alfazema

Alfazema – Colônia e muito mais!

15/03/2021 2 Por cliquefarma

A alfazema é muito famosa entre os fabricantes de cosméticos. Com diversas utilidades para a pele do corpo todo, a alfazema é uma das queridinhas dos cosméticos naturais. Acompanhe o nosso artigo para saber mais. 

alfazema no campo

Utilizada em diversos tratamentos devido suas propriedades relaxantes, analgésicas, anti depressivas e anti espasmódicas, que servem para tratar depressão, ansiedade, má digestão e até mesmo picadas de inseto na pele. Conhecida popularmente como Lavanda seu nome científico é Lavandula angustifolia, essa erva medicinal pode ser encontrada em lojas especializadas, farmácias e em grandes centros especializados. 

Devido seu poder de cura, a Alfazema é muito utilizada em diversas áreas, culturas e regiões, como é mais conhecida por lavanda as pessoas acabam se confundindo entre uma planta e outra. Porém, com poucas diferenças entre elas, ambas se encaixam na mesma categoria.

Alfazema para o que serve

A Alfazema é uma planta medicinal, e possui grandes poderes de cura de inúmeras doenças e desconfortos, como por exemplo:

  • Diminuir a febre: na forma de chá é um poderoso aliado para quem está com febre.
  •  Estimula a cicatrização de aftas: com seu poder analgésico e cicatrizante, pequenas porções da planta podem ser utilizadas diretamente sobre as aftas para ajudar na cura.
  • Melhora qualidade do sono: ela possui grande poder relaxante e calmante, sendo assim seu chá auxilia na qualidade do seu sono.
  • Melhora Ansiedade e Agitação: alfazema ajuda a relaxar para uma melhor qualidade do sono.
  • Aliado à depressão: a Alfazema possui substâncias que auxiliam pessoas com depressão
  • Controle de batimentos cardíacos: Devido seu poder calmante, ela ajuda no controle cardíaco
  • Enxaqueca: a Alfazema ajuda na cura da enxaqueca, melhorando os sintomas
  • Ajuda no estresse: seu poder de relaxamento é ideal para pessoas que estão estressadas.

Essas são apenas alguns dos usos para a alfazema, para maiores informações de uso, para cada aplicação procure maiores informações em sites especializados, farmácias, naturopatas ou outros profissionais que têm relação com plantas medicinais para tirar as suas dúvidas.

Banho de alfazema

O banho de Alfazema possui propriedades tranquilizantes, relaxantes e calmantes. 

Se você anda se sentindo muito agitado, ansioso ou até mesmo com dificuldades para dormir, o banho de alfazema é uma ótima opção para você. 

Para fazer o banho de alfazema, basta seguir esses passos: 

Use 7 gotas de óleo essencial da planta, água quente, 100g de flores secas de Alfazema, faça esse banho em um recipiente, jogue na cabeça nos ombros, por todo o corpo, deixe agir por alguns minutos e se enxague. Algumas pessoas não fazem o último passo para se enxaguar, pois essas pessoas dizem que manter o óleo e a essência das flores o poder do banho é elevado. 

Outra forma de fazer um banho de Alfazema:

  • Pegar um pano fino, como uma fralda de bebe, 
  • Coloque 100g de flores secas de alfazema
  • Amarre de forma que fique igual à um saquinho
  • Com um barbante amarre o saquinho próximo da saída de água do chuveiro
  • Tome banho com a água que passa pelo saquinho e pelas flores

Essas formas de utilizar a alfazema para realizar banhos é apenas uma sugestão. Existem várias versões para tais banhos.

Benefícios da alfazema

Controle de Temperatura

Na verdade esse não é um benefício da alfazema em si, mas sim do chá! Ao contrário do que muita gente acredita, a febre não é ruim para o corpo, ela é na verdade uma forma do corpo se defender da doença. Existem vários estudos que estão sendo feitos dizendo que na verdade a febre não deve ser medicada e sim devemos tomar as devidas providências para fazer com que o nosso corpo lute contra o que está causando a febre. 

Mas é claro que não é fácil seguir esse estudo, ainda mais quando temos crianças envolvidas. 

Por isso, uma boa dica é fazer um bom chá! Esse chá pode sim ser de Alfazema, dessa forma a criança poderá descansar um pouco melhor e isso com certeza ajuda na recuperação. 

De forma geral, os chás ajudam a reduzir a febre seguindo os seguintes mecanismos:

  • Aquecem e estimulam o corpo
  • Ajudam na desintoxicação através do suor
  • Hidratam
  • Ajudam a aliviar as dores e outros sintomas que podem estar relacionados com a febre
  • Ajudam o sistema imune através das suas vitaminas e minerais
  • Ajudam a relaxar e a dormir melhor, o que ajuda na cura. 

