Bula

Helmizol - 4% Suspensão 80 Ml

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Bula - Helmizol - 4% Suspensão 80 Ml

Helmizol

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.


 

Indicação:

Para que serve Helmizol? Helmizol comprimidos está indicado no tratamento de giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginites por Gardnerella vaginalis e infecções causadas por bactérias anaeróbias como Bacteroides fragilis e outros bacteróides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios. Helmizol suspensão está indicado no tratamento de giardíase e amebíase.

 

Contra Indicação:

Quando não devo usar este medicamento? Helmizol não deve ser usado em pacientes com alergia anterior ao metronidazol ou outro derivado imidazólico e aos demais componentes do produto.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Este medicamento é contra-indicado na faixa etária pediátrica. (Comprimido)
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias. (suspensão oral)

 

Posologia:

Como usar Helmizol? Comprimido: Os comprimidos devem ser deglutidos inteiros, sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente 1 copo d´água).

Suspensão oral: Agite o frasco antes de administrar Helmizol.

Recomenda-se que seja utilizado o copo medida graduado que acompanha o frasco na embalagem.

Adultos:
Infecções parasitárias:
Tricomoníase: 2g, em dose única; ou 250mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou 400mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.

O esquema a ser utilizado deve ser individualizado.

Esta posologia pode ser aumentada, a critério do médico, e o tratamento repetido, se necessário, depois de 4 a 6 semanas.

Como coadjuvante do tratamento por via oral, poderá ser utilizado o tratamento local.

Os parceiros sexuais também devem ser tratados com 2g em dose única, a fim de prevenir recidivas e reinfecções recíprocas.

Vaginites e uretrites por Gardnerella vaginalis: 2g, em dose única, no primeiro e terceiro dias de tratamento; ou 400 a 500mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O cônjuge deve ser tratado com 2g, em dose única.

Giardíase: 250mg, 3 vezes ao dia, por 5 dias.

Amebíase:
Amebíase intestinal: 500mg, 4 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias.

Amebíase hepática: 500mg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.

Infecções por bactérias anaeróbias:
Adultos e crianças maiores de 12 anos: 400 mg (1 comprimido de Helmizol comprimido (metronidazol) 400 mg) três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico. Tomar após as refeições.

Crianças: Para uso em crianças, Helmizol é apresentado na forma de suspensão oral.

Infecções parasitárias:
Giardíase:
Crianças de 1 a 5 anos: 5mL da suspensão oral, 2 vezes ao dia durante 5 dias.

Crianças de 5 a 10 anos: 5mL da suspensão oral, 3 vezes ao dia durante 5 dias.

Amebíase:
Amebíase intestinal: 20mg (0,5mL da suspensão oral)/kg, 4 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias.

Amebíase hepática: 20mg (0,5mL da suspensão oral)/kg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.

Infecções por bactérias anaeróbias:
Crianças menores de 12 anos: Administrar a dose de 7,5mg/kg, 3 vezes ao dia (22,5 mg/kg/dia), durante 7 dias, ou à critério médico.

Cada mL de suspensão contém 40mg de benzoilmetronidazol que correspondem a 25mg de metronidazol.

Conduta necessária caso haja esquecimento de administração:
Caso esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

 

Efeitos Colaterais:

Quais os males que este medicamento pode me causar? Efeitos gastrintestinais: dor epigástrica, náusea, vômito, diarréia; mucosite oral, alterações no paladar, anorexia (falta de apetite); casos excepcionais e reversíveis de pancreatite.

Reações alérgicas: rash, prurido, rubor, urticária; febre, angioedema, excepcionalmente choque anafilático; muito raramente erupções pustulosas.

Sistema nervoso central e periférico: neuropatia sensorial periférica; dores de cabeça, convulsões, tontura; muito raramente relatos de encefalopatia (por exemplo confusão) e síndrome cerebelar subaguda (por exemplo ataxia, disartria, alteração da marcha, nistagmo e tremor), que podem ser resolvidos com a descontinuação da droga.

Alterações psiquiátricas: alterações psicóticas incluindo confusão e alucinações.

Alterações visuais: alterações visuais transitórias como diplopia e miopia.

Hematologia: foram relatados raros casos de agranulocitose, neutropenia e trombocitopenia.

Sistema hepático: foram relatados raros casos de alterações reversíveis nos testes de função hepática e hepatite colestática.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

 

Advertências:

O que devo saber antes de usar este medicamento?Caso o tratamento com helmizol, por razões especiais, necessite de uma duração maior do que a geralmente recomendada, o paciente deverá realizar regularmente testes hematológicos , principalmente contagem leucocitária. O paciente deverá também ser monitorizado quanto ao aparecimento de reações adversas como neuropatia central ou periférica, por exemplo: parestesia, ataxia, tontura e crises convulsivas.

Helmizol pode provocar escurecimento da urina devido aos metabólitos de metronidazol.

Os pacientes devem ser alertados sobre a possibilidade de confusão, tontura, alucinações, convulsões ou alterações visuais transitórias e aconselhados a não dirigir veículos ou operar máquinas caso estes sintomas ocorram.

Os pacientes não devem ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com helmizol®, devido à possibilidade de efeito antabuse (aparecimento de rubor, vômito e taquicardia).

As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em crianças e adultos de todas as classes sociais. para evitá-las deve-se: lavar as mãos antes de comer e após defecar; comer, de preferência, alimentos cozidos; beber água filtrada ou resfriada após fervura; manter as unhas cortadas; conservar os alimentos longe dos insetos; comer, de preferência, verduras frescas e lavadas com água corrente e evitar andar descalço e não pisar nem nadar em águas paradas.

Seguindo estas recomendações, pode-se evitar que as parasitoses intestinais atinjam toda a sua família.

O uso de Helmizol durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliado visto que atravessa a barreira placentária e seus efeitos sobre a organogênese fetal humana ainda são desconhecidos.

Visto que o metronidazol é excretado no leite materno, a exposição desnecessária ao medicamento deve ser evitada.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

 

Superdosagem:

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento? Foram relatadas ingestões orais únicas de doses de até 12g de metronidazol em tentativas de suicídio e superdoses acidentais. Os sintomas ficaram limitados a vômito, ataxia e desorientação leve. Em caso de superdose acidental, procure imediatamente o seu médico ou atendimento médico de emergência.

 

Composição:

Cada comprimido de 250mg contém: metronidazol 250mg.

Excipiente q.s.p. 1 comprimido: amido, povidona, álcool etílico, celulose microcristalina, crospovidona e estearato de magnésio.

Cada comprimido de 400mg contém: metronidazol 400mg.

Excipiente q.s.p. 1 comprimido: amido, povidona, álcool etílico, celulose microcristalina, crospovidona e estearato de magnésio.

Cada mL da suspensão oral contém: benzoilmetronidazol 40mg.

Veículo q.s.p. 1mL
Excipientes: ciclamato de sódio, carmelose sódica, corante amarelo crepúsculo, metilparabeno, polissorbato, propilparabeno, sacarina sódica, dióxido de silício, sorbitol, álcool etílico, aroma de pêssego e água de osmose reversa.

 
 

Armazenamento:

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?O produto deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade.

Validade de 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).

Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Simbolo cliquefarma

Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.

Simbolo cliquefarma

O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Simbolo cliquefarma

Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso

precisa deajuda?