Medicamentos genéricos: mais economia e a mesma segurança

Tempo de leitura: 2 minutos
Medicamentos genéricos.
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

Você sabia que é possível cuidar da sua saúde com mais economia, sem abrir mão da qualidade do seu tratamento? O Dia Nacional do Medicamento Genérico foi criado em maio (20/05) para reforçar a importância desses medicamentos na democratização do acesso à saúde no Brasil. Para promover equidade no acesso, a Lei nº 9.787, de 10/02/1999, foi instituída.

Os medicamentos genéricos são grandes aliados no tratamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e asma. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o mesmo princípio ativo, dosagem, forma de uso, eficácia e segurança dos medicamentos de marca, eles oferecem os mesmos resultados terapêuticos, mas com um custo significativamente mais baixo.

Aqui no CliqueFarma você encontra a lista mais confiável e completa de medicamentos genéricos

Regulamentados pela Anvisa, os genéricos passam por testes rigorosos que comprovam sua equivalência ao medicamento de referência, garantindo segurança e confiança no tratamento. Também é possível conferir o status do medicamento genérico no site da Anvisa.

Vale destacar que o preço mais baixo não tem a ver com qualidade inferior. A diferença está no fato de que o fabricante do genérico não precisa gastar com pesquisa, desenvolvimento e divulgação, já que ele é baseado em um medicamento que já existe e foi aprovado há anos.

Por isso, se você tiver uma condição crônica e seu médico indicar o genérico, pode usar com tranquilidade. Ele vai agir da mesma forma no seu organismo. Inclusive, essa substituição é permitida por lei e incentivada no sistema de saúde.

Como identificar os medicamentos genéricos

Para identificar um medicamento genérico basta você olhar a embalagem, que em vez do nome comercial, você verá o nome da substância ativa acompanhado da tarja amarela com a letra “G” e ao lado: Medicamento Genérico.

Quando for à farmácia, pergunte se existe a versão genérica do seu medicamento. Isso pode fazer uma grande diferença no seu orçamento ao longo dos meses – especialmente para quem precisa de uso contínuo.

Usar medicamentos genéricos é uma forma inteligente de manter a saúde em dia  com economia e segurança. Converse com seu médico e veja como essa alternativa pode fazer parte do seu tratamento.

Referências bibliográficas

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Genéricos – Medicamentos mais acessíveis com qualidade, segurança e eficácia comprovadas. Disponível em: Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/genericos. Acesso em: 15 maio 2025.

BERMUDEZ, J.. Medicamentos genéricos: uma alternativa para o mercado brasileiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 10, n. 3, p. 368–378, jul. 1994.

Ministério da Saúde (Brasil). Medicamentos genéricos: qualidade e economia para a saúde dos brasileiros. Brasília: MS, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 15 maio 2025.

Câmara Brasileira de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos). Saiba mais sobre os medicamentos genéricos. Disponível em: https://www.progenericos.org.br. Acesso em: 15 maio 2025.

Brasil. Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999. Altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, e dispõe sobre a vigilância sanitária e medicamentos genéricos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1999.

Quem escreveu este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *