Sinusite – Causas e Tratamentos

06/08/2018 0 Por cliquefarma

A sinusite é uma inflamação dos seios da face, que gera sintomas como dor de cabeça, coriza e sensação de peso na face, especialmente na testa e bochechas, porque nesta área os seios estão localizados.

Geralmente causada pelo vírus da gripe e é por isso que é muito comum durante a crise da gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais que estão presas dentro dos seios como acontece depois de alergias.

A sinusite tem cura e seu tratamento deve ser orientado por um clínico geral ou otorrinolaringologista, geralmente incluindo o uso de sprays nasais, analgésicos, corticosteróides orais ou antibióticos.

Sintomas de sinusite

Os principais sintomas da sinusite são o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de uma sensação de peso no rosto. No entanto, outros sintomas que também podem surgir são:

  • Dor de cabeça, que pode ser estendida para os olhos e nariz;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade em respirar pelo nariz;
  • Perda de olfato e paladar;
  • Mal hálito;
  • Tosse que piora à noite.

Além disso, a febre também pode ocorrer acima de 38 ° C e tontura, especialmente nos casos de sinusite bacteriana, nestes casos as secreções nasais amarelas a uma cor esverdeada.

Os sintomas da sinusite podem ser difíceis de distinguir dos sintomas de uma alergia, por isso, quando a alergia durar mais de 7 dias, ela deve ser avaliada por um clínico geral ou um otorrino para iniciar o tratamento apropriado.

Quais são os principais tipos de sinusite?

A sinusite pode ser dividida em vários tipos, dependendo dos seios afetados, da duração dos sintomas e do tipo de causa. Assim, quando a sinusite afeta apenas os seios paranasais de um lado da face, ela é conhecida como sinusite unilateral, ao passo que, quando afeta os dois lados, é conhecida como sinusite bilateral.

Ao falar sobre a duração dos sintomas, a sinusite é conhecida como sinusite aguda quando dura menos de 4 semanas, sendo causada principalmente por um vírus, e sinusite crônica quando dura mais de 4 semanas por bactérias.

O que causa sinusite?

Quando a sinusite é avaliada por causa de suas causas, ela pode ser conhecida como sinusite viral se for causada por um vírus; sinusite bacteriana se causada por bactérias; ou sinusite alérgica, se causada por alergia.

Casos de sinusite alérgica são geralmente os mais difíceis de tratar, porque muitas vezes é difícil identificar a causa da alergia. Nestes casos, é comum a pessoa ter uma sinusite crônica.

Como diagnosticar sinusite?

O diagnóstico de sinusite deve ser feito por um otorrinolaringologista e geralmente é feito apenas com uma observação dos sintomas e palpação dos seios, avaliando se há sensibilidade nessa região. No entanto, o médico também pode solicitar outros testes, como:

  • Endoscopia nasal: insere-se um pequeno tubo pelo nariz para observar o interior dos seios, podendo identificar se existem outras causas, como pólipos nasais, que podem estar causando a sinusite;
  • CT: avaliar a presença de uma inflamação profunda que não pode ser identificado com endoscopia nasal e para observar a anatomia dos seios;
  • Recolha de secreções nasais: o médico remove uma pequena amostra de secreções nasais e enviado para o laboratório de avaliação da presença de microorganismos, como bactérias ou vírus;
  • Teste de alergia: testes de alergia são usados ​​para identificar uma causa alérgica, quando o médico não consegue encontrar vírus ou bactérias no exame de secreções nasais.
  • Embora o exame de raio-X tenha sido muito utilizado, ele não é solicitado com muita frequência pelo médico, já que a tomografia computadorizada é mais precisa para confirmar o diagnóstico.

Quais são os medicamentos para tratar a sinusite?

O tratamento para sinusite geralmente é feito com o uso de medicamentos como:

  • Sprays nasais: ajudam a aliviar a sensação do nariz entupido;
  • Medicamentos anti-gripe: ajudam a aliviar a sensação de pressão no rosto e dor de cabeça;
  • Antibióticos orais: são usados ​​apenas em casos de sinusite bacteriana para eliminar bactérias.
  • Para complementar o tratamento, existem alguns remédios caseiros para sinusite, como lavagem nasal com água e sal ou solução salina, ou inalações a vapor para ajudar a reduzir os sintomas.
  • Nos casos mais graves ou na sinusite crônica, o médico pode recomendar o uso da cirurgia para abrir os canais sinusais e facilitar a drenagem das secreções.

