Skip to main content

Os cuidados com os cabelos têm se tornado cada vez prioridade principalmente entre as mulheres, e conforme as caspas foram aparecendo o volume de shampoos anticaspa aumentou drasticamente já que isso é um problema comum que afeta uma grande parte das mulheres. Neste artigo você verá as principais dúvidas que cercam a todos os usuários dos shampoos, ou que pensam em usar pois o seu cabelo é muito oleoso assim irá evitar futuras dores de cabeça e preocupações já que a questão hormonal e emocional também pode causar as caspas, então o uso do shampoo anticaspa pode ser fundamental nesse processo.

Para podermos entender como o shampoo anticaspa pode ser o seu aliado para problemas com caspa, primeiramente é preciso entender qual o tipo do seu cabelo para aí sim poder tomar as medidas certas sem prejudicar mais ainda o seu couro cabeludo.

Qual o tipo do seu cabelo?

Existem três principais tipos de cabelos, e abaixo iremos discorrer um pouco para que você identifique o seu e as possíveis causas para o aparecimento de caspa e o modo de tratamento correto para isso. O aspecto visual do seu cabelo te ajuda muito a identificar e te orientar em como em como você pode investir mais em produtos que são ideais para esse tipo, discorreremos agora sobre o primeiro tipo de cabelo: 

  • Cabelo normal

Esses tipos de cabelo geralmente apresentam um aspecto visual mais uniforme, não tendo pontas secas e nem o couro cabeludo sendo oleoso. Ele brilha bastante somente com o uso de produtos básicos como shampoo e condicionador, e também não resseca com facilidade, e uma das características fundamentais é que eles não necessitam ser lavados com muita frequência pois o couro cabeludo costuma estar bem limpo. 

  • Cabelos misto

A principal característica desse tipo de cabelo é que ele costuma ser mais seco nas pontas e mais oleoso na raiz, porém nem tanto oleoso. Esse tipo de cabelo possui uma facilidade maior em segurar penteados por bastante tempo, além disso deve ser usado um shampoo não muito agressivo na raiz.

  • Cabelos oleosos

Os cabelos oleosos tem a característica que acaba incomodando muitas pessoas que é uma raiz extremamente oleosa e as pontas se mantêm hidratadas por conta dessa oleosidade. Isso ocorre devido às glândulas do couro cabeludo, o consumo de alimentos gordurosos pode aumentar mais a oleosidade. Além das glândulas as causas podem ser hormonais também assim como genéticas, por isso se esse tipo de cabelo te incomoda tanto, deve procurar um dermatologista para que descubra quais as causas da oleosidade excessiva.

Geralmente as caspas se apresentam nesse tipo de cabelo, justamente por haver um entupimento ou descontrole dessas glândulas sebáceas, abaixo você verá como um shampoo anti caspa pode te auxiliar com isso e também como ele funciona.

É importante você identificar os tipos de cabelo para que você possa saber como cuidar e usar o shampoo anticaspa para prevenção de possíveis cascas independentemente de os cabelos serem mistos, normais, secos ou oleosos. Abaixo, iremos discorrer sobre as vantagens da utilização do shampoo anticaspa.

Quais as vantagens de um Shampoo Anticaspa?

O shampoo anticaspa funciona basicamente por ter um nível bem maior de ação adstringente do que os outros shampoos convencionais, a ação adstringente remove com mais precisão toda a oleosidade excessiva que causa a caspa, é como se fosse um shampoo com um poder de limpeza bem potente. Existem também os shampoos anticaspa com ação anti fúngica que combatem os principais fungos do cabelo e ajuda a prevenção dos fungos que se alimentam da oleosidade do couro cabeludo. Esses fungos acabam causando uma coceira e um desconforto enorme, e geralmente são os fungos que se alimentam dessa gordura que causa essas reações, por isso é importante que se você tem algum indício de coceira excessiva ou qualquer outro desconforto maior procure imediatamente um médico dermatologista.

Agora, iremos discorrer sobre as principais vantagens que o shampoo anticaspa pode oferecer aos usuários.

  • Ajuda a eliminar as descamações

As descamações acabam irritando muito principalmente o público feminino, pois isso acaba incomodando-as, pois, as descamações ficam espalhadas por todo cabelo além do couro cabeludo, fora que se o cabelo for mexido pode cair as descamações por todo lado.

  • Previne a caspa

Ele auxilia na prevenção das caspas justamente por conter uma ação de limpeza adstringente bem maior do que a de outros shampoos, e isso acaba prevenindo o entupimento das glândulas sebáceas.

  • Mantém o couro cabeludo mais limpo e sem resíduos
  • Alivia a coceira e irritação do couro cabeludo

Por não deixar um acúmulo de sujeira bem maior, acaba auxiliando também que você tenha um cabelo mais limpo.

  • Auxilia no controle da oleosidade

Possui agentes em sua composição que auxilia a controlar mais a oleosidade para que limpe e ajude na prevenção.

Essas foram algumas vantagens que o uso de um Shampoo anticaspa pode te oferecer, abaixo discorreremos sobre o modo correto de lavar os seus cabelos com ele.

Modo certo de lavar o cabelo com o Shampoo Anticaspa

A seguir você verá como os modos corretos de se lavar o cabelo com o Shampoo Anticaspa podem influenciar no resultado da limpeza e principalmente do aspecto visual dele.

Primeiramente a temperatura muito alta da água pode estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade que o normal, então esteja atento com isso pois de nada adiantará se você se esforçar para realizar uma limpeza correta e usar a água muito quente no seu cabelo. 

A higienização com o Shampoo anticaspa é uma das etapas mais importantes, afetando não somente o visual mas também o crescimento saudável dos fios, então até mesmo é bom se atentar com a quantidade de shampoo e condicionador para que principalmente o condicionador não entupa todos os poros do seu couro cabeludo e gere problemas como oleosidade, caspas e deslocações desnecessárias.

A quantidade certa equivale a um quarto da palma da sua mão e isso é mais que suficiente para a lavagem, você pode lavar duas vezes caso o seu cabelo esteja muito sujo. E durante essa lavagem, por favor preste atenção se não estiver usando as unhas no couro cabeludo, isso pode ferir e causar mais oleosidade também já que você pode estar agredindo as glândulas. É importante também massagear suavemente não com agressividade, isso não vai impactar em nada na limpeza dos seus cabelos, e pode ferir e deixar o couro cabeludo da cabeça dolorido.

Ao aplicar o shampoo deixe ao menos 20 segundos agindo e não necessita que as pontas sejam esfregadas, isso fará com que elas fiquem mais ressecadas e porosas, e ao invés de ajudar como você pensa só faz mal esse tipo de ação. O ideal é deixar com que o shampoo escorra até as pontas assim o shampoo irá agir, mas não agressivamente.

Diferentemente do shampoo, o condicionador deve ser aplicado somente nas pontas deixando agir em média 7 minutos ou o tempo recomendado na embalagem. Como já foi falado acima não é recomendado que utilizem o condicionador na raiz pois isso causa entupimento nos poros capilares e se feito isso por anos pode causar até fungos que deverão ser tratados somente com a ajuda de um médico dermatologista.

A parte de enxaguar é importante quanto a limpeza tanto na hidratação, por isso certifique se que na hora do enxágue não fique resíduos de produto que pode prejudicar o acabamento do cabelo deixando-o sem brilho e pesado.

Basicamente a forma mais eficiente de limpeza já foi descrita acima, porém agora você irá ver as principais dúvidas e recomendações que segundo os cabeleireiros você deve levar em consideração:

  1. Não lave os cabelos todos os dias, somente se necessário

Segundo os cabeleireiros e dermatologistas, se você tem o cabelo oleosos pode parecer que lavá-lo todos os dias pode ser a melhor solução para lutar contra a oleosidade, mas na verdade é um risco bem grande pois seu cabelo pode ter outras reações como a dermatite seborreica e coceira no couro cabeludo pois diminui a quantidade de sebo que também é importante para o cabelo, além disso pode ser que a sua raiz não dê tempo de secar-se completamente e muita umidade na raiz não é bom para a saúde do couro cabeludo.   

