Bula

Aldara 250Mg, 12

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Bula - Aldara 250Mg, 12

Para que serve Aldara?

Aldara é um medicamento utilizado para o combate aos sintomas externos do papilomavirus humano, o HPV, que surgem como verrugas genitais ou como também conhecidas por condiloma acuminado. Embora possa ser utilizado também para o tratamento de verrugas comuns, o Aldara normalmente é receitado pelos médicos para reduzir o incômodo e os problemas provocados pela DST.

Embola eliminando os sintomas externos da ação do vírus, no entanto, o Aldara não ataca o HPV diretamente, eliminando apenas as verrugas. O medicamento é usado em forma de pomada, para uso tópico, devendo ser aplicado na pele e utilizado apenas nas verrugas genitais externas, não sendo indicado para aplicação interna.

Indicações e uso do Aldara

O Aldara é indicado para o tratamento de problemas de pele em pelo menos três situações diferentes, servindo para eliminação das verrugas conhecidas como condylomata acuminata, que surgem na região dos órgãos genitais e em torno do ânus.

A pomada também é usada para tratamento de carcinoma superficial basocelular, uma forma de cancro de pele, com crescimento bem lento, com rara possibilidade de se espalhar para outras partes do corpo. Esse tipo de cancro ocorre em pessoas de idade avançada, principalmente aquelas que têm a pele clara e é provocado pela exposição excessiva ao sol. No caso de não tratamento, o carcinoma pode desfigurar a área afetada, principalmente no rosto.

Bula Aldara

O tratamento de queratose actínica também é feito com Aldara. As queratoses actínicas são áreas enrugadas da pele, incidentes sobre pessoas que tiveram muita exposição ao sol ao longo da vida. As queratoses podem surgir na tonalidade da pele ou com outras colorações, como cinza, rosa, vermelha ou marrom, podendo ser planas ou escamosas, com relevo ou rugosas, duras e verrugosas, havendo diferenciação de pessoa para pessoa.

O Aldara também é indicado para combater as verrugas genitais provocadas pela contaminação com HPV contraído através de relações sexuais sem proteção com pessoas já infectadas.

Quais os benefícios do Aldara?

Os benefícios do Aldara se manifestam logo após sua aplicação, eliminando a coceira provocada pelas verrugas genitais. A melhor forma de utilizar o Aldara é fazendo sua aplicação três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, por exemplo.

O paciente que fizer uso do Aldara deve passar uma pequena camada da pomada sobre a área infectada, massageando levemente, aguardando sua absorção pela pele. Para aproveitar melhor os benefícios do Aldara é indicado permanecer com a pomada por um período de 6 a 10 horas, após o que será preciso lavar a área atingida com água corrente e sabão neutro.

Como o Aldara funciona?

O princípio ativo do Aldara, denominado imiquimod, possui a capacidade de se conectar com as células não infectadas em torno das verrugas genitais. Ao manter essa conexão, o Aldara cria um alerta ao organismo, que passa a ativar suas próprias defesas, criando proteção para a região e estimulando a liberação de compostos químicos, como as citoquinas, que são responsáveis pelo combate às infecções provocadas por vírus.

Bula Aldara

A função principal do Aldara é fazer com que o próprio organismo comece suas defesas, impedindo que células atacadas com o HPV se multipliquem e que os vírus ataquem células ainda não infectadas. O vírus acaba sendo eliminado da região onde apresentou as verrugas genitais.

Como devo aplicar Aldara?

Use Aldara exatamente como prescrito pelo seu médico. Não utilize em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado. Siga as instruções da bula do medicamento também.

O uso excessivo deste medicamento, ou o seu uso por muito tempo pode aumentar o risco de reações cutâneas graves.

Antes de aplicar Aldara, lave as mãos e lave a área da pele a ser tratada. Deixe a pele secar durante pelo menos 10 minutos antes de aplicar o medicamento. Lave sempre as mãos depois de aplicar o medicamento também. Não use Aldara em áreas da pele com feridas ou queimaduras leves. Espere até que estas condições tenham cicatrizado antes de usar Aldara.

 Aldara é normalmente utilizado de 2 a 5 vezes por semana por até 16 semanas. A maneira que usa o medicamento dependerá da condição que está tratando. Siga as instruções do seu médico.

