Skip to main content

No nosso dia a dia colocamos em prática uma série de cuidados para manter o nosso corpo limpo, saudável e bem cuidado. As mulheres se preocupam muito com o cabelo e a pele do rosto, criando várias rotinas de cuidados para mantê-los com um bom aspecto. Já os homens também se preocupam com o cabelo e também com a barba, para deixá-la sempre bem feita e arrumada.

Esses são só alguns exemplos de cuidados que as pessoas costumam ter no dia a dia e todos eles são importantes para o nosso corpo. Mas há uma parte do nosso corpo que costuma ser esquecida constantemente.

Essa parte são os nossos pés! Raramente lembramos de incluir os cuidados com os pés na nossa rotina de cuidados e, isso pode ser de certa forma prejudicial.

Os pés são a base do seu corpo, portanto, mantê-los saudáveis ​​é vital para sua saúde geral. Anos de uso e desgaste podem ser difíceis para seus pés. O uso excessivo, sapatos que não se encaixam corretamente e até mesmo a genética podem levar a lesões e distúrbios do pé que podem impactar muito sua mobilidade e bem-estar.

Além de alguns problemas nos pés tornarem-se extremamente dolorosos, eles também podem torná-lo mais suscetível a acidentes e desconfortos. Você corre o risco de cair se os problemas nos pés persistirem. Caminhar desajeitadamente para evitar a dor o desequilibra e aumenta o risco de se machucar ainda mais.

Cuidar da pele dos pés também é importante. Seus calcanhares não devem ser ásperos e secos. Quanto mais tempo esse problema persistir, maior será a probabilidade de seus pés começarem a estalar.

Embora algumas rachaduras não sejam dolorosas, elas ainda permitem a entrada de bactérias nocivas. Se não forem tratadas por muito tempo, o processo de cicatrização também demorará um pouco.

Além de rachaduras e problemas que causam dor e desequilíbrio, os pés também podem sofrer de mau odor se não forem bem cuidados e isso pode causar muito constrangimento e desconforto para você.

É por isso que é importante saber como você pode cuidar dos seus pés, dando atenção aos produtos que podem te ajudar a manter um regime de cuidados. Um desses produtos é o talco para os pés, e hoje iremos falar exatamente sobre ele no nosso artigo.

Saiba mais sobre o mau odor dos pés

Ter os pés mau cheirosos é um problema comum que ocorre em qualquer época do ano, não apenas no verão e em qualquer temperatura, quente ou fria. É medicamente conhecido como bromidrose.

Seus pés geralmente ficam com mau cheiro por causa do acúmulo de suor, que faz com que bactérias se desenvolvam em sua pele e exalem um mau cheiro. Algumas das outras causas do popular chulé incluem o uso de sapatos e meias suados e a falta de higiene dos pés.

Pés com mau odor podem ser um problema desagradável e embaraçoso, mas geralmente é facilmente tratado melhorando a higiene dos pés, usando um bom talco para os pés e tentando alguns tratamentos simples para os pés. Às vezes, no entanto, pode haver um motivo médico para o mau cheiro, e você pode precisar consultar um médico.

Causas para o mau cheiro nos pés

Existem algumas coisas que podem causar chulé. É importante saber que coisas são essas para que você possa realizar os cuidados adequados a fim de se livrar desse problema desconfortável.

Transpiração

Bem, para ser justo, não é realmente culpa do suor. Quando você tem os pés suados, a umidade e o calor produzem um ambiente perfeito para as bactérias que se espalham pela pele. Na verdade, as bactérias criam o odor quebrando o suor e as células mortas da pele.

A melhor maneira de combater o fedor relacionado ao suor é trocar as meias regularmente, especialmente quando estão úmidas. Você deve usar algo que absorva a umidade, como por exemplo a lã, que é um tecido particularmente bom para se procurar. 

