aumenta ainda mais os pontos desse alimento consumido por muitos no mundo inteiro.

Pão integral

72 gramas de pão integral contém 20 mcg de selênio. O pão integral além de possuir muitas fibras e nutrientes, é uma ótima opção para adicionar o selênio à sua dieta.

O pão é um alimento versátil que pode ser consumido na forma de sanduíches com outros alimentos ricos em selênio, para assim potencializar a absorção do mineral.

Sardinhas

85 gramas de sardinha enlatada em óleo possui 45 microgramas de selênio. As sardinhas têm, no mínimo, um ótimo sabor. Mas elas também são uma ótima forma de absorver o selênio e outros nutrientes como o ômega 3. 

Esse peixe versátil que geralmente é encontrado enlatado pode ser usado em pizzas, saladas, massas e sanduíches.

Sementes de girassol

28 gramas de semente de girassol possui 18 mcg de selênio. A semente de girassol além de ser rica em selênio, também possui ômega 3 e proteínas.

Você pode usar as sementes de girassol para fazer farinhas, bem como para adicioná-las inteiras nos alimentos, a fim de promover crocância.

Cogumelos

96 gramas de cogumelos contém 9 microgramas de selênio. Os cogumelos não recebem muita atenção para sua nutrição, mas vamos consertar isso. Cogumelos são fungos super versáteis e veganos. Sua textura carnuda os torna uma alternativa para produtos de origem animal.

Adicione uma xícara de cogumelos brancos fatiados ao seu próximo café da manhã ou almoço e desfrute desse alimento maravilhoso.

Brócolis

Brócolis e outros vegetais saudáveis ​​também podem fornecer um pouco de seu selênio diário. Alguns outros bons exemplos de boas fontes: espinafre, ervilha, feijão e batata. Veganos e vegetarianos podem tirar vantagem disso. Mas, apenas com vegetais, você não chegaria nem perto de atingir o objetivo de suas necessidades diárias.

Alimentos fortificados

Sempre há alimentos fortificados a serem considerados. Cereais, laticínios, leite e alternativas ao leite geralmente vêm enriquecidos com minerais como o selênio. Eles podem ser úteis para os comedores de carne e plantas, mas certifique-se de verificar o rótulo para garantir que está lá.

Presunto

28 gramas de presunto possui 6 microgramas de selênio. Para fechar nossa lista, aqui está o presunto. Apesar de ser um alimento processado, o presunto além de saboroso possui níveis aceitáveis de selênio. O que pode te ajudar a manter os níveis dentro do recomendado.

Suplementos de selênio

O selênio é um dos vários nutrientes conhecidos por ter propriedades antioxidantes, o que significa que o selênio desempenha um papel nas reações químicas que impedem os radicais livres de danificar as células e o DNA. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​de toxinas ambientais ou de subprodutos do metabolismo do corpo humano. Suplementos antioxidantes, incluindo selênio, são frequentemente alardeados para ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer e perda de visão.

Suplementos de selênio, em particular, têm como objetivo ajudar as pessoas com asma e reduzir o risco de artrite reumatóide e doenças cardiovasculares. Os níveis de selênio caem com a idade, então alguns afirmam que o selênio pode retardar o processo de envelhecimento, declínio cognitivo e demência. Os baixos níveis de selênio também estão implicados na depressão, infertilidade masculina, sistema imunológico fraco e problemas de tireóide.

O selênio é dito para retardar a progressão do HIV e neutralizar o efeito venenoso dos metais pesados. Os shampoos para caspa usam sulfeto de selênio como tratamento tópico; entretanto, esta forma de selênio pode causar câncer se ingerido. Diz-se que dores de cabeça, náuseas e sintomas de vertigem da pressão intracraniana melhoram com suplementos de selênio. O selênio também melhora a má absorção no trato digestivo, principalmente entre as crianças. 

Percebemos que há momentos em que você não pode ser exigente com sua nutrição. Se você não tem acesso a alimentos ricos em selênio, os suplementos de selênio podem ajudar assim que o médico confirmar que você está deficiente.

