Albumina

Albumina – Tudo sobre esta poderosa proteína

01/04/2021 0 Por cliquefarma

Você sabe o que é a albumina? Sabe quais seus benefícios e para o que ela serve? Confira esse texto que vamos falar tudo sobre essa substância e ainda dar algumas receitas para você incluir na sua dieta, acompanhe!

O que é albumina

A albumina é uma proteína que se concentra no plasma sanguíneo produzida pelo nosso fígado e também presente no leite e no ovo, sendo respectivamente a seroalbumina, lactoalbumina e ovoalbumina. Essa proteína é solúvel em água e obtida a partir da clara de ovo pasteurizada. 

Esse suplemento é rico em proteínas e com alto valor biológico, com baixo teor de gorduras e poucas calorias, além de ser de fácil absorção e digestão pelo corpo. É uma substância repleta de vitaminas e minerais, como ferro, fósforo, potássio, complexo B e é ótima para obter energia e aumentar o desempenho e condicionamento físico dos atletas durante os treinos, além de ajudar a ganhar massa muscular. A albumina também é muito usada em pessoas que sofreram queimaduras e passaram por alguma cirurgia. 

Albumina para que serve

Como já foi dito anteriormente, a albumina é uma proteína fabricada pelo nosso corpo, por meio do fígado e também obtida no leite e na clara do ovo e sua função principal é ajudar na manutenção dos níveis de sangue nos vasos. 

A albumina serve para ajudar os praticantes de exercícios físicos mais intensos a ganhar massa muscular e também facilita a reposição imediata das proteínas que foram usadas durante o treino, permitindo também uma rápida recuperação dos músculos e os preparando para os próximos treinos, evitando a fadiga e o overtraining, sem contar que fornece energia e evita o catabolismo. 

Em outras palavras a albumina serve para:

  • Manutenção da pressão osmótica.
  • Transporte de hormônios da tireoide
  • Transporte de hormônios lipossolúveis.
  • Transporte de bilirrubina não conjugada.
  • União competitiva com ions de cálcio.
  • Controle do pH.
  • Regular a quantidade de água entre os tecidos e o sangue
  • Ganho de massa muscular
  • Ajuda na recuperação e reconstrução muscular 

Como tomar albumina

A albumina pode ser adquirida na forma de cápsula ou em pó. Ela pode ser diluída em água ou outra bebida de sua preferência, como água, suco, leite, vitaminas, bem como na confecção de algumas receitas. Ela deve ser consumida entre as refeições e, de preferência, com algum carboidrato junto. 

Por possuir uma absorção mais lenta, o consumo da albumina é recomendado para longos períodos de jejum, ou seja, o melhor é fazer a ingestão da  albumina antes de dormir, evitando o catabolismo muscular.  A quantidade recomendada é informada no rótulo do produto e vai variar de acordo com a prescrição médica, que vai avaliar seu caso e as suas necessidades, informando exatamente como fazer o uso desse suplemento. 

Albumina em pó

A albumina em pó é extraída da clara de ovo pasteurizada e triturada e é a forma mais consumida pelos atletas. Ela atua diretamente na recuperação dos músculos após os treinos e também é muito importante para a circulação sanguínea, mantendo o volume de sangue nos vasos sanguíneos. 

Entretanto, a albumina possui uma lenta absorção pelo corpo, por isso é recomendado que seu uso seja feito na parte de manhã, no café da manhã, após o treino ou antes de ir dormir, pois ela tem efeito melhor em longos períodos de jejum, intensificando o processo de crescimentos do músculos, evitando a fadiga e ajudando-os a se recuperarem, 

O suplemento de albumina em pó pode ser diluído em água, leite, suco, vitaminas, shakes ou usado em alguma receita, como bolo e hambúrgueres. Lembrando que é sempre necessário consultar o seu médico para melhores informações e para fazer o uso dessa substância de acordo com suas necessidades.   

Albumina em cápsula

A albumina em cápsula também é uma alternativa de consumo, já que é mais prática e mais fácil de carregar e por ajudar a suportar o gosto da albumina em pó natural, mas é um problema para quem tem dificuldade em engolir comprimido. Além disso, quando ingerida na forma de cápsula, sua absorção fica ainda mais lenta.   