Então agora você já sabe, da próxima vez que estiver sentindo sintomas de gripe ou de qualquer outra doença que cause febre, já vá para a cozinha preparar um bom chá de alfazema para te ajudar com os sintomas! 

Cicatrização de feridas

A alfazema é rica em componentes anti inflamatórios e anti sépticos e por isso ela pode ajudar a curar e cicatrizar pequenas feridas, além de ser útil também em picadas de insetos. 

Outro uso bem comum da alfazema é para as dolorosas aftas! Se você anda sofrendo com essas feridinhas na boca, uma boa alternativa pode ser colocar óleo essencial ou pequenos pedacinhos da flor diretamente na ferida. 

O mesmo vale para as picadas de insetos e pequenos cortes e ferimentos: você pode fazer um macerado das flores e colocar diretamente sobre o machucado ou então usar óleo essencial. 

Aqui é importante esclarecer que o óleo essencial não é a mesma coisa que a essência! Apesar do óleo essencial também ter o mesmo cheiro da essência, a essência não tem as propriedades da planta, então serve apenas para aromatizar, enquanto que o óleo essencial possui todas as propriedades das plantas! 

Dormindo melhor

Se tem uma propriedade pela qual a lavanda ou alfazema é conhecida é por sua propriedade de ajudar no sono! 

Para você ter uma ideia de como a alfazema é potente no combate da insônia, em alguns países, como por exemplo na Alemanha, autorizaram o seu uso como suplemento para tratar problemas de insônia e outras desordens do sono! 

A alfazema não ajuda a pegar no sono em si e também não ajuda a “dar sono”, porém as suas propriedades fazem com que a qualidade do sono seja melhor. 

Ou seja, se você não tem problema de insônia mas acaba despertando muitas vezes a noite e demora para conseguir voltar a dormir, a alfazema é a erva certa para você! 

Ela vai fazer com que você durma de forma mais profunda e não fique tendo tantos despertares noturnos.

Com isso você tem uma melhor noite de sono, descansa mais e consequentemente acorda mais bem disposto e cheio de energia!

Alfazema para Ansiedade

A alfazema ajuda a controlar ansiedade pois ela afeta diretamente o nosso sistema límbico, que é onde as nossas emoções são controladas. Esse efeito de redução de ansiedade é conseguido através da Aromaterapia. Então, da próxima vez que você estiver muito ansioso, que tal ferver um pouco de água, colocar algumas gotas de óleo essencial de alfazema e relaxar?

Você com certeza vai sentir os efeitos rapidamente. 

Se você quiser, você também pode usar o óleo essencial de alfazema em um aromatizador! 

Algumas pessoas relatam que após utilizar um aromatizador com óleo essencial de alfazema no quarto, passaram a ter menos crises de ansiedade, dormir melhor e toda a qualidade de vida como um todo aumentou!  

Alfazema para a depressão 

A alfazema pode sim ser usada para ajudar na depressão, mas os estudos a respeito disso ainda não foram conclusivos! De qualquer forma, usar o óleo essencial de alfazema ou um chá de alfazema não vai fazer mal, então não custa tentar! 

Alguns estudos indicam que a Alfazema melhora a depressão porque promove uma melhora no sono! 

Então na verdade, a melhora da depressão provocada pela alfazema, nada mais é do que um efeito colateral da melhora do sono. 

Ficou confuso? Vamos explicar! 

Quando nós não dormimos o suficiente ou dormimos mal, nosso corpo começa a produzir uma série de hormônios que podem fazer com que um quadro de depressão se manifeste. 

Além disso, como não conseguimos descansar direito, acabamos ficando o dia todo muito cansados e desanimados, o que também contribui para a depressão. 

Quando consumimos a alfazema na forma de chá ou na aromaterapia através do óleo essencial, o sono melhora! 

E se a causa da depressão for o sono ruim, ela vai melhorar! 

Outra forma de usar a alfazema para melhorar o sono e consequentemente a depressão é usando um travesseiro cheio de flores de alfazema. Dormir sentindo esse cheiro pode te ajudar a dormir de forma mais profunda e ter uma melhora na sua qualidade de vida. 

vaso com alfazema

Diminui os batimentos cardíacos e a pressão arterial

Se você anda sofrendo com a famosa “pressão alta”, ou com algum tipo de batimento cardíaco acelerado, você pode usar a lavanda como uma poderosa aliada! Você pode tomar o chá de lavanda, por exemplo e ele com certeza vai te ajudar a se acalmar e diminuir os batimentos cardíacos

Isso ocorre devido às suas propriedades calmantes: você se acalma e seu corpo consegue controlar melhor a pressão e também os batimentos cardíacos. 

Todos esses benefícios que a Alfazema traz são importantes para a saúde física e espiritual das pessoas. 

O mais indicado é que você faça uso do óleo essencial de lavanda, mas caso não seja possível, você pode usar flores secas. Mas, é sempre bom lembrar que devemos tomar algumas precauções na hora de armazenar essas flores: guarde sempre em um local seco e em um recipiente fechado. Se possível, mantenha-a ao abrigo da luz também. 

Óleo essencial de alfazema

Os óleos essenciais de Alfazema são utilizados há muito tempo para produzir diversos produtos como: sabonete, perfumes e produtos para beleza. A extração desses óleos é feita de maneira industrial, retirando todos os óleos que são importantíssimos para tratamentos de algumas enfermidades. 

A extração é feita por meio de destilação por vapor de água, e são necessários pelo menos 100 kg de plantas para conseguir extrair 500 a 600 ml de óleo essencial. E isso justifica o preço mais alto em relação à essência de alfazema, que normalmente é muito mais barata, mas não possui efeitos medicinais. 

Estudos estão sendo feitos para tentar comprovar que o álcool perílico, que é um dos componentes do óleo essencial de Alfazema é capaz de auxiliar na cura do câncer. Caso esses estudos sejam comprovados, podemos esperar mais uma alternativa – natural – para a cura do cancer. 

Possuindo dois tipos de Alfazema no Brasil a: Alfazema brasileira (dentata) e a Alfazema francesa (angustifolia), ambas com propriedades parecidas, porém, cada uma das espécies possuem suas características únicas. Por exemplo a alfazema francesa possui um óleo essencial mais concentrado. Para saber de qual alfazema é feito o seu óleo essencial, basta olhar o rótulo.

Uma dica importante é sempre diluir o óleo de alfazema quando for utiliza-lo direto na pele. Aliás, essa dica vale para praticamente qualquer óleo essencial! Você deve diluir os óleos essenciais em outros óleos neutros, como por exemplo o óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de argan, ou algum outro óleo mineral. Isso é importante porque como os óleos essenciais são muito concentrados, eles podem causar irritação na pele ou até mesmo piorar alguns quadros de machucados e lesões. 

Lavanda e Alfazema, qual a diferença

Muitas pessoas chamam as duas plantas pelo mesmo nome, ou costumam trocar. 

Apesar da Lavanda e da Alfazema serem da mesma família e apresentarem as mesmas propriedades medicinais, elas têm algumas diferenças em relação à sua floração e também floração. 

A alfazema é diferente da lavanda porque possui folhas mais largas e seu florescimento é no fim do verão. 

Além disso, também existem algumas diferenças em relação ao seu uso cosméticos! Apesar das propriedades serem as mesmas, a Alfazema possui um odor mais forte e característico, o que faz com que ela seja mais utilizada na industria de cosméticos que acabam preferindo flores com cheiro mais forte e marcante. Dessa forma, a Alfazema acaba sendo muito utilizada devido ao seu cheiro, enquanto que a Lavanda é utilizada de forma mais medicinal. 

Mel de lavanda

Uma curiosidade legal é em relação ao mel! A Lavanda, quando está florida, atrai muitas abelhas. Quando o mel é produzido perto da plantação de lavanda, ele possui sabores diferenciados e ainda contém algumas das propriedades medicinais da lavanda também! Então é um benefício duplo!  

Como usar a alfazema

A alfazema pode ser encontrada na forma de óleo essencial, flores secas, flores in natura e até mesmo na forma de sachês de chá. Portanto, para saber como usar a alfazema, você precisa saber qual a forma que está a alfazema que você está comprando. 

Se você ainda não adquiriu a sua, e está buscando a forma mais versátil, com certeza é o Óleo Essencial! Ele pode ser utilizado tanto nos chás, quanto nos banhos e até mesmo em massagens! 

Uma boa maneira de utilizar a Alfazema, é comprar junto com ela algum outro tipo de flor também medicinal, desta forma você consegue juntar mais benefícios de uma só vez, podendo ser feito misturas para chás, banhos, massagens e colocar embaixo do travesseiro.

Chá de Alfazema

O chá de Alfazema é um poderoso chá para curar, enxaqueca, azia, má digestão, irritabilidade, ansiedade, anti-estresse, insônia, asma, entre outras. Para prepará-lo você vai precisar de:

  • 1 Litro de água
  • 70 gramas de flores de Alfazema secas

Para preparar, basta colocar o litro de água para ferver, após levantar fervura, coloque as 70 gramas de flores dentro da água fervendo, deixe por 5 minutos, desligue o fogo, deixe descansar por 10 minutos com tampa, use uma peneira para coar seu chá, e pronto é só tomar.  O mais indicado para se tomar o chá de Alfazema é tomá-lo três vezes ao dia, após as refeições. 

