Skip to main content

Muitas pessoas sofrem com problemas de pressão hoje em dia. Se você é um deles ou conhece alguém da sua família, com certeza já viu um aparelho de pressão, isso porque essas pessoas precisam ficar acompanhando e ficar atentas no caso de alguma variação. Caso queira saber mais sobre esse equipamento, fique com a gente e acompanhe sobre esse texto, pois vamos explicar tudo sobre ele!

O que é

O aparelho de pressão é um equipamento usado por médicos e enfermeiros para auferir a pressão arterial dos pacientes, mas também é vendido em farmácias e lojas especializadas para qualquer pessoa que queira comprar e ter um em casa, sendo muito comum em quem possui problemas de pressão e precisa acompanhar constantemente. Ele pode ser digital ou manual, sendo este último mais usado por profissionais da saúde. 

As pessoas com hipertensão precisam estar sempre atentas e tomar cuidado, pois mesmo com medicação controlada, ela pode alterar e vir a causar sérios problemas, por isso, ao invés de ter que se deslocar para uma farmácia ou consultório médico, elas preferem comprar o seu próprio aparelho de pressao digital, por ser prático e de fácil manuseio, facilitando a vida dos usuários.  

O aparelho de pressão ou esfigmomanômetro é um dispositivo usado para aferir a pressão arterial e é composto por uma bolsa que inflavel, uma unidade de medição (manômetro de mercúrio) e um mecanismo de inflação que pode variar, sendo uma válvula que funciona manualmente ou eletricamente a depender do tipo do aparelho. Normalmente, os aparelhos manuais são usados pelos médicos e enfermeiros acompanhados de um estetoscópio.

Em outras palavras, o aparelho digital é semelhante a uma pulseira ou bracelete que possui um sistema com sensores que permitem ler a pressão arterial com precisão.  Esse equipamento possui uma pulseira inflável e um sistema automático, que a enche de ar e a esvazia depois de concluir a leitura. 

Os que não fazem isso automaticamente ganham o auxílio de uma bomba operada manualmente para encher e esvaziar.  Depois de medida, a leitura da pressão vai aparecer no visor e, alguns modelos auferem também os batimentos cardíacos. 

Pra que serve

Pressão arterial é a pressão exercida sobre as artérias enquanto o sangue flui através delas. A pressão medida quando o coração se contrai e manda o sangue para fora dele é a pressão arterial sistólica, ou melhor, a máxima. A pressão medida quando o coração se dilata com o sangue que volta para dentro dele é chamada de pressão arterial diastólica, isto é, a mínima. 

Os problemas associados à pressão alta são um dos mais comuns que atinge a vida das pessoas e existe uma relação entre a pressão arterial e as doenças cardiovasculares com a mortalidade, por essa razão é necessária a medição de pressão para identificação e prevenção do problema. 

Alguns sintomas da pressão alta são: dor de cabeça e na região da nuca, náuseas, dores do peito, enjoos, visão embaçada e dificuldades para respirar, devendo ser procurado um médico imediatamente. Alguns fatores também podem afetar a pressão, como um susto, um trauma, temperaturas muito quentes, exaustão física, entre outras situações. 

Alguns hábitos saudáveis fazem toda a diferença e podem ajudar a manter a pressão arterial estável, como por exemplo: praticar atividades físicas diariamente, evitar alimentos gordurosos e com muito sal, bem como os industrializados e muito processados, aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas, tendo uma alimentação mais saudável e evite fumar. 

O aparelho de pressão, seja digital ou manual, serve para aferir a pressão arterial dos pacientes, principalmente daqueles que precisam acompanhar com mais frequência por serem hipertensos e fazer controle com medicamentos.

Eles conseguem fazer a leitura porque a bomba, automática ou manual, interrompe o fluxo sanguíneo, permitindo que seja médica a pressão arterial máxima e mínima e, em alguns aparelhos digitais, aparecem até a frequência cardíaca. 

Nos aparelhos manuais, a leitura é feita através do som, por isso é mais usadas por profissionais da saúde, já que eles precisam da ajuda de um estetoscópio, por outro lado, o aparelho de pressão digital faz a leitura por meio de sensores, o que os torna acessíveis para qualquer pessoa, bastando colocar o equipamento na posição correta.  

Dessa forma, ele serve para que seja possível fazer o acompanhamento da pressão arterial de maneira rápida e segura, seja no consultório médico, na farmácia ou na sua própria casa, já que os aparelhos de pressão digital são de fácil manuseio e operabilidade. 

De qualquer maneira, como o controle da pressão arterial muitas vezes só consegue ser feito com remédios, procure sempre seu médico e faça exames regularmente, além de fazer o uso correto dos medicamentos. 

O que é hipotensão

A pressão arterial deve sempre estar equilibrada, pois quando está alta, ou seja, a hipertensão, pode causar alguns sintomas e que, na maioria das vezes, precisa de atendimento médico. Por outro lado, quando ela está abaixo do nível normal, acontece a hipotensão e pode causar tonturas e até desmaio. 

Geralmente a hipotensão acontece devido à dilatação das artérias pequenas, por alguns distúrbios do coração ou pelo fato do volume do sangue estar abaixo do nível normal e, na maioria dos casos, é tratada com aplicação de soro da veia. 

Pessoas que sofrem com a hipotensão devem estar sempre hidratadas e nunca passar longos períodos de tempo sem fazer alguma refeição e nunca praticar algum exercício físico sem ter se alimentado antes, bem como evitar ficar muito tempo em locais fechados e muito quentes. 

Caso essa queda de pressão comece a ser muito constante, será necessário procurar um médico e realizar exames próprios para averiguar a causa desse problema, pois em alguns casos, será preciso fazer o controle com medicamentos específicos, bem como quem sofre com a hipertensão.   

Benefícios

Quem precisa aferir a pressão arterial frequentemente, seja por possuir hipertensão ou pelo fato de querer estar sempre a par de sua saúde, sabe a importância do aparelho de pressão. Ele consegue fazer a leitura de forma rápida e precisa e ter um em casa facilita muito o dia a dia por sua praticidade. 

Por isso, os benefícios desse aparelho são: 

  • Medição rápida e segura; 
  • Praticidade para o dia a dia;
  • Facilidade de manuseio;
  • Fazer o acompanhamento da pressão arterial diariamente;
  • Possibilidade de saber a frequência cardíaca

Lembrando que para que só haja benefícios, deve ser adquirido um aparelho de boa qualidade e fazer a calibragem correta, para isso, busque informações de especialistas para não cometer erros. 

Para que o aparelho de pressão consiga fazer a medição correta, são recomendados alguns requisitos, quais sejam: fazer a medição pela manhã e, de preferência, em jejum, não fazer nenhum exercício físico, tomar remédio, café ou álcool antes, não falar e não cruzar as pernas durante o procedimento, não estar com a bexiga cheia e ficar sentado e relaxado. 

Qual o melhor

Antes de tudo, é preciso saber qual aparelho requer um conhecimento técnico para seu manuseio e qual pode ser operado por qualquer pessoa. Sabendo disso, você deve saber que existem vários modelos, de pulso, de braço e até de dedo. Para isso, é necessário buscar bastante informações para saber qual o melhor para você usar na sua casa e não precisar se deslocar para um consultório ou uma farmácia. 

Os tipos mais comuns são os manuais e os digitais, sendo esses primeiros usados por quem detém conhecimento técnico, como médicos e enfermeiros, já os digitais, podem ser usados por qualquer pessoa, pois são de fácil manuseio. 

Os aparelhos digitais automáticos são de fácil operação, pois é só  encaixá-los corretamente no pulso ou no braço e apertar o botão start/começar para iniciar a leitura. O equipamento vai inflar automaticamente e depois vai se esvaziar, exibindo os dados no visor do aparelho. 

