Skip to main content
Avalie esse post

Quando o assunto é sobre a escovação de dentes infantil, os cuidadores das crianças pequenas sentem uma grande preocupação em falar sobre esse tema e tem um grande anseio em ter todas as suas dúvidas sanadas para o bom cuidado da saúde bucal dos seus filhos.

Não é segredo para ninguém (nem para o pai, nem para a mãe e nem mesmo para nenhum outro cuidador) que fazer da escovação infantil um hábito diário na vida das crianças, pode ser uma grande e difícil missão para todos os seus cuidadores.

Isso porque, as crianças vão demorar muito para entender a verdadeira importância da escovação dos dentes, tomando ciência da sua importância, somente na fase da sua adolescência ou da sua vida adulta. Porque as crianças vão querer escovar os dentes se podem brincar ou fazer qualquer outra coisa? (certamente é isso que elas pensam). 

E é por conta disso, que os cuidadores precisam fazer com que as crianças peguem o gosto pela escovação dos dentes e, para ajudá-las nessa difícil missão, a marca de produtos Colgate criou a linha de produtos e cremes dentais Colgate Tandy, que ajuda na saúde bucal dos pequenos e, muito além de cuidar dos dentes, faz do momento da escovação dos dentes um momento muito mais divertido e de interação entre pais e filhos.

Ninguém falou que a hora de escovar os dentes necessariamente precisava ser chata e tediosa, não é mesmo? O próprio site da colgate disponibiliza diversos jogos e brincadeiras para os pequenos, visando deixar esse momento muito mais feliz e digno de ser considerado como um dos momentos mais gostosos do dia.  

Por isso, dado a importância da escovação dos dentes e pensando em formas de transformar a vida dos pequenos, no artigo de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre o creme dental da marca Colgate, Creme dental Colgate Tandy, que promete mudar de uma vez a hora da escovação dos dentes dos pequenos de todo o Brasil. Gostou da ideia? Então vem agora mesmo com a gente saber mais! 

Conhecendo um pouco mais sobre o Creme dental Colgate Tandy

O creme dental da marca Colgate, Tandy oferece uma incrível proteção contra as cáries para todas as crianças por meio da escovação diária mecânica. A sua poderosa fórmula conta com um alto percentual de flúor ativo, que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes dos pequenos, os deixando sempre mais fortes e muito mais protegidos dos perigos que podem acometer a região da boca e a sua saúde. 

Por possuir um sabor característico de frutas (morango, tutti frutti, etc), ele consegue facilmente agradar as crianças, ajudando muito para que elas tenham um bom hábito de escovação no seu dia a dia.

Muito além de apenas limpar os dentes e a boca, o Creme dental Colgate Tandy chegou ao mercado para alegrar as crianças, transformando um momento tedioso em um momento muito mais feliz e saboroso (lembrando que as crianças não podem engolir o creme dental Tandy, viu?).  

Portfólio de produtos da marca Colgate da linha Tandy

Os produtos desenvolvidos pela marca Colgate, disponíveis na linha Creme dental Colgate Tandy, são:

  • Gel Dental Colgate Tandy Tutti Frutti 50g;
  • Gel Dental Colgate Tandy Morango 50g;
  • Gel Dental Colgate Tandy Uva Ventura 50g;
  • Gel Dental Colgate Tandy Chiclete 50g;
  • Kit Escova Dental Colgate Tandy Com 2 Unidades (escova de dente feita pensando nas crianças acima de 5 anos de idade, pois não atrapalha na formação dos seus dentes. Escolha de escova de dentes ideal para as crianças que possuem uma combinação de dentes de leite e permanentes).

Os produtos infantis da marca Colgate ajudam a transformar o momento da escovação em algo divertido para as crianças. Alguns outros produtos da marca Colgate que foram desenvolvidos visando os cuidados com os dentes e a saúde bucal dos pequenos, são:

  • Creme dental Colgate Smiles Mulher Maravilha com sabor de Bubble Fruit (conta com tampa de abertura rápida e fácil de usar);
  • Escova dental Colgate Smiles Batman (conta com diversas cerdas multiníveis para uma limpeza mais profunda e eficaz nos dentes de leite e permanentes);
  • Gel Dental Colgate® Smiles Minions™ sabor Tutti Frutti (ajuda a fortalecer e proteger os dentes dos pequenos que estão em desenvolvimento).
  • Escova Dental Colgate® Smiles Mulher Maravilha™ 6+ Anos (conta com suas cerdas extras muito mais macias para proteger a gengiva do pequeno);
  • Escova de dente + Gel Dental Colgate® Smiles Minions™ 6+ Anos sabor Tutti Frutti (combo de beleza e de cuidados bucais para os pequenos, a escova de dente conta com a sua cabeça mais compacta para a boca pequena das crianças);
  • Colgate® Pró Cuidado (conta com um poderoso e potente limpador de língua Twister para ajudar na remoção das bactérias causadoras de mau hálito bucal);
  • Escova Dental Colgate® Smiles Minions™ (conta com uma incrível base de sucção para que a escova fique em pé);
  • My First Colgate® 0 A 2 Anos (indicada para as crianças de 0 a 2 anos, com sabor de fruta suave);
  • My First® Colgate® Sem Flúor 0 A 2 Anos (indicada para as crianças de 0 a 2 anos, com sabor de fruta suave);
  • Creme dental Colgate® Smiles Batman com sabor de Bubble Fruit;
  • Enxaguante Colgate® Smiles Minions™ (indicado apenas para as crianças com mais de 6 anos, Fun Bello™ Bubble Fruit®, com sabor de chiclete de frutas que as crianças irão gostar).

Lembrando que as escovas de dentes, sejam elas para o público adulto ou até mesmo para o público infantil, devem sempre ser trocadas de 3 em 3 meses. É indicado que os cuidadores optem por escovas de dentes com cabos antiderrapantes para os pequenos e que também contem com cerdas mais macias, como as disponibilizadas pela marca Colgate. 

Qual é o creme dental mais indicado para ser usado pelas crianças? 

O Creme dental Colgate Tandy, da marca de produtos de beleza, saúde e bem-estar Colgate, é o creme dental mais indicado para ser usado pelas crianças com mais de 6 anos de idade. A sua fórmula é cientificamente testada, trazendo muito mais saúde e bem estar para a vida dos pequenos. 

Com qual idade uma criança pode começar a usar o Creme dental Colgate Tandy para a limpeza dos seus dentes?

O uso do Creme dental Colgate Tandy é indicado para ser feito por crianças de seis até os nove anos de idade. Crianças com menos de seis anos e acima dos nove anos, devem ser orientadas a passar por um profissional dentista para que o creme dental correto para elas seja devidamente prescrito. 

Quais são os benefícios do uso correto e contínuo do Creme dental Colgate Tandy pelos pequenos?

O Creme dental Colgate Tandy garante para a criança uma escovação e limpeza completa com dentes muito mais saudáveis, baixa abrasividade, um sabor delicioso e refrescante de morango (ou alguma outra fruta) e uma embalagem super divertida, que conta com um incrível jogo da memória ou até mesmo com um lindo desenho para pintar! E vale lembrar que o site da colgate também disponibiliza muitos jogos e brincadeiras legais para os pequenos que cuidam da sua saúde bucal, viu?

Quanto de flúor existe em cada creme dental da linha Creme dental Colgate Tandy para crianças?

Cada creme dental da linha Creme dental Colgate Tandy conta com uma fórmula que traz 1100 ppm de flúor em cada embalagem unitária, que é a quantidade indicada pela Associação Brasileira de Odontopediatria.

Os bebês pequenos podem usar um creme dental que conte com a substância do flúor?

Não, e por conta disso mesmo, como vimos acima, que o creme dental da marca Creme dental Colgate Tandy não é indicado para ser usado pelos bebês. Para os bebês com até dois anos de vida, é indicado sim, que haja escovação dos dentes, mas com um creme dental que não contenha nenhum flúor ou com uma quantidade mínima de flúor na sua fórmula.

Com quantos anos pode começar a escovar os dentes do bebe?

Os dentes dos bebês podem começar a ser escovados quando eles estiverem com 6 meses de vida. A própria Associação Brasileira de Odontologia (ABO) faz a orientação para todos os cuidadores de que a escovação dos dentes deve começar a ser feita quando o primeiro dente do bebê nascer, e isso ocorre normalmente quando o bebê está com 6 meses de vida. Vale ressaltar que, mesmo que os primeiros dentinhos do pequeno sejam apenas temporários, eles precisam ser devidamente higienizados. Todo o cuidado é pouco, dado que os pequenos podem sim, ser acometidos pelas cáries se os seus dentes de leite não forem bem cuidados. 

Vale ressaltar que com 6 meses de vida, os bebês passam por diversas transformações, dentre elas podemos ressaltar:

  • Introdução da alimentação junto ao leite materno (que não deve parar de ser dado para o bebê);
  • Começo do nascimento dos dentes de leite;
  • Começo da escovação dos seus dentes.