Porém, se você optar por tomá-la dessa forma, seu consumo é parecido com a albumina em pó, sendo  recomendado que seu uso seja feito na parte de manhã, no café da manhã, após o treino ou antes de ir dormir, pois ela tem efeito melhor em longos períodos de jejum, intensificando o processo de crescimentos do músculos, evitando a fadiga e ajudando-os a se recuperarem. 

E, no mesmo sentido, a quantidade e o melhor horário para ser ingerida será recomendada pelo seu médico, depois da avaliação do seu caso e dos  objetivos que deseja atingir com esse suplemento. 

Benefícios da albumina

Os benefícios da albumina são muitos para nosso corpo, principalmente para praticantes de exercício físicos, dentre eles estão:

  • Fortalece o sistema imunológico, já que ajuda na formação de anticorpos;
  • É rica em nutrientes como vitaminas do complexo B, fósforo e ferro;
  • A alta quantidade de proteínas fornece energia para os treinos;
  • Ajuda na hipertrofia muscular e evita a fadiga;
  • Acelera e facilita o ganho de força nos treinos;
  • Acelera o processo de construção dos tecidos musculares do corpo;
  • Melhora a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes nos vasos sanguíneos;
  • Proporciona um estado de maior saciedade, facilitando o controle do apetite e vontade de furar a dieta;
  • Rica em vitaminas e minerais importantes para a saúde;
  • Ajuda a melhorar os processos de cicatrização de ferimentos e queimaduras;
  • Ajuda na manutenção da massa magra no corpo;
  • Tem ação antioxidante que combate os radicais livres e participa na formação de anticorpos, importantes para a defesa do organismo;
  • Melhora a saúde dos ossos;
  • Ideal para intolerantes a lactose, pois não possui leite e seus derivados na sua composição;
  • Melhora o estado de pacientes com inflamação no abdômen, hemorragias, cirrose ou que passaram por cirurgias de transplante de órgãos;
  • Melhora o desempenho e condicionamento físico durante os treinos; 
  • Tem função antiinflamatória
  • Liberado pela ANVISA

Com isso, percebe-se que a albumina é excelente para diversas funções em nosso corpo e fundamental para os praticantes de exercício físicos, ajudando-os a repor os nutrientes necessários e funcionando como um aliado para alcançar os resultados desejados com os treinos. 

Albumina

Albumina baixa

Estar com uma quantidade boa de albumina no sangue é fundamental, já que ela é essencial para manter a pressão osmótica, fundamental para a distribuição correta dos líquidos corporais entre o compartimento extra e intravascular, que fica entre os tecidos.

A albumina ajuda a manter os líquidos no sangue, absorvendo o excesso de água dos tecidos e equilibrando o volume do sangue. Ela pode ser usada em situações que é preciso aumentar o volume de sangue ou diminuir o inchaço, em situações queimaduras ou sangramentos graves.

Para avaliar se a albumina está baixa no corpo é necessário fazer um exame que vai avaliar todo o quadro nutricional da pessoa, pois quando ela se encontra em baixas concentrações, pode acarretar problemas nos rins ou fígado, isso porque, por ser produzida no fígado, ela contribui para o transporte de nutrientes no corpo, além de ajudar a equilibrar a função osmótica do corpo. 

Quando o médico suspeita de algum problema renal ou hepático, ele solicita esse exame de albumina para analisar se ela está em baixa quantidade no organismo, além de ser feito antes de algum processo cirúrgico. 

A deficiência de albumina pode acontecer por diversos fatores, dentre eles: 

  • Problema nos rins;
  • Problema no fígado;
  • Problema e desarranjo intestinal; 
  • Desnutrição;
  • Inflamações 

Dessa forma, é muito importante estar sempre atento e conversar com seu médico sobre alguma alteração corporal que possa causar a hipoalbuminemia, ou seja, albumina baixa e fazer exames para solucionar o problema, evitando assim, algo mais grave. 

Clara de ovo em pó

A clara de ovo em pó é uma fonte de proteína obtida a partir da desidratação da clara de ovo e é muito consumida por atletas, inclusive os que são intolerantes à lactose, já que não contém. Embora tenha uma absorção mais demorada, ela é muito consumida principalmente depois do treino e oferece maior saciedade, permitindo um melhor controle da dieta. 

