Bula

Fibrothin - 350Mg 60 Comprimidos

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Bula - Fibrothin - 350Mg 60 Comprimidos

Para que serve

A quitosana tem sido amplamente usada nas mais diversas áreas, incluindo a alimentícia, médica, farmacêutica e biotecnologia.

Na medicina como:

  • Hipocolesterêmico;
  • Redutor de peso (eficácia não comprovada);
  • Cicatrizante de feridas com propriedades antimicrobianas;
  • Seu uso pode ser benéfico na doença renal.

Em farmácia:

  • Excipiente de formulações;
  • No preparo de géis mucoadesivos.

Suas propriedades são diretamente influenciadas pelo seu grau de pureza e desacetilação.

Contraindicação

A quitosana é contra?indicada em indivíduos que apresente algum tipo de alergia a crustáceos ou esteja no período gestacional ou durante a lactação.

A administração de quitosana também não é recomendada em crianças.

Como usar

2 cápsulas, 20 minutos antes das principais refeições, com no mínimo 250ml de água. 

Consumo mínimo:

6 cápsulas ao dia.

Reações Adversas

Efeitos gastrointestinais, tais como náusea e diarréia tem sido relatados.

Interação Medicamentosa

Pode inibir a absorção de suplementos dietéticos lipossolúveis como, por exemplo, vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), carotenóides (ex.betacaroteno, licopeno, luteína), flavonóides (ex. genisteína, isoflavona, quercetina, ipriflavona) ácidos graxos, componentes lipídicos de fitoterápicos e fármacos lipofílicos. Não deve ser tomado ao mesmo tempo que suplementos dietéticos lipossolúveis ou fármacos lipofílicos.

A quitosana pode se ligar a alguns minerais tal como o zinco, impedindo sua absorção.

A quitosana pode reduzir os níveis de colesterol, uréia e creatinina e aumentar os níveis de hemoglobina em pacientes em hemodiálise.

Acredita?se que a vitamina C aumenta os benefícios da quitosana.

Ação da Substância

A quitosana e os seus derivados apresentam diversas aplicações, entretanto a eficácia destes materiais demonstra ser dependente do peso molecular e do grau de deacetilação. Ikeda et. al. relataram que hidrolisados de quitosana de baixo peso molecular de 10 kDa e 20 kDa promoveram efetivamente a redução do colesterol plasmático e hepático.

A quitosana é preparada à partir da quitina por processo químico ou enzimático, os quais promovem sua desacetilação parcial. O processo químico de obtenção de quitosana tem sido desenvolvido por vários pesquisadores, consistindo num tratamento alcalinizante com NaOH em condições controladas de temperatura e pressão. Entretanto, o grau de desacetilação e o peso molecular são profundamente afetados por várias condições da reação tais como a temperatura e a repetição dos passos de alcalinização. Conseqüentemente, a qualidade e as propriedades da quitosana pode variar amplamente devido a vários fatores relacionados ao processo de fabricação que podem influenciar nas características do produto final.

A quitosana é comercializada por diversos fornecedores em variados graus de pureza, peso molecular e grau de desacetilação. O grau de desacetilação é uma das características químicas mais importantes, a qual pode influenciar na performance e em diversas aplicações da quitosana. Além disso, o grau de desacetilação determina o conteúdo de grupos amino livres em polissacarídeos, permitindo a diferenciação entre quitina e quitosana. A quitina com um grau de desacetilação ? 75% é conhecida como quitosana. O processo de desacetilação envolve a remoção de grupos acetil da cadeia molecular de quitina, deixando atrás um grupo amino completo (?NH2). A versatilidade da quitosana depende principalmente destes grupos amino altamente reativos. O grau de desacetilação depende principalmente do método de purificação e das condições de reação para sua obtenção. Portanto, é importante caracterizar a quitosana através da determinação do grau de desacetilação antes da sua utilização. Esta caracterização é muito importante, haja visto a ocorrência no mercado da indevida comercialização de quitina como quitosana.

Farmacologia (mecanismo de ação):

Supostamente a natureza iônica da quitosana com carga positiva atrairia ácidos biliares e ácidos. graxos livres com cargas negativas aos quais se ligaria formando complexos não absorvíveis.

A quitosana seria capaz de absorver cerca de 8 a 10x o seu peso em gordura.

Além da inibição intestinal da absorção de gorduras, a quitosana poderia também quelar metais pesados.

Farmacocinética:

Após a ingestão a quitosana sofre um mínimo de digestão e a maior parte da quitosana ingerida é excretada pelas fezes.

Eficácia

No tratamento da obesidade:

Estudo comparativo realizado com a quitosana e o Orlistat não demonstrou o benefício clínico do chitosan.

No tratamento da Hipercolesterolemia:

Existem alguns estudos que demonstram benefícios moderados da quitosana na redução do colesterol.

Na insuficiência renal:

Em um estudo realizado com 80 pacientes com insuficiência renal crônica os resultados foram promissores. Após 4 semanas de tratamento com administração de 4050mg/dia de quitosana fracionados em 3 doses, os pacientes tratados tiveram uma significante redução dos níveis séricos de uréia e creatina quando comparados com o grupo placebo. Também foi observado significativo ganho de força física, apetite e dos padrões de sono após 12 semanas de suplementação de quitosana. Neste esquema posológico também foi observado uma significativa redução dos níveis de colesterol e aumento dos níveis séricos de hemoglobina.

Simbolo cliquefarma

Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.

Simbolo cliquefarma

O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Simbolo cliquefarma

Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso

precisa deajuda?