Além disso, usar talco para os pés pode te ajudar a manter os pés secos, evitando o suor e consequentemente a proliferação de bactérias, causando mau odor para os seus pés.

Usar o mesmo sapato por muito tempo

Assim como as meias, seus sapatos também não devem ficar quentes e úmidos. Além disso, os podólogos recomendam que você não use o mesmo par de sapatos todos os dias. Mas a realidade é que nem todo mundo tem recursos para usar um par diferente de sapatos todos os dias, principalmente se o seu trabalho exige um determinado tipo de calçado.

Diante disso, a higiene dos pés torna-se ainda mais importante se você estiver sempre com o mesmo par de sapatos. Limpe e esfregue os pés e use uma pedra-pomes para raspar a pele seca. O tipo de sapato que você usa também pode ajudar. Se você tem chulé, use algo que permita que os seus pés respirem

Estresse

O aumento da pressão e o estresse pode fazer com que você transpire mais do que o normal. E para piorar, o suor causado pelo estresse é composto de ingredientes diferentes do suor normal induzido pelo calor, porque é produzido em um tipo diferente de glândula sudorípara e normalmente leva a um cheiro pior.

Considere manter alguns pares de meias sobressalentes no escritório, ou onde quer que você se sinta mais estressado.

Hormônios

Uma oscilação em seus níveis hormonais também pode alterar sua produção de suor e seu cheiro geral, de modo que mulheres grávidas, mulheres na menopausa e até adolescentes podem perceber o cheiro de algo particularmente desagradável vindo de seus pés.

Dito isso, pessoas no meio da puberdade, gravidez ou quase no fim da vida costumam ter uma incidência maior de mau odor nos pés

Infecção fúngica

O pé de atleta é um dos maiores medos dos frequentadores de academia e, além do desconforto, o fungo também pode contribuir para o odor do pé. Atletas bem-intencionados, no entanto, provavelmente cometerão um erro importante. A umidade entre os dedos do pé causa coceira para muitas pessoas.

Achando que deve ser fungo, essas pessoas vão aplicar um creme antifúngico, na esperança de cortar as coisas pela raiz. Em vez disso, a umidade do creme só piora as coisas. Guarde o creme apenas para a planta do pé e as laterais dos pés e opte por um talco antifúngico entre os dedos.

Conheça mais o talco para os pés

O talco é um mineral extraído da natureza usado para fazer muitas coisas. Por ser macio ao toque e inerte, o talco é há séculos valorizado como um pó corporal. Hoje também desempenha um papel importante em muitos produtos cosméticos, proporcionando a sedosidade em blushes, pós compactos e sombras, a transparência das bases e o brilho dos cremes de beleza.

Em produtos farmacêuticos, o talco é um excipiente ideal, usado como deslizante, lubrificante e diluente. Os fabricantes de sabonetes também usam talco para melhorar o desempenho dos cuidados com a pele.

Seus pés precisam de um estilo de vida terapêutico tanto quanto seu coração. Afinal, seus pés são como os burros de carga do corpo, caminhando, correndo e recebendo muito estresse.

De acordo com um estudo, um par de pés dá cerca de 5.000 a 6.000 passos por dia, o que representa um pouco mais de 4 km. Ou seja, seus pés suportam o peso de seu corpo e ajudam você a realizar suas tarefas diárias. Não só isso, você coloca os pés nos sapatos, põe seu peso sobre eles por longas horas.

Não há como negar que seus sofridos pés merecem a mesma atenção que você dá ao seu rosto ou a outras partes do corpo. Infelizmente, seus pés são algumas das partes mais negligenciadas do corpo quando se trata de higiene adequada ou cuidados básicos.

Assim como ninguém deve começar um dia sem escovar os dentes, também não deve passar um dia sem limpar ou cuidar de seus pés.

O talco para os pés é um dos produtos essenciais que podem ajudá-lo a cuidar do seu pé. Você pode usá-lo para tratar várias doenças de pele, como vermelhidão da pele, calosidades, manchas, fungos e várias outras condições.