A proteína da clara de ovo em pó é ótima para a imunidade, ajudando o organismo a combater agentes que possam causar gripes e resfriados. Ajudam no ganho de massa muscular e na recuperação dos músculos depois do treino. 

O consumo dessa proteína vai variar de acordo com que o seu médico prescrever e de acordo com seu peso e com seus objetivos com os exercícios físicos. Após a avaliação de seu caso e de suas necessidades, seu médico irá recomendar a quantidade adequada e o melhor momento para você tomar.  

Melhor horário para tomar albumina

O melhor momento para fazer a ingestão da albumina se divide em três situações: no café da manhã, após acordar, depois do treino e antes de ir dormir, sendo que muitas vezes seu consumo pode ser fracionado ao longo do dia. 

Quando consumida antes do treino, a albumina facilitará a aquisição dos aminoácidos necessários para o bom desempenho dos músculos na hora dos exercícios. Nessa hipótese, o melhor é que ela seja dissolvida em água e com pelo menos, 45 a 60  minutos antes do treino, isso devido a sua lenta absorção. 

Se consumida antes de dormir, ela atua favorecendo o crescimento dos músculos e ajudando a manter a massa muscular, evitando a fadiga. 

Albumina no sangue

A albumina é produzida pelo nosso fígado, além de ser absorvida por nosso corpo quando consumidos alimentos que a contém, principalmente os ovos. Ela  é importante para manter a pressão osmótica, fundamental para a distribuição adequada dos líquidos corporais entre o compartimento dos vasos sanguíneos. 

Essa proteína ajuda a manter os líquidos no sangue, absorvendo o excesso de água dos tecidos e equilibrando o volume do sangue. Ela pode ser usada em situações que é preciso aumentar o volume de sangue ou diminuir o inchaço, em situações queimaduras ou sangramentos graves.

E por alguns fatores, ela pode estar em baixa concentração no sangue, podendo ocasionar inúmeros problemas, por isso, é feito um exame para avaliar essa quantidade e poder a hipoalbuminemia.  

Melhor albumina

Antes de adquirir o seu suplemento de albumina, é importante você verificar o rótulo e saber se os ingredientes e suas respectivas quantidades irão suprir as suas necessidades. Uma albumina na sua forma pura e natural, possui em torno de 80% de proteína, zero gorduras e uma quantidade mínima de carboidratos, sendo excelente para o aumento de massa muscular e perda de peso. 

Outra situação que determina qual a melhor albumina é seu custo-benefício e o sabor, já que muitas pessoas não gostam do seu gosto natural e procuram outras opções, como chocolate, baunilha e morango.

Em qualquer hipótese, siga as recomendações de seu médico, pois ele saberá qual a melhor para seu corpo, de acordo com suas necessidades. 

Albumina efeitos colaterais

Embora possua muitos benefícios para o corpo e para a saúde, principalmente de atletas, seu consumo deve ser moderado, consciente e de acordo com a recomendação médica. Seu consumo em excesso pode causar flatulências, retenção de líquidos e aumento de pressão. 

A albumina não é recomendada para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação, para pessoas que têm alergia a ovo ou algum de seus ingredientes e pessoas com alguma doença hepática, renal ou cardíaca. 

Albumina

Suplemento para hipertrofia: albumina

A hipertrofia é causada quando há o aumento dos músculos, em tamanho e volume, quando do excesso de exercícios e de esforço físico. Quando os atletas querem esse aumento de forma rápida eles recorrem aos suplementos e um deles é a albumina, que atuará como uma aliada na dieta e ajudando a alcançar os objetivos de forma mais rápida e eficaz. 

Receitas

Receita de frango ao molho branco com albumina em pó

Ingredientes

  • 1kg de peito de frango;
  • 400ml de creme de leite;
  • 4 colheres de requeijão;
  • 2 colheres de albumina;
  • 100g de queijo muçarela;
  • Ervas finas;
  • Sal.