Deficiência de selênio

A deficiência de selênio é rara. Se você está se sentindo exausto ou adoecendo com mais frequência do que o normal, o baixo nível de selênio pode ser o culpado. Mas você também pode ter deficiência de outra vitamina ou mineral.

Algumas pessoas têm maior risco de deficiência do que outras.

  • Gente em regiões de baixo selênio. O selênio na comida vem do selênio do solo. Isso significa que as pessoas em regiões com baixo teor de selênio correm um risco maior de deficiência.
  • Pessoas em tratamento de diálise. Pesquisas de 2009 indicaram que a diálise remove parte do selênio do sangue. Isso não significa que os pacientes em diálise devem começar a tomar comprimidos de selênio. Por favor, consulte seu médico primeiro.
  • Pessoas soropositivas. Pesquisas relatam que as pessoas com HIV geralmente também apresentam deficiências de selênio. É necessário mais pesquisa para entender a ligação, mas é definitivamente algo a ser considerado.

Sintomas da deficiência de selênio

Se você não estiver obtendo o suficiente do mineral traço, aqui estão alguns dos sinais que você pode encontrar. Cada pessoa é diferente, entretanto, é importante observar que você pode ser deficiente e sentir apenas alguns desses sintomas.

Além disso, a deficiência de selênio por si só normalmente não causa sintomas ou doenças. Para que qualquer uma das situações abaixo ocorra, estresses adicionais (como deficiências nutricionais adicionais) geralmente também estão presentes.

Fadiga

Este sintoma inespecífico é, infelizmente, bastante comum com uma série de deficiências minerais. É frequentemente relatado como deficiência de selênio, também, e pode estar relacionado com o papel que este mineral desempenha na função normal da tireoide.

Estado mental nebuloso

A névoa mental pode acontecer se a ingestão de selênio cair o suficiente para causar deficiência. Este sintoma também é inespecífico, mas pode ajudar seu médico a diagnosticar você quando considerado em combinação com outros sintomas.

Um estudo descobriu que baixos níveis de selênio foram associados a uma função mais pobre em testes cognitivos por adultos mais velhos, embora os pesquisadores digam que mais pesquisas são necessárias.

Sistema imunológico enfraquecido

Níveis baixos de selênio podem torná-lo mais suscetível a doenças infecciosas ou mesmo transformar outros agentes patogênicos inofensivos em doenças fatais. Os pesquisadores acreditam que isso aconteceu nos casos da doença de Keshan, que ganhou atenção após afetar uma região da China onde o solo era particularmente deficiente em selênio. Esta doença é causada pela deficiência de selênio combinada com a infecção pelo coxsackievírus (o vírus responsável pela doença das mãos, pés e boca).

Pesquisas revelaram que a deficiência de selênio amplifica a capacidade do vírus de causar cardiotoxicidade, uma condição na qual há danos ao músculo cardíaco que podem comprometer o fluxo sanguíneo.

Perda de cabelo

O hormônio tireoidiano desempenha um papel importante no crescimento e regeneração do nosso cabelo. Sem selênio, a produção do hormônio tireoidiano é retardada. As células dos folículos capilares respondem a essa queda no hormônio tireoidiano e seu cabelo pode cair mais rápido do que o normal.

Fraqueza muscular

Quando pensamos em músculos, pensamos em nossos músculos esqueléticos especificamente e esquecemos nossos músculos cardíacos. Distúrbios do músculo esquelético que causam fraqueza, dor e fadiga foram relatados em pacientes com baixos níveis de selênio.

Mas também se sabe que a deficiência de selênio afeta os músculos do coração, como acontece no caso da doença de Keshan. A fraqueza muscular também pode acontecer com pacientes que recebem nutrição parenteral (quando são “alimentados” com nutrição por via intravenosa, ignorando totalmente o sistema digestivo) porque a nutrição líquida tende a ser pobre nesse micronutriente.

