Circadin Melatonina 2mg 30 - Bula

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Para que serve Circadin e para que é usado?

O Circadin é um medicamento produzido a partir do hormônio natural melatonina, servindo para prevenir os sintomas do jet-lag, em pessoas que viajam para locais com fuso horário diferente de seu local costumeiro e para tratamento de insônia.

A melatonina, presente no Circadin, ajuda o corpo a adaptar-se às alterações de horário em viagens de longa distância, reduzindo os sintomas de desorientação, sonolência, irritabilidade e mal-estar.

A mudança de fuso horário, causadora do efeito jet-lag, pode ser bastante incômoda para muitas pessoas, principalmente em viagens de trabalho, já que interfere diretamente com o organismo que, muitas vezes, precisa de alguns dias para se adaptar.

Com o uso do Circadin, o indivíduo pode regular novamente os seus padrões orgânicos, retomando as horas normais de sono e aliviando os sintomas provocados pela mudança de fuso horário, podendo cumprir com seus compromissos regularmente.

O medicamento pode ser usado durante viagens de curta duração ou pode ter seu uso prolongado por até 13 semanas, uma vez que, como se trata de hormônio natural, não provoca qualquer impacto negativo no organismo do usuário.

Para que o Circadin é útil?

O Circadin é produzido a partir do hormônio natural melatonina, liberado pelo organismo humano quando chega a noite, informando ao cérebro que está na hora de dormir. A melatonina é uma substância que ajuda o corpo humano a adaptar-se às alterações de fuso horário, o que significa que um viajante pode descansar tranquilamente, independentemente do local em que esteja e do fuso horário.

Bula Circadin (melatonina)

A mudança abrupta de fuso horário provoca perturbações orgânicas e uma das principais são as alterações no sono. O tratamento com Circadin leva o cérebro a se sentir relaxado o suficiente para dormir, evitando os sintomas provocados pelo jet-lag, como sonolência, irritações, mal-estar e desorientação.

O Circadin é útil em qualquer situação de viagens de longa distância, inclusive para pessoas em férias que pretendem aproveitar melhor o tempo, sem perder dias com a adaptação ao novo horário.

Principais benefícios do Circadin

O jet lag pode ser incómodo durante as férias ou viagens de trabalho, uma vez que para muitas pessoas interfere com o seu divertimento e capacidade de concentração. Ao usar um medicamento à base de melatonina, tal como o Circadin, pode regular o seu padrão de sono e ajudar a aliviar os sintomas associados ao jet lag, bem como desfrutar melhor da sua estadia. Pode ser usado durante a viagem e até 13 semanas, uma vez que a sua hormona natural não tem um impacto negativo no organismo.

Efeito do Circadin: como é que o Circadin funciona?

O Circadin é prescrito normalmente para pessoas que pretendem fazer viagens longas, fora do fuso horário ao qual estão acostumadas. A melatonina, presente no medicamento, cria condições no cérebro para que a pessoa possa relaxar e aproveitar boas horas de descanso, adaptando-se mais rapidamente ao novo fuso horário.

O Circadin contém uma hormona natural, libertada pelo corpo, que informa o cérebro que é hora de dormir. A melatonina é uma hormona natural que ajuda o seu corpo a adaptar-se a alterações nos horários de dormir, o que significa que irá poder descansar, independentemente do fuso horário. O principal sintoma do jet lag são as perturbações do sono, pelo que ao usar um tratamento para o jet lag, terá menos probabilidade de sofrer de outros sintomas como desorientação, sonolência, mal-estar ou irritabilidade.

Com o uso do Circadin, o viajante não precisa perder o tempo exigido para adaptação a novos locais, onde o fuso horário é bastante diferenciado do seu.

Eficácia do Circadin baseada em estudos clínicos

O Circadin possui em sua composição a melatonina, o hormônio produzido no corpo humano pela glândula pineal, que é direta e estruturalmente relacionado com a serotonina, o hormônio responsável pelas sensações de prazer.

A melatonina é um hormônio relacionado ao controle dos ritmos circadianos, levando à indução da percepção do ciclo de luminosidade e escuridão, aos efeitos hipnóticos e à propensão para o descanso e o sono.

Sua produção no organismo humano começa logo depois que o dia termina, atingindo seu pico por volta de 2 a 4 horas da manhã, durante a madrugada, reduzindo-se gradualmente até que o dia amanhece.

Os estudos clínicos demonstram que a atividade da melatonina nos receptores cerebrais MT1, MT2 e MT3, contribui para promover o sono e o descanso cerebral, já que esses receptores também estão envolvidos na regulação dos ritmos circadianos e na propensão ao sono.

Administração e dosagem do Circadin

O Circadin está disponível em comprimidos e sua administração e dosagem deve ser prescrita por um profissional médico, que indicará a melhor forma de fazer uso do medicamento.

Como se trata de um medicamento de prescrição, o Circadin não pode ser usado indiscriminadamente, mesmo quando for indicado para tratamento de insônia.