Modo de preparo

  • Preparar o frango como de costume. 
  • Misture todos os outros ingredientes em uma panela e leve ao fogo. 
  • Cozinhe até o molho engrossar. 
  • Cubra o frango e sirva!

Receita de omelete com albumina em pó

Ingredientes

  • 3 scoops de albumina
  • 2 ovos inteiros
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 copo de água
  • Sal e pimenta a gosto

 Modo de preparo

  • Tempere e cozinhe o frango em uma panela com água. 
  • Deixe esfriar por alguns minutos para desfiar e reserve. 
  • Bata a água, a albumina, os ovos, o sal e a pimenta em um liquidificador ou processador até que o pó esteja completamente diluído. 
  • Em uma frigideira antiaderente quente, espalhe uma camada da mistura em todo o fundo. 
  • Tampe por dois minutos e vire para dourar do outro lado. Adicione o frango cozido e desfiado e dobre ao meio para servir.
  • Para transformar a receita em um omelete de peito de peru, basta substituir o frango desfiado por 100g de frios picados. 
  • Outra opção é utilizar queijo cottage ou ricota como recheio.

Receita de panqueca com albumina em pó

Ingredientes

  • 2 Xícaras (chá) Leite desnatado
  • 1 Xícara (chá) Farinha de trigo Tem que ser a “normal” para poder dar a liga necessária, mas você pode fazer um teste com a integral.
  • 3 Colheres (sopa) Albumina em pó
  • 2 Unidades Ovos
  • Sal A gosto

Modo de preparo 

  • Coloque todos os ingredientes da panqueca em uma bacia e mexa até que todos fiquem completamente homogêneos;
  • Acerte o sal. Se estiver em uma dieta para eliminar líquidos a recomendação é não colocar o sal ou utilizar pouquíssimo nas receitas;
  • Unte uma frigideira antiaderente com um fio de óleo de coco ou de oliva;
  • Pré aqueça;
  • Então coloque uma concha da massa da panqueca na frigideira;
  • Deixe assar de um lado, onde assim que começar a levantar a bordinha, vire a panqueca e deixe assar do outro lado;
  • Em média demora 2 minutos de cada lado;
  • Repita o processo até acabar a massa

Receita de suflê de bacon e queijo com albumina em pó

Ingredientes

  • 240ml de leite integral;
  • 2 fatias de bacon;
  • 50g de queijo muçarela ralado;
  • 2 colheres de farinha de trigo;
  • 2 colheres de manteiga;
  • 1 colher de albumina em pó;
  • 2 gemas;
  • 2 claras
  • Sal.

Modo de preparo

  • Misture a farinha de trigo com uma pitada de sal.
  • Derreta a manteiga, adicione a farinha e, aos poucos, vá adicionando o leite.
  • Mexa constantemente até engrossar e desligue o fogo. Acrescente o queijo e misture bem. 
  • Adicione as gemas batidas, volte ao fogo e deixe cozinhar sem
  • levantar fervura. 
  • Desligue o fogo, acrescente as claras em neve, o bacon picado e a albumina.  
  • Coloque em uma fôrma e leve para assar a 180°C durante 40 minutos

Receita de hambúrguer com albumina em pó

Ingredientes

  • 1 kg de carne moída;
  • 2 colheres de albumina em pó;
  • 1 ovo;
  • Pimenta-do-reino;
  • Sal.

Modo de preparo 

  • Tempere a carne com pimenta do reino e sal a gosto. 
  • Adicione a albumina e misture bem. 
  • Coloque o ovo para dar liga e comece a modelar os hambúrgueres. 
  • Você pode fritá-los na frigideira ou levar ao forno para assar.  
  • Você pode utilizar a carne que quiser nessa receite: carne, peru ou frango

Receita de sorvete proteico com albumina em pó

Ingredientes

  • 80ml de leite fermentado;
  • 2 colheres de albumina em pó;
  • 1 iogurte desnatado;
  • Essência de baunilha.

Modo de preparo

  • Misture bem o leite fermentado, o iogurte e a albumina. 
  • Acrescente algumas gotinhas de essência de baunilha.
  • Leve ao congelador por, no mínimo, 2 horas e meia.

