- CATEGORIA: Medicamentos de A-Z
- PARA QUE SERVE?
Para que serve Indicado em desordens respiratórias, como asma brônquica, bronquite crônica e enfisema.
Similar
Indicado em desordens respiratórias, como asma brônquica, bronquite crônica e enfisema.
Hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.
Contra-indicado nos casos de ameaça de aborto.
Para pacientes com arritmia cardíaca ou taquicardia, nem a pacientes que tenham respostas desfavoráveis às aminas simpaticomiméticas.
Adultos: 5 a 10 ml, duas ou três vezes ao dia.
Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 a 5,0 ml, duas a três vezes ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos: 5,0 ml, duas ou três vezes ao dia.
Crianças com mais de 12 anos: 5,0 a 10 mL, duas ou três vezes ao dia.
O salbutamol é eliminado pelo leite materno e embora não se saiba de efeitos danosos para o bebê, não é conveniente usá-lo durante a amamentação.
Tremores, nervosismo, dor de cabeça, cãimbras musculares, palpitações, taquicardias, arritmias, rubor, isquemia do miocárdio e distúrbios do sono e do comportamento, broncoespasmo paradoxal nas reações alérgicas, urticária, angioedema, hipotensão e colapso, hipocalemia.
COMPOSIÇÃO Cada mL de Aerotrat solução oral contém: Salbutamol 0,4 mg (equivalente a 0,48 mg de sulfato de salbutamol) Excipientes q s p 5 mL Excipientes: carmelose sódica, sacarina sódica, metilparabeno, propilparabeno, ciclamato de sódio, ácido cítrico, corante vermelho bordeaux, álcool etílico 96ºGL, essência de morango e água purificada II - INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1
em crianças e quando a superdosagem de AEROTRAT foi feita por via oral Sua respiração poderá ficar mais rápida e curta Se a dose usada for muito maior do que a correta, chame seu médico imediatamente ou se dirija ao hospital ou pronto-socorro mais próximo Leve esta bula ou o medicamento para que saibam o que você usou O tratamento deve ser direcionado de acordo com estado clínico do paciente ou conforme indicado pelo centro nacional de intoxicação, quando disponível Em alguns casos pode ser necessário o uso de um agente beta-bloqueador cardiosseletivo como antídoto Seu médico avaliará o seu caso Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento se possível Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações
O Sulfato de salbutamol (substância ativa) não deve ser utilizado com medicamentos beta-bloqueadores não seletivos, como o propranolol.
O Sulfato de salbutamol (substância ativa) não é contraindicado em pacientes em tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAOS).
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Um estudo de Wolfe et al. que envolveu 20 adultos com asma em regime de uso crônico de teofilina e agonistas adrenérgicos inalatórios avaliou os efeitos do uso agudo de 4mg de salbutamol oral, 20mg de metaproterenol e 5mg de terbutalina, evidenciando-se valores similares de broncodilatação máxima entre os fármacos estudados. O efeito máximo do salbutamol sobre o VEF1 ocorreu em 3 horas. Os dados de FEMM e CVF exibiram tendências semelhantes de todos os fármacos. A duração da broncodilatação foi no mínimo de 8 horas com salbutamol e terbutalina em comparação com metaproterenol.
Rachelefsky et al. avaliaram a eficácia do salbutamol em 20 crianças com asma em estudo de duas fases: monocega, que comparou múltiplas doses de placebo a 3 tratamentos semanais separados com 2, 4 e 6mg de salbutamol (comprimidos ou 4 vezes ao dia; e dupla-cega cruzada, que comparou 4mg de salbutamol comprimidos a xarope e placebo. Na Fase I, as doses de 4 e 6mg de salbutamol mostraram maior eficácia. Na Fase II, a dose de 4mg de salbutamol foi superior ao placebo. O pico de eficácia da dose de 4mg de xarope ocorreu em 4 horas, com duração de 6 horas, enquanto o do comprimido ocorreu em 2 horas e se mostrou mínimo após 5 horas.
Em estudo retrospectivo, Phupong et al. avaliaram o uso de salbutamol oral em 132 casos de gestação sob ameaça de parto prematuro idiopático. Em 81% dos casos, a gestação foi prolongada por mais de 24 horas; em 59,8%, por mais de 2 dias; em 32,6%, por mais de 1 semana; e em 8,3%, por mais de 4 semanas.
O salbutamol é um agonista seletivo dos receptores beta2-adrenérgicos. Em doses terapêuticas, atua nos receptores beta2-adrenérgicos da musculatura brônquica e tem pouca ou quase nenhuma ação sobre os receptores beta1-adrenérgicos do músculo cardíaco. O tempo estimado de início de ação do salbutamol xarope é de 30 minutos.
O salbutamol administrado por via intravenosa tem meia-vida de 4 a 6 horas e é parcialmente depurado pelos rins e parcialmente metabolizado, transformando-se no composto inativo 4’-O-sulfato (sulfato fenólico), excretado principalmente através da urina. As fezes representam uma via menor de excreção. A maior parte da dose de salbutamol administrada por via intravenosa é excretada em 72 horas.
O salbutamol está ligado às proteínas plasmáticas na proporção de 10%. Após a administração oral, é absorvido pelo trato gastrointestinal e sofre metabolismo de primeira passagem originando o sulfato fenólico. Tanto a droga inalterada quanto o conjugado são excretados principalmente na urina. A biodisponibilidade da administração oral é de cerca de 50%.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO Cuidados de armazenamento O produto deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30°C) Proteger da luz e umidade Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem Não use medicamento com o prazo de validade vencido Guarde-o em sua embalagem original Aspectos físicos / Características organolépticas AEROTRAT solução oral é um líquido límpido transparente, com sabor de morango Antes de usar, observe o aspecto do medicamento Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo “TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS” 6
III - DIZERES LEGAIS Registro MS 1 0715 0015 003-0 Farmacêutico Responsável: Wilson Colombo – CRF-SP 7878 Venda Sob Prescrição Médica CAZI QUÍMICA FARMACÊUTICA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Rua Antonio Lopes, 134 – Jandira/SP CNPJ: 44 010 437/0001-81 Indústria Brasileira SAC 0800-7706632 Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 04/11/2014 Anexo B Histórico de Alteração da bula Dados da submissão eletrônica Dados da petição/notificação que altera bula Dados das alterações de bula Data do expediente Número do expediente Assunto Data do expediente N º do expediente Assunto Data de aprovação Itens de Bula Versões
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?
Conheça nossos Termos de Uso