Queratose actínica:

Aldara é geralmente aplicado 2 vezes por semana (por exemplo: segunda-feira e quinta-feira, ou terça-feira e sexta-feira) em um total de 16 semanas. Aplique o creme na área de tratamento em uma camada fina, e massageie a área até que o creme desapareça. Use o medicamento antes de dormir e deixe-o agir por 8 horas. De manhã, lave o medicamento com água e sabão neutro.

Carcinoma basocelular superficial:

Normalmente aplicado 5 vezes por semana (Por exemplo: de segunda-feira a sexta-feira) em um total de 6 semanas. Aplique o creme de uma das embalagens do Aldara na área de tratamento e a borda da pele em torno dela, e massageie a área até que o creme desapareça. Use o medicamento antes de dormir e deixe-o agir por 8 horas. De manhã, lave o medicamento com água e sabão neutro.

Verrugas genitais:

Bula Aldara

Normalmente aplicado 3 vezes por semana (como por exemplo segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira) por não mais de 16 semanas. Aplique o creme de uma das embalagens do Aldara na área de tratamento e a borda da pele em torno dela, e massageie a área até que o creme desapareça. Não cubra as áreas da pele tratada com qualquer tipo de curativo ou band-aid e evite roupa íntima de nylon. Não é recomendável usar gaze de algodão ou roupa íntima sobre a área tratada Use o medicamento antes de dormir e deixe-o agir de 6 a 10 horas. De manhã, lave o medicamento com água e sabão neutro.

Ao tratar verrugas genitais no prepúcio do pênis não circuncidado, puxe o prepúcio para trás e lave-o com água e sabão neutro antes de aplicar Aldara. Limpe esta área diariamente durante o tratamento. Ao tratar verrugas genitais ao redor da vagina, evite obter o creme nas camadas internas mais sensíveis do tecido vaginal. Isso pode resultar em inchaço vaginal ou irritação e micção dolorosa.

Aldara não é uma cura para verrugas genitais e não impede que a condição seja transmitida para outras pessoas através de sexo vaginal, anal ou oral. Pode desenvolver novas lesões durante o tratamento com Aldara. Para melhores resultados, continue usando o medicamento por todo o período prescrito pelo seu médico.

Todas as condições:

O seu médico terá de verificar a sua pele numa base regular se ao usar o creme  tiver reação cutânea mais grave à medicação.

Entre em contato com o médico se a sua condição não melhorar ou se piorar durante o tratamento.

Não utilize Aldara para tratar qualquer condição de pele que não tenha sido verificada pelo seu médico. Não divida o medicamento com outras pessoas, mesmo que tenham sintomas similares.

Cada pacote de Aldara é suficiente para uma única aplicação. Jogue fora o pacote depois do uso, mesmo se houver resquícios deixados nele. Se pretende tratar mais de uma área da pele ao mesmo tempo, pergunte ao seu médico quantos pacotes usar.

Armazene o Aldara à temperatura ambiente, longe da humidade e do calor. Não congele. Mantenha os pacotes abertos até que estejam pronto para serem utilizados.

Quem pode usar Aldara?

A maioria dos homens e das mulheres pode usar o Aldara com segurança para o tratamento das verrugas genitais. Porém, está especialmente recomendado para as verrugas externas no pénis, vagina e em torno do ânus. Deve consultar o seu médico para o tratamento das verrugas dentro do ânus, tracto urinário ou vagina, especialmente se estas causarem desconforto.

Antes de iniciar o uso do Aldara

  • Para se certificar de que pode utilizar o Aldara com segurança, informe o seu médico se tem alguma destas condições:
  • Queimaduras solares ou outros problemas de pele;
  • Um sistema imunitário fraco ou desordem auto-imune;
  • Doença de enxerto contra hospedeiro;
  • Se tiver sido recentemente tratado por queratose actínica ou verrugas genitais com cirurgia ou outros medicamentos; ou
  • Se recebeu recentemente um transplante de medula óssea ou um transplante de sangue do cordão umbilical.