Esse produto geralmente contém uma boa quantidade de ácido salicílico e muitos ingredientes ativos. Eles não apenas mantêm seus pés limpos, mas também previnem espinhas, inchaço, ressecamento e pele escamosa.

Se você tem essas condições com frequência, é o momento certo para fazer algumas mudanças obrigatórias em seu regime de cuidados de beleza e introduzir o talco para os pés na sua rotina.

Por que é importante aplicar talco para os pés para prevenir o chulé?

Como mencionado anteriormente, pés fedorentos e suados estão sujeitos a muitas infecções de pele se você não os mantiver limpos e secos. E aplicar talco para os pés é uma das melhores maneiras de eliminar odores e evitar infecções.

O talco para pés vem com ativos antitranspirantes que combatem os odores causados ​​pelo acúmulo de suor, principalmente entre a planta do pé e os dedos dos pés.

O suor, entretanto, não tem odor. As bactérias criam ou produzem alguma substância mau cheirosa. As bactérias fornecem um ambiente benéfico para outro microrganismo crescerem na flora natural.

A parte dianteira do pé é a área onde ocorre a maior parte do crescimento bacteriano. É porque essa parte do pé produz muito suor. A condição de sudorese piora quando não há ventilação de ar devido ao uso de calçados apertados por várias horas.

Geralmente, as meias não causam chulé, mas quando você as usa por muitas horas, elas prendem o ar nos pés. Isso é o que cria uma condição ideal para o crescimento de bactérias. Além disso, contribui para a intensidade do odor, adicionando mais área de superfície para que as bactérias se desenvolvam.

É importante ressaltar que as meias entram em contato direto com a pele, por isso sua composição também pode afetar o odor dos pés. Nylon e poliéster, por exemplo, são materiais sintéticos usados ​​em meias. Eles geralmente têm menos ventilação em comparação com algodão e lã.

Usar meias de nylon ou poliéster por muitas horas pode aumentar a transpiração e intensificar o chulé.

Tipos de talco para os pés

Existem diferentes tipos de talco para pés que têm seus próprios ingredientes. Cada marca individual terá sua própria fórmula pessoal, mas geralmente é isso que está nos diferentes tipos:

  • Talco para os pés orgânico: Este é um tipo de talco feito sem quaisquer elementos artificiais. Mesmo as plantas usadas para fazê-lo são tratadas com fertilizantes naturais e pesticidas. É ótimo para pessoas com alergias ou que apenas desejam ser mais ecologicamente corretas.
  • Talco de carvão para pés: Como o nome sugere, inclui o carvão ativado como um dos ingredientes para a absorção de odores. Geralmente é feito junto com o bicarbonato de sódio e pode incluir um óleo essencial, como o óleo de lavanda.
  • Talco secante para pés: este tipo de talco é geralmente usado para manter os pés sempre secos. Inclui o ácido bórico como principal ingrediente para manter os pés secos. Use este tipo de talco nos pés após tomar banho, nadar ou ficar muito suado. Também pode ser usado para secar a parte interna dos sapatos.
  • Talco antifúngico para os pés: este é o tipo de talco para pés que você usaria se estivesse lutando contra algum tipo de infecção fúngica. O ingrediente ativo nesses talcos é geralmente o nitrato de miconazol, um fungicida potente.

Como aplicar o talco para os pés da forma correta?

Para aproveitar ao máximo o talco nos pés, é fundamental saber aplicá-lo corretamente. Siga os passos a seguir para aplicar o talco para os pés:

  • Lave os pés com sabonete antibacteriano
  • Certifique-se de limpar a sujeira e os detritos entre os dedos
  • Seque os pés com um pano limpo
  • Massageie seus pés com as mãos suavemente
  • Polvilhe o talco nos seus pés lentamente, especialmente entre os dedos dos pés
  • Use um par de meias que absorvem a umidade
  • Certifique-se de trocar suas meias diariamente

Caso a umidade e o odor de seus pés não diminuam, é melhor consultar um médico para verificar a causa do odor em seus pés.