Como o Circadin deve ser tomado?

A dose indicada de Circadin em casos de sintomas de jet-lag é de um comprimido pelo menos entre 1 e 2 horas antes do usuário ir se deitar. Por se tratar de um medicamento produzido a partir do hormônio natural melatonina, o medicamento pode ser usado durante o prazo máximo de 13 semanas, já que, após esse período, o organismo estará devidamente adaptado para o novo fuso horário.

Os medicamentos com hormônios naturais, como é o caso do Circadin, não devem ser tomados juntamente com bebidas alcoólicas, podendo provocar efeitos adversos, entre eles tontura e desorientação.

Armazenamento e disposição do Circadin

Como se trata de um medicamento, embora produzido a partir de substâncias naturais, o Circadin deve ser armazenado em local fresco e seco, em sua embalagem natural, sem tomar luz direta solar e longe do alcance das crianças.

Efeitos colaterais do Circadin

O Circadin pode provocar alguns efeitos colaterais, embora eles se manifestem muito raramente e de forma bastante rápida. Os efeitos secundários mais comuns constatados no uso do medicamento incluem nervosismo, tonturas, cansaço, alterações nas funções hepáticas e irritabilidade, além de alterações no peso corporal, quando usado durante algumas semanas.

Os efeitos colaterais mais frequentes da melatonina são:

  • Sonolência diurna 
  • Tontura
  • Dores de cabeça

Outros efeitos secundários menos comuns da melatonina incluem dor de barriga, leve ansiedade, irritabilidade, confusão e depressão.

Além disso, a melatonina pode interagir com vários medicamentos, incluindo:

  • Anticoagulantes
  • Medicamentos que suprimem o sistema imunitário (imunossupressores)
  • Medicamentos para diabetes
  • Pílula anticoncepcional

Interações e contraindicações do Circadin

Antes de fazer uso do Circadin, o paciente deve conversar com seu médico em casos de gravidez ou amamentação, se tiver problemas hepáticos ou renais, intolerância a alguns tipos de açúcar, incluindo a lactose, se é portador de alguma doença autoimune ou se estiver tomando qualquer outro tipo de medicamento, inclusive sem receita médica.

Como o Circadin pode provocar sonolência em excesso, durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou máquinas pesadas.

O Circadin não deve ser tomado em conjunto com qualquer outro medicamento ou substância sem orientação médica, devendo ser evitados principalmente remédios como fluvoxamina, agonistas ou antagonistas adrenérgicos, hipnóticos não benzodiazepínicos, benzodiazepinas ou tioridazina.

Além disso, o paciente deve seguir rigorosamente as instruções médicas, não interrompendo o tratamento sem seu conhecimento, respeitando os horários, as doses e a duração do uso do Circadin.

Quando o Circadin não deve ser tomado?

O Circadin não deve ser usado por pessoas com idade inferior a 18 anos, por mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar ou ainda em fase de amamentação. Seu uso também não é indicado para pessoas que costumam beber com frequência bebidas alcoólicas ou por pessoas alérgicas a qualquer componente da fórmula do medicamento.

Fontes:

  1. Bulário > Psicolépticos > Bula de Circadin, Bulário - URL: bulario.com
  2. Resumo das características do medicamento - Circadin (Melatonina) - Ec Europa (Comissão Europeia) - URL: ec.europa.eu

Atualizado em 11 de julho de 2017.

Dados do Medicamento
Dados do Medicamento
Nome: Circadin
Princípio ativo: Melatonina
Fabricante: Lundbeck
Descrição: O Circadin ajuda a combater os sintomas do jet-lag e a estabelecer uma rotina de sono.
Dispensa: Medicamento sujeito a receita médica
Administração: Oral
Apresentação: Comprimidos
Dose: 2mg
Aplicação: Pessoas com mais de 18 anos que queiram prevenir-se contra o jet lag
Posologia: 1 comprimido por dia, 1-2 horas antes de deitar
Classe: Ansiolítico, Sedativo, Hipnótico
Com álcool: Evitar o consumo de álcool durante e após o tratamento
Durante a amamentação: Não aconselhado
Durante a gravidez: Não aconselhado

Encontre aqui Circadin (melatonina) 2mg, 30

Quer receber ofertas exclusivas? Subscreva a nossa newsletter!
CliqueFarma

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACEUTICO. LEIA A BULA.

O CliqueFarma não é um comércio eletrônico, apenas uma ferramenta gratuita de comparação de preços entre produtos de saúde. O CliqueFarma, não faz vendas de medicamentos.

Cliquefarma | CliqueFarma Drogarias Online Ltda. CNPJ 14.169.412/0001-64 | Farmacêutica Responsável: Thalita Carla de Carvalho Lima CRF/SP 85.219 | Rua Voluntários da Pátria, 2.820 - Conjunto 58 Cep: 02402-100 - São Paulo| Fale Conosco

Categorias