2.            Nunca aperte os fios na hora da secagem com a toalha

Apertar os fios pode acabar danificando as escamas do seu cabelo deixando ele mais quebradiço e pode ajudar a causar friz podendo atrapalhar no aspecto dos fios.

O ideal é que você faça movimentos suaves retirando todo excesso de água do cabelo até que ele não fique pingando mais, porém você ainda sente que ele está bem molhado. 

3.            Como já foi dito em algum tópico acima, é interessante que você não deposite tanto produto que pode acabar mais prejudicando do que te beneficiando. 

4.            Na hora da secagem com a toalha, não precisa torcer os fios do cabelo, e isso costuma ser um hábito para quem possui os cabelos longos, mas quando isso é feito por muito tempo pode causar quedas excessivas e até mesmo quebras do comprimento do fio. 

5.            Um hábito muito comum entre as mulheres principalmente é que elas prendem a toalha na cabeça e deixam por um tempo significativo, e isso pode danificar o couro cabeludo trazendo uma umidade excessiva. Isso também serve para quem prende o cabelo molhado que acaba abafando o couro cabeludo causando e favorecendo a proliferação dos fungos e bactérias, o ideal é somente pender quando eles já estiverem previamente secos.

6.            Cuidados ao apertar durante o banho pois os fios molhados na água ficam mais elásticos e muito vulneráveis a quebra. Até mesmo a escova ou pente que você utilizar deve ser específico para que não quebre nem danifique os fios, segundo os dermatologistas os fios devem ser penteados quando estiverem mais pra úmidos do que molhados.  

Essas foram algumas das recomendações mais importantes feitas pelos dermatologistas e cabeleireiros para que você siga e consiga um resultado ainda melhor dos fios do seu cabelo.

Abaixo, você irá conferir o que é a ação adstringente presente no Shampoo Anticaspa.

O que é a ação adstringente?

A ação adstringente é basicamente o composto no produto que limpa profundamente os fios e principalmente a raiz, tirando todos os resíduos que fazem mal ao seu couro cabeludo. Assim como existem shampoos hidratantes e anti resíduos existe esse tipo de shampoo anticaspa que possui essa ação. É importante que seja necessário o uso de shampoos que possuem essa ação adstringente para que não danifique a sua raiz caso o seu cabelo já esteja muito seco a não ser que o seu dermatologista o recomende para o uso específico de algum tratamento.

Já os cabelos oleosos são os mais propícios a esse uso, pois eles não se danificam facilmente por ter uma camada grossa de gordura a ser evitada, porém é importante lavar com um shampoo que contém essa ação somente se for necessário principalmente se houver caspas. Acompanhe a seguir os tipos de caspas que esse shampoo pode ajudar a tratar e remover dando mais alívio ao seu couro cabeludo.

Tipos de caspa

Caspa é basicamente a alteração da pele no couro cabeludo que pode ser causada por bactérias, desequilíbrio hormonal que aceleram a renovação celular provocando a descamação que é um sintoma bem comum da dermatite seborreica. 

Lembrando que essa descamação pode não acontecer somente no cabelo, assim como sobrancelha, canto do nariz, barba e até tórax. Para esse diagnóstico acontecer é necessário procurar ajuda de um dermatologista principalmente para saber se pode ser outro problema como alergias de produtos ou crônicas.  

As capas se dividem basicamente em 3 tipos: 

  • Caspa seca: queda de flocos finos, pequenos e brancos.
  • Caspa oleosa: flocos grandes, espessos e amarelados que às vezes ficam grudados no couro cabeludo. 
  • Caspa oleosa severa: são bem maiores e grossas podendo ocupar quase que todo o couro cabeludo.

Essas são as principais caspas que podem aparecer, além disso abaixo citaremos um fungo bem comum que pode ser apresentado e transmitido por pessoas além ser um incômodo em todos os sentidos se não cuidada e tratada corretamente pode causar a queda capilar, que para conferir mais informações é só discorrer no tópico abaixo. 

