Absorvente de Seios

Absorvente para os seios – Dica para as mamães

25/05/2021 0 Por cliquefarma

Você é uma mãe grávida ou amamentando? Em caso afirmativo, você provavelmente teve ou vai ter algum vazamento de leite. Vazamento inesperado é uma ocorrência comum que pode ser embaraçosa se você não estiver preparado.

Os absorventes para os seios, são absorventes e removíveis usados entre os mamilos e o sutiã da mulher. Eles agem como uma proteção para proteger as roupas do vazamento de leite, evitando manchas de umidade e possíveis outras manchas.

Vamos ajudá-lo a classificar as diferenças entre os absorventes reutilizáveis e as opções descartáveis e dar-lhe informações sobre como usá-las corretamente para uma proteção ideal contra vazamentos.

O vazamento é mais comum nos primeiros dias da amamentação, enquanto o suprimento de leite materno se ajusta às necessidades do bebê. Você pode não ter nenhum vazamento, você pode vazar por algumas semanas ou pode lidar com o vazamento enquanto amamenta seu bebê.

O vazamento pode ocorrer quando você ouve seu bebê chorar, quando seus seios ficam muito cheios ou simplesmente por nenhum motivo. Aqui estão alguns outros motivos pelos quais você pode precisar de absorventes internos:

  • Durante as primeiras semanas de amamentação, quando o leite chega pela primeira vez
  • Se você vai ficar longe do seu bebê por algumas horas
  • Quando você estiver voltando ao trabalho
  • Se você tem um suprimento de leite abundante
  • A noite quando você está dormindo
absorvente para seios

Por que os seios vazam durante a amamentação

O vazamento durante a amamentação é uma situação bastante comum e normal entre as mulheres após o parto. Alguns dos motivos são:

  •  À medida que a mama tenta regular a produção de leite, dependendo do padrão de alimentação, consumo do bebê e duração, haverá excesso de leite resultante desses fatores.
  • Imediatamente antes ou após a alimentação, o excesso ou a antecipação da alimentação podem causar vazamentos.
  •  O refluxo descendente ocorre em ambas as mamas, fazendo com que a outra vaze ocasionalmente, mesmo que não esteja sendo sugada.
  •  Também é comum a mama vazar quando a mãe ouve o bebê chorar. É um fenômeno natural.

O que é o absorvente de seios

São pequenos círculos de tecido, normalmente entre 8 e 12 cm de diâmetro, que são usados na parte interna do sutiã para absorver qualquer vazamento de leite materno. Eles geralmente têm um revestimento resistente à água para ajudar a evitar manchas de leite em sua blusa. Estão disponíveis em absorventes descartáveis ​​e reutilizáveis ​​ou laváveis, numa vasta gama de tecidos.

Qual a utilidade do absorvente de seios

Eles sugam o leite que pode vazar entre as mamadas. Você os usa na parte interna do sutiã para mantê-lo seco e não permite que o leite entre em contato com a sua roupa. Eles podem ser encontrados em diversos tipos e tamanhos e podem ser reutilizados ou descartáveis. 

Independente do estilo que você escolha usar, é importante conferir que eles sejam contornados para se ajustar confortavelmente ao seu corpo. 

Além disso, escolha absorventes de seios que sejam macios e absorventes e que permitam que seu peito respire e evite aqueles com forros resistentes à água ou de plástico, pois esses retém a umidade contra sua pele.

É essencial para evitar a proliferação de fungos e bactérias que mantenha os seios sempre secos. Isso quer dizer que, ao utilizar os absorventes de seio, eles precisam ser trocados sempre que estiverem úmidos para que não ocorra esse problemas.

Absorvente para seio lavável  

 Esse tipo de absorvente é normalmente ecológico, econômico e respirável. Isso porque eles são feitos geralmente com tecidos de origem natural, como o algodão, os absorventes reutilizáveis ​​geralmente resultam em melhor circulação de ar, ventilação e respirabilidade.

Esses absorventes podem ajudar no processo de cicatrização que algumas mulheres podem experimentar quando têm mamilos doloridos por causa da amamentação. Ao invés de descartar os absorventes de seios, você pode lavar e reutilizar facilmente. E além de ajudar o meio ambiente ao reutilizar seus absorventes higiênicos laváveis, também economiza  dinheiro!

