Sobrepeso – Obesidade Infantil

10/08/2018 0 Por cliquefarma

A obesidade infantil é um dos mais sérios problemas de saúde pública do século XXI. O problema é global e está afetando progressivamente muitos países de baixa e média renda, especialmente no meio urbano. A prevalência aumentou a um ritmo alarmante. Estima-se que em 2016, mais de 41 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade em todo o mundo estavam com sobrepeso ou obesidade. Quase metade das crianças com menos de cinco anos de idade que estavam com sobrepeso ou obesas viviam na Ásia e um quarto morava na África.

Crianças obesas e com excesso de peso tendem a permanecer obesas como adultos e têm maior probabilidade de desenvolver doenças não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares em idades mais jovens. Excesso de peso, obesidade e doenças relacionadas são amplamente evitáveis. Portanto, a prevenção da obesidade infantil deve receber alta prioridade.

A prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes é definido de acordo com os padrões de crescimento da OMS para crianças e adolescentes em idade escolar (sobrepeso = IMC para idade e sexo com mais de um desvio padrão acima os padrões estabelecidos mediana OMS crescimento infantil e obesidade = IMC para idade e sexo com mais de dois desvios-padrão acima da média estabelecida nos padrões de crescimento infantil da OMS) desvios.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo. Difere do excesso de peso, o que significa pesar mais do que o recomendado. Ambos os termos significam que o peso de uma pessoa está acima do que é considerado saudável de acordo com sua altura. As crianças crescem em velocidades diferentes, por isso nem sempre é fácil saber quando uma criança está acima do peso ou obesa. Peça ao seu médico para examinar se o peso e a altura do seu filho estão dentro do que é considerado saudável.

Se for necessário iniciar um programa para perder peso, envolva toda a família para que seu filho não se sinta sozinho. Incentive a alimentação saudável por:

  • Sirva mais frutas e legumes
  • Compre menos refrigerantes e lanches ricos em calorias e gordura
  • Certifique-se de que seu filho tenha café da manhã todos os dias
  • Não coma junk food com frequência
  • Não use comida como prêmio
  • A atividade física também é muito importante. As crianças precisam de cerca de 60 minutos por dia de atividade física, mas não de uma só vez. Isso pode ser dividido em curtos períodos e ser igualmente produtivo.

Causas

Quando as crianças comem mais alimentos do que seus corpos precisam para atividade e crescimento normais, calorias extras são armazenadas nos adipócitos para uso posterior. Se esse padrão continuar ao longo do tempo, eles desenvolvem mais adipócitos e podem se tornar obesos.

Normalmente, bebês e crianças pequenas respondem a sinais de fome e plenitude, de modo que não consomem mais calorias do que seu corpo necessita. No entanto, as mudanças nas últimas décadas no estilo de vida e nas escolhas alimentares provocaram o aumento da obesidade entre as crianças.

As crianças são cercadas por muitas coisas que as levam facilmente a comer em excesso e quase não são ativas. Alimentos que são ricos em gordura e açúcar muitas vezes vêm em grandes porções. Esses fatores podem levar as crianças a ingerirem mais calorias do que precisam antes de se sentirem satisfeitas. Comerciais de TV e outros anúncios nas telas podem levar à escolha de alimentos não saudáveis. Na maioria das vezes, a comida em anúncios destinados a crianças é rica em açúcar, sal ou gordura.

Atividades que envolvem “tempo de tela”, como assistir TV, jogos, mensagens de texto e jogar no computador, exigem muito pouca energia. Eles muitas vezes tomam o lugar da atividade física saudável. Além disso, as crianças tendem a desejar os petiscos insalubres que veem nos comerciais de televisão.

Outros fatores no ambiente da criança também podem levar à obesidade. A família, os amigos e o ambiente escolar ajudam a moldar as opções de dieta e exercício da criança. A comida pode ser usada como recompensa ou para confortar uma criança. Esses hábitos aprendidos podem levar a excessos. Muitas pessoas têm dificuldade em quebrar esses hábitos mais tarde na vida.

Genética, condições médicas e distúrbios emocionais também podem aumentar o risco de obesidade de uma criança. Distúrbios hormonais ou baixa atividade da tireoide e certos medicamentos, como esteroides ou anticonvulsivantes, podem aumentar o apetite da criança. Com o tempo, isso aumenta o risco de obesidade.

Uma abordagem doentia à alimentação, peso e imagem corporal pode levar a um distúrbio alimentar. Obesidade e transtornos alimentares ocorrem frequentemente ao mesmo tempo em meninas adolescentes e mulheres adultas jovens que podem estar insatisfeitas com sua imagem corporal.