O talco é tóxico?

Isso depende do que está nele e se você é hipersensível a alguma coisa, por isso é importante que você leia o rótulo! Se você é alérgico a milho, talvez não deva usar talco com amido de milho. Se você o inalar ou se ele entrar em uma ferida aberta, isso pode desencadear uma reação.

Se você tem alergia ao látex, pode reagir mal ao amido de mandioca presente em alguns talcos, pois os compostos da mandioca são muito semelhantes aos encontrados na borracha. Tenha cuidado também se você é alérgico a nozes, glúten, coco ou manteiga de karité.

O talco por si só é seguro para uso tópico, mas não deve ser ingerido, inalado ou injetado. Uma reação negativa ao talco para os pés é muito rara, mas se você sentir irritação ou secura severa, interrompa o uso do produto.

Qual é o melhor talco para chulé?

Se você estiver sentindo excesso de umidade, atrito desconfortável ou odores indesejados nos pés, os melhores talcos para pés contêm materiais altamente absorventes que absorvem o excesso de umidade (como bicarbonato de sódio, araruta, argila de caulim e óxido de zinco ), o que faz sentido, uma vez que existem mais glândulas sudoríparas em seus pés por polegada do que em qualquer outro lugar em seu corpo, e as bactérias que ocorrem naturalmente se alimentam desse suor e produzem odores no processo.

Algumas opções também contêm ingredientes antifúngicos (como nitrato de miconazol ), que têm como alvo o tipo de fungo que causa o pé de atleta, se isso for uma preocupação. Como resultado, os ingredientes escolhidos devem refletir a causa dos seus sintomas e os próprios sintomas.

O melhor talco para chulé é aquele que absorve o suor e combate as bactérias causadoras do mau odor. Produtos que oferecem proteção durante o dia inteiro e proporcionam sensação de frescor, são as melhores opções para lidar com o chulé.

Receitas caseiras de talco para os pés

Existem muitas opções de talco disponíveis para compra no mercado, mas se você prefere o método faça você mesmo, separamos algumas receitas de talco caseiro para os pés que podem te ajudar no dia a dia.

Talco para os pés de bicarbonato e amido

O amido de milho e o bicarbonato de sódio são ingredientes comumente usados em talco para os pés, que compramos na farmácia. Esses dois ingredientes possuem a capacidade de manter os pés secos, além de serem antifúngicos também.

Para preparar esse talco, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 15 gotas de óleo essencial de melaleuca
  • 15 gotas de óleo essencial de eucalipto 
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda 
  • 1 frasco de vidro pequeno

Misture todos os ingredientes e coloque no pote de vidro. A quantidade de óleo essencial é uma preferência pessoal. Adicione menos se achar que vai ficar muito forte. Esfregue o talco nos pés antes de dormir e polvilhe os sapatos com o pó.

Talco de araruta e óxido de zinco

A araruta é um ótimo substituto para o amido de milho. Funciona da mesma forma para engrossar um produto e absorver a umidade. A araruta costuma ser preferível para qualquer pessoa com alergia ou sensibilidade ao milho. É feito de uma planta tropical e é totalmente natural.

Já o óxido de zinco é ótimo para controlar o odor dos pés. O zinco é um antibacteriano natural que mata as bactérias que prosperam no suor e causam pés mau cheirosos. O zinco é um mineral natural encontrado facilmente na natureza.

Para preparar essa receita de talco, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de araruta em pó
  • 1 colher de sopa de óxido de zinco em pó
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de chá de casca de limão em pó
  • ½ colher de chá de canela em pó 
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda 
  • 1 pote de vidro

Misture todos os ingredientes até ficar completamente homogêneo. Você pode misturar em uma tigela com uma colher, ou você pode misturar com um pilão para obter uma consistência mais lisa.