Para fazer a medição com um aparelho manual, você vai precisar de: um estetoscópio, um manguito de pressão arterial com um balão que pode apertado e um monitor aneroide, que possui um mostrador numérico, por isso requer um conhecimento mais técnico, pois ele precisa ser enchido e esvaziado manualmente e na hora certa e a leitura será feito pelo som com o estetoscópio. 

Dessa forma, o melhor aparelho de pressão para se ter em casa é o digital automático, pois não requer conhecimento específico e suas instruções de uso são encontradas no manual e são de fácil acesso. 

Aparelho de pressão digital

O aparelho de pressão digital faz uso de medições oscilo métricas e cálculos eletrônicos, em vez de ausculta. Eles podem usar insuflação manual ou automática, mas ambos os tipos são eletrônicos, fáceis de operar sem treinamento e conhecimento técnico e podem ser usados ​​em ambientes com barulho.  Eles medem a pressão sistólica e diastólica por detecção osciométrica, a pressão arterial média e a frequência de pulso.

O método oscilométrico de detecção usado fornece leituras de pressão sanguínea que diferem daquelas determinadas pela ausculta dos aparelhos manuais e variam de acordo com muitos fatores, como pressão de pulso, frequência cardíaca e rigidez arterial. 

Os aparelhos digitais automáticos são de fácil manuseio e não requerem conhecimentos específicos, pois é só encaixá-los corretamente no pulso ou no braço e apertar o botão start/começar para iniciar a leitura. O equipamento vai inflar automaticamente e depois vai se esvaziar, exibindo a leitura no visor do aparelho. 

Algumas siglas aparecem no seu visor e é interessante que você saiba qual o seu significado, confira: 

  • SIS é a pressão sistólica, sempre com três dígitos;
  • DIA é a pressão diastólica, sempre com dois dígitos;
  • PUL, é a frequência cardíaca também com dois dígitos
  • Pul/min, é a pulso/batimentos cardíacos por minuto

Aparelho de pressão aneróide

O aparelho de pressão aneróide é o mais utilizado por profissionais da saúde como médicos e enfermeiros, pois requer um conhecimento técnico para seu uso e leitura. Ele é um dos mais seguros e que fazem a aferição com precisão, mas eles precisam de um estetoscópio para conseguir fazer a medição, já que ela é feita pelo som.

Para medir a pressão da pessoa com o aparelho aneróide, é preciso que o paciente esteja deitado ou sentado e bem relaxado. Feito isso, o braço em que vai ser feito o procedimento deve estar apoiado em uma superfície e com a palma da mão virada para cima, sendo importante que não esteja com nenhuma peça de roupa nesse braço para não apertar.

A seguir, o profissional vai identificar o pulso e colocar a braçadeira de modo que fique acima do cotovelo uns dois ou três centímetros, deixando que essa parte fique bem firme para não escapar. Depois, ele vai colocar o estetoscópio sobre o pulso da dobra do braço e ficar segurando.

Depois tem que fechar a válvula da bomba do esfigmomanômetro e encher a braçadeira até atingir cerca de 180 mmHg. Após, ele deve abrir a válvula ligeiramente para esvaziar a braçadeira lentamente, até que se comece a escutar alguns barulhos no estetoscópio, fazendo a anotação desse valor, isto é, o da pressão máxima.

A seguir, o profissional esvazia lentamente a braçadeira, até que deixe de se escutar sons no estetoscópio e registrar o outro valor indicado no manômetro, sendo esse, o da pressão mínima. Por fim, ele vai esvaziar completamente a braçadeira do esfigmomanômetro e retirar do braço.

Medidor de pressão

O medidor de pressão é um instrumento de uso clínico, que tem como função medir a pressão arterial dos pacientes. Sua versão manual, analógica ou mecânica  é de utilização prática e requer conhecimento técnico para fazer a leitura correta e ele é considerado o mais seguro e que faz as medições mais precisas. Para a operação, é preciso usar um estetoscópio a aferição da pressão

Esse medidor de pressão manual contém braçadeira, uma bolsa inflável de borracha, o manômetro e uma válvula conectada ao bombeador de ar de borracha. O uso do medidor é mais frequente em hospitais, consultórios e enfermarias. 

Já o medidor de pressão digital é mais prático e de fácil manuseio, sendo o mais  indicado para as pessoas que precisam avaliar os níveis de pressão diariamente em suas casas. Para ser usado, é preciso que o usuário posicione o aparelho no braço da maneira correta e aperte o botão start para começar a leitura e aguardar alguns segundos para obter os valores no visor do aparelho. Importante lembrar que esse tipo de medidor requer uma calibragem mais frequente que o medidor manual.

Aparelho de pressão analógico

O aparelho de pressão analógico é o mesmo que o aparelho aneroide, e por necessitar de conhecimentos técnicos para o seu manuseio, é o mais usado por médicos e enfermeiros e por ser mais compacto, é mais fácil de carregar. E para medir a pressão arterial com esse aparelho devem ser seguidos os seguintes passos. 

Encontrar a pulsação na região do cotovelo, que deve estar levemente flexionado e relaxado, com a palma da mão virada para cima e apoiado em alguma superfície e sem pressão. A válvula do esfigmomanômetro deve estar fechada e o estetoscópio deve ficar no ouvido do profissional, pois essa pressão é aferida pelo som.

 Depois ele deve encher a braçadeira até que o ponteiro chegue a 180 mmHg e, então, abra a válvula lentamente; enquanto isso, deve ser prestada atenção no som que chega ao estetoscópio e no ponteiro do medidor, pois a batida mais forte é a pressão máxima e a última batida é a mínima. Ao final, deve liberar a válvula e remover todo o ar da braçadeira e retirar o aparelho do braço do paciente. 

Kit aparelho de pressão e estetoscópio

O estetoscópio é um equipamento médico acústico para auscultação ou escuta de sons internos do corpo humano. Ele normalmente tem um pequeno ressonador em forma de disco que é colocado contra a pele e um ou dois tubos conectados a dois fones de ouvido. 

Um estetoscópio pode ser usado para ouvir os sons produzidos pelo coração, pulmões ou intestinos, bem como o fluxo sanguíneo nas artérias e veias. Em combinação com um esfigmomanômetro manual, é comumente usado para medir a pressão arterial.

O aparelho de pressão manual, por precisar de um estetoscópio para conseguir fazer a aferição da pressão, geralmente é vendido em kits que contêm esses dois equipamentos e eles são muito usados nos hospitais e farmácias, por médicos e enfermeiros. Já os aparelhos de pressão digitais, não precisam desse outro equipamento, sendo vendidos separadamente. 

As pessoas optam por comprar o kit porque, na maioria das vezes, eles são mais em conta do que quando vendidos separadamente, por isso, é só fazer uma pesquisa de preços e escolher aquele com melhor custo-benefício. 

Partes do aparelho de pressão

O aparelho de pressão manual  é composto por um estetoscópio, um manguito de pressão arterial com um balão que pode ser espremido e um monitor aneroide que possui um mostrador numérico para ler as medições.

Já o aparelho de pressão digital contém  uma bolsa inflável de borracha de formato laminar que é envolvida por uma capa de tecido, ou seja, braçadeira, conectado a uma bomba de ar, que é acoplada a um visor com ponteiro que tem a finalidade de insuflar a bolsa pneumática.

Conserto de aparelho de pressão

Da mesma forma que a calibragem, o conserto do aparelho de pressão deve ser feito por um técnico ou especialista, pois requer alguns conhecimentos necessários sobre as peças e também para comparar padrões de medição. 

Normalmente, as lojas que fazem a venda desses produtos também costumam conservá-los e, pessoas que fazem consertos de aparelhos e equipamentos em geral também conseguem arrumá-los. 