Fungo que o shampoo anticaspa ajuda na prevenção

O couro cabeludo dependendo do seu tipo de cabelo pode ser um lugar muito úmido se os cuidados como prender o cabelo molhado todos os dias não forem evitados, pode acontecer de favorece a proliferação desse fungo nessa região, por isso citaremos abaixo algumas informações desse fungo que o shampoo anticaspa se usado da maneira certa pode ajudar a prevenir.

As micoses no couro cabeludo é uma das mais comuns infecções causadas por fungos que pode provocar coceira intensa e crostas amarelas na cabeça, é causada pelo fungo do gênero Trichophyton e Microsporum e é um fungo que pode ser transmitido facilmente de pessoa para pessoa, por isso os cuidados de quem é diagnosticado com esse fungo deve ser redobrado.

O tratamento é receitado pelos dermatologistas que geralmente passam antibióticos e shampoos anticaspas que podem ajudar na limpeza e remoção dessas crostas amarelas, os principais sintomas são:

  • coceira intensa
  • descamação
  • dor e vermelhidão nesta região
  • pontos pretos e crostas amarelas 
  • dor ou sensibilidade extrema no couro cabeludo.

O diagnóstico é feito por meio da análise dos sintomas e das amostras dessas crostas amarelas que são coletadas, e aí quando diagnosticado poderá começar o tratamento o quanto antes. As possíveis causas para o surgimento desse fungo é que ele pode ser transmitido facilmente de cabeça para cabeça com o compartilhamento de toalhas, pentes travesseiros, almofadas e muitos outros objetos que não devem ser compartilhados ao desconfiar que possa estar com esse fungo. Geralmente esse fungo pode ser mais comum em crianças justamente por não tomarem cuidado na transmissão de uma para a outra, mas é um fungo tratável. O mais importante é o diagnóstico precoce e tratamento feito corretamente. 

Abaixo, você verá como você pode tratar a queda, que também pode ser um dos problemas quando se tem esse fungo.

Como tratar a queda

Várias questões e situações devem ser analisadas quando o seu cabelo começa a ter muita queda capilar, geralmente as pessoas perdem em média cem fios por dia, porém quando a queda já não é mais em quantidade normal é sinal de que alguma coisa está acontecendo. Claramente existem alguns motivos óbvios como cirurgias, tratamentos, estresses e mudanças hormonais, porém a caspa é um fator também muito comum para que haja a queda de cabelo em grande quantidade principalmente quando ela não é tratada da forma correta que seria usar o shampoo anticaspa com frequência.

A caspa afeta grandemente a respiração do couro cabeludo, por isso ela acaba enfraquecendo a raiz do cabelo como se fosse uma espécie de sufocamento inicial do fio e isso resulta na queda de cabelo significativa. A melhor forma de começar a tratar a queda causada pela caspa é fazendo a limpeza corretamente do cabelo e se a caspa estiver muito agravada um médico deverá ser consultado podendo ser recomendado um tipo de vitamina que possa repor os nutrientes que estão faltando no seu organismo.

O shampoo próprio para a queda pode te auxiliar muito nesse processo de conseguir controlar as quedas, além disso loções tonificantes e cronograma capilar podem ser ótimos aliados para dar mais vitalidade e acabar com as quedas de cabelo.

Abaixo você irá conferir como o cronograma capilar pode te auxiliar nesse processo.

Como o cronograma capilar pode potencializar o efeito do Shampoo Anticaspa

O cronograma capilar não nada mais nada menos o que uma rotina que você terá de cuidados com os cabelos, ele serve para hidratar, reconstruir e nutrir os seus cabelos já que as suas madeixas muitas vezes apresentam dificuldades de crescimento, opacidade e porosidade, o cronograma capilar pode te auxiliar mais ainda na restituição dos fios.

A ideia dele é suprir o cabelo em todas as suas necessidades, por isso a constância nesse cronograma irá transformar os seus fios de dentro para fora. Abaixo discorreremos sobre as três principais etapas desse cronograma.