Para usar, sacuda um pouco do talco caseiro para os pés nos pés e entre os dedos e esfregue-o. Você também pode sacudir o pó nos sapatos antes ou depois de calçar.

Dicas para manter seus pés sempre saudáveis

Os pés saudáveis ​​fazem parte de um corpo saudável e um pouco de cuidado preventivo com os pés ajuda muito a manter a boa saúde dos pés. Por isso, veja a seguir algumas dicas para manter seus pés sempre saudáveis.

Mantenha-os limpos

Ao tomar banho, não se esqueça de lavar os pés. É tentador pensar que, porque você está mergulhado em água com sabão, eles ficarão limpos automaticamente, mas nem sempre é esse o caso.

Dê-lhes uma boa esfregada com um pouco de sabão e um pano ou esponja para remover qualquer sujeira teimosa.

Esfolie

Nossos pés podem ficar ressecados, especialmente durante os meses de verão. Por isso, é muito importante fazer uma esfoliação nos pés, para eliminar resíduos de pele morta.

Esfregue suavemente com uma pedra-pomes pelo menos uma vez por semana para remover qualquer pele morta e deixá-los com uma sensação de suavidade e frescor.

Hidrate

Após a limpeza, certifique-se de hidratar os pés para reter toda a umidade do chuveiro ou banheira. Isso ajudará a manter seus pés macios e sedosos.

Escolha sapatos bem ajustados

A escolha inadequada de calçados pode levar a todos os tipos de problemas nos pés. Pode causar, chulé, e tem um impacto na saúde dos pés que você nem imagina.

Principalmente se você passa a maior parte do dia com sapatos, opte por aqueles que sejam confortáveis, que lhe deem suporte e que sejam bem ajustados.

Lembre-se de cortar as unhas

Assim como você apara as unhas das mãos, não se esqueça das unhas dos pés.

Mantenha-as aparadas e arrumadas para evitar unhas encravadas e a dor de unhas compridas empurrando a parte interna dos sapatos.

Deixe-os respirar

Não é bom passar o dia todo de meias e sapatos. Certifique-se de que seus pés tenham tempo para ficarem livres de qualquer calçado e deixe o ar circular ao redor deles.

Invista em ótimas meias

A escolha das meias é tão importante quanto a escolha dos sapatos. Se você precisar usar meias, compre meias de qualidade, feitas de materiais naturais como algodão ou lã.

Isso os ajuda a respirar e não ficar tão suados em condições mais quentes.

Use um óleo para unhas e cutículas

Usando um óleo para unhas e cutículas, você pode manter suas unhas em ótimas condições. Um óleo protege as unhas e cutículas contra o ressecamento e rachaduras, o que pode causar infecções nas unhas.

Saiba quando você precisa de um podólogo

Se você não tiver certeza se seus pés precisam de cuidados profissionais, consulte sempre um podólogo qualificado e de confiança. Eles podem ajudar a diagnosticar quaisquer problemas nos pés que você possa ter e ajudá-lo a colocar seus pés no caminho da recuperação.

Inspecione seus pés diariamente

Verifique se há cortes, bolhas, arranhões, vermelhidão e inchaço nos pés. A detecção precoce desses problemas pode ajudar a prevenir complicações mais sérias posteriormente.

Perguntas

Sem dúvidas cuidar dos pés é essencial para manter a saúde geral do corpo! Depois de saber mais sobre o talco para os pés e sobre outros cuidados com os pés, talvez você ainda tenha algumas dúvidas sobre o assunto. Para te ajudar ainda mais, veja a seguir algumas perguntas frequentes sobre talco para os pés e os cuidados com os pés em geral.

Qual talco é bom para frieira?

