Skip to main content
Avalie esse post

O corpo humano é repleto de órgãos e glândulas que desempenham funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, resultando em nossa sobrevivência. Muitas pessoas se referem a tireoide como um problema ou uma doença. Mas na verdade a tireoide é uma glândula no nosso corpo que ajuda a manter o bom funcionamento do organismo em vários aspectos.

É uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão. Embora relativamente pequena, a glândula tireoide desempenha um papel importante em nosso corpo, influenciando a função de muitos dos órgãos mais importantes do corpo, incluindo o coração, cérebro, fígado, rins e pele.

Garantir que a tireoide esteja saudável e funcionando corretamente é de vital importância para o bem-estar geral do corpo.

Apesar de não ser um problema, alguns podem se desenvolver na tireoide e atrapalhar as suas funções.

Quando sua tireoide não funciona corretamente, pode afetar todo o seu corpo. Se o seu corpo produz hormônio tireoidiano em excesso, você pode desenvolver uma condição chamada hipertireoidismo.

Se o seu corpo produz muito pouco hormônio, isso se chama hipotireoidismo. Ambas as condições são graves e precisam ser tratadas por um médico.

É muito importante conhecer bem o nosso corpo para cuidar dele da forma correta e, para te ajudar a conhecer mais essa pequena glândula de grande importância, preparamos esse artigo que vai te apresentar aspectos importantes da tireoide.

Para que serve esse orgão?

A principal função da tireoide é realizar a produção de hormônios vitais para o desenvolvimento do corpo, metabolismo e crescimento. 

Em bebês, esses hormônios são muito importantes para o desenvolvimento do sistema esquelético e do cérebro. O funcionamento adequado da tireoide é essencial para o desenvolvimento geral das crianças, e para o bem-estar dos adultos a curto e longo prazo.

Veja a seguir mais detalhes a respeito das funções que essa glândula desempenha.

Hormônios da tireoide

Especialmente a tireoide regula o metabolismo do corpo. Sua função principal é produzir e liberar dois hormônios, que são a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). Esses hormônios principais ajudam a regular várias funções essenciais do corpo.

Veja a seguir algumas das funções que esses hormônios ajudam a regular:

  • Peso corporal
  • Força muscular e controle
  • Frequência cardíaca
  • Respiração
  • Perda óssea
  • Níveis de lipídios no sangue
  • Temperatura corporal
  • Ciclos menstruais
  • Gasto de energia
  • O sistema nervoso central 

O que distingue o hormônio T3 e T4 de outros hormônios é a sua composição com átomos de iodo. O hormônio T3 possui três átomos de iodo e o T4 possui quatro átomos de iodo.

Diante disso, a tireoide é a única glândula do corpo que possui capacidade de coletar iodo da corrente sanguínea e acrescentar aos hormônios da tireoide.

É importante ressaltar que o corpo humano não produz iodo naturalmente, por isso é essencial a ingestão suficiente de iodo por meio da dieta para manter o bom funcionamento da tireoide.

O que acontece em seu corpo

Os hormônios da tireoide exercem influência em todas as células e órgãos. Especificamente, o T3 controla diretamente a produção de várias proteínas feitas pelas células do seu corpo. T3 faz isso ligando-se ao DNA de uma célula.

O T4 e o T3 que circulam livremente no seu sangue estão disponíveis para entrar imediatamente nas células do seu corpo sempre que forem necessários, por exemplo, quando você está com frio ou quando o seu corpo está digerindo alimentos.

Parte do T4 dentro das células é convertido em T3 e parte do T3 se liga a receptores T3 específicos no núcleo da célula. Este T3 ligado faz com que o DNA nuclear estimule (ou iniba) a produção de proteínas específicas. 

Entre essas proteínas estão várias enzimas que, por sua vez, controlam o comportamento de muitas funções corporais importantes mencionadas acima, como a rapidez com que a comida é digerida, a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a rapidez com que as calorias são queimadas.

Embora os hormônios da tireoide regulem o DNA dessa maneira em todos os casos, diferentes células em seu corpo têm diferentes tipos de receptores T3 nucleares e em diferentes concentrações. Dessa forma, o efeito de T3 em uma célula é bastante variável de tecido para tecido e sob várias circunstâncias.

Todo esse processo é supervisionado por algo chamado glândula pituitária. Localizada no centro do crânio, abaixo do cérebro. A glândula pituitária monitora e controla a quantidade de hormônios tireoidianos na corrente sanguínea.

