Skip to main content

O artigo de hoje será para sabermos mais sobre o Sulfato de Neomicina, principalmente combinado à Bacitracina Zíncica. Acompanhe conosco agora mesmo!

sulfato de neomicina 1

O princípio ativo é utilizado como suspensão, creme dermatológico ou pomada e é fabricado por diversos laboratórios em todo país. Entre eles podemos citar: Bacineo da Luper, Bismu-Jet da Germed Pharma, Derms da União Química, entre outros.

 

Sulfato de Neomicina também está devidamente registrado na ANVISA, na classe terapêutica de anti-infecciosos tópicos.

 

Quais as principais indicações de Sulfato de Neomicina?

No tratamento de infecções bacterianas da pele e de mucosas, causadas por micro-organismos sensíveis:

 

  • Piodermites;
  • Impetigo
  • Eczemas infectados
  • Otite externa, 
  • Infecções da mucosa nasal
  • Furúnculos
  • Antraz
  • Ectima
  • Abscessos
  • Acne infectada
  • Intertrigo
  • Úlceras cutâneas
  • Queimaduras infectadas.

 

Na profilaxia de infecções cutâneo-mucosas decorrentes de ferimentos cortantes (inclusive cirúrgicos), abrasões, queimaduras pouco extensas, dentre outros.

 

O que esperar do mecanismo de ação deste medicamento? 

Os principais objetivos no tratamento das lesões da pele e de mucosas são a prevenção e/ou tratamento das infecções, assim como uma cicatrização adequada. 

 

A utilização de antibioticoterapia tópica apresenta como vantagens a facilidade de aplicação, altas concentrações da substância no local da lesão, menor risco de desenvolvimento de resistência bacteriana e mínima incidência de eventos adversos. Além disto, a terapia antimicrobiana tópica permite um melhor controle da colonização microbiana, reduzindo a formação de crostas, as quais facilitam a manutenção da infecção, prevenindo, assim, o desenvolvimento de infecções mais graves.

 

A associação de bacitracina zíncica com neomicina no Sulfato de Neomicina + Bacitracina atinge, praticamente, todos os critérios de uma antibioticoterapia tópica ideal, uma vez que apresenta atividade bactericida, com amplo espectro de ação (abrangendo as bactérias gram-negativas e gram-positivas encontradas na pele e mucosas), ausência virtual de absorção tópica, boa tolerabilidade tissular (raramente ocasiona reações de sensibilidade). 

 

Além do mais, os antibióticos presentes no Sulfato de Neomicina + Bacitracina raramente são utilizados por outras vias de administração, o que diminui a probabilidade de desenvolvimento de resistência bacteriana.

 

Estudo prospectivo, randomizado demonstrou a eficácia do uso de antibióticos tópicos em pacientes com lacerações de pele. Observou-se que nos pacientes que utilizaram bacitracina zíncica tópica, a taxa de infecção foi de apenas 5,5%, e de 4,5% naqueles que utilizaram a uma associação de antimicrobianos, dentre os quais a bacitracina zíncica e a neomicina. Em outro estudo comparativo, avaliou-se a eficácia do uso da associação neomicina / bacitracina zíncica com um composto iodado na preparação pré-cirúrgica da pele (n=540 pacientes).

 

A associação neomicina / bacitracina zíncica reduziu significantemente o número de colônias (p< 0,005), uma vez que apenas 2,2% dos pacientes tratados com esta associação apresentaram contagem de colônias no pós-operatório vs. 3,6% dos pacientes tratados com o composto iodado, indicando uma inibição prolongada. 

 

Em pacientes com enxertos de pele (n=52), a associação de neomicina (1g/L), bacitracina zíncica (50.000 U/L), nitrato de prata 0,5% e solução de Ringer lactato reduziu o número de infecções levando a uma menor perda dos enxertos (p< 0,05), tanto em queimaduras extensas (> 40% da superfície corporal), quanto em queimaduras menores (20-40%).

 

Sulfato de Neomicina associado à Bacitracina Zíncica possui contraindicações?

 

Não deve ser usado nos casos de hipersensibilidade à neomicina ou a outros antibióticos aminoglicosídeos, na insuficiência renal grave, em lesões preexistentes no aparelho auditivo ou no sistema labiríntico; durante a gravidez ou a amamentação.

 

Não deve ser utilizado em bebês prematuros e em recém-nascidos, pela função renal pouco desenvolvida, o que leva ao prolongamento da meia-vida do produto e, também, pela potencial ototoxicidade e nefrotoxicidade deste medicamento.

