Skip to main content

 

A ejaculação precoce (EP) ou prematura afeta cada vez mais homens no Brasil e suas relações sexuais. Calcula-se que este problema afeta 30% de todos os homens! Leia mais sobre as várias soluções de tratamento e como lidar e até resolver a ejaculação precoce.

Existem vários tratamentos possíveis, desde técnicas comportamentais como exercícios (start-stop e técnica aperto – ver abaixo) e psicoterapia que podem ajudá-lo a atrasar o orgasmo.

Se recomenda a combinação dessas técnicas com aconselhamento sexual e medicamentos (único aprovado é o Priligy Dapoxetina e o anestésico EMLA).

O que é ejaculação precoce?

A ejaculação precoce é a ejaculação que acontece cedo demais para que um homem e seu parceiro(a) desfrutem do sexo. A ejaculação pode ser considerada precoce se ocorrer em menos de 30 segundos a 4 minutos, dependendo da cultura, países e especialistas. O consenso geral é que qualquer relação sexual com duração inferior a 2 minutos deve ser considerada ejaculação precoce.

Tipos de ejaculação precoce

  • Ejaculação precoce vitalícia (ou primária): EP ao longo da vida começa cedo, geralmente na adolescência quando tem seu primeiro contato sexual. É mais difícil de tratar e geralmente tem causas psicológicas mais profundas. Maus hábitos também podem contribuir (como se masturbar para ejacular o mais rápido possível, a fim de evitar ser pego).
  • Ejaculação precoce adquirida (ou secundária): A EP adquirida acontece mais tarde e geralmente é desencadeada por problemas psicológicos (estresse ou relacionamento) ou físicos (diabetes ou hipertensão).

Principais Tratamentos de ejaculação Precoce

Existem vários remédios “caseiros” para a ejaculação precoce, como:

  • sexo frequente, se masturbando algumas horas antes do sexo ou fazendo sexo com a mulher no topo
  • Preservativos mais grossos: uma parede mais grossa pode diminuir a sensibilidade do pênis
  • Exercícios: técnica de “start-stop” e técnica de”squeeze” ou aperto muitas vezes se mostram eficazes, mas não fornecem uma solução de longo prazo.

Pode levar alguns meses para você superar a EP com essas técnicas e muitos homens precisam continuar usando-as de forma permanente.

Os homens que são excessivamente sensíveis ou ansiosos, podem não se beneficiar desses métodos comportamentais.

Para esses pacientes, medicamentos que reduzem sua sensibilidade (Comprimido Oral Priligy e creme EMLA são os únicos aprovados pela Anvisa para esse propósito) são recomendados e acabam por ser a melhor solução para controlar sua ejaculação. Embora possam ser tomadas como soluções a longo prazo para a ejaculação precoce, não corrigem as causas subjacentes da EP.

Exercícios para Ejaculação Precoce

Técnica “Start-Stop”

Esta é de longe a técnica mais simples e pode ser feita sozinha ou com parceiro(a).

A técnica envolve estimular o pênis e parar antes de sentir que está prestes a ejacular. Pare a estimulação por 30 a 60 segundos e comece novamente quando sentir que recuperou o controle. Repita esse processo 4-5 vezes, parando e “descansando” toda vez que sentir que está prestes a ter um orgasmo. Finalmente, deixe a ejaculação ocorrer, para que você possa identificar o “ponto de não retorno”.

Muitos casais e parceiros se queixam, no entanto, da inconveniência desse “jogo” e acham isso frustrante. Tente incorporá-lo suavemente ao sexo e aproveite as pausas para se concentrar nas fontes de prazer que não o pênis.

Técnica do “Squeeze” / Técnica do Aperto

A técnica do aperto funciona apertando o corpo do pênis (por cerca de 30 segundos), pouco antes de você estar prestes a ejacular. Isso interrompe a ejaculação, mas pode afetar sua ereção, pelo menos até que você seja estimulado novamente. Você deve repetir este processo 4-5 vezes até decidir não retardar mais o orgasmo.

A idéia por trás da técnica do “apertar” é que, depois de um tempo, você é capaz de reconhecer o “ponto sem retorno” e pode atrasar futuras ejaculações. Essa técnica pode ser frustrante, já que pode atrapalhar a atividade sexual.

Remédios para Ejaculação Precoce na farmácia

O único comprimido oral comprovado para tratamento da ejaculação precoce é o Priligy (Dapoxetina) da laboratório Menarini. A substância está aprovada pela Anvisa há vários anos e segundo estudos clínicos pode aumentar a performance sexual em até 300%.

Consulte mais sobre o remédio Priligy e seu Preço no Cliquefarma

Remédios para tratamento de depressão, são por vezes receitados por médicos (devido à dificuldade de acesso ao Priligy). Entre eles se encontram o Paxil (paroxetina), Zoloft (sertralina) e Prozac (fluoxetine). Outra opção é usar cremes anestesiantes como lidocaína ou Emla (lidocaína e prilocaína) diretamente nos genitais para ajudar a controlar a ejaculação precoce.

Essas terapias podem ser usadas juntas em diferentes combinações para tratar a ejaculação precoce e, por sua vez, melhorar sua auto-estima e vida sexual.

Ver preço de tratamento da ejaculação

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<