Quando a hipófise detecta uma falta de hormônios da tireoide ou um alto nível de hormônios em seu corpo, ela ajusta a quantidade com seu próprio hormônio. Este hormônio é chamado de hormônio estimulador da tireoide (TSH). O TSH será enviado para a tireoide e dirá à tireoide o que precisa ser feito para que o corpo volte ao normal.

Alimentos que auxiliam a glândula tireoide

Uma das melhores maneiras de garantir o funcionamento ideal da glândula tireoide é por meio dos alimentos que ingerimos. Muitos componentes em nossa dieta diária podem ajudar nossa tireoide a se manter equilibrada ou atingir um estado de equilíbrio se não estiver funcionando corretamente.

Iogurte

O iogurte é um dos melhores alimentos para a glândula tireoide. Os produtos lácteos, principalmente o iogurte, são muito nutritivos e ajudam a cumprir as necessidades de iodo do corpo. O iodo é necessário para o funcionamento ideal da tireoide.

Maçãs, peras e frutas cítricas

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio, um dos metais mais importantes que têm sido associados a problemas de tireoide.

Nozes e sementes

Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco têm sido associados a problemas de tireoide. Adicione as saladas ou mastigue-as como lanches para reabastecer seu corpo com zinco.

Leguminosas e Feijão

Feijões e leguminosas são ricos, não apenas em zinco, mas também em fibras. Estes ajudam a regular o sistema digestivo, especialmente a evacuação e a prevenir a prisão de ventre. O grão de bico é uma das opções mais saudáveis ​​para problemas de tireoide.

Chá Verde

O chá verde é conhecido em todo o mundo como um impulsionador do metabolismo. O chá verde contém catequinas, um tipo de antioxidante que força as células de gordura a liberar a gordura e ajuda o fígado a queimar o excesso de gordura.

Grãos Inteiros

O corpo gasta mais energia para digerir os grãos inteiros. O metabolismo aumenta com a fibra extra, pois o corpo tem que trabalhar mais para quebrar os grãos inteiros. Tente comer aveia, arroz integral, brotos, pão de grãos germinados e quinoa para acelerar o metabolismo e ajudar a glândula.

Abacate

Repleto de antioxidantes, gorduras boas, fibras e nutrientes essenciais, o abacate é obrigatório para quem tem uma tireoide com funcionamento desequilibrado.

Brócolis

O brócolis é rico em cálcio e vitamina C. Ele ajuda o corpo a aumentar o metabolismo e é rico em fibras. Qualquer coisa que ajude a aumentar o metabolismo é benéfica para tireoide. O brócolis aumenta o efeito térmico dos alimentos, ou seja, aumenta o metabolismo do corpo depois de ingerido.

Quais as principais doenças da tireoide?

Quando esa glândula não tem um bom funcionamento, pode acabar causando alguns distúrbios. Como hipotireoidsmo ou hipertireoidismo. Esses dois problemas principais podem ser causados por outros problemas ou causar outros distúrbios.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é conhecido como tireoide hiperativa. Ocorre quando a glândula tireoide produz e libera hormônio em excesso. A glândula tireoide tem o formato de uma borboleta. Ele está localizado na frente do seu pescoço, abaixo do pomo de Adão.

A tireoide produz hormônios que controlam o metabolismo do seu corpo. Afeta sua frequência cardíaca e a função de seus outros órgãos. Também afeta seus músculos, ossos e ciclos menstruais.

O hipertireoidismo pode estar relacionado à doença de Graves. Esta é uma doença autoimune que afeta a glândula tireoide.

O hipertireoidismo geralmente começa lentamente. Seus sintomas podem ser confundidos com estresse ou outros problemas de saúde. Os sintomas comuns incluem:

  • Perda de peso não planejada
  • Batimento cardíaco rápido ou batimento cardíaco anormal
  • Nervosismo, ansiedade ou sensibilidade
  • Tremores (tremores nas mãos e dedos)
  • Mudanças nos padrões menstruais, como fluxo mais leve ou períodos menos frequentes, nas mulheres
  • Maior sensibilidade ao calor
  • Aumento da transpiração
  • Alterações intestinais
  • Glândula tireoide aumentada (chamada de bócio), que pode aparecer como um inchaço na base do pescoço
  • Fadiga
  • Fraqueza muscular
  • Problemas para dormir
  • Aumento do apetite

Os sintomas em adultos mais velhos podem ser sutis. Exemplos são aumento da frequência cardíaca, fadiga durante atividades normais e abstinência. Os médicos podem confundir hipertireoidismo com depressão ou demência.