Quantos absorventes para seios laváveis devo comprar

Geralmente, uma mãe que amamenta começa com oito pares. Pois enquanto alguns estão em uso, outros estão lavando e ainda outros podem ser guardados para casos de emergências. 

E cada mãe é diferente Tudo depende de quanto você vaza e da regularidade com que deseja lavar. Você pode descobrir que precisa de mais pares no início até que sua produção de leite se normalize.

Como escolher o melhor absorvente de seios

Existem quatro fatores que você deve considerar antes de comprar um absorvente para seios reutilizável, são eles: Conforto, absorção, cobertura e contorno.

Conforto

Em primeiro lugar, esses absorventes serão como uma segunda pele para você durante todo o dia, todos os dias, então certifique-se de que elas são confortáveis. Você vai querer escolher um absorvente que seja super macio e não machuque os mamilos quando eles ficarem molhados. 

Para o seu bem-estar, escolha um protetor de mamilo que permaneça seco contra a sua pele. Isso vai absorver a umidade do seu peito e colocá-lo no centro do absorvente, o que deixa você com uma sensação de seco mesmo quando o absorvente está saturado.

Absorção

Você também vai querer ter certeza de que seus absorventes para seios reutilizáveis ​​são muito absorventes. Quanto mais absorventes eles são, mais tempo você pode ter entre as mudanças. Quanto mais tempo você demorar entre as trocas, menos terá que lavar de uma vez. Quanto menos você lavar de uma vez, menos terá que comprar. Quanto menos você tem que comprar, mais dinheiro você economiza.

Cobertura

É importante também escolher um absorvente que seja grande o suficiente para cobrir a região desejada, pois isso vai proporcionar mais proteção e conforto.

Contorno

Por último, lembre-se de escolher um protetor de seios com contornos. Seu seio é redondo, então por que você compraria um absorvente para seios planos? Um Protetor de seios com contornos cobrirá seu seio como o sutiã e ficará rente à sua pele, sem que enrole  ou se mova. 

Vantagens e desvantagens do absorvente de seios lavável

Agora que você já sabe o que são os absorventes de seios laváveis, vamos conhecer as vantagens e desvantagens deste item.

Vantagens

  • Ecológico
  • Melhor custo benefício
  • Respirável

Desvantagens

  • Mais espesso; mais perceptível por baixo da roupa.
  • Custo inicial mais alto.
  • É necessária uma limpeza regular.
  • Precisa de 6 a 8 pares para revezar entre as limpezas.
  • Sem adesivo.

Usando absorventes para seios laváveis 

Use os absorventes limpos e secos.Como as bactérias podem crescer em locais molhados, sempre verifique se o  absorvente de seio que você selecionou está completamente seco.

Prepare seu mamilo. Manter um ambiente livre de bactérias é essencial ao usar protetores de mama, portanto, certifique-se de que seu mamilo esteja seco antes de aplicar um limpo. Se os seus mamilos estiverem irritados, aplique creme para os mamilos antes do absorvente de seio.

Absorvente seguro no sutiã. Posicione o absorvente no bojo do sutiã; como não tem adesivo, certifique-se de que está bem preso entre o seio e o sutiã. Idealmente, ele será centralizado em seu mamilo.

Ajuste, se necessário. Ajuste o absorvente no seio o quanto for necessário. Os absorventes de seio reutilizáveis ​​tendem a ser mais grossos do que os descartáveis, portanto, use um sutiã acolchoado ou mais grosso para mantê-los escondidos.

Substitua quando molhado.Quando o absorvente de seios ficar molhado, remova-o. Se estiver longe de casa, coloque-o em um pequeno saco úmido ou saco Ziploc. Remova-os quando voltar para casa para que não fiquem no ambiente úmido por mais tempo do que o necessário.

Lave o absorvente de seios. Limpe de acordo com as orientações do fabricante. Se você não tiver mais a embalagem que veio, procure o site e as instruções online. Os métodos de lavagem variam porque os protetores de peito reutilizáveis ​​são feitos de materiais diferentes, como algodão, bambu, lã e outros tecidos.