Recomendações da OMS

  1. OMS publicidade e outras formas de alimentos e comercialização de bebidas destinadas a crianças têm um poderoso e concentrar-se principalmente em produtos ricos em gordura, açúcar ou sal. Muitos dados mostram que a publicidade televisiva influencia as preferências alimentares e os padrões de consumo da população infantil. Além disso, para promover esses produtos, uma ampla gama de técnicas é usada para alcançar crianças em escolas, creches e supermercados, através da televisão e da Internet, e em muitos outros ambientes.
  2. Estima-se que existam cerca de 43 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade obesas ou com excesso de peso. Para garantir que as crianças possam crescer em um ambiente saudável, a OMS publica suas recomendações sobre a promoção de alimentos e bebidas destinados a crianças.
  3. O objetivo das políticas deve ser reduzir o impacto nas crianças da promoção de alimentos ricos em gorduras saturadas, ácidos graxos trans, açúcar livre ou sal.
  4. Desde a eficácia da promoção depende da exposição e do poder da mensagem, o objectivo político global deve ser o de reduzir tanto a exposição das crianças como o poder de promoção de alimentos ricos em gorduras saturadas, ácidos graxos do tipo trans, açúcares livres ou sal.
  5. Para alcançar a finalidade e os objetivos das políticas, os Estados-Membros devem considerar abordagens diferentes, ou seja, progressivas ou abrangentes, para reduzir a comercialização de alimentos ricos em gorduras saturadas, trans-graxos tipo de ácidos, açúcares livres ou sal crianças.
  6. Os governos devem estabelecer definições claras dos componentes essenciais das políticas que permitem um processo de aplicação padronizado. Isso facilitará a aplicação uniforme, independentemente da agência que lida com ele. Ao estabelecer as definições essenciais, os Estados membros devem reconhecer e abordar qualquer desafio nacional específico a fim de obter o máximo impacto das políticas.
  7. Os ambientes onde as crianças se reúnem devem estar livres de qualquer forma de promoção de alimentos ricos em gorduras saturadas, ácidos graxos trans, açúcar livre ou sal. Tais ambientes incluem, sem limitação, creches, escolas, recintos escolares, pré-escolas, parques infantis, escritórios e serviços para a família e cuidados pediátricos, e durante qualquer desporto ou actividade cultural que ocorre nessas instalações.
  8. Os governos devem ser os principais interessados ​​na formulação de políticas e fornecer liderança, por meio de uma plataforma multilateral, para implementação, monitoramento e avaliação. Ao estabelecer o marco regulatório nacional, os governos podem optar por alocar papéis definidos para outras partes interessadas, sem prejuízo de proteger o interesse público e evitar conflitos de interesse.
  9. Considerando os recursos, benefícios e encargos de todas as partes envolvidas, os Estados-Membros devem considerar a maneira mais eficaz para reduzir a comercialização de alimentos ricos em gordura saturada método, ácidos graxos tipo trans, açúcares livres ou sal para as crianças O método escolhido deve ser estabelecido dentro de uma estrutura projetada para atingir os objetivos da política.
  10. Os Estados-Membros devem cooperar para pôr em jogo os meios para reduzir o impacto da promoção cruzada (entrada e saída) de alimentos ricos em gorduras saturadas, trans-graxos tipo de ácidos, açúcares livres ou sal para crianças, para que as políticas nacionais alcancem o máximo impacto possível.
  11. O marco regulatório deve especificar mecanismos de conformidade e estabelecer sistemas para sua aplicação. Isso deve incluir definições claras de sanções e pode incorporar um sistema para registrar reclamações.
  12. Todos os marcos regulatórios devem incluir um sistema de monitoramento para garantir o cumprimento dos objetivos estabelecidos nas políticas nacionais, usando indicadores claramente definidos.

Os marcos regulatórios também devem incluir um sistema para avaliar o impacto e a eficácia das políticas em sua finalidade geral, usando indicadores claramente definidos.

Os Estados membros são encorajados a reunir informações existentes sobre a magnitude, a natureza e os efeitos da promoção de alimentos destinados a crianças em todo o território nacional. Eles também são incentivados a apoiar mais pesquisas nesta área, especialmente aqueles que são direcionados para implementar e avaliar políticas para reduzir o impacto sobre as crianças de comercialização de alimentos ricos em gorduras saturadas, trans-graxos tipo ácidos, açúcares livres ou sal.

Testes e exames

O profissional de saúde fará um exame físico e fará perguntas sobre o histórico médico, os hábitos alimentares e a rotina de exercícios do seu filho.

Exames de sangue podem ser feitos para procurar problemas de tireoide ou endócrinos, o que poderia levar ao ganho de peso.