Pessoas com doença de Graves podem apresentar sintomas adicionais. Um dos sintomas mais comuns são olhos inchados ou esbugalhados. Isso pode fazer com que seus olhos fiquem secos e vermelhos. Você pode sentir dor e sensibilidade à luz.

Em mais de 70% dos casos, o hipertireoidismo é causado pela doença de Graves. Normalmente, o sistema imunológico ajuda a proteger o corpo contra vírus, bactérias e outras substâncias.

Uma doença autoimune faz com que ele ataque os tecidos e / ou órgãos do corpo. Com a doença de Graves, o sistema imunológico estimula a tireoide, fazendo com que ela produza muito hormônio. Os médicos acham que a doença de Graves é hereditária e é mais comum entre mulheres jovens.

Outras causas comuns de hipertireoidismo são:

  • Nódulos tireoidianos hiperfuncionantes (hiperativos). Um ou mais nódulos ou protuberâncias na tireoide crescem. Isso aumenta a produção do hormônio tireoidiano.
  • Um problema com o sistema imunológico ou uma infecção viral causa inflamação da glândula tireoide. Isso faz com que o hormônio tireoidiano extra vaze para a corrente sanguínea. A tireoidite pode causar hipotireoidismo com o tempo.
  • O consumo de alimentos ou medicamentos que contêm altos níveis de iodo pode causar hipertireoidismo. Em casos raros, a causa pode ser um tumor benigno na glândula pituitária.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é o distúrbio mais comum da tireoide, e acredita-se que afete cerca de 6 a 10% das mulheres. A prevalência aumenta com a idade – até um quarto das mulheres com mais de 65 anos podem ser afetadas. Os homens também são afetados, mas com menos frequência.

O hipotireoidismo pode ser primário ou secundário. O hipotireoidismo primário significa que a própria glândula tireoide está doente, enquanto o hipotireoidismo secundário é causado por problemas com a glândula pituitária, a estrutura do cérebro que supervisiona a glândula tireoide. A causa mais comum de hipotireoidismo primário é a doença de Hashimoto autoimune.

Os sintomas de hipotireoidismo podem ser leves, moderados ou graves. Em sua forma mais grave, o hipotireoidismo é potencialmente fatal e requer tratamento médico urgente. Os sintomas de hipotireoidismo podem incluir:

  • Fadiga e baixos níveis de energia
  • Depressão
  • Ritmo cardíaco lento
  • Ganho de peso inexplicável
  • Intolerância a temperaturas frias
  • Músculos cansados ​​e doloridos
  • Pele seca e áspera
  • Rosto inchado
  • Perda de cabelo
  • Constipação
  • Problemas de concentração
  • Bócio (glândula tireoide aumentada)

As causas do hipotireoidismo incluem:

  • Transtorno de deficiência de iodo – a falta de iodo suficiente na dieta pode impedir a glândula de produzir hormônios. A tireoide aumenta à medida que tenta obedecer às incessantes mensagens químicas da glândula pituitária para produzir mais hormônios. Uma tireoide aumentada é conhecida como bócio. Bebês e crianças podem sofrer retardo de crescimento e sofrer danos cerebrais graves devido à deficiência de iodo, porque os hormônios da tireoide são necessários para o crescimento e desenvolvimento normais.
  • Doença de Hashimoto – uma doença autoimune. Os glóbulos brancos e os anticorpos do sistema imunológico atacam e destroem as células da glândula tireoide. Sem tratamento, a morte pode ocorrer dentro de 10 a 15 anos.
  • Tratamento para hipertireoidismo – os tratamentos para hipertireoidismo (incluindo medicamentos, cirurgia e iodo radioativo) frequentemente levam ao hipotireoidismo.
  • Cirurgia – o tratamento primário para o câncer de tireoide, e também um tratamento para o hipertireoidismo, a cirurgia levará ao hipotireoidismo se a glândula for removida ou se for deixada no local insuficiente.
  • Raios-X – tratamentos de radiação (no passado usados ​​para acne, amigdalite e problemas de adenóide) podem levar ao hipotireoidismo mais tarde na vida. Esses tratamentos não são usados ​​hoje.
  • Medicamentos específicos – incluindo o lítio e o medicamento para o coração, amiodarona, podem interferir no processamento normal do iodo e na produção do hormônio tireoidiano.
  • Defeitos congênitos – às vezes, o bebê nasce com um defeito congênito da glândula tireoide (que afeta a produção de hormônios) ou a tireoide pode estar completamente ausente. Sem tratamento, isso pode levar a danos cerebrais e crescimento atrofiado.
  • Disfunção da glândula pituitária – a glândula pituitária não produz hormônio estimulador da tireoide suficiente para estimular a produzir T3 e T4.
  • Disfunção hipotalâmica – o funcionamento da hipófise é influenciado por outra estrutura cerebral chamada hipotálamo, por meio do hormônio liberador de tireotropina. Problemas com o hipotálamo podem afetar a hipófise e, por sua vez, a glândula tireoide.