Infertilidade

As deficiências desse micronutriente podem causar não apenas problemas de infertilidade, mas também problemas durante a gestação, se a mulher conseguir engravidar. Há uma correlação entre os níveis de selênio e a fertilidade, mas os baixos níveis nos primeiros estágios da gravidez também estão associados a aborto, baixo peso ao nascer e danos aos sistemas imunológico e nervoso do feto.

Diagnóstico de deficiência de selênio

O diagnóstico da deficiência de selênio pode ser feito com um exame de sangue, que indicou ingestão recente de selênio. Amostras de cabelo ou unhas também podem ser coletadas, o que dá uma indicação melhor do status do selênio em longo prazo.

Outro teste que seu profissional de saúde pode fazer é testar seus níveis de glutationa peroxidase ou outras selenoproteínas que requerem selênio para funcionar.

Tratamento da deficiência de selênio

A correção do baixo nível de selênio requer aumento da ingestão alimentar, suplementação de selênio ou uma combinação dos dois. Suplementos de selênio, geralmente feitos de selenito de sódio ou l-selenometionina, podem ser usados ​​por profissionais de saúde se a deficiência for grave. Caso contrário, tomar um multivitamínico ou adicionar fontes alimentares de selênio na dieta pode ser suficiente para manter o selênio sérico em um nível saudável.

Mas você deve sempre conversar com um profissional de saúde que possa avaliar suas necessidades individuais. É ainda mais importante para algumas pessoas ter níveis saudáveis ​​de selênio e, potencialmente, corrigir deficiências mais rapidamente. Isso inclui pessoas com nódulos na tireoide, doenças da tireoide como a doença de Graves, sistema imunológico enfraquecido ou câncer. 

Excesso de selênio

A selenose (ter muito selênio no corpo) resulta em sintomas gastrointestinais, perda de cabelo, unhas manchadas de branco, mau hálito, fadiga, irritabilidade e danos moderados aos nervos. Pesquisadores estabeleceram um nível máximo de ingestão alimentar tolerável de selênio em 400 microgramas por dia para adultos. 

A toxicidade do selênio geralmente ocorre pela exposição industrial ao selênio e não pela ingestão de suplementos dietéticos, mas é possível ingerir selênio em excesso se você tomar regularmente grandes doses.

Fale com seu médico antes de tomar grandes doses de qualquer suplemento dietético, incluindo selênio, e siga as instruções no rótulo do produto.

Benefícios do selênio

Esse mineral essencial para o bom funcionamento do nosso corpo também traz vários benefícios para a saúde e prevenção de doenças.

Pode proteger contra doenças cardíacas

Uma análise de 25 estudos descobriu que aumentar as concentrações de selênio (retirado do sangue e das unhas dos pés) em 50% diminuiu o risco de doenças cardíacas em 24%.

Os pesquisadores acreditam que muito disso tem a ver com os efeitos antiinflamatórios desse mineral. A inflamação é um fator de risco para doença cardíaca coronária. E outra análise de 16 ensaios clínicos descobriu que a suplementação de selênio diminuiu com sucesso a proteína C reativa sérica, um marcador de inflamação.

A mesma revisão descobriu que, ao mesmo tempo, esse mineral essencial também aumentou os níveis de um poderoso antioxidante chamado glutationa peroxidase.

Portanto, o selênio pode não apenas reduzir os marcadores de inflamação, mas também aliviar o estresse oxidativo, uma condição na qual os radicais livres e antioxidantes estão desequilibrados no corpo, levando a danos celulares. O dano oxidativo também está associado a várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares.

Aumenta o sistema imunológico

Mas a capacidade do selênio de reduzir o dano oxidativo faz mais do que apenas melhorar a saúde do coração. Na verdade, a redução do estresse oxidativo reduz a inflamação e fortalece o sistema imunológico.

Estudos ressaltam que o mineral essencial selênio é capaz de aumentar a resposta imunológica e que a deficiência de selênio pode retardar a resposta imunológica das células. A suplementação de selênio também aumenta a contagem de glóbulos brancos e também pode melhorar a função das células T, um tipo específico de glóbulo branco.