Qual a quantidade de Creme dental Colgate Tandy correta que deve ser usada para a higienização bucal e dental dos bebês?

De modo geral, os adultos devem escovar os seus dentes com uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha. Já os bebês e até mesmo as crianças, podem escovar os seus dentes com o Creme dental Colgate Tandy na quantidade de um grão de arroz.

Uma criança pode ter os seus dentes escovados com um creme dental para adulto?

Essa ação não é recomendada, dado que o Creme dental Colgate Tandy contém a quantidade de flúor certa para o público infantil e suas reais necessidades. É muito difícil que os cuidadores saibam, a olho nu, qual a quantidade de creme dental para adultos que deve ser usada para escovar os dentes dos pequenos, sem exagerar na quantidade de flúor que será ministrada. 

Com que idade uma criança pode usar o enxaguante bucal na sua higiene diária?

O Enxaguante Colgate® Smiles Minions™ é indicado para ser usado apenas por crianças com mais de 6 anos de idade, dado que elas já sabem cuspir o produto. O seu uso diário, pelo menos em uma escovação do dia, ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes da criança e oferece uma incrível proteção contra as cáries.

Para crianças com menos de 6 anos de idade, o uso do enxaguante bucal não é indicado, a menos que seja prescrito pelo seu dentista. 

Alguns cuidados essenciais que os pequenos devem ter com a saúde dos seus dentes e com a sua saúde bucal em geral

O grande acesso atual à informação sobre a saúde bucal e a alta preocupação dos cuidadores para que as crianças não precisem sofrer com dores de dente no seu futuro, resulta em um número muito grande de crianças que são atendidas todos os dias nos consultórios de odontologia de todo o Brasil. E é claro que essa notícia é muito mais do que excelente para todos os envolvidos, tanto para os pais, quanto para os dentistas, mas, sem sombra de dúvidas nenhuma, principalmente para os pequenos! Quanto mais cedo uma criança tiver acesso aos tratamentos e avaliações dos dentistas, menos problemas com os dentes ela terá na sua vida adulta, dado que ela poderá contar com um excelente acompanhamento contínuo.  

Pensando em ajudar os cuidadores que realmente se preocupam com os pequenos, nos tópicos a seguir, iremos trazer algumas dicas essenciais de como os pequenos podem cuidar dos seus dentes, evitando assim, que precisem ir ao dentista com uma maior frequência e com dores de dente (melhor deixar marcada a ida para o dentista apenas no dia da consulta de rotina, não é mesmo?). E, logo abaixo, iremos trazer algumas dicas de como os pais podem interferir, isso de maneira positiva, na boa saúde bucal dos seus filhos.

Fazendo uma limpeza completa dos dentes e também de toda a boca

Os pequenos devem se atentar em fazer a limpeza correta dos seus dentes e também de toda a sua boca (gengiva, língua e bochechas), sempre contando com uma escova de dentes pequena e macia, com a ajuda do fio dental e também com o Creme dental Colgate Tandy. 

Um ponto muito importante que vale a pena ser ressaltado, é o de que a limpeza dos dentes dos pequenos, deve ocorrer na mesma frequência que a limpeza bucal que é feita pelos adultos (pelo menos 3x ao dia, todos os dias, depois de cada refeição principal: café da manhã, almoço e jantar). 

As crianças com menos de 7 anos de idade, devem deixar que os seus pais escovem os seus dentes e façam a higiene da sua boca, dado que elas ainda não têm maturidade o suficiente para fazer corretamente essa ação. Depois dos 7 anos de idade, a criança já se encontra muito mais preparada para fazer a sua própria higienização bucal sozinha, mas ainda assim, um adulto responsável por ela deve sempre ficar de prontidão no banheiro supervisionando essa limpeza. 

Os cuidadores devem levar a criança de maneira regular para o dentista e, se tiverem qualquer dúvida para sanar, elas devem ser ditas para o profissional, que já está acostumado com a preocupação dos cuidadores com a saúde bucal dos pequenos. Vale ressaltar também que o uso do enxaguante bucal só pode ser feito pelos pequenos se for prescrito pelo dentista. As crianças que não sabem cuspir e nem mesmo bocejar, em hipótese alguma devem fazer uso do enxaguante bucal.  

Cuidados com a alimentação correta e saudável da criança 

Para manter a boa saúde dos seus dentes e também da sua boca em dia, a criança deve sempre buscar se alimentar da maneira correta e mais equilibrada. Vale lembrar que o responsável pela sua correta alimentação, são sempre os seus cuidadores. 

Os cuidadores devem oferecer para as crianças se alimentarem muitas frutas, verduras e até mesmo uma boa quantidade de carne na sua alimentação. Os deliciosos chicletes até mesmo podem ser dados para os pequenos mastigarem (sempre lembrando que crianças com menos de 3 anos de idade jamais devem mascar chicletes, a idade ideal para que uma criança tenha acesso a esse doce é com 7 ou até mesmo 8 anos de idade). E, para garantir a boa saúde dos dentes, devem ser oferecidas às crianças as opções de chicletes que não contenham açúcar na sua fórmula e alimentos com pouco açúcar e amido na sua formulação.

O consumo das carnes e das frutas pelos pequenos, tem até mesmo uma outra missão ainda mais especial, que é a de ajudar para que os dentes de leite do pequeno sejam estimulados, com a ajuda desses alimentos, o dente de leite ficará mole mais rapidamente e irá cair na época que for apropriada e mais saudável para a sua boca. Lembrando que os dentes de leite dos pequenos sempre devem ser deixados para cair naturalmente, nunca devendo ser puxado. 

Falando ainda nos dentes de leite…

Falando agora sobre os dentes de leite que foram mencionados no tópico anterior, vale ressaltar que é muito importante que os pais incentivem os pequenos a higienializar da maneira correta os seus dentes de leite, como se eles já fossem os seus dentes fixos que logo estarão chegando. 

As crianças, e até mesmo os adultos, podem não dar a devida importância e limpeza para o dente de leite, dado que muito rapidamente esse dente vai cair. Mas, o ponto mais importante que os cuidadores devem se lembrar e repassar para os pequenos, é que um dente de leite (mesmo que vai cair), que tem uma cárie, dói muito (da mesma maneira que um dente permanente com uma cárie)! Se a criança não tiver o devido cuidado com o dente de leite, certamente ele trará muitos problemas para ela no futuro, com dores e incômodos. 

A dica aqui é: os cuidadores devem estimular a criança a cuidar do seu dente de leite como se ele fosse um dente permanente o quanto antes! Com essa estimulação precoce sendo feita pelos cuidadores, a criança irá se atentar ainda mais em cuidar dos seus dentes e, no futuro não tão distante, não irá sofrer com problemas nos dentes que podem ser causados pela má higienização da região específica. 

Visita regular ao profissional dentista

Essa dica é muito importante de ser levada em consideração pelas crianças e, principalmente, pelos cuidadores adultos que são responsáveis pelas crianças e que também precisam ir regularmente ao dentista fazer uma avaliação do seu estado de saúde bucal em geral. 

O mais indicado, é que o profissional dentista seja visitado de seis em seis meses, sem desculpas, tanto pelos adultos, quanto pelas crianças! Se a criança possuir um aparelho, é ainda mais fácil que essa visita seja feita, dado que ela precisa ir mensalmente ao dentista para fazer a manutenção do seu aparelho, tendo uma visita rápida nesse momento. A visita ao profissional dentista é assim tão importante, dado que apenas esse profissional consegue identificar as cáries nos dentes, a gengivite na gengiva e outros problemas bucais de maneira rápida, agilizando para que o melhor tratamento seja iniciado o quanto antes, evitando dessa maneira que o pequeno tenha que sentir dor sem necessidade. O acompanhamento referente à erupção dos dentes também é muito importante de ser feito por esse profissional, dado que ele irá avaliar o crescimento e também o desenvolvimento natural dos ciclos dos dentes dos pequenos.

Cuidando dos dentes até mesmo na hora de brincar

É claro que não vamos dizer de modo algum por aqui que as crianças não devem brincar e se divertir muito no seu dia a dia, mas o importante é que elas brinquem de maneira saudável, evitando sempre as brincadeiras que possam causar um grande impacto no seu corpo, e no seu dente, ou até mesmo as brincadeiras que envolvam as corridas em locais que são muito perigosos. Nas crianças, na hora de um tombo proveniente de uma brincadeira, muito além da dor e dos machucados pelo corpo, é muito comum que os dentes possam acabar se quebrando durante a queda, dado que eles são a porta de entrada para o chão.  

O mais indicado para essas situações, é que o profissional dentista sempre seja procurado após uma queda do pequeno que tenha resultado em algum problema ou quebra do seu dente, e que os cuidadores adquiram um protetor bucal para a criança usar nos momentos que forem mais necessários (brincadeiras mais perigosas com os amigos).

Algumas dicas para os cuidadores acatarem na hora da higienização bucal e dental dos pequenos

Os cuidadores têm um papel muito importante e primordial na vida dos seus filhos para ajudar na sua boa saúde bucal e na saúde dos seus dentes. Alguns pontos que eles podem trabalhar para que essa ajuda seja ainda mais efetiva na vida dos pequenos, são:

  • Os cuidadores devem sempre estimular as crianças a comerem comidas verdadeiramente sólidas e mais saudáveis, como frutas, verduras e até mesmo as carnes. As comidas industrializadas devem ser evitadas (esse cuidado é necessário dado que o tipo de comida que é oferecida para os pequenos, acaba influenciando diretamente na aceleração ou na demora da queda dos dentes de leite dos pequenos);
  • Os responsáveis pela criança devem estimular nelas o hábito de limpar os dentes todos os dias (no mínimo 3x por dia, após as principais refeições);
  • A limpeza dos dentes deve ser feita diariamente pelos pequenos, mesmo quando eles têm apenas os dentes de leite na sua boca. Os cuidadores devem sempre elogiar os pequenos quando eles, por conta própria, se lembrarem de escovar os dentes e cuidarem da sua boa saúde bucal;
  • É de praxe dizer que o exemplo faz muito mais do que apenas a fala e por isso que, os cuidadores precisam sempre agir como verdadeiros espelhos positivos para os pequenos. Nada de apenas falar sobre a saúde bucal e não dar o exemplo, viu? Os cuidadores devem manter a sua saúde bucal impecável e em dia, para mostrar para os pequenos como que se faz na prática;
  • Para que os pequenos comecem a entender a importância de cuidar dos seus dentes e da sua boa saúde bucal, os cuidadores devem ensiná-los, desde sempre, de que a melhor maneira de evitar dores e problemas nos dentes no futuro, é cuidando de maneira preventiva dos seus dentes. Se os dentes não forem devidamente cuidados, em um futuro bem próximo, os pequenos podem sofrer com muita dor e até mesmo com a perda dos seus dentes. É importante que os cuidadores avisem os pequenos desses perigos de uma maneira bem clara e sem enrolações;
  • Um outro ponto muito importante de ser ressaltado é que os pais devem apresentar o profissional dentista para as crianças como um grande amigo e aliado nos momentos mais difíceis, e não como um inimigo. Sabemos que é muito tentador ameaçar uma criança (ainda mais se ela estiver fazendo muito arte e desobedecendo), com uma ida ao dentista se ela não obedecer. Mas essa ferramenta também pode ser muito prejudicial, dado que a criança vai se comportar muito mal quando tiver que realmente ir ao dentista, pegando aversão a esse profissional (aversão essa que pode até mesmo acompanhá-la na vida adulta). Dado essa informação, de modo algum os cuidadores devem associar a ida ao dentista a dor e até mesmo a um castigo para o pequeno. A ida ao dentista só está visando o cuidado com a boa saúde, nada mais. 

Com essas dicas acima sendo acatadas, é muito mais fácil que os adultos ajudem de maneira efetiva a cuidar da boa saúde bucal e dental dos pequenos. 

Creme dental Colgate Tandy – os dentes dos pequenos mais fortes e muito mais protegidos

Nada melhor do que poder contar com uma linha completa de produtos que podem verdadeiramente ajudar na boa higienização dos dentes e da boca dos pequenos, não é mesmo? Então, para todos os cuidadores, que assim como nós, estão realmente preocupados com a boa saúde e higiene da boca do seu filho, que tal dar uma olhada agora mesmo no preço dos produtos da marca Colgate da linha Creme dental Colgate Tandy aqui no site da Cliquefarma?

Para isso, basta que os leitores cliquem no link ao lado para poder acessar as opções de cremes dentais da marca Creme dental Colgate Tandy e saber mais sobre o preço dos cremes dentais Colgate Tandy para a aquisição imediata! Com a ajuda desta maravilhosa linha de produtos voltados para a boa saúde dos dentes dos pequenos, eles poderão facilmente contar com um sorriso e uma boca ainda mais bonita e saudável todos os dias da sua infância, boca essa que os acompanhará para a vida adulta. E vale ressaltar por aqui também que, caso você leitor(a), tenha alguma dica, sugestão, crítica ou informação referente a linha de produtos da marca de cremes dentais Colgate Tandy Kids, já sabe o que fazer, não é mesmo?

É só comentar com a gente aqui embaixo. Por aqui, uma das nossas maiores satisfações, é ter o contato diário e o feedback de vocês, leitores e leitoras, sobre os nossos artigos e sugestões de produtos e medicamentos para enriquecer ainda mais o nosso dia a dia, todos os dias.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<