Doença de Hashimoto

Tireoidite é quando sua tireoide fica irritada. A tireoidite de Hashimoto é o tipo mais comum desse problema de saúde. É uma doença autoimune. Ocorre quando o corpo produz anticorpos que atacam as células da tireoide.

A tireoide então não consegue produzir o hormônio tireoidiano em quantidade suficiente. Muitas pessoas com esse problema têm uma glândula tireoide hipoativa. Isso também é conhecido como hipotireoidismo. Eles precisam tomar remédios para manter os níveis de hormônio tireoidiano normais.

Os sintomas de cada pessoa podem variar. Os sintomas podem incluir:

  • Bócio – este é um aumento da glândula. Isso causa uma protuberância no pescoço. Não é câncer. Mas pode causar problemas como dor ou dificuldade para engolir, respirar ou falar
  • Tireoide subativa – quando sua tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente, pode causar cansaço, fraqueza muscular, depressão e ganho de peso.
  • tireoide hiperativa – quando a tireoide é atacada por anticorpos, ela pode, a princípio, produzir mais hormônio tireoidiano. Isso é chamado de Hashitoxicose. Isso não acontece com todos. Mas pode causar suor excessivo, perda de peso, tremores, ansiedade e aumento na frequência cardíaca.

A doença de Hashimoto é uma doença autoimune. Normalmente, seu sistema autoimune protege seu corpo atacando bactérias e vírus. Mas com esta doença, seu sistema imunológico ataca sua glândula tireoide por engano. Então, sua tireoide não consegue produzir hormônio tireoidiano suficiente, então seu corpo não pode funcionar tão bem.

As coisas que podem aumentar a probabilidade de você contrair doença de Hashimoto são:

  • Ser mulher. As mulheres têm cerca de 7 vezes mais probabilidade de ter a doença. A doença de Hashimoto às vezes começa durante a gravidez.
  • Meia idade. A maioria dos casos ocorre entre 40 e 60 anos de idade. Mas isso também foi visto em pessoas mais jovens.
  • Hereditariedade. A doença tende a ocorrer nas famílias. Mas não foi encontrado nenhum gene que o carregue.
  • Doenças autoimunes. Esses problemas de saúde aumentam o risco de uma pessoa. Alguns exemplos são artrite reumatóide e diabetes tipo 1. Ter este tipo de tireoidite aumenta o risco de outras doenças autoimunes.

Doença de Graves

A doença de Graves é uma doença auto imune que danifica a glândula. A doença de Graves afeta mais mulheres do que homens. É a causa mais comum de hipertireoidismo 

Os sintomas da doença de Graves podem incluir olhos esbugalhados, perda de peso e metabolismo rápido. O hipertireoidismo devido à doença de Graves pode ser tratado com medicamentos. Mas se não for tratada, a doença de Graves pode causar osteoporose, problemas cardíacos, problemas para engravidar e durante a gravidez.

A doença de Graves é desencadeada por algum processo no sistema imunológico do corpo, que normalmente protege o corpo contra infecções. Na doença de Graves, o corpo produz um anticorpo que ataca as células da glândula tireoide.

Outros distúrbios da tireoide

O órgão pode ser afetada por outros distúrbios.

Bócio

Um aumento da glândula é chamado de ‘bócio’. A falta de iodo na dieta é uma causa comum de bócio, especialmente em áreas onde o solo tem pouco iodo. Se a dieta de uma pessoa é muito pobre em iodo, a hipófise continua enviando mensagens químicas para a tireoide, mas sem efeito.