Previne danos de radicais livres

Já mencionamos as propriedades antioxidantes do selênio. Atuando como um antioxidante, esse mineral pode equilibrar os radicais livres no corpo e impedi-los de causar o dano celular associado ao estresse oxidativo.

É importante notar que os radicais livres são subprodutos naturais de alguns processos essenciais do corpo, como o metabolismo. Mas fontes externas também podem produzir radicais livres, como poluição e fumaça de cigarro.

Pode apoiar a função cognitiva

O Alzheimer não é a única condição neurológica com a qual o estresse oxidativo está associado. Ele também tem sido associado ao Parkinson e à esclerose múltipla. Portanto, o selênio pode diminuir o dano oxidativo e, dessa forma, diminuir o risco de Alzheimer e proteger sua saúde cognitiva. E descobriu-se que pacientes com Alzheimer têm baixos níveis de selênio, bem como de outros nutrientes, como vitamina C e vitamina E.

Importante para a saúde da tireóide

Chegamos à glândula tireóide e, por extensão, ao seu metabolismo. Esta pequena, mas poderosa parte do seu corpo tem a maior concentração de selênio de todos os seus tecidos. E a tireóide faz mais do que regular seu metabolismo por meio da liberação do hormônio tireoidiano. Essa glândula em forma de borboleta na frente do pescoço também ajuda no crescimento adequado. Mas um baixo nível de selênio tem sido relacionado a doenças da tireoide, concluiu um estudo epidemiológico. E não apenas o hipotireoidismo, uma tireóide hipoativa, mas também a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune em que o corpo ataca a glândula tireóide.

Pode combater os sintomas da asma

A asma alérgica, o tipo mais comum desta condição, é, em sua essência, uma doença inflamatória crônica. Os efeitos antiinflamatórios do selênio significam que este mineral pode ajudar a diminuir os sintomas da asma.

Embora mais pesquisas precisam ser feitas com humanos, pesquisas em animais mostraram que a suplementação de selênio pode fazer sentido como parte do tratamento da asma – dependendo do nível de selênio da linha de base do indivíduo. A suplementação com este mineral parece mais eficaz em condições onde o selênio no sangue era baixo.

Melhora o humor e reduz a ansiedade

Os baixos níveis de selênio têm sido associados à depressão, ansiedade, cansaço e confusão mental. Em um estudo com 50 pessoas, a suplementação de selênio durante 5 semanas melhorou o humor, os níveis de energia e diminuiu a ansiedade.

A suplementação de selênio durante 8 semanas melhorou visivelmente a depressão e reduziu levemente a ansiedade em um estudo com idosos que viviam em lares de idosos.

Apoia a fertilidade e a saúde reprodutiva

Níveis equilibrados de selênio são importantes para a saúde reprodutiva de homens e mulheres. Nos homens, o selênio é importante para a produção de espermatozoides e testosterona.

Em um estudo com 69 homens com problemas de fertilidade, os suplementos de selênio aumentaram levemente a motilidade do esperma, mas não melhoraram a densidade do esperma. 11% dos homens que tomaram selênio alcançaram a paternidade, em comparação com nenhum no grupo de placebo.

Nas mulheres, os níveis adequados de selênio são especialmente importantes durante o início da gravidez. Em um estudo, as mulheres que sofreram abortos recorrentes eram mais propensas a ter níveis sanguíneos de selênio mais baixos. A deficiência de selênio também foi associada a um aumento da probabilidade de abortos espontâneos em estudos com animais.

Onde comprar suplementos de selênio

Agora que você já sabe tudo sobre o selênio, talvez esteja se perguntando se deve ou não começar a tomar um suplemento desse mineral. É importante ressaltar que essa pergunta deve ser feita ao seu médico antes de você começar a usar qualquer tipo de suplementação.

Com o buscador de preços da Cliquefarma você encontra os melhores suplementos com os melhores preços. 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<