Mas se você é uma daquelas pessoas que conseguem dar um jeito em tudo e nao querem gastar dinheiro com isso, saiba que hoje em dia existem muitos vídeos e tutoriais na internet explicando como arrumar esses aparelhos. 

Como calibrar o aparelho de pressão

Todo equipamento usado para fins de saúde e cuidados diários precisam de manutenção para que funcionem corretamente, por isso os aparelhos de pressão precisam estar calibrados para que possam fazer a medição adequada e te ajudar no dia a dia, até porque, uma leitura incorreta pode causar vários problemas, principalmente para quem precisa de atenção redobrada com a pressão arterial.

A calibragem de seu aparelho deve ser feita com um técnico, que vai comparar com os números de aparelho padrão com valores corretos. Lojas especializadas na fabricação e conserto são os locais indicados para fazer a manutenção de seu aparelho.

O aparelho de pressão aneróide, por ser utilizado por médicos e enfermeiros, deve ser calibrado há cada período de seis meses por um técnico. O aparelho de pressão digital deve ser calibrado com mais frequência, de preferência mensalmente e também deve ser feito por um profissional. 

Aparelho de pressão cirúrgico

Quando o paciente precisa ser submetido a uma cirurgia, é muito importante que sua pressão e batimentos cardíacos estejam equilibrados para que não ocorra nenhuma alteração indesejada que complique o procedimento, isso porque os pacientes hipertensos demandam uma atenção maior durante esses procedimentos. 

Para fazer a aferição da pressão arterial desse paciente, existem dois métodos: direto e indireto. O direto é feito pela introdução de um cateter na artéria da pessoa. Já o indireto, pode ser feito com o auxílio de um estetoscópio, pelo método auscultatório ou por uso de aparelhos próprios e automáticos, como o método oscilométrico, que permite medir as pressões sistólica e diastólica. 

Durante a intervenção cirúrgica, os médicos também fazem o uso do oxímetro para verificar se os níveis de oxigênio no sangue permanecem dentro do esperado. Esse equipamento serve para medir a saturação de oxigênio na corrente sanguínea do paciente, que deve estar em 95% ou mais.  

Tensiômetro digital 

O tensiômetro digital faz uso de medições oscilo métricas e cálculos eletrônicos, em vez de ausculta, que é feita no aparelho de pressão manual. Ele pode usar um método de enchimento manual ou automático, mas ambos os tipos são eletrônicos, fáceis de operar sem treinamento e conhecimento técnico e podem ser usados ​​em ambientes com barulho.  Eles medem a pressão sistólica e diastólica por detecção osciométrica, a pressão arterial média e a frequência de pulso.

Os aparelhos digitais automáticos são de fácil manuseio e não requerem conhecimentos específicos, pois é só encaixá-los corretamente no pulso ou no braço e apertar o botão start/começar para iniciar a leitura. O equipamento vai inflar automaticamente e depois vai se esvaziar, exibindo a leitura no visor do aparelho.

Monitor de pressão

Mapa é a sigla usada para monitorização ambulatorial da pressão arterial em 24 horas. Para isso, é colocado um aparelho de pressão arterial automático no braço do paciente que é conectado a um registrador que fica na cintura fazendo medições regulares a cada 15 minutos, durante 24 horas para fazer o mapeamento da pressão no paciente, durante o dia e durante à noite.

Esse exame analisa a pressão arterial durante vários momentos do dia e ajuda a fazer diagnóstico ou acompanhamento de quem já está fazendo tratamento.

Esse monitor geralmente não incomoda nem atrapalha a execução das tarefas rotineiras, de forma que o paciente pode levar a vida normalmente, tendo apenas que fazer um relatório de tudo o que fez durante as 24 horas, porque algumas atividades podem alterar o resultado. 

Ou seja, esse monitoramento da pressão é feito pelo médico quando ele quer examinar mais profundamente a pressão arterial do paciente, quando estes apresentam sintomas de hipertensão que precisam ser avaliados.  

