Bula

Centella - 66Mg C 45 Cápsulas

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Bula - Centella - 66Mg C 45 Cápsulas

Para que serve

Para que este medicamento é indicado?

Centella Herbarium é indicada para o tratamento e profilaxia da insuficiência venosa dos membros inferiores (pernas e pés).

Como este medicamento funciona?

Centella Herbarium possui ação venotônica, ou seja, melhora o tônus e a elasticidade da parede dos vasos sangüíneos, normalizando a circulação venosa.

Contraindicação

  • - Gravidez e lactação.
  • - Em casos de hipersensibilidade a centella ou a outras plantas da família Apiaceae (Umbeliferae).
  • - Pacientes com gastrite ou úlcera.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

A centella pode interagir com algumas drogas anti-inflamatórias como a dexametasona e fenilbutazona. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Como usar

Centella Herbarium é apresentado em cápsulas gelatinosas duras incolores, contendo pó de coloração bege claro em seu interior. As cápsulas possuem odor característico e praticamente não apresentam sabor.

  • Administrar uma cápsula de 8 em 8 horas.
  • A dose diária não deve ultrapassar 5 cápsulas ao dia.
  • A duração do tratamento deve ser no mínimo de 2 meses

As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidas.

  • Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
  • Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.

Precauções

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este toterápico apresenta categoria de risco C.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Reações Adversas

Ainda não foram relatadas a intensidade e a freqüência das reações adversas.

Composição

Cada cápsula contém:

extrato seco de Centella asiatica

66 mg*

excipiente q.s.p

1 cápsula

(amido)
*equivalente a 21,8 mg de derivados triterpênicos totais expressos em asiaticosídeo.

Superdosagem

A ingestão de altas doses pode provocar dor de cabeça, tontura, redução da pressão arterial e estados de sonolência leves a moderados. Pode ainda interferir na terapia de redução da taxa de glicose sanguínea e na terapia de redução dos níveis de colesterol. Recomenda-se tratamento sintomático e controle das funções vitais.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação Medicamentosa

A centela pode interagir com algumas drogas anti-inflamatórias, como a dexametasona e fenilbutazona, que apresentam ação antagonista ao asiaticosídeo na cicatrização de feridas.

Ação da Substância

Resultados da eficácia

Em um estudo duplo-cego, 94 pacientes (86 homens, 8 mulheres, com idade entre 20 e 80 anos) que sofriam de insuficiência venosa dos membros inferiores, por um período médio de 14 anos, foram randomizados a um dos três grupos de tratamento, durante 3 meses: extrato de Centella asiatica na dose diária de 60 ou 120 mg, ou placebo.

Os indivíduos que receberam centela, em ambos os grupos, demonstraram significativa melhora clínica no peso dos membros inferiores (p=0,033), edema (p=0,026) e avaliação global da eficácia (p=0,05). A distensibilidade venosa mensurada por pletismografia apresentou-se significativamente melhor nos grupos da centela, mas agravada no grupo placebo.

Outros estudos que testaram o uso da centela durante 2 meses, em doses diárias variando de 60 a 120 mg, também confirmaram a efetividade da planta na insuficiência venosa.

Características Farmacológicas

Farmacocinética

Com relação à farmacocinética, estudos em ratas observaram a biodisponibilidade e o metabolismo do asiaticosídeo utilizando marcadores radioisótopos. O asiaticosídeo é hidrolisado pela microflora do intestino grosso em ácido asiático.

Em torno de 90% do ácido asiático é excretado nas fezes (36% na forma de glucoronato pela bílis), 2,1% na urina, 1,1% pela respiração e 2,6% permanecem nos tecidos ao longo de seis dias.

Farmacodinâmica

Centella Asiática é constituída pelo extrato seco de centela (Centella asiatica), padronizado em derivados triterpênicos totais calculados como asiaticosídeo.

Estes princípios ativos melhoram o tônus e a elasticidade da parede venosa, através de ativação fibroblástica, síntese de colágeno, angiogênese e epitelização, normalizando a circulação venosa de retorno.

O asiaticosídeo também estimula antioxidantes enzimáticos e não-enzimáticos, como superóxido dismutase, catalase, glutationa peroxidase, vitamina E e ácido ascórbico em tecidos neoformados (fase inicial da cicatrização).

A Centella asiatica fortalece as veias por reparar o tecido conjuntivo e reduzir a fragilidade capilar.

Cuidados de Armazenamento

Manter em temperatura ambiente (15° a 30°C). Proteger da luz, do calor e da umidade.

Mensagens de Alerta

Uso Adulto.

Dizeres Legais

Farmacêutica resp.:
Gislaine B. Gutierrez
CRF-PR no 12423

Fabricado e Distribuído por:
HERBARIUM LABORATÓRIO BOTÂNICO LTDA.
Av. Santos Dumont, 1100 - Colombo - PR
CNPJ 78.950.011/0001-20
Indústria Brasileira.

Simbolo cliquefarma

Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.

Simbolo cliquefarma

O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Simbolo cliquefarma

Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso

precisa deajuda?