Em casos de gravidez, não se sabe se o Aldara pode prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento. Se estiver a tratar a área genital ou retal com Aldara, evite a atividade sexual enquanto o medicamento estiver na sua pele. Aldara pode enfraquecer a borracha dos preservativos ou diafragmas. Se você usar um preservativo ou diafragma, esses itens podem quebrar se a borracha enfraquece, e uma gravidez não planejada pode acontecer. Não se sabe se o imiquimod é transmitido para o leite materno ou se pode prejudicar um bebé que esteja amamentando. Não use este medicamento sem informar o seu médico se estiver a amamentar um bebé. Não utilize este medicamento em crianças com menos de 12 anos de idade. Aldara é para uso no tratamento de verrugas genitais em pacientes adultos que já iniciaram a vida sexual.

O que acontece se eu esquecer uma dose?

Ignore a dose perdida e espere até a próxima aplicação. Não utilize medicamentos adicionais para compensar a dose perdida.

O que acontece se eu usar mais do que deveria?

Procure atendimento médico de emergência ou contacte o seu médico.

Os sintomas de overdose podem incluir irritação grave da pele, sensação de tonturas ou desmaio.

O que devo evitar?

Evite colocar Aldara nos olhos, boca e nariz, ou nos lábios. Não coloque o creme no seu reto, vagina ou uretra. Se o medicamento entrar em qualquer dessas áreas, enxágue com água. Não use Aldara em pele queimada, ressecada, ferida, irritada ou arranhada.

Evite usar outros medicamentos nas áreas tratadas com Aldara, a menos que um médico indique outro tratamento.

Evite a exposição à luz solar ou camas de bronzeamento. Aldara pode causar queimadura com facilidade. Use roupas grossas e use protetor solar (FPS 30 ou mais) quando estiver ao ar livre.

Evite ter relações sexuais desprotegidas. Imiquimod não é uma cura para verrugas genitais, e não irá proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorréia, herpes, HIV, sífilis e tricomoníase. Converse com seu médico sobre maneiras seguras de prevenir a transmissão durante as relações sexuais.

Efeitos secundários: quais são os efeitos secundários do Aldara?

Mesmo sendo uma pomada e devendo ser aplicada apenas sobre a pele, o Aldara pode apresentar efeitos colaterais, da mesma forma que qualquer outro medicamento.

Embora sejam raros, os efeitos colaterais podem surgir como reações que variam de acordo com o paciente, inclusive variando conforme a cor da pele. Assim, pessoas com pele negra ou branca podem reagir ao Aldara de forma diferenciada.

Efeitos colaterais mais comuns
  • Bolhas na pele
  • Dores no corpo ou dor
  • Arrepios
  • Dificuldade respiratória
  • Congestão nas orelhas
  • Prurido nas áreas genitais ou outras áreas da pele
  • Feridas
  • Dor ou sensibilidade ao redor dos olhos e maçãs do rosto
  • Vermelhidão da pele (grave)
  • Escalonamento
  • Erupção cutânea
  • Espirros
Efeitos colaterais pouco comuns
  • Dor abdominal ou de estômago
  • Tornozelo, joelho ou dor nas articulações dos dedos do pé
  • Dor na bexiga
  • Urina sangrenta ou turva
  • Visão embaçada
  • Dor no peito
  • Sintomas gripais gripais
  • Micção ardente ou dolorosa
  • Tontura
  • Desmaio
  • Necessidade freqüente de urinar
  • Rouquidão
  • Rigidez articular ou inchaço
  • Dor lombar ou lateral
  • Dor persistente não cicatrizante
  • Rosa na pele
  • Batendo nos ouvidos
  • Mancha avermelhada ou área irritada
  • Brilhante na pele
  • Área branca, amarela ou com cera semelhante a cicatriz
Efeitos colaterais raros
  • Lábios e unhas azuis
  • Convulsões
  • Tosse que às vezes produz um escarro espumoso cor-de-rosa
  • Veias dilatadas do pescoço
  • Fadiga extrema
  • Batimento cardíaco rápido, irregular ou pulsante
  • Dor de cabeça
  • Respiração irregular
  • Náusea ou vômito
  • Dor nos ombros, nos braços, na mandíbula ou no pescoço
  • Súbita e grave incapacidade de falar
  • Inchaço da face, dedos, pés ou pernas
  • Cegueira temporária
  • Fraqueza no braço ou perna em um lado do corpo

Os efeitos colaterais do Aldara mais comuns geralmente se manifestam de forma leve, sumindo rapidamente e sem maiores preocupações. O paciente, ao fazer uso da pomada, pode ter irritação da pele, apresentando vermelhidão, inchaço ou descamação.