Visto que a frieira é causada por fungos, os melhores talcos para frieira são aqueles que contêm propriedades antifúngicas na sua composição. Além disso, para manter os pés livres de frieira, é essencial mantê-los sempre secos e calçados em ambientes públicos, como piscinas, banheiros e vestiários.

O que fazer para evitar o chulé?

Vimos que o chulé é causado por bactérias que se beneficiam de lugares umedecidos pelo suor. Sendo assim, para evitar o chulé é importante manter os pés sempre secos, usando um talco de boa qualidade e meias que absorvem o suor. 

Para que serve o talco antisséptico perfumado?

Antissépticos são substâncias que eliminam microrganismos das superfícies em que são aplicados. O talco antisséptico, além de manter os pés secos, também elimina bactérias que estão presentes nos pés e causam o chulé. Além disso, pelo fato de serem perfumados, deixam um cheiro agradável nos pés.

Qual o melhor produto para acabar com o chulé?

Por mais que o talco para os pés ajude a eliminar o chulé, você precisa manter uma rotina de cuidados para acabar de vez com o mau cheiro nos pés. Apenas lavar bem os pés todos os dias e usar o talco depois disso, pode ser a solução para acabar com pés mau cheirosos.

Qual melhor desodorante para os pés?

Um desodorante para os pés é como o talco para os pés apenas na forma líquida e em uma lata de aerossol. Pode conter glicerina ou álcool cetarílico. Diante disso, você pode usar o mesmo critério que usaria para escolher um talco.

Opte por produtos que mais se adequam a sua necessidade e que contenham principalmente ingredientes naturais para resolver o seu problema.

O amido de milho pode ser usado como talco para os pés?

O amido de milho é um ingrediente ativo em muitos talcos porque absorve muito bem a umidade. No entanto, o amido de milho por si só, não mata fungos e pode promover o crescimento de leveduras se não for controlado.

Você pode fazer o seu próprio talco misturando amido de milho e bicarbonato de sódio. Você também pode adicionar óleos essenciais, como óleo de eucalipto e óleo de hortelã que contém propriedades antissépticas e antifúngicas para complementar o amido de milho.

Como o talco funciona nos pés?

As duas principais funções do talco nos pés são absorver a umidade e controlar o odor. Alguns tipos são medicamentosos para aliviar a coceira ou acalmar a pele irritada. O mentol pode refrescar seus pés e reduzir a coceira. Já o miconazol mata fungos. O eucalipto, a melaleuca e outros óleos podem atuar como um agente anti-inflamatório.

Qual a melhor forma de aplicar o talco nos pés?

Antes de aplicar o pó, você precisa primeiro se certificar de que seus pés estão limpos. Lave-os com sabonete antibacteriano e seque-os com um pano limpo. Após uma massagem suave, polvilhe o pó e coloque-o entre os dedos dos pés. Use meias que absorvem a umidade e troque-as todos os dias.

Quais são os benefícios do talco para os pés?

O talco quando aplicado nos pés pode promover uma série de benefícios importantes para manter a saúde dos pés. O talco ajuda as pessoas a controlar e reduzir o chulé, acalma e alivia a pele irritada, deixa os pés secos e frescos, previne infecções na pele e muitas outras coisas.

Onde comprar talco para os pés?

Vimos ao longo deste artigo a importância de manter os pés sempre bem cuidados. Apesar dessa importância, a maioria de nós negligencia os cuidados com essa parte do corpo. No entanto, é importante lembrar que o talco para os pés é uma forma prática de cuidar bem dos pés.

Se você possui algum problema com mau odor nos pés, tente colocar em prática as dicas deste artigo. Mas se nenhuma das dicas que apresentamos aqui forem o suficiente para resolver o seu problema, procure um podólogo ou um médico para que você receba ajuda adequada.

Você encontra ofertas de talcos para os pés aqui no Cliquefarma! Com apenas um clique, você compara os preços de várias marcas e e economiza na compra de produtos de higiene, beleza, medicamentos e muito mais nas farmácias online! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<