Na tentativa de produzir mais hormônio tireoidiano, a glândula fica cada vez maior. Isso também é comum com tireoide hipoativa, pois a hipófise tenta acelerá-la.

A hiperatividade da tireoide também pode produzir bócio, pois sua hiperatividade geralmente se deve à superestimulação.

Nódulos

Alguns são grupos de células tireoidianas incontrolavelmente hiperativas. Eles são chamados de nódulos “quentes” e causam hipertireoidismo. Outros nódulos são ‘frios’. Geralmente são inofensivos, mas cerca de 20% são cancerígenos.

Câncer

O câncer de tireoide é incomum e facilmente tratável, especialmente se detectado precocemente.

Quais são os alimentos que prejudicam a tireoide

Assim como alguns alimentos podem auxiliar a tireoide a realizar as suas funções, alguns alimentos podem prejudicar a tireoide.

Glúten

Isso só se refere a pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten. De acordo com pesquisas, um número significativo de pacientes com doença da tireoide também tem doença celíaca. 

Embora não esteja totalmente claro se uma dieta sem glúten pode ajudar no tratamento de doenças da tireoide por conta própria, se você foi diagnosticado com doença celíaca, é importante manter uma dieta sem glúten estrita para evitar os sintomas.

Alimentos processados

Se você está pensando em aumentar a ingestão de alimentos processados ​​e salgados apenas para colocar mais iodo em sua dieta, pense novamente. Mais de 75% de nossa ingestão dietética de sódio vem de pratos de restaurantes, pré-embalados e processados. 

Fast food

Semelhante aos alimentos processados, as redes de fast food também não são obrigadas a usar sal iodado em seus alimentos. E mesmo quando o fazem, pode não aumentar tanto o conteúdo de iodo, de acordo com uma pesquisa que testou produtos de dois restaurantes de fast food. Os autores do estudo concluíram que o sal de fast food pode ser muito pobre em iodo.

Mitos e fatos sobre a tireoide

Muitas vezes somos bombardeados por informações que podem ser verdadeiras, mas também podem ser falsas. Em relação a tireoide não seria diferente. Por isso, separamos alguns mitos e verdades para você saber mais sobre a tireoide.

Os exames de sangue do hormônio estimulador da tireoide (TSH) são realmente precisos

Fato! O teste de TSH é um exame de sangue usado para rastrear a disfunção da tireoide.

Muitas pessoas não percebem que um exame geral da função da tireoide realmente testa o hormônio estimulador da tireoide em oposição à quantidade real de hormônios. Em geral, esta é uma ótima medida de como o sistema geral de hormônios da tireoide está funcionando.

Mesmo pequenas mudanças nos níveis dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) causarão mudanças muito grandes na secreção de TSH. Se sua tireoide não for capaz de produzir hormônio tireoidiano suficiente (hipotireoidismo), seu TSH aumentará rapidamente e permanecerá elevado. Se sua tireoide estiver produzindo muito hormônio tireoidiano (hipertireoidismo), seu TSH cairá para zero. Portanto, o teste mais apropriado para rastrear a disfunção tireoidiana na grande maioria dos casos é um exame de sangue de TSH.

Se você tem um problema de tireoide, com certeza sabe

Mito! Os sintomas relacionados à tireoide podem estar presentes em muitas condições médicas diferentes. Os sintomas comuns incluem fadiga extrema (mesmo após uma noite inteira de descanso), confusão mental, ansiedade, palpitações cardíacas, pele seca e pressão alta.

Os distúrbios da tireoide costumam ser diagnosticados erroneamente em mulheres, em particular porque outras condições relacionadas aos hormônios, específicas da mulher, podem ter sintomas semelhantes, incluindo distúrbio disfórico pré-menstrual, perimenopausa ou menopausa. O simples excesso de peso pode causar sintomas semelhantes aos das doenças da tireoide.

Consumir iodo extra melhorará a saúde da sua tireoide

Mito! Sua tireoide precisa de iodo para funcionar corretamente, mas a maioria das pessoas não tem problemas em obter iodo em quantidade suficiente. Tomar suplementos ou comer uma tonelada de algas marinhas pode realmente fazer mais mal do que bem à sua tireoide.