Receita de salada de frutas com albumina em pó

Ingredientes

  • ½ banana, de tamanho médio, fria
  • ½ maçã, de tamanho médio, fria.
  • 4 morangos, fatiados, frios.
  • 2 colheres de sopa de mirtilos.
  • 1 iogurte magro, sem açúcar, adoçado com edulcorante e com sabor a coco, morango ou baunilha, frio.
  • 1 scoop de albumina.
  • 1 colher de chá de canela.

Modo de preparo

  • Deite o iogurte numa tigela de tamanho médio, em seguida adicione o scoop de albumina e misture bem durante alguns minutos, até que fiquem bem combinados.
  • Corte a banana, a maçã e os morangos em pedaços e adicione-os à tigela, juntamente com os mirtilos.
  • Misture e combine bem os pedaços de fruta com o “molho” de iogurte e albumina.
  • Polvilhe com 1 colher de chá de canela antes de servir (opcional).

Receita de bolo de abóbora com albumina em pó

Ingredientes

  • ½ xícara de farinha de aveia.
  • 2 scoops de albumina.
  • 1 colher de sopa de pó de casca de coco.
  • 2 colheres de chá de canela.
  • ¼ colher de chá de sal.
  • ¼ colher de chá de gengibre em pó.
  • ¼ colher de chá de cravo em pó.
  • 1 colher de chá de fermento em pó.
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
  • ⅓ xícara de mel.
  • 120 gramas de puré de maçã para bebé.
  • 3 colheres de chá de extrato de baunilha.
  • 3 ovos.
  • 400 gramas de abóbora.
  • ½ xícara de leite.
  • 1 saqueta de stevia (a gosto).
  • Spray de cozinha anti-aderente (Pam)

Modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno a 175ºC.
  • Aplique spray de cozinha antiaderente num prato de vidro pirex. Deixe o prato de lado.
  • Misture todos os ingredientes secos (a farinha, a albumina, o pó de coco, a canela, o sal, o gengibre, o cravo, o fermento, o bicarbonato e o stevia) numa tigela.
  • Misture os ingredientes “molhados” (os ovos, a abóbora, o extrato de baunilha, o leite e o puré de comida maçã) todos num liquidificador, a velocidade média.
  • Em seguida adicione os ingredientes secos à vasilha do liquidificador onde acabou de misturar os ingredientes “molhados” e processe novamente a velocidade média até obter uma mistura homogénea.
  • Coloque a mistura no prato pirex e leve ao forno durante 30-35 minutos.

Receita de shake de café com albumina em pó

Ingredientes

  • 150ml de leite semidesnatado;
  • 1 colher de albumina em pó;
  • 1 colher de chá de café instantâneo;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de chá de canela.

Modo de preparo

  • Junte a albumina, o leite, o mel e o café no liquidificador, até o shake incorporar bem todos os ingredientes. 
  • Na hora de servir, polvilhe a canela por cima.

Albumina

Perguntas

Deficiência de albumina

A deficiência de albumina no corpo por de dar por diversas razões, alguma delas são: insuficiência hepática, que causa a diminuição da produção de albumina; a desnutrição; pela síndrome nefrótica,  permitindo sua excreção urinária, desarranjos intestinais, que causa a perda da absorção de aminoácidos durante a digestão pela diarréia ou por algumas doenças genéticas que causam a hipoalbuminemia.

Albumina engorda?

A glutamina é conhecida por ser uma fonte rica em proteínas que atuam no emagrecimento e no aumento da massa muscular. 

Ela é capaz de provocar uma longa sensação de saciedade , fazendo com que você tenha menos vontade de comer e abusar de alimentos que estão fora de sua dieta.

Entretanto, a glutamina, por si só, não é capaz de engordar.

Albumina ou whey?

O whey protein é uma mistura de proteínas extraídas do soro de leite, material líquido criado como um subproduto da produção de queijo. Possui as proteínas alfa-globulina e beta-globulina. Ele  oferece todos os aminoácidos que não são  produzidos pelo nosso corpo e é rico em BCAA, ou seja, aminoácidos do tipo leucina, isoleucina e valina, fundamentais para a produção de fibras musculares.