Perguntas:

Onde calibrar aparelho de pressão?

Para fazer a medição e dar uma leitura correta da pressão, esse aparelho precisa estar calibrado corretamente e isso é feito em lojas especializadas que vendem e consertam esse tipo de equipamento. 

Como utilizar aparelho de pressão?

O aparelho de pressão manual requer conhecimentos específicos para usar e para fazer a leitura dos resultados. O aparelho de pressão digital é mais fácil, sendo que qualquer pessoa consegue utilizá-lo, até porque as instruções de uso são facilmente compreendidas pelo manual do aparelho. 

De qualquer forma, seja qual for o aparelho, o jeito correto de medir a pressão é com o paciente sentado ou deitado, de modo que fique relaxado e sem pressão no braço, devendo este estar apoiado em alguma superfície. Depois é só colocar a braçadeira no braço na posição correta e fazer a leitura da medição, sendo que no digital esses dados aparecem no visor. 

O que significa MEM no aparelho de pressão digital?

Significa o número de resultados armazenados na memória do aparelho de pressão digital e aparece no visor do aparelho, ou seja, sempre que quiser conferir o histórico de medição, basta apertar essa tecla. 

Qual melhor horário para medir pressão?

O melhor horário para aferir a pressão arterial é pela manhã e, de preferência, em jejum e com a bexiga vazia, sem ter tomado remédio, bebido álcool, fumar, fazer atividade física, pois esses fatores podem contribuir para que a pressão arterial seja aferida de maneira errada, podendo resultar em vários problemas para a saúde do paciente. 

Qual braço devemos aferir a pressão?

Na verdade, o recomendado é que essa aferição seja feita nos dois braços, isso porque a pressão de um pode ser diferente da do outro e quando essa diferença é muito grande, isso é um motivo para ficar atento, pois isso pode ser sinal de obstrução das veias. 

Há alguns casos que os médicos fazem essa medição até nas pernas, porque entre os dois braços e as duas pernas também pode haver diferença. Entretanto, o lado mais comum de aferir a pressão é o esquerdo, do lado do coração. 

Quem inventou o aparelho de pressão?

O aparelho de pressão foi inventado por Samuel Siegfried Karl Ritter von Basch em 1881, porém, em 1896, Scipione Riva-Rocci aperfeiçoou essa invenção e a tornou mais fácil de usar. Em 1901, Harvey Cushing trouxe um exemplar do dispositivo de Riva-Rocci para os EUA, fazendo com que ficasse conhecido e popular entre os profissionais da saúde.

Já em 1905 o médico russo Nikolai Korotkov contribuiu para mais uma melhora, incluindo a medição da pressão arterial diastólica. E com o passar dos tempos, novos aparelhos foram surgindo e ganham espaço até hoje na vida das pessoas, principalmente aquelas que precisam de atenção redobrada com a pressão arterial. 

Quais os tipos de medidor de pressão?

Existem os medidores manuais e os digitais. Os aparelhos manuais, fazem a leitura através do som, por isso é mais usada por profissionais da saúde, já que eles precisam da ajuda de um estetoscópio e conhecimento técnico. 

Por outro lado, o aparelho de pressão digital faz a leitura por meio de sensores, o que os torna acessíveis para qualquer pessoa, pois são de fácil operabilidade, bastando colocar o equipamento na posição correta.  

Qual a pilha para aparelho de pressão?

O tipo de pilha e a quantidade vão variar de acordo com o modelo do aparelho, mas, geralmente, são usadas 4 pilhas alcalinas tipo “AA” e as instruções de como colocar estão no manual. 

Onde comprar um aparelho de pressão

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos modelos e tipos de aparelho de pressão para facilitar a sua vida e permitir que você acompanhe com mais frequência a sua pressão. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Gostaria de adquirir o seu aparelho de pressão? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares! Também buscar orientação médica e de especialistas para obter mais informações sobre esse equipamento e como fazer o uso adequado! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<