Bula

Cloridrato De Tetraciclina+Anfotericina - 45Gr Medley Genérico

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Bula - Cloridrato De Tetraciclina+Anfotericina - 45Gr Medley Genérico

Para que serve

Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções vaginais causadas por fungos e bactérias e após a cauterização do colo do útero, para prevenir infecções e acelerar a cicatrização.

Como Cloridrato de Tetraciclina + Anfotericina B funciona?

A Tetraciclina + Anfotericina B creme vaginal é um medicamento que possui em sua formulação anfotericina B e tetraciclina.

A anfotericina B atua nas infecções causadas por fungos, como Candida albicans - candidíase vaginal - e a tetraciclina elimina as bactérias que favorecem o aumento de fungos, como as Trichomonas.

Contraindicação

A Tetraciclina + Anfotericina B é contraindicada em pacientes alérgicos aos componentes da fórmula, especialmente o propilenoglicol, conservantes e metabissulfito de sódio.

Não utilize este medicamento se você estiver grávida ou amamentando, pois podem ocorrer problemas no desenvolvimento dos dentes e ossos do feto e crianças.

Como usar

Siga as instruções de uso conforme ilustração abaixo

  1. Remova a tampa e perfure completamente o lacre da bisnaga utilizando o lado externo da tampa.

  1. Adapte o aplicador ao bico do tubo.

  1. Puxe o êmbolo até o fi nal do curso e em seguida aperte delicadamente a base do tubo de maneira a forçar a entrada do creme no aplicador, preenchendo todo o espaço vazio do mesmo.

  1. Desencaixe o aplicador e tampe o tubo imediatamente.

  1. Para aplicar o produto, a paciente deve deitar-se de costas e o aplicador deve ser introduzido na vagina suavemente sem causar desconforto. Em seguida, empurrar lentamente o êmbolo com o dedo indicador até o final de seu curso, depositando assim todo o creme na vagina.
  2. Após a aplicação, o aplicador deve ser imediatamente descartado.

Posologia

Você deve usar um aplicador cheio (4 g) de Tetraciclina + Anfotericina B creme vaginal, durante 7 a 10 dias, por via intravaginal.

Seu médico poderá indicar quantidades maiores (2 aplicadores cheios) e definir o tempo de utilização.

Você deve manter o tratamento e evitar relações sexuais durante o período menstrual.

Você pode utilizar um protetor de roupas íntimas para evitar manchas. O contato deste medicamento com roupas pode manchá-las. Dependendo do tipo de material, estas manchas podem não ser removidas somente em uma lavagem.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Precauções

Interações medicamentosas

As interações de Tetraciclina + Anfotericina B com outros medicamentos ou alimentos são pouco prováveis.

Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Precauções higiênicas

Você deve seguir as recomendações abaixo para evitar reinfecção.

  • Lave as mãos antes de aplicar o creme vaginal;
  • Enxugue a genitália sem esfregar o papel higiênico, após urinar;
  • Após defecar, não deixe o papel higiênico entrar em contato com a genitália;
  • Trocar diariamente as toalhas, lençóis e roupas íntimas e lavá-los com detergente, uma vez que, enquanto persistir a infecção, existe a possibilidade de contaminação a outras pessoas.

Advertências

Você deve usar este medicamento apenas pela via intravaginal, não devendo entrar em contato com olhos, nariz e boca. Se isto ocorrer, lave abundantemente as regiões afetadas, pois pode ocorrer ardência ou coceira, em especial em pacientes com histórico de asma ou alergias.

Você deve interromper o tratamento e procurar um médico se estes sintomas persistirem ou se agravarem.

Você deve usar medidas para evitar a gravidez durante o tratamento, se estiver em idade fértil.

Você deve manter o tratamento e evitar relações sexuais durante o período menstrual.

Reações Adversas

A Tetraciclina + Anfotericina B pode causar ardência ou coceira, em especial em pacientes com histórico de asma ou alergias. Você deve interromper o tratamento e procurar um médico se estes sintomas persistirem ou se agravarem.

Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.

População Especial

Gravidez e lactação

A segurança para uso durante a gravidez e a amamentação não foi estabelecida.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica.

Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Uso em crianças

A segurança para o uso em crianças com menos de 11 anos de idade não foi estabelecida.