Alguns recomendam que a lavagem seja feita com as mãos, outros com água quente, enquanto outros especificam apenas a lavagem com água fria. O mesmo se aplica à secagem em máquina ou em varal.

Independentemente do seu método de lavagem, evite todos os amaciantes, pois os amaciantes podem afetar a absorção.

Absorvente para seios descartável

Os absorventes para seios descartáveis ​​são projetados para serem usados apenas uma vez e depois descartados. Eles estão disponíveis em uma variedade de formatos e espessuras, então você pode experimentar algumas marcas diferentes para ver qual você mais gosta.

 Os absorventes descartáveis ​​também são ótimos para quando você sair ou viajar, pois não será necessário se preocupar em lavá-los. Mas, com o tempo, os descartáveis ​​podem ser caros, pois você tem que comprar novos continuamente.

Esses absorventes são geralmente discretos, relativamente finos e descartáveis. Alguns vêm embalados individualmente em plástico para garantir que sejam higiênicos.

Vantagens e desvantagens do absorvente descartável

Assim como o absorvente para seios reutilizável, o absorvente para seio descartável também possui algumas vantagens e desvantagens que poderá observar a seguir.

Vantagens

  • Conveniente.
  • Fácil de usar.
  • Contém adesivo para ficar no lugar.
  • Muitos são revestidos de plástico para evitar vazamentos.
  • Fino e discreto.

Desvantagens

  • Não é ecológico
  • O suporte de plástico pode aumentar a retenção de umidade
  • Despesa regular e recorrente durante a amamentação

Usando absorventes para seio descartáveis

Prepare seu mamilo. Assim como acontece com o absorvente para seio reutilizável, certifique-se de que o mamilo também está seco antes de aplicar um absorvente limpo. Se os seus mamilos estiverem irritados, aplique creme para os mamilos antes do absorvente do seio.

Remova o suporte adesivo.Usando as mãos limpas, remova os absorventes da embalagem e, com cuidado, retire o adesivo, se sua marca incluir adesivo.

Posicione o mamilo centralmente. Para maximizar a absorção do protetor de seio e evitar vazamentos, centralize o mamilo no absorvente.

Adesivo de pressão contra o sutiã. Traga o sutiã em direção ao seu peito e pressione o lado adesivo do absorvente no bojo do sutiã. Quando você posicionar seu sutiã totalmente no lugar, reajuste o protetor se não estiver na posição adequada.

Substitua quando molhado. Quando o absorvente ficar úmido devido ao vazamento de leite, remova-o imediatamente e descarte-o para reduzir a chance de infecção ou irritação. Substitua seu absorvente de seio por um novo e limpo.

Absorvente preso no mamilo. Se o absorvente do seio ficar preso ao mamilo, aplique suavemente um pouco de umidade e ele deve se soltar. Evite puxá-lo, pois isso pode ser muito desconfortável, especialmente se seus mamilos estiverem rachados ou irritados.

Absorvente de seio caseiro

Os absorventes de seios podem ser facilmente feitos de uma variedade de itens. Você pode cortar fraldas descartáveis ​​ou absorventes higiênicos para caber dentro do sutiã, usar um lenço ou outro pedaço de algodão, dobrar e colocar sobre os seios ou, se souber costurar, costure algumas camadas de material absorvente em uma forma circular ou qualquer outra forma que seja confortável para você. 

Ao fazer seus próprios absorventes, evite materiais artificiais. É melhor usar tecido 100% algodão, que é melhor para absorver vazamentos, e é um material macio para entrar em contato com a pele.

Absorvente de Seios

Segurança dos absorventes de seios

É normal demonstrar preocupação com esse item, pois é algo que vai estar diretamente em contato com a região que você vai usar para alimentar o seu filho. Mas pode ficar tranquila, que o absorvente de seios é um item segurado se for utilizado da forma certa e de forma higiênica.

Porém algumas coisas devem ser consideradas e lembradas para manter a segurança no uso do absorvente de seios.

O único risco ao utilizar o protetor de seios e a proliferação de bactérias, pois esses microrganismos se desenvolvem em locais quente e úmidos, e são não tiver o cuidado necessário, o absorvente de seios pode acabar sendo um local ideal para o desenvolvimento de bactérias e fungos, por isso eles devem ser trocados frequentemente.

