Alfazema – Colônia e muito mais!

17/07/2012 1 Por cliquefarma

Hoje vamos falar de uma planta muito comum que é utilizada em diversos itens cosméticos e perfumaria. Por ser muito versátil ela acaba servindo de base na composição de diversos produtos e isso a torna muito simples de ser encontrada. Estamos falando sobre a alfazema, ou lavanda, e agora vamos conhecer um pouco mais sobre ela e sobre alguns produtos relacionados.

A alfazema é uma planta originária da Ásia. Sua primeira utilização foi na Grécia antiga e naquela época se chamava “nardus” em alusão a cidade de Naarda onde foi descoberta. Por seu cheio forte e marcante logo começou a ser amplamente utilizada e conhecida não só na Ásia, mas também na Europa.

Seus benefícios são inúmeros, dentre eles a planta tem um poder calmante que ajuda a tranquilizar o sistema nervoso humano. Essa característica faz com que ela seja muito utilizada na aromaterapia. Propriedades calmantes como a dela não são encontradas tão facilmente, e mesmo depois da flor processada ainda sim suas propriedades continuam intactas. Isso faz com que o ramo cosmético a utilize muito na composição de colônias. As colônias de alfazema fazem histórias e sua utilização data de muito tempo atrás.

O efeito calmante da alfazema é apenas um dos benefícios que ela traz, ela também é analgésica, anti-séptica (por conta disso muito utilizada em produtos de limpeza), antiemética, antiespasmódica, anti-inflamatória, carminativa, cicatrizante, desodorante e tônica. Ela também pode ser utilizada na culinária, em pequenas quantidades, para temperar carnes e outros alimentos. Outra utilização na culinária é para dar um aroma peculiar em geleias e doces.

Como produto de beleza ela pode ser utilizada no combate a acne e foliculite, olhos cansados e congestionados, mau hálito, pernas inchadas, bolhas nos pés e mãos, edemas, reações alérgicas na pele, coceira causada por picadas de insetos, elaboração de perfumes, sabonetes, talcos e óleo para massagear o corpo. Problemas como dores de cabeça, enxaqueca, gota, flatulência, náuseas, pressão alta, congestão linfática, problemas digestivos e menstruais, tosse, problemas respiratórios, depressão, dores reumáticas e problemas circulatórios também podem ser tratados com o seu uso.

alfazema

Com relação a contra-indicações, não existem nenhum tipo de restrição quanto ao seu uso. O único efeito colateral apresentado é a sonolência que é causada por suas propriedades relaxantes.

Como já falamos anteriormente um produto muito utilizado e que tem como base a alfazema a é a colônia de alfazema, muito utilizada para relaxar a pele e muito comum nos cuidados com bebês, além de possuir uma essência inigualável que é sentida durante todo o dia na pele.

Quer saber o preço da colônia de alfazema? É só clicar no link ao lado, comparar e economizar aqui no Cliquefarma.