Cuidado que ajuda você a se recuperar mais rápido

Além dos medicamentos listados, você deve tomar alguns cuidados que ajudam a sintomas de sinusite desaparecer rapidamente, como lavar o nariz com soro fisiológico 2 a 3 vezes ao dia, evitar correr muito tempo em ambientes fechados, fique longe fumar ou poeira e beber entre 1,2 e 2 litros de água por dia.

Sinusite-tratamento com medicamentos e remédios caseiros

O tratamento da sinusite aguda normalmente é feito com remédios para aliviar os sintomas principais causadas pela inflamação, prescritos pelo médico de clínica geral ou audiologista, no entanto, algumas medidas domésticos, tais como a lavagem nasal com água salgada ou solução salina, ou Inalações a vapor podem ajudar a reduzir os sintomas e o desconforto da doença.

Desta forma, o tratamento para sinusite geralmente inclui o uso de medicamentos como:

  • Analgésica e anti-inflamatória como acetaminofeno ou ibuprofeno, por exemplo, para aliviar a dor de cabeça e faciais ossos, e reduzir o inchaço dos seios;
  • Sprays nasais, tais como fluticasona ou mometasona, sob a orientação do médico, os quais servem para reduzir a inflamação dos seios e aliviar a congestão nasal, rinorreia, comichão e espirros;
  • Corticosteróides orais como Prednisona, sob indicação e prescrição médica, para tratar a inflamação dos seios;

Os antibióticos tais como amoxicilina ou azitromicina, são recomendados pelo médico apenas para o tratamento de sinusite bacteriana, ou seja, quando é causada por uma infecção bacteriana;
descongestionantes nasais contendo nafazolina, oximetazolina ou tetra-, que ajudam a melhorar os sintomas, mas deve ser feito com cuidado para menos de 3 semanas, como o efeito de ressalto e causar dependência.

Quando sinusite ter uma causa alérgica e depois de episódios de alergia a poeira ocorre, por exemplo, o médico pode prescrever antialérgico como cetirizina ou loratadina para tratar alergias sinus inflamação desencadeada pela poeira neste caso.

Além disso, é importante evitar antibióticos quando não há indicação de sinusite bacteriana, uma vez que o uso desnecessário dessas drogas pode levar à resistência da bactéria, que pode ocasionar sinusite crônica e tratamento difícil.

Como tratar a sinusite crônica

Sinusite crónica é uma que dura mais de 12 semanas, normalmente causadas por bactérias resistentes a antibióticos ou a outras causas, tais como alergias difíceis de controlar fungos ou outras situações raras imunodeficiência ou alteram a secreção de drenagem sinusal como em fibrose cística, por exemplo.

O tratamento para a sinusite crónica é de longa duração de 3 a 4 semanas, e pode incluir antibióticos, corticosteróides spray oral ou nasal e nebulizadores com água filtrada ou soro fisiológico para aliviar a congestão nasal.

Nos casos em que as pessoas com sinusite crônica não melhoram com medicação, cirurgia pode ser indicada pelo otorrinolaringologista para tentar resolver o problema. Esta cirurgia envolve a abertura do seio orifícios de drenagem, o que facilita a drenagem do muco retidas lá, ou correcção de desvio do septo do nariz, melhorando os sintomas de sinusite.

Opções de tratamento em casa

Algumas opções de tratamento em casa pode ajudar a completar o tratamento, mas não substituir a orientação do médico. Uma boa escolha é a lavagem nasal com água e sal, que facilita a remoção de secreções, deixando livres as vias respiratórias, diminuindo a dor e a congestão nasal. Veja como fazer este soro fisiológico para sinusite.

Outro remédio natural para sinusite são inalações de vapor de plantas medicinais, como eucalipto ou casca de laranja, como eles têm propriedades expectorantes. Para fazer com que essas inalações, colocar uma gota de óleo essencial de eucalipto ou casca de um laranja num pote em conjunto com um litro de água e ferver. Em seguida, desligue o fogo e inale o vapor, quando quente, para evitar ferimentos.

Tratamento para sinusite infantil

O tratamento da sinusite infância também ser feita de acordo com a causa e os sintomas de cada criança, anti-inflamatório, antialérgico e, se necessário, os antibióticos devem ser prescritos pelo médico de acordo com a idade e o peso da criança.