Massagem com óleo essencial

Para realizar uma boa massagem aproveitando todos os benefícios que a Alfazema traz você deve seguir nossos passos: Ideal para curar enxaqueca, dores de cabeça e aliviar a tensão o recomendado é utilizar algumas gotas do óleo essencial nas pontas dos dedos e fazem movimentos circulares nas têmporas, em pouco tempo o relaxamento chegará. 

Para dores nos ombros, costas, peitoral e braços, pingue algumas gotas do óleo na mão e faça movimentos fortes, consistentes e com precisão nas partes que estão mais afetadas, ajudando a soltar a musculatura.  

Banho Quente com Alfazema

Banho com Banheira: 

O Banho de Alfazema em banheira deve ser preparado da seguinte forma: encha a banheira com água quente, jogue 7 gotas de óleo essencial na água ou utilize 70 gramas de flores secas, misture bem, fique imersa por 20 minutos. É recomendado não enxaguar quando sair da banheira, pois assim os óleos essenciais continuam agindo em seu corpo. 

Banho no Chuveiro: 

Para banhos no chuveiro, utilize um pano fino mas resistente, como uma fralda de neném, amarre cerca de 70 gramas de flores secas de Alfazema e deixe em formato de saquinho. Amarre o saquinho próximo de onde sai a água do chuveiro, tome banho normalmente com água que sai do chuveiro e passe no saquinho. Retirando todo o cansaço e estresse diário. 

Alfazema embaixo do Travesseiro

Esses saquinhos são utilizados para tirar o estresse, melhorar a qualidade do sono, acalmar, relaxar. O modo de preparo é muito simples, coloque de 50 a 100 gramas de flores de alfazema secas dentro de um saquinho de pano e coloque embaixo do travesseiro, e também pode ser usado embaixo de lençóis, potencializando ainda mais suas propriedades. 

Efeitos colaterais da Alfazema

A Alfazema é uma planta de amplo uso, e pode ser utilizada de forma oral, óleos, e banhos, por isso possui poucos efeitos colaterais. O único ponto que devemos tomar cuidado é que seu uso em grandes quantidades pode trazer sonolência principalmente para pessoas mais sensíveis. 

Se você nunca fez o uso dessa flor, procure experimentar em poucas quantidades, para saber se você é intolerante à Alfazema. O chá é a melhor forma para se realizar essa experiência pois a flor está diluída em água.

Quem não deve utilizar a Alfazema

Alguns grupos de pessoas devem evitar o uso de Alfazemas, pois pode provocar alguns efeitos colaterais, como:

  • Sonolência
  • Irritação da parte que teve contato com óleo essencial
  • Enjoo 
  • Náuseas
  • Vômitos

A recomendação é que grávidas, alérgicos e pessoas que possuem úlceras gástricas não devem fazer o consumo do chá ou do óleo essencial, podendo acarretar em alguns efeitos indesejados.

Retirando esses grupos de pessoas específicas, todos podem fazer o uso de chá, óleo ou banhos de Alfazema. Crianças agitadas podem fazer o uso deste chá, ajudando a acalmá-las. 

Alfazema na umbanda

Amplamente utilizado na umbanda a Alfazema é a preferida dos Preto Velho, pois suas características de cura e condução são boas portas de entradas de energias boas para as pessoas, sempre sendo utilizada para orientação, banhos e consultas ela é uma figura presente em todas as sessões de umbanda. 

Muito utilizada também em doutrinas kardecistas, como neutralizador de más energias e reequilíbrio espiritual. Sendo um bom condutor de boas energias a Alfazema possui o poder de acalmar os maus espíritos e conduzi-los para fora das casas, eliminando todo o mal, deixando apenas energias positivas. 

Uma boa dica de como manter um ambiente limpo e purificado, quando for receber pessoas com energias negativas ou com pensamentos ruins, coloque algumas gotas de essência ou óleo essencial de alfazema dentro de um balde com água, e passe um pano no chão com essa mistura. Ela faz a proteção e não deixa a energia negativa entrar na casa. Quando essa pessoa for embora repita o processo de limpeza.

alfazema - detalhe das flores

Onde comprar Alfazema

A Alfazema é encontrada nas seguintes formas: flores in natura, flores secas, óleos essenciais, essências, chás, colônias, perfumes e sabonetes. Para cada produto que é feito utilizando alfazema possui características semelhantes, podendo auxiliar as pessoas em diversas áreas. 

Aqui na Cliquefarma você encontra diversos tipos de produtos que contém Lavanda e Alfazema em suas composições. Com apenas um clique você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu produto dependendo da região em que você mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu. 

Você já usou a Alfazema ou Lavanda alguma vez para dormir, relaxar, abaixar a febre ou qualquer outro benefício que trouxemos aqui? Comente! Sua opinião é muito importante para nós.