Em alguns casos, mais raros, podem ocorrer alterações na pele de forma definitiva, como manchas. O Aldara também pode provocar coceira, sensação de queimação ou dor na área onde foi aplicado.

Algumas reações adversas podem ocorrer no organismo, como dores de cabeça, dores nas costas e musculares ou mesmo cansaço. O paciente também pode sentir sintomas comuns à gripe, além de enjoos e diarreias.

Ainda mais raras, podem surgir efeitos colaterais como endurecimento sob a área onde o Aldara foi aplicado, além de surgimento de feridas e bolhas.

No caso de não desaparecimento de efeitos colaterais mais comuns, o paciente deve suspender a aplicação do Aldara e procurar o médico responsável pelo tratamento.

É importante ainda ressaltar que, mesmo durante o tratamento, novas verrugas podem surgir e, caso não desapareçam, o médico também deve ser consultado.

Indicações e contraindicações do Aldara

O Aldara tem se mostrado eficaz para o tratamento de verrugas genitais e para os outros problemas de pele que informamos anteriormente. O creme deve eliminar as verrugas em no máximo 16 semanas e, assim, não é indicado que o tratamento passe desse período de tempo.

Se o paciente já tiver utilizado o Aldara anteriormente ou qualquer outro tipo de medicamento para eliminar verrugas genitais, deve informar o médico antes de começar um novo tratamento. O médico também deve ser informado se o paciente tiver algum problema de deficiência em seu sistema imunológico.

O Aldara não pode entrar em contato com os olhos, boca ou com a mucosa nasal. Em caso de contato acidental, a região deve ser lavada com água corrente, removendo completamente o creme. Aldara também não pode ser aplicado em áreas internas da região genital ou do ânus e não deve se usado em quantidade superior à recomendada.

Havendo casos de superdosagem, o paciente deve retirar o excesso, lavando com água corrente e sabonete neutro. Depois de eliminada qualquer possível reação, o tratamento pode ser continuado normalmente.

Caso haja ingestão acidental de Aldara, o paciente deve procurar imediatamente auxílio médico.

No caso de pacientes que receberam recentemente transplante de órgãos, o médico deve ser informado, uma vez que o sistema imunológico pode apresentar deficiências.

Devem ser tomados cuidados também com homens não circuncidados, com verrugas genitais sob o prepúcio, além de pessoas com problemas inflamatórios de pele. Pessoas nesses grupos podem apresentar reações alérgicas ao Aldara.

O Aldara não deve ser usado por menores ou por adultos com alergia ao princípio ativo. Seu uso é recomendado apenas para pessoas acima dos 12 anos.

Fontes:

  1. Aldara (2012), Drugs - URL: drugs.com
  2. Relatório Público Europeu De Avaliação (Epar) Aldara, European Medicines Agency - URL: ema.europa.eu
  3. Bula do Aldara, Medicina NET - URL: medicinanet.com.br

Atualizado em 11 de julho de 2017.

Dados do Medicamento
Dados do Medicamento
Nome: Aldara
Princípio ativo: Imiquimod
Fabricante: Meda
Descrição: O Aldara estimula o sistema imunitário a eliminar as verrugas genitais de forma eficaz.
Dispensa: Medicamento sujeito a receita médica
Administração: Tópica
Apresentação: Creme
Dose: 50mg/g
Aplicação: Pessoas com verrugas genitais
Posologia: 3 vezes por semana até ao desaparecimento ou até 16 semanas
Classe: Antivírico
Com álcool: Ausência de interações
Durante a amamentação: Não recomendado, consulte o seu médico
Durante a gravidez: Não recomendado, consulte o seu médico
Simbolo cliquefarma

Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.

Simbolo cliquefarma

O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Simbolo cliquefarma

Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso

precisa deajuda?