  • Hidratação

A hidratação assim como a própria palavra diz, ela vai e por toda a água do cabelo é meio como abrir e preparar o cabelo para a absorção dos nutrientes da máscara, ela é essencial para deixar os cabelos leves, macios e hidratados e já deixa o cabelo pronto para outro passo.

  • Nutrição

Essa é a parte que os fios necessitam de uma reposição dos óleos naturais do fio de cabelo, e os cremes de nutrição servem para blindar os cabelos para que eles não percam água a hidratação e causando ressecamento, então quando o combo da hidratação e nutrição se misturam, provocam um alinhamento maior dos fios além de se tornarem mais resistentes. 

  • Reconstrução

É a parte que os cabelos são reconstruído por meio da máscara reconstrutora que você utilizará nos fios do seu cabelo, ela reconstruirá repondo todos os nutrientes que estava faltando no seu cabelo como proteína e massa capilar que acaba se perdendo por conta das químicas ou excesso de calor do secador e chapinha. 

Para quem tem caspa é essencial planejar esse cronograma independente se elas forem as caspas mais secas ou oleosas, pois todos os produtos são aplicados no comprimento dos fios e não na raiz.

Há uma dica valiosa para você que deseja saber a necessidade dos fios, basta pegar um recipiente água e colocar um fio do seu cabelo nele se o cabelo boiar ele necessita de uma hidratação potente, se afundar precisa de uma reconstrução profunda e por fim e ele nem afundar nem boiar ele necessita de uma nutrição. São macetes para que você descubra como você pode ver a sua necessidade e priorizá-la em um cronograma capilar.

Porém, se você conciliar o uso do shampoo anticaspa e o cronograma capilar nos fios, será um combo perfeito de tratamento e reconstrução do seu cabelo por completo, desde a raiz do couro cabeludo até as pontas. 

O resultado disso será que o seu cabelo terá mais liberdade e se desenvolverá com mais rapidez, e por isso abaixo iremos discorrer um pouco sobre o crescimento capilar e suas principais causas.

Dicas para crescimento capilar

Os cabelos crescem naturalmente, ou seja sem que haja uma dedicação por parte das pessoas, porém existem maneiras que você pode favorecer esse crescimento que alguns já foram citados acima, como identificar o seu tipo de cabelo para utilizar o shampoo certo, assim como utilizar o shampoo anticaspa para prevenção das caspas e oleosidade intensa, e o cronograma capilar que auxilia muito a impulsionar o crescimento dos fios.

Abaixo, você irá conferir outras maneiras de favorecer com que sua cabeça cresça com mais rapidez.

  • A primeira dica que também ajuda na prevenção das aspas é a alimentação saudável, se alimentar à base de bebidas industrializadas, gordura saturadas aumentam mais ainda as caspas e afeta diretamente no crescimento dos fios. A ingestão de vitamina C por exemplo, é um nutriente que desenvolve mais antioxidantes e cria uma proteção maior, e existem componentes que você pode estar comprando em ampolas como a queratina que todos os cabelos precisam ou a biotina, máscara de colágeno. A ingestão de alimentos com ferro, vitamina D, e zinco ajudam a equilibrar a produção de sebo, fortalece os fios, e reconstrói com colágeno e elastina os fios do seu cabelo.
  • Consumir alimentos ricos em proteína pode ajudar na formação da matriz capilar e também pode auxiliar na desenvoltura dos fios. Por isso, coma bastante frutas, verduras e legumes além da proteína animal, pois eles auxiliarão na criação de fios mais resistentes, além de fazer bem para a sua saúde também.
  • Use chapéus, boinas e bonés com moderação pois eles diminuem drasticamente a oxigenação do couro cabeludo, fazendo com que o fio se desenvolva com mais lentidão.
  • Evite tratamentos químicos e térmicos, pois as tinturas, chapinhas, e muito calor fazem com que o fio receba uma dose muito grande de produtos químicos que podem atrapalhar o desenvolvimento deles, causando até mesmo corte químico e quedas capilares. Mas, se mesmo assim você faz questão de aplicar chapinha e secador, você pode aplicar um protetor térmico que ajuda a preservar as cutículas dos fios a não se queimarem tanto com o calor excessivo.