O excesso de iodo pode desencadear a disfunção da tireoide. Se você não tiver os mecanismos adequados funcionando para desligá-la quando houver uma overdose de iodo, ele se transformará em uma fábrica que usa iodo e continuará produzindo todo esse iodo e também muito hormônio da tireoide. Isso pode causar uma tireoide hiperativa se você realmente tiver uma overdose.

O estresse e outros fatores podem piorar os distúrbios da tireoide

Fato! Fatores como doenças, gravidez e estresse podem afetar a função da tireoide, por isso é importante gerenciar esses fatores.

Incorporar exercícios em sua rotina diária e manter relacionamentos saudáveis ​​também pode ajudar sua tireoide. O descanso também é importante, e você deve dormir de sete a nove horas por noite. Isso pode ser complicado se você tiver um distúrbio da tireoide, porque pode afetar o sono.

As estratégias para melhorar seu sono incluem seguir uma rotina de sono, limitar sua exposição à luz evitando rolar a tela no telefone antes de dormir ou assistir TV e evitar cafeína e exercícios antes de deitar.

Se você está cansado e ganhando peso, definitivamente há algo errado com sua tireoide

Mito! Os sintomas de uma tireoide subativa são muito inespecíficos, o que significa que podem se manifestar em muitas condições diferentes.

Para pacientes do sexo feminino, primeiro se examina o ciclo menstrual, que frequentemente causa sintomas semelhantes aos encontrados em pacientes com doenças da tireoide. 

Sintomas como fadiga e ganho de peso podem surgir com uma condição da tireoide ou com um ciclo menstrual. Um bom truque é encontrar um bom aplicativo para monitorar sua menstruação e que possa ajudar às vezes a entender melhor seus corpos e a flutuação diária dos hormônios.

Se a sua menstruação não é culpada de cansaço ou alguns quilos a mais, um teste de TSH é o próximo passo no diagnóstico de uma condição verdadeira da tireoide.

Os distúrbios da tireoide precisam ser tratados antes e durante a gravidez

Fato! Os hormônios tireoidianos são essenciais para ajudar a fornecer um ambiente para o seu bebê se desenvolver durante a gravidez, principalmente durante os primeiros três meses. Por esse motivo, se você tiver uma doença pré-existente da tireoide, é importante monitorar os níveis hormonais antes e durante a gravidez.

As mulheres são mais propensas do que os homens a ter problemas de tireoide

Fato! Estima-se que 1 em 8 mulheres desenvolverá problemas de tireoide durante a vida, principalmente após a gravidez e durante a menopausa. A condição mais comum da tireoide é o hipotireoidismo. Alguns sintomas incluem fadiga, sensação de frio, fraqueza muscular e ganho de peso inexplicável.

Se você comer qualquer produto à base de soja, sua tireoide não funcionará corretamente

Mito! A soja afeta essa glândula, mas os amantes de tofu com hipotireoidismo não precisam se abster totalmente de alimentos à base de soja para manter níveis saudáveis ​​de hormônios.

Especialistas dizem que a soja, quando consumida com frequência, pode diminuir a absorção dos hormônios tireoidianos prescritos que os pacientes com hipotireoidismo precisam. Em geral, os pacientes com hipotireoidismo não precisam evitar completamente essas coisas, mas uma overdose deles pode criar um problema.

Então, o que o médico recomenda para quem come soja? As pessoas podem tomar seu remédio para tireoide pela manhã e comer tofu no jantar algumas vezes por semana e ficarem totalmente bem.

A doença da tireoide é fácil de tratar

Mito! Essas doenças não são fáceis de tratar, mas o tratamento também não é tão complicado. A maioria das pessoas com doenças da tireoide recebe medicamentos para substituir o T4, um tipo de hormônio que uma tireoide defeituosa é incapaz de produzir por conta própria. Então, a glândula é capaz de converter o T4 em T3, o outro hormônio necessário, por conta própria, mesmo em alguém com problemas de tireoide.

Onde encontrar medicamentos com preços acessíveis

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você, mas é importante lembrar que as informações apresentadas neste artigo não substituem o conselho de um profissional da saúde. Por isso, em caso de dúvidas sempre procure um médico.

Muitas pessoas acham difícil encontrar medicamentos com preços baixos. Mas existe uma ferramenta que pode te ajudar a encontrar os melhores medicamentos com os melhores preços, de forma rápida e segura.

Com a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma, sua busca por preços baixos fica bem mais fácil.

Gostou do nosso artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<