Uso em idosos

Não são conhecidos os efeitos de Tetraciclina + Anfotericina B creme vaginal em idosos.

Composição

Apresentação

Creme vaginal, bisnaga com 45 g e 10 aplicadores descartáveis com capacidade para 4 g.

Uso ginecológico.

Uso adulto.

Composição

Cada g do medicamento contém

Tetraciclina

23,105 mg*

Anfotericina B

12,5 mg

*Equivalente a 25 mg de cloridrato de tetraciclina.

Excipientes: ácido sórbico, cera emulsificante não-iônica, edetato dissódico di-hidratado, butil-hidroxianisol, metabissulfito de sódio, metilparabeno, propilenoglicol, propilparabeno, petrolato branco, água purificada.

Superdosagem

Não são conhecidos casos e sintomas relativos ao uso em grandes quantidades não recomendadas de Tetraciclina + Anfotericina B creme vaginal.

Interação Medicamentosa

Não existem relatos até o momento de interação deste produto com outros fármacos.

Ação da Substância

Características Farmacológicas 

Anfotericina B

É um antibiótico poliênico produzido pelo Streptomyces nodosus sendo ativa contra muitas espécies de fungos, porém não tem efeito sobre bactérias, riquétsias e vírus. Sua atividade antifúngica se deve a sua maior afinidade pelo ergosterol da membrana celular dos fungos, esta ligação altera a permeabilidade seletiva, possibilitando que através do poro formado, extravasem íons potássio, fosfatos inorgânicos, ácidos carboxílicos, aminoácidos e ésteres fosfato, resultando na inibição do crescimento fúngico. A anfotericina B contida neste fármaco, possui atividade efetiva contra Candida albicans e tem sido amplamente usada sob a forma tópica no tratamento de candidíase genital; possui também ação profilática, agindo contra a excessiva proliferação de Candida, causada pela alteração da flora vaginal pela tetraciclina.

Tetraciclina

As primeiras foram isoladas de culturas de espécies de Streptomyces, outras tetraciclinas, com propriedades melhoradas, foram preparadas por processos semissintéticos. Algumas foram obtidas por síntese total. Estes antibióticos, geralmente bacteriostáticos nos níveis sangüíneos atingidos, clinicamente interferem na síntese de proteínas bloqueando a ligação do aminoacil tRNA (RNA de transferência) ao complexo ribossômico mRNA (RNA mensageiro); embora possam também inibir a síntese protéica em mamíferos, elas acumulam-se mais nas células bacterianas. A ação principal da tetraciclina nesta formulação é a de eliminar as bactérias que favorecem a proliferação das tricomonas, rompendo o ciclo simbiótico.

As vulvovaginites e colpites mais comuns são causadas por Trichomonas vaginalis (bactéria) e por Candida albicans (fungo). A candidíase genital ocorre mais frequentemente após terapêutica antibiótica ou corticoterapia; também existem relatos de crescente freqüência em mulheres submetidas a tratamento oral com agentes específicos contra tricomonas e durante o uso de anticoncepcionais orais. Outros fatores que aumentam a suscetibilidade à candidíase vaginal são diabetes mellitus, perturbações endócrinas, distúrbios nutritivos e debilidade.

A ação das substâncias ativas desse produto aparentemente apresentam um efeito localizado, uma vez que as mesmas não são absorvidas, através da pele, em quantidade suficiente para ação sistêmica.

Cuidados de Armazenamento

Você deve manter este medicamento em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Você deve armazenar o tubo dentro do cartucho para melhor conservação do produto.

Este medicamento tem prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, que pode ser verifi cada na embalagem externa do produto.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Característias físicas

Tetraciclina + Anfotericina B é um creme homogêneo de cor amarela.

Dizeres Legais

Data de fabricação, prazo de validade e nº do lote: vide cartucho.

Reg. MS - 1.8326.0139

Farm. Resp.:
Dra. Tatiana de Campos
CRF-SP nº 29.482

Medley Farmacêutica Ltda.
Rua Macedo Costa, 55 - Campinas - SP
CNPJ 10.588.595/0007-97 - Indústria Brasileira

Simbolo cliquefarma

Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.

Simbolo cliquefarma

O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Simbolo cliquefarma

Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso

precisa deajuda?