Ele é um suplemento em pó, que pode ser adicionado na preparação de shakes, vitaminas, sucos e para complementar o valor nutricional de algumas receitas como panquecas, bolos e pães. É muito utilizado por pessoas que praticam exercícios físicos com frequência e precisam ganhar massa muscular.

A albumina é muito nutritiva e uma ótima fonte de proteínas com alto valor biológico. Ela é indicada para quem deseja aumentar os músculos sem se preocupar em engordar, pois não tem açúcar. 

Por isso, muitas vezes, o médico pode recomendar que eles sejam tomado em conjunto, de acordo com suas necessidades

Como consumir albumina?

Os suplementos de albumina são extraídos da desidratação da clara do ovo, podendo ser consumidos por pessoas que tenham uma alimentação saudável e que pratiquem exercícios físicos. 

A albumina pode ser acrescentada em shakes, vitaminas e diversas receitas. 

Por possuir uma absorção mais lenta, a albumina é recomendada para longos períodos de jejum, ou seja, o melhor é fazer a ingestão da  albumina antes de dormir, evitando o catabolismo muscular. 

A quantidade recomendada é informada no rótulo do produto e vai variar de acordo com a prescrição médica, mas geralmente é de 2 colheres de sopa para 200ml de água, suco ou leite.

Albumina com sabor existe?

Sim! O sabor natural da albumina é muito peculiar, já que deriva da clara do ovo, então, tem gente que ama e outras que odeiam, e se você se encaixa no último grupo, fique tranquilo, já existem no mercado esse suplemento em vários sabores, como chocolate, morango e menta. É só escolher o seu preferido!

Qual dosagem de albumina?

A dose ideal que você vai precisar tomar será de acordo com suas finalidades e como seu médico prescreveu. Entretanto, geralmente, é recomendado tomar de 1,2 a 2,0 gramas por kg de peso corporal. E no rótulo também vem as informações sobre a dose correta. 

O que é albumina no sangue?

A albumina é importante para manter a pressão osmótica, fundamental para a distribuição adequada dos líquidos corporais entre o compartimento extra e intravascular, que fica entre os tecidos. Essa proteína ajuda a manter os líquidos no sangue, absorvendo o excesso de água dos tecidos e equilibrando o volume do sangue. Ela pode ser usada em situações que é preciso aumentar o volume de sangue ou diminuir o inchaço, em situações queimaduras ou sangramentos graves.

Albumina pós treino ou pré treino?

Consumir a albumina logo após acordar, no café da manhã ou entre as refeições que antecedem o treino é uma boa maneira de aumentar a ingestão diária de proteínas.

Quando consumida antes do treino, ela fará com que você consiga adquirir os aminoácidos necessários para o bom desempenho dos músculos na hora dos exercícios. Nessa hipótese, o melhor é que ela seja dissolvida em água e com pelo menos, 45 minutos antes do treino

Entretanto, o mais recomendado é fazer uso da albumina depois do treino, pois isso vai garantir que os músculos recebam os nutrientes perdidos e ajudando-os a se recuperar do esforço, evitando a fadiga e overtraining. 

Albumina qual a melhor? 

Antes de comprar o suplemento de albumina, você deve verificar o rótulo e saber se os ingredientes e suas respectivas quantidades são adequadas para suas necessidades. Uma albumina na sua forma pura e natural, possui em torno de 80% de proteína, zero gorduras e uma quantidade mínima de carboidratos. 

Outro fator determinante para saber qual a melhor albumina é seu custo-benefício e o sabor, já que muitas pessoas não gostam do seu gosto natural e procuram outras opções, como chocolate, baunilha e morango. 

Proteína do ovo e albumina é a mesma coisa?

A albumina é a proteína extraída da pasteurização da clara do ovo e é uma excelente fonte de aminoácidos necessários para o nosso corpo, principalmente ajudando no ganho de massa muscular e para reconstrução e recuperação dos músculos. 

Mas ela também é produzida pelo nosso fígado e é responsável pela manutenção dos vasos sanguíneos. 

Onde comprar albumina 

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos medicamentos contendo Albumina para te ajudar com os benefícios desse excelente suplemento. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Ficou com vontade de experimentar algum suplemento de Albumina? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e de buscar orientação médica! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco.