Levofloxacino
ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Indicação:
Para que serve levofloxacino?
O levofloxacino é indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis ao levofloxacino, como: infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite, exacerbações agudas de bronquite crônica e pneumonia; infecções da pele e tecido subcutâneo, como impetigo, abscessos, furunculose, celulite e erisipela; infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite; osteomielite; septicemia/bacteremia relacionadas às indicações acima; infecções intra-abdominais.
Via oral - Uso adulto
Contra Indicação:
Quando não devo usar este medicamento?
O levofloxacino não deve ser utilizado por pacientes com alergia ao levofloxacino, outras quinolonas ou a quaisquer outros componentes da fórmula do produto; pacientes com epilepsia; pacientes com história de problemas no tendão relacionadas à administração de fluorquinolon.
O uso em crianças e adolescentes, durante a gravidez e em mulheres lactantes está contraindicado devido ao risco de danos causados na cartilagem de organismos em crescimento, o que não pode ser excluído completamente, considerando os testes em animais.
Este medicamento é contra-indicado na faixa etária pediátrica.
Posologia:
Como usar Levofloxacino?
O tratamento deve ser iniciado e acompanhado pelo médico.
Os comprimidos podem ser administrados 1 ou 2 vezes ao dia, por via oral.
A dose depende do tipo e severidade da infecção e da sensibilidade do patógeno.
A duração do tratamento varia de acordo com o resultado clínico, com o período máximo de duração de 14 dias.
Os comprimidos de levofloxacino devem ser engolidos sem mastigar e com quantidade de líquido suficiente e administrados pelo menos 2 horas antes ou depois da administração de sais de ferro, antiácidos e sulcralfatos, pois pode ocorrer redução na absorção.
Efeitos Colaterais:
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: diarréia, náusea e vômito.
Também podem ocorrer, embora menos frequentemente, dor de cabeça, dor abdominal, erupção da pele, coceira, dispepsia, insônia e tontura.
Advertências:
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico caso você tenha ou já tenha apresentado problemas de saúde ou alergias, problemas no tendão ou caso você utilize medicamentos para convulsão.
Prevenção da fotossensibilização: embora a sensibilização a luz com uso de levofloxacino seja muito rara, é recomendado que os pacientes não se exponham desnecessariamente a excessiva luz solar direta ou aos raios U.V. artificiais (por exemplo: luz ultravioleta, solarium) a fim de prevenir a fotossensibilização.
Superinfecção: da mesma forma que com outros antibióticos, o uso de levofloxacino, especialmente uso prolongado, pode resultar em um crescimento excessivo de organismos não susceptíveis.
É essencial que avaliações repetidas das condições dos pacientes sejam feitas pelo médico que tomará medidas apropriadas caso ocorra superinfecção durante o tratamento.
Em caso de suspeita de infecção por microrganismo anaeróbio, o uso de levofloxacino deve ser associado ao uso de fármacos anaerobicidas, devido à baixa eficácia em anaeróbios, que são comuns em infecções intra-abdominais.
Colite pseudomembranosa: a ocorrência de diarréia, particularmente grave, persistente e/ou com sangue, durante ou após o tratamento com levofloxacino, pode ser indicativa de colite pseudomembranosa devido ao microrganismo Clostridium dificile.
Na suspeita de colite pseudomembranosa, o tratamento com levofloxacino deve ser interrompido imediatamente e deve ser iniciado tratamento com antibiótico específico apropriado (por exemplo: vancomicina oral, teicoplanina oral ou metronidazol).
Produtos que inibem o peristaltismo, ou seja, inibem a motilidade gastrintestinal, são contra-indicados nesta situação.
Tendinite: a tendinite, raramente observada com quinolonas, pode ocasionalmente levar a ruptura envolvendo particularmente o tendão de Aquiles.
Este efeito indesejado pode ocorrer nas 48 horas do início do tratamento e pode ser bilateral.
Os pacientes idosos estão mais predispostos à tendinite.
O risco de ruptura de tendão pode ficar aumentado na administração concomitante de corticosteróides.
Na suspeita de tendinite, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e tratamento de suporte (por ex.: imobilização) deve ser iniciado no tendão afetado.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas: algumas reações adversas (por exemplo: tontura/vertigem, sonolência, distúrbios visuais) podem prejudicar a habilidade dos pacientes em se concentrar e reagir; portanto, podem constituir um risco em situações onde essas habilidades são de extrema importância (por exemplo: dirigir veículos ou operar máquinas).
Levofloxacino na gravidez: estudos de reprodução em animais não levantaram qualquer preocupação específica.
Entretanto, esta contra-indicação é baseada na ausência de dados humanos e devido ao risco de danos em estudos experimentais utilizando fluorquinolonas, incluindo o levofloxacino, nas cartilagens de organismos em crescimento.
Amamentação: o levofloxacino não deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando.
Na ausência de dados humanos e devido ao risco de danos demonstrado em estudos experimentais, causados por fluorquinolonas, incluindo o levofloxacino, nas cartilagens de organismos em crescimento, esta atitude restritiva é justificada.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Interações Medicamentosas
Não existe interação clinicamente significativa de levofloxacino com alimentos, portanto, pode ser administrado concomitante a alimentos.
Superdosagem:
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
De acordo com estudos de toxicidade em animais, os sinais mais importantes após a ocorrência de superdose oral aguda com levofloxacino são: sintomas no Sistema Nervoso Central como confusão, vertigens, alterações de consciência e convulsões.
Podem ocorrer reações gastrintestinais como náuseas e erosões da mucosa.
Em estudos de farmacologia clínica realizados com superdoses foram observados aumento do intervalo QT.
Composição:
Cada comprimido revestido de 250 mg contém:
levofloxacino hemidratado .................................................................................... 256,23 mg
(equivalente a 250 mg de levofloxacino anidro)
excipientes q.s.p. .............................................................................. 1 comprimido revestido
(lactose monoidratada, povidona, amidoglicolato de sódio, talco, dióxido de silício,
croscarmelose sódica, glicerol dibehenato, hipromelose, hiprolose, macrogol, óxido de ferro
amarelo, óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio)
Cada comprimido revestido de 500 mg contém:
levofloxacino hemidratado .................................................................................... 512,46 mg
(equivalente a 500 mg de levofloxacino anidro)
excipientes q.s.p. ............................................................................... 1 comprimido revestido
(lactose monoidratada, povidona, amidoglicolato de sódio, talco, dióxido de silício, croscarmelose sódica, glicerol dibehenato, hipromelose, hiprolose, macrogol, óxido de ferro
amarelo, óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio)
Apresentação:
- Comprimidos de 250 mg. Embalagem contendo 7 comprimidos revestidos.
- Comprimidos de 500 mg. Embalagem contendo 3, 7 ou 10 comprimidos revestidos.
Armazenamento:
Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Os comprimidos de levofloxacino devem ser mantidos em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Número do lote - Data de fabricação - Vencimento: vide cartucho.
O que fazer?
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Conduta necessária caso haja esquecimento de administração: caso você se esqueça de tomar uma das doses, tome-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia.
Nunca tome duas doses de uma só vez.
Conduta necessária caso haja esquecimento de administração: caso você se esqueça de tomar uma das doses, tome-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia.
Nunca tome duas doses de uma só vez.