 

Este medicamento está contraindicado para uso por bebês prematuros, recém-nascidos e lactantes.

Quais cuidados devo ter e quais as advertências de uso deste medicamento?

Se você tiver doenças neuromusculares, como por exemplo, Myasthenia gravis e utilizar medicamentos relaxantes musculares ao mesmo tempo, somente use sulfato de neomicina + bacitracina zíncica após a avaliação do seu médico. 

 

Se você já usou antibióticos aminoglicosídeos (por exemplo, a canamicina e/ou a estreptomicina) ou se você usa ao mesmo tempo neomicina + bacitracina zíncica e outros antibióticos aminoglicosídeos, somente use este medicamento após a avaliação do seu médico, pois pode haver uma maior chance de aparecerem efeitos colaterais. 

 

Se você aplicar este medicamento em grandes feridas na pele, pode haver uma maior absorção do medicamento para o sangue. Nos casos em que esta absorção é muito grande, e principalmente se você já tem problemas na função dos rins, ou se você usa outros medicamentos que podem alterar a função dos rins ou da audição, podem ocorrer eventualmente problemas nos rins ou de audição. 

 

Este medicamento não deve ser usado nos olhos. 

Precauções 

Gravidez e amamentação 

Se você estiver grávida, não deve utilizar este medicamento sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. 

 

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. 

Idosos 

Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso deste medicamento caso você seja idoso. 

Interações medicamentosas de Sulfato de Neomicina

Pelo risco de danos ototóxicos e nefrotóxicos, é importante evitar o uso simultâneo com outras drogas potencialmente prejudiciais aos ouvidos ou aos rins, tais como os antibióticos aminoglicosídeos, as cefalosporinas, a anfotericina B, a ciclosporina, o metoxiflurano ou os diuréticos de alça.

 

Os antibióticos aminoglicosídeos podem potencializar muito a ação de relaxantes musculares.

 

Instruções de uso, dosagem e posologia de Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica?

Informações para abertura do lacre

  1. Gire a tampa em sentido anti-horário, até sua completa remoção.
  2. Remova o lacre de alumínio.
  3. Insira novamente a tampa e gire em sentido horário até travar.
  4. Empurre a aba da tampa para cima e utilize a pomada.

Posologia 

Aplicar sobre a região afetada uma fina camada do produto, 2 a 5 vezes ao dia com o auxílio de uma gaze. O tratamento deve ser mantido por 2 a 3 dias, após os sintomas terem desaparecido.

 

Quando aplicado em grandes áreas ou em queimaduras, o tratamento deve ser realizado durante poucos dias (no máximo 8 a 10 dias), pelo risco de absorção sistêmica da neomicina.

 

Antes de aplicar o produto, lavar a região afetada com água e sabão, e secar cuidadosamente o local. Depois da aplicação, pode-se proteger a região tratada com gaze.

sulfato de neomicina 3

Características Farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas

O Sulfato de Neomicina determina um erro na leitura do código genético da bactéria, interferindo na síntese de suas proteínas. A bacitracina zíncica inibe a biossíntese da parede celular bacteriana. Portanto, quando a neomicina e a bacitracina zíncica são utilizadas de forma associada, alteram a síntese bacteriana através de duplo mecanismo de ação. Observa-se um efeito sinérgico destes dois componentes bactericidas, por exemplo, contra o crescimento de estreptococos, enterococos, pneumococos e algumas cepas de estafilococos.

 

A neomicina é eficaz contra bactérias gram-positivas, e particularmente contra as gram-negativas. O espectro de ação da bacitracina zíncica compreende principalmente as bactérias gram-positivas e algumas bactérias gram-negativas.

Propriedades Farmacocinéticas

Sulfato de Neomicina + Bacitracina é um produto que contém dois antibióticos de uso local e não deve ser administrado por via sistêmica.

 

As substâncias ativas neomicina e bacitracina zíncica são muito pouco absorvidas após aplicação tópica sobre a pele íntegra ou lesada, e sobre as membranas mucosas. Conseqüentemente, obtêm-se altas concentrações dos princípios ativos no local de aplicação.

 

Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica possui efeitos colaterais?

Reação comum (> 1/100 e < 1/10)

Podem ocorrer reações alérgicas locais, limitadas ao local de aplicação em cerca de 1,5% dos pacientes.

 

Como a dose recomendada é baixa, geralmente não se espera nenhum efeito tóxico. Porém, nos casos de intensa superdose, podem ocorrer efeitos ototóxicos que podem resultar na perda completa da audição.

 

Quando o produto é absorvido sistemicamente, sulfato de neomicina pode causar insuficiência renal, danos no aparelho auditivo e no sistema labiríntico. Embora o dano renal (albuminúria, aumento do nitrogênio não protéico e cilindrúria) seja reversível, os danos no aparelho auditivo não o são. 

 

Deve-se lembrar que os danos preexistentes no parênquima renal, com conseqüente redução da filtração glomerular, podem levar ao aumento dos níveis séricos de antibióticos e, assim, a efeitos deletérios no aparelho auditivo. Também podem ocorrer bloqueios neuromusculares, parestesias e dores musculares.

 

Em casos de eventos adversos, notifique à empresa e ao Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária – Notivisa, disponível em https://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmCadastro.asp, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

 

Instruções de armazenamento, data de validade e características de Sulfato de Neomicina+Bacitracina Zíncica

Você deve manter este medicamento em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação. 

 

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. 

 

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. 

 

Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica apresenta-se na forma de uma pomada de uso tópico, de cor branca a levemente amarelada. 

 

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. 

 

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

 

O que deve-se fazer quando esquecer de usar este medicamento? 

 

Caso você tenha esquecido de aplicar uma dose, aplique o medicamento assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima dose, aguarde e aplique somente uma única dose. Não aplique duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida. 

 

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

 

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento? 

Superdosagem

 

É pouco provável que ocorra um quadro de intoxicação com o uso de sulfato de neomicina+bacitracina zíncica, quando as doses e a forma de aplicação são feitas de forma adequada. No entanto, caso o medicamento seja usado em quantidade excessiva, lave a região imediatamente com água e sabão neutro, e seque com gaze ou pano limpo. Procure assistência médica, caso apareçam reações indesejáveis. 

 

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Benefícios do uso de antibióticos tópicos

Antimicrobianos tópicos têm sido usados no tratamento de infecções dermatológicas comuns, de leve a moderada intensidade, por serem administrados proximamente ao local de lesão e apresentarem menor potencial de risco. Embora com limitada evidência, mostram-se tão eficazes quanto os antimicrobianos sistêmicos em uma série de infecções de pele e tecidos moles. 

 

Quando administrados na pele, os antimicrobianos primeiro atingem o órgão-alvo, em concentrações decrescentes da superfície da pele para o subcutâneo, depois sendo distribuídos pelo organismo em quantidades variáveis e, finalmente, eliminados. Para infecções em derme profunda e tecido subcutâneo, é necessário determinar as concentrações capazes de efetivamente erradicar a infecção ali causada. 

 

Depois da aplicação tópica de pequenas quantidades do produto diretamente no local de lesão, alcançam-se altos níveis locais que seriam tóxicos se provenientes de administração sistêmica. 

 

Entre as maiores vantagens, podemos destacar:

 

  • Facilidade de administração
  • Redução potencial de reações adversas sistêmicas
  • Maior probabilidade de adesão ao tratamento
  • Mais rápida liberação de adequadas concentrações no local de infecção
  • Menor custo (dependendo do agente usado)

 

Podemos concluir por meio de diversos estudos no meio que:

 

  • Antimicrobianos tópicos mostram eficácia similar à dos antimicrobianos sistêmicos no tratamento de infecções dermatológicas comuns de leve a moderada intensidade. 

 

  • Antimicrobianos tópicos apresentam menor risco de potenciais efeitos adversos em comparação a antimicrobianos sistêmicos. 

 

  • Antimicrobianos tópicos não são isentos do risco de desenvolvimento de resistência microbiana, sendo sua eficácia afetada por ele. 

 

  • Antimicrobianos tópicos têm comparável eficácia à dos anti-sépticos em algumas das infecções bacterianas de pele. 

 

  • Há insuficiente evidência que fundamente o benefício clínico do uso profilático de antimicrobianos na prevenção de infecções cutâneas. 

 

  • Apesar de propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas favoráveis, desestimula-se o uso continuado e não-racional de antimicrobianos tópicos pelo potencial de desenvolvimento de resistência microbiana.

sulfato de neomicina 2 1

Onde comprar Sulfato de Neomicina+Bacitracina Zíncica?

Você sabia que no Cliquefarma, nós disponibilizamos para você diversos medicamentos em todas as farmácias da sua região? Aqui você consegue pesquisar os melhores preços e condições de entrega de Sulfato de Neomicina+Bacitracina direto na sua casa. Busque agora mesmo!

 

Já teve alguma experiência fazendo uso deste medicamento? Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<