Bula

Alcachofrax - 100 Comprimidos

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Bula - Alcachofrax - 100 Comprimidos

Para que serve

Alcachofrax é indicado como estimulante da digestão (colagogo e colerético) e na redução do colesterol e triglicerídeos.

Como este medicamento funciona?

Alcachofrax é um estimulante da digestão, tendo ação colagoga (promove o fluxo de bile para o intestino) e colerética (estimula o figado a aumentar a produção de bile), e hipocolesterolemiante (colesterol e triglicerídeos).

As folhas da alcachofra constituem medicação clássica nas disfunções digestivas, facilitam a digestão e inibem o fator espasmódico, normalizam o ritmo das necessidades fisiológicas, regularizando as funções intestinais.

O efeito ocorre, em média, 4 semanas após o início do tratamento, dependendo da sensibilidade individual.

Contraindicação

O uso deste medicamento junto com diuréticos em pessoas com pressão arterial alta (hipertensão) ou com doenças cardíacas deve ser realizado sob estrita supervisão médica. A combinação desses medicamentos pode levar a uma descompensação da pressão arterial, ou, se a eliminação de potássio é considerável, uma potencialização de drogas cardiotônicas.

A ocorrência de reações alérgicas foi relatada para alcachofra. As reações alérgicas são provavelmente relacionadas à presença de lactonas sesquiterpênicas como a cinaropicrina. Por isso, pessoas com sensibilidade conhecida a outras plantas da família de alcachofra (Asteraceae) podem desenvolver uma reação alérgica a este medicamento.

Alcachofrax é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes, como os ácidos clorogênicos (cinarina).

Também é contra-indicado em casos de obstrução da vesícula biliar. Em casos de cálculos biliares, o produto deve ser utilizado apenas após consulta médica.

Este medicamento é contra-indicado para uso por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista [Categoria C].

Este medicamento é contra-indicado para menores de 12 anos.

Como usar

Este medicamento não deve ser utilizado por via de administração não recomendada.

Os comprimidos devem ser ingeridos por via oral.

A posologia foi estabelecida em 2 comprimidos, 3 vezes ao dia.

A dose máxima deste medicamento deverá ser 6 comprimidos ao dia, dividida em 3 doses.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso você esqueça de tomar uma dose do produto Alcachofrax, não é necessário tomar a dose esquecida, deve-se apenas tomar a próxima dose, no horário correto.

Nunca tome uma dose dobrada para compensar a dose perdida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Reações Adversas

O uso deste medicamento pode acarretar efeito laxativo.

Composição

Cada comprimido contém 335mg de extrato seco padronizado de alcachofra (3:1) [Cynara scolymus L.], equivalente a 2,1% ou 7mg de derivados cafeoilquínicos em ácido clorogênico.

Excipientes: amido, lactose, carbonato de cálcio, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio, ácido esteárico, eudragit e cera de carnaúba.

Superdosagem

Não há relatos de intoxicação por superdosagem na literatura.

Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o incidente.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Cuidados de Armazenamento

Alcachofrax deve ser guardado em sua embalagem original à temperatura ambiente [15° a 30°C].

O produto Alcachofrax apresenta validade de 36 meses.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após a abertura da embalagem, o produto deve ser guardado adequadamente para se manter próprio ao consumo dentro do prazo de validade.

O produto Alcachofrax apresenta-se como comprimidos circulares, levemente biconvexos, envernizados e polidos, de coloração castanho esverdeado escuro.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Mensagens de Alerta

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Dizeres Legais

M.S. 1.0066.3378.006-1
Farm. Resp.: Carlos E. de Carvalho
CRF-SC n° 4366
Laboratório Catarinense Ltda.
Rua Dr. João Colin, 1053 89204-001 - Joinville - SC
CNPJ 84.684.620/0001-87
Indústria Brasileira
8 SAC 0800-474222
www.catarinensepharma.com.br

Simbolo cliquefarma

Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.

Simbolo cliquefarma

O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Simbolo cliquefarma

Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso

precisa deajuda?