Além de medicamentos, é uma solução óptima para nasal lavagens com solução salina ou água e sal, e nebulização com soro fisiológico, para facilitar a saída de secreções e aliviar a inflamação dos seios e alguns sintomas, tais como corrimento nasal e congestão nasal

Cuidado durante o tratamento para sinusite

Durante o tratamento da sinusite, é importante ter alguns cuidados, tais como:

  • Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia;
  • Evite frequentar locais onde o fumo do charuto está concentrado ou quando o ar condicionado está ligado;
  • Evite limpar a casa até que a sinusite passe;
  • Evite ficar em lugares ou manusear objetos com muita poeira.

Além disso, se você estiver em um lugar frio, você deve proteger sua boca e nariz com um lenço.

Sinais de melhoria

Sinais de melhora da sinusite incluem diminuição da coriza, congestão nasal, dor de cabeça e dor nos ossos da face.

Sinais de agravamento

Sinais de que a sinusite está piorando incluem aumento da coriza, congestão nasal, dor de cabeça e dor nos ossos da face. Nesses casos, é importante retornar ao médico para reavaliar os sintomas e considerar a possibilidade de mudar ou aumentar a dose dos medicamentos.

Quando tomar medicamentos

Medicamentos como descongestionante nasal ou anti-histamínico pode ser indicada quando você não pode controlar a sinusite com métodos caseiros para 7 a 10 dias.

O médico também pode recomendar o uso de corticosteróides, anti-inflamatórios ou antibióticos para uso durante 5 a 7 dias, dependendo da necessidade, e se existem outros sintomas como febre, ou se a pessoa tem asma ou outra doença respiratória pode piorar porque o sinusite

Quanto tempo leva para curar a sinusite?

A cura da sinusite pode ser alcançado no máximo 1 mês, mas se os sintomas persistirem por mais tempo, podemos dizer que a pessoa tem sinusite crônica.

O que pode causar sinusite crônica?

Embora na maioria dos casos a sinusite seja curada após o tratamento e demore a reaparecer, há pessoas que sofrem de sinusite crônica, que aparece várias vezes ao longo do ano.

Geralmente, esse tipo de sinusite é causado por causas que não são fáceis de eliminar e, portanto, estão constantemente irritando os seios e causando o surgimento desse problema. Essas causas são:

  1. Alergias respiratórias, como alergia a pêlos de animais ou poeira;
  2. Fumaça de cigarro;
  3. Doenças auto-imunes que enfraquecem o sistema imunológico.

Além disso, algumas pessoas ainda podem ter pólipos no nariz ou outros problemas anatômicos que facilitam o desenvolvimento da sinusite. Nestes casos, o médico pode recomendar a cirurgia para resolver o problema, o que acaba sendo a solução para o problema. No entanto, esta cirurgia não impede a recorrência de sinusite devido a outros casos, como alergias ou infecções pelo vírus da gripe, por exemplo.

Como tratar a sinusite crônica

Na grande maioria dos casos de sinusite crônica, além dos medicamentos, o tratamento também deve envolver mudanças no estilo de vida para tentar evitar as causas que podem estar causando a inflamação dos seios. Algumas dessas alterações incluem parar de fumar, evitar ficar em lugares contaminados e manter a casa sempre limpa e livre de poeira.

Quando ver o médico

Você pode ter vários episódios de sinusite aguda, com duração inferior a quatro semanas, antes de desenvolver sinusite crônica. Você pode ser encaminhado a um alergista ou otorrinolaringologista para avaliação e tratamento.

Peça uma consulta com seu médico se:

  • Você teve sinusite muitas vezes e a condição não responde a um tratamento
  • Você tem sintomas de sinusite que duram mais de sete dias
  • Os sintomas não melhoram depois de visitar o médico

Consulte um médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas, o que pode indicar uma infecção grave:

  • Febre alta
  • Inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos
  • Dor de cabeça intensa
  • Confusão
  • Visão dupla ou outras alterações na vista
  • Rigidez no pescoço

Prevenção

Adotar estas medidas para reduzir o risco de sinusite crônica:

  1. Evite infecções do trato respiratório superior. Minimiza o contato com pessoas que têm resfriados. Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes das refeições.
  2. Controle suas alergias Com a ajuda do seu médico, mantenha os sintomas sob controle.
  3. Evite fumaça de cigarro e ar poluído. A fumaça do tabaco e os poluentes do ar podem irritar e inflamar os pulmões e as fossas nasais.
  4. Use um umidificador Se o ar em sua casa estiver seco, como acontece se você tiver aquecimento por ar quente forçado, umedecer o ar pode ajudar a evitar a sinusite. Certifique-se de manter o umidificador limpo e livre de mofo, limpando-o completamente e regularmente.