Os especialistas em saúde infantil recomendam que as crianças sejam avaliadas quanto à obesidade até os 6 anos de idade. O índice de massa corporal (IMC) do seu filho é calculado usando a altura e o peso. Um provedor usa uma fórmula IMC projetada para crianças em crescimento, a fim de calcular a gordura corporal de seus filhos.

Tratamento

APOIE SEU FILHO

O primeiro passo para ajudar seu filho a alcançar um peso saudável é consultar o médico de seu filho. O médico pode ajudá-lo a estabelecer metas saudáveis ​​de perda de peso e ajudar no monitoramento e suporte.

Tente reunir toda a família fazendo mudanças de comportamento saudáveis. Planos para perder peso em crianças se concentram em hábitos de vida saudáveis. Isso é bom para qualquer um, mesmo que perder peso não seja o objetivo principal.

Ter o apoio de amigos e familiares de amigos e familiares também pode ajudar seu filho a perder peso.

MUDAR O ESTILO DE VIDA DO SEU FILHO

  • Comer uma dieta balanceada significa que o seu filho consome os tipos certos e quantidades de alimentos e bebidas para manter seu corpo saudável.
  • Conheça o tamanho das porções para a idade do seu filho, para que ele receba nutrição suficiente sem comer demais.
  • Compre alimentos saudáveis ​​e mantenha-os disponíveis para o seu filho.
  • Escolha uma variedade de alimentos saudáveis ​​de cada um dos grupos de alimentos e coma alimentos de cada grupo em cada refeição.
  • Saiba mais sobre como comer de forma saudável e comer fora.
  • Escolhendo lanches saudáveis ​​e bebidas para seus filhos é importante.
  • Frutas e legumes são boas escolhas para lanches saudáveis. Eles estão cheios de vitaminas e são baixos em calorias e gordura. Alguns biscoitos e queijos também são bons petiscos.
  • Reduzir os lanches de fast food, como batatas fritas, doces, bolos, biscoitos e sorvetes. A melhor maneira de impedir as crianças de comer fast food ou outros lanches não saudáveis ​​é não ter esses alimentos em casa.
  • Evite refrigerantes, bebidas esportivas e águas com sabor, especialmente aquelas preparadas com açúcar ou xarope de milho. Estas bebidas são ricas em calorias e podem levar ao ganho de peso. Se necessário, escolha bebidas com adoçantes artificiais (sintéticos).
    Certifique-se de que as crianças tenham a oportunidade de se envolver em atividades físicas saudáveis ​​todos os dias.
  • Os especialistas recomendam que as crianças façam 60 minutos de atividade moderada todos os dias. Atividade moderada significa que você respira mais profundamente do que quando está em repouso e que seu coração bate mais rápido que o normal.
  • Se seu filho não é um atleta, encontre maneiras de motivá-lo a ser mais ativo.
    Incentive as crianças a brincar, correr, andar de bicicleta e praticar esportes durante seu tempo livre.
  • As crianças não devem assistir a mais de duas horas de televisão por dia.

O QUE MAIS PENSAR?

Fale com o seu médico antes de dar suplementos ao seu filho ou fitoterapia para perder peso. Muitas alegações feitas por esses produtos não são verdadeiras e alguns suplementos podem ter sérios efeitos colaterais.

Medicamentos para perda de peso não são recomendados para crianças.

Atualmente, a cirurgia bariátrica está sendo realizada em algumas crianças, mas somente depois que elas completam seu crescimento.

Complicações possíveis

Uma criança com excesso de peso ou obesa é mais propensa a ter excesso de peso ou obesidade quando adulta. As crianças obesas estão agora desenvolvendo problemas de saúde que costumavam ser vistos apenas em adultos. Quando esses problemas começam na infância, eles geralmente se tornam mais sérios quando a criança se torna um adulto.

Crianças com obesidade correm o risco de apresentar esses problemas de saúde:

  • Glucose (açúcar) alta no sangue ou diabetes.
  • Hipertensão arterial (hipertensão).
  • Colesterol e triglicerídeos elevados no sangue (dislipidemia ou gorduras altas no sangue).
  • Ataques cardíacos devido a doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral.
  • Mais tarde na vida.
  • Problemas ósseos e articulares: mais peso coloca pressão nos ossos e articulações. Isso pode levar à osteoartrite, uma doença que causa rigidez e dor nas articulações.
  • Parar de respirar durante o sono (apneia do sono). Isso pode causar fadiga diurna ou sonolência, pouca atenção e problemas no trabalho.
  • Meninas obesas são mais propensas a não ter períodos menstruais regulares.
  • Crianças obesas geralmente têm baixa autoestima. Eles são mais propensos a ficarem irritados ou intimidados e podem ter dificuldade em fazer amigos.