Troque-os quando úmidos para evitar umidade constante ao redor do mamilo, pois isso propicia o desenvolvimento de bactérias. Essa ação é ainda mais necessária se você sofre com mastite, que é um problema de infecção na mama.

Locais úmidos e quentes facilitam o desenvolvimento de fungos, e o mais comum na região da mama que afeta tanto o bebe como a mãe é o chamado sapinho, que são bolhas subcutâneas que causam coceira e às vezes dor.

Se você usar protetores de seios reutilizáveis ​​e acabar com sapinhos, esteja ciente de que o fungo pode viver dentro do tecido de seu protetor de peito, apesar da lavagem regular. Você precisará realizar algumas etapas extras para acabar totalmente com o fungo e evitar uma recorrência.

Alguns protetores de seios também causam irritação na pele do seio em algumas mães, apesar de não ser um problema grave, pode causar desconforto que por sua vez pode ser resolvido com cremes específicos para a região do mamilo e são usados junto com os absorvente de seio.

Técnicas de amamentação

As pessoas geralmente dizem que amamentar é natural e fácil, mas isso pode não se aplicar a todas as mulheres.

Para algumas mulheres é uma batalha e para outras é um passeio no parque, e há também o meio termo. Independente do que você acha sobre isso vamos apresentar agora algumas dicas de amamentação que podem te ajudar a tornar essa tarefa mais fácil.

Benefícios da amamentação

A amamentação protege seu filho de infecções, aumenta sua inteligência e pode até reduzir a obesidade e o diabetes em crianças.

A amamentação também traz benefícios para você. Não só ajuda o útero a se contrair de volta ao normal após o parto, como também ajuda a diminuir o risco de câncer de mama, câncer de ovário e diabetes.

Mulheres que recebem apoio no início de sua jornada de amamentação também têm um risco menor de depressão pós-parto.

Como amamentar

Antes de pegar o jeito da amamentação, você deve dominar o trinco. Este é o termo geral utilizado para designar quando o bebê pega no seu peito para mamar, e é uma das primeiras coisas que você precisa aprender, pois é fundamental para garantir o seu conforto e o sucesso do seu bebê. Uma vez feito corretamente, torna-se fácil acertar todas as vezes.

Veja a seguir os passos básicos para uma boa trava:

  •  Fique confortável e pronta para amamentar.
  • Alinhe o nariz do bebê com o mamilo. Isso permitirá que seu bebê abra bem a boca enquanto inclina a cabeça para trás.
  • Aponte o mamilo em direção ao céu da boca do bebê.
  • Certifique-se de que o nariz do bebê esteja inclinado para longe do seu peito, isso é muito importante para que o bebê possa respirar.
  • Lembre-se de que isso não deve ser doloroso. Você sentirá pressão, mas não deve doer nada. Em caso afirmativo, destrave e tente novamente.

Escolha uma posição confortável para você e o bebê. Certifique-se de ter um copo grande de água ao seu lado, pois a amamentação pode levar algum tempo para começar. Manter-se hidratado e confortável é a chave.

Inclusive, todos nós sabemos o quanto é importante ter uma dieta bem balanceada, mas isso nunca foi tão importante quanto no período de amamentação. 

Se você está amamentando exclusivamente, toda a nutrição do seu bebê vem de você. A seguir estão algumas sugestões para garantir que seu bebê tenha o melhor começo de vida, porque uma mãe saudável significa um bebê saudável. 

Frutas e vegetais. Escolha 5 cores diferentes e muitas folhas verdes.

Coma as gorduras boas, limite as más. Desfrute de abacate, sardinha, salmão e nozes cruas, mas evite o consumo excessivo de doces, bolos e pizza.

Carnes magras e aves. Carnes vermelhas magras, carnes brancas, peixes, ovos e tofu são fantásticos.

Coma quando estiver com fome. A amamentação gasta até 500 calorias extras por dia, então não se sinta culpado se precisar de uma refeição extra ou vários lanches. Lanches para bebês à meia-noite são permitidos, então você também pode!

É seguro comer tudo durante a amamentação. Mas se você descobrir que seu bebê está com dor de estômago após a alimentação, monitore sua dieta, pois a barriga dele pode ser sensível a algo que você comeu. Tente novamente em algumas semanas.

Se hidrate. Tente beber 2-3L de água por dia. Seu aumento de sede pode tornar isso mais fácil do que parece.

Permaneça ativa. Uma mãe ativa tem níveis mais altos de oxitocina, o que significa mais produção de leite.

Abstenha-se do uso de álcool, cigarros e drogas ilícitas. Sempre verifique se os medicamentos prescritos são seguros para serem tomados durante a amamentação.

É importante saber que a amamentação nem sempre é fácil para todas as mulheres e que ajuda extra está disponível, se necessário. Não há vergonha em pedir e a perseverança será recompensada. Lembre-se de que as primeiras semanas são as mais difíceis, e fica mais fácil depois de um tempo.

Camisola de amamentação

Os bebês recém-nascidos precisam mamar cerca de 8 a 12 vezes ao dia e isso inclui mamadas noturnas regulares. Nenhuma mãe que amamenta quer lidar com roupas que apertam às 3 da manhã, por isso as camisolas de amamentação podem ser muito úteis para as mamães que estão amamentando.

As camisolas de amamentação devem ter 3 elementos principais, que são: acessibilidade, conforto e estilo.

Acessibilidade. Às mães que amamentam geralmente compram pijamas de amamentação para facilitar o acesso aos mamilos. Procure opções com fechos, decotes elásticos e compatibilidade com seu sutiã de amamentação. Pontos de bônus se a roupa de dormir tiver tecido que absorva a umidade para absorver vazamentos e respingos, mas certifique-se de escolher algo que também sobreviva às máquinas de lavar.

Conforto. Como você dorme com a camisola de amamentação, ela deve ser aconchegante e confortável. Cós elásticos, cortes favoráveis e tecido apropriado para a estação fazem toda a diferença!

Estilo. Embora a roupa de dormir para amamentar seja inerentemente prática, você ainda quer ter uma aparência elegante. Por isso escolha a camisola de amamentação que combine com você e te faça sentir bem com si mesma.

Sutiã de amamentação

Um sutiã de amamentação é uma roupa íntima de apoio projetada para mulheres que amamentam. Possui copas com abas ou painéis que podem ser facilmente abertos para dar acesso aos seios sem ter que remover todo o sutiã.

Um sutiã de amamentação, ou qualquer tipo de sutiã para esse assunto, não é algo que você absolutamente precisa, mas é um acessório conveniente para amamentar. Se você tem seios menores, pode se sentir bem sem sutiã. Um sutiã normal ou um sutiã esportivo também pode ser usado. No entanto, se você tiver um busto maior ou se seus seios forem muito cheios e pesados, um sutiã de amamentação pode ajudá-la a se sentir mais confortável. 

Se você decidir usar um sutiã de amamentação, certifique-se de escolher um que caiba em você. Seu sutiã de amamentação deve ser favorável, mas não apertado. Não deve deixar marcas ou forçar a pele. Se o seu sutiã estiver muito apertado, isso pode causar obstrução dos dutos de leite, mastite ou uma diminuição no suprimento de leite.

Um sutiã macio é preferível a um sutiã com armação. O fio de um sutiã com armação pode exercer pressão sobre o tecido na base do seio, causando os mesmos problemas que um sutiã apertado pode causar.

Escolha um sutiã feito de algodão ou outro material natural. Os materiais naturais são absorventes e permitem que o ar flua para os seus seios. Os materiais sintéticos podem irritar os seios e reter a umidade.

Pode ser útil ter pelo menos dois sutiãs para amamentar, para que você possa usar um enquanto o outro está lavando. Os sutiãs de amamentação podem ficar sujos facilmente com vazamento de leite materno, suor ou cuspe e baba do bebê. 

Troque o sutiã sempre que ele ficar sujo ou úmido, pois a umidade em seus seios por um longo período de tempo pode fornecer um ambiente ideal para o crescimento de bactérias ou fungos. Para evitar irritações na pele, mamilos doloridos, mastite ou aftas, use um sutiã limpo e seco. Absorvente de seios usados ​​dentro do sutiã também podem ajudar a mantê-lo limpo e seco.

Cadeira de amamentação

Uma cadeira de amamentação pode ser um conforto para os pais e o bebê, criando um lugar especial para estarem juntos durante a amamentação. No entanto, se não há espaço em sua casa ou orçamento para este tipo de cadeira, não é uma necessidade para esses momentos de união. Não é obrigatório sentar quando se trata de amamentar, você pode se certificar disso com as mães que amamentam no transporte público, em um restaurante ou no parque.

Mas se você estiver interessado em comprar uma cadeira de amamentação, encontrará uma infinidade de opções no mercado. Com dezenas de estilos variando em preços de centenas a milhares de reais.

Se você acha que passar a metade da noite alimentando um bebê agitado é um desafio, tente fazê-lo em uma cadeira desconfortável. Amamentar pode ser uma tarefa complicada, por isso é importante escolher uma cadeira de amamentação que torne a experiência o mais confortável possível para você e seu bebê.

Procure uma cadeira com apoios de braços acolchoados largos. Mesmo os bebês mais pequeninos podem ficar pesados ​​depois que você os segura por um tempo. Se você ainda quiser sentir seus braços após 20 minutos de mamada, precisará de uma ajudinha. 

Depois de escolher a cadeira de amamentação perfeita, considere a criação de uma estação de alimentação dedicada para garantir que você tenha tudo de que precisa para amamentar seu filho, bem como alguns itens para você ao alcance das mãos. 

Sua estação pode ser um conjunto de gavetas ou até mesmo um carrinho móvel. Você pode incluir itens como panos para arrotar, toalhas, absorventes higiênicos, desinfetante para as mãos e creme para mamilos.

Perguntas

Depois dessa explanação sobre absorventes de seios, bem como outros itens que auxiliam na amamentação, talvez ainda reste algumas dúvidas sobre esse universo. Por isso, separamos algumas das perguntas mais comuns sobre esse assunto.

Qual o melhor absorvente para seios?

Você pode escolher entre absorvente para seios descartáveis ​​ou reutilizáveis, ou ter um estoque de ambos para usar em diferentes situações. Os absorventes descartáveis ​​costumam ter uma tira adesiva para ajudá-lo a aderir ao sutiã, e os reutilizáveis ​​costumam ter um lado um pouco mais texturizado para ajudar a ficar no lugar dentro do sutiã. 

Para saber o que é melhor no seu caso, faça um teste para saber qual tipo te proporciona mais conforto.

Quando usar absorvente para seios?

A maioria das mulheres só usam absorventes para seios nos primeiros estágios da gravidez, até que o corpo aprenda a regular o suprimento de leite.

No entanto, é bom saber que nem todas as mulheres são iguais e que algumas mulheres terão vazamentos leves e outras grandes vazamentos.

É importante compreender o seu corpo e o que é necessário para mantê-lo seco e protegido.

Como usar absorvente para seios?

Os protetores de mama são colocados no sutiã de amamentação, sobre o mamilo e irão absorver todo o leite que vazar. Você precisará trocar os absorventes mamários pelo menos uma vez por dia, ou mais, se sentir um grande vazamento. 

Com que frequência devo trocar o absorvente para seios?

Os absorventes devem ser trocados ou descartados assim que ficarem úmidos. Isso diminui o risco de proliferação de bactérias e fungos que podem fazer mal ao seu bebê e causar infecções no seu mamilo.

Absorvente de Seios

Onde comprar absorvente para seios

O absorvente para seios pode ser muito útil para as mulheres que estão amamentando, esse e os outros itens apresentados nesse artigo, como a camisola de amamentação, o sutiã de amamentação e a cadeira de amamentação podem facilitar e muito a vida das mamães que amamentam.

Você pode encontrar o absorvente para seios e outros itens para mãe e bebê com o buscador de preços da cliquefarma. 

Com o buscador de preços da Cliquefarma você pode comparar os preços e comprar o absorvente para seios que cabe no seu bolso, e o melhor para você. 

Se você leu esse artigo completo, mas ainda assim restou alguma dúvida, deixe sua dúvida nos comentários que teremos o prazer de responder.

Se gostou do artigo curta e compartilhe com seus amigos e sua família!