Existem muito mais dicas que você pode estar vendo em blogs e sites na internet que podem te auxiliar ainda mais a ter ideias para fazer com que seu cabelo acelere mais ainda o crescimento.

Abaixo, terá algumas informações de como você pode escolher o shampoo anti caspas ideal para o seu cabelo e mais ainda, em como você pode aprender sobre os ingredientes que são existentes na composição desses shampoos.

Dúvidas comuns do Shampoo Anticaspa: como escolher o melhor?

Hoje há uma diversidade de shampoos anticaspas hoje em dia, mas existem alguns que você pode escolher com mais cautela para que contenha mais benefícios do que os outros. Por exemplo, um ponto a ser analisado é a composição do shampoo, os que tiverem piritionato de zinco, sulfeto de selênio ou cetoconazol podem ser mais completos já que essas substâncias são agentes antifúngicos, assim ele previne também o seu couro cabeludo de futuros fungos que possam vir a surgir. 

Hoje em dia as empresas de shampoos anticaspas que usam o piritionato de zinco estão disponibilizando cada vez mais fórmulas que se tornam suaves no couro cabeludo e suficiente para o uso diário até mesmo em cabelos quimicamente tratados, isso acontece pois elas têm uma preocupação de querer atender a necessidade de shampoos anti caspas para todos os tipos de pessoas e em qualquer estado que o cabelo estiver.

Agora iremos discorrer sobre os componentes citados acima para que você entenda melhor ainda na hora de escolher o seu shampoo anticaspa nas prateleiras.

  • cetoconazol

Como já foi citado ele é um antifúngico, e pode ser usado em qualquer idade os shampoos que possuem esse componente.

  • sulfeto de selênio

Ele ajuda no controle e redução dos óleos liberados pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, assim ele torna o shampoo mais eficaz contra a produção das caspas.

  • piritiona de zinco

É basicamente um componente que retarda a fermentação e proliferação do fungo causador da caspa.

  • alcatrão de carvão

Também possui um agente antifúngico natural sendo assim, os cabelos que são tingidos com a coloração tende a ficar cada vez mais manchados conforme usado a longo prazo, além disso os sabões que são feitos de alcatrão tende a deixar o couro cabeludo mais sensível a luz solar, o alcatrão de carvão também pode ser cancerígeno em altas doses por isso você deve pedir a opinião do seu dermatologista para saber a quantidade certa da utilização desse componente.

  • ácido salicílicos

Esse ácido ajuda o couro cabeludo a liberar as células mortas da pele.

  • óleo da árvore do chá    

 Derivado da famosa árvore australiana chamada melaleuca alternifolia, muitos dos shampoos já contém esse ingrediente e é muito utilizado por ser antifúngico, antibiótico e anti antiséptico.

Esses são alguns dos pontos que você pode estar observando na hora de poder escolher o seu shampoo anti caspas que seja excelente, lembrando sempre que você pode comprar um por indicação do seu dermatologistas mas para uso diário você pode analisar os ingredientes da composição e podendo fazer o uso dele diariamente já que ele ajuda a prevenir diversos tipos de fungos e possíveis caspas que são extremamente insuportáveis tanto esteticamente quanto na coceira e incômodo que ela gera quando está presente. Por isso, através desse artigo recheado de informações você pode também estar indicando para outras pessoas que está procurando saber mais ainda como ela pode ter acesso a esse conteúdo e agregar ao conhecimento dela.

Neste artigo você pode ter acesso às informações mais importantes e relevantes sobre os principais tópicos que envolvem os shampoos anticaspa e principalmente por ser algo que é aplicado diretamente ao seu cabelo, por isso saber dessas informações é tão essencial. Além disso, dicas de como você pode fazer um cronograma capilar, modos certos de utilizar o shampoo anticaspa na lavagem foram citados a fim de orientar e instruir para a melhor utilização do produto.

Acesse e conheça todos os benefícios do site CliqueFarma, veja como é simples encontrar vários produtos com os melhores preços em um só local.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<