Skip to main content

Para aproveitar da melhor maneira os maravilhosos dias de sol e calor que chegam com muita força aqui no Brasil na estação do verão (que já começa agora no mês de Dezembro), o que todos os brasileiros querem, na grande maioria das vezes, é poder contar com muita água de banho para se refrescar, seja essa água a água do mar, ou até mesmo a água da piscina.

Mas, junto com a delícia que é aproveitar os dias de verão e poder nadar muito e se refrescar, vem também um outro ponto muito importante que sempre deve ser considerado por todas as pessoas, que é sobre a exposição excessiva aos raios solares.

Na estação do verão, é muito normal que as pessoas tomem mais sol do que nos dias de inverno. Isso se dá pelo simples fato de que, no verão, as atividades mais prazerosas sempre são feitas fora de casa e, já no inverno, várias atividades prazerosas para serem feitas em família ou mesmo entre amigos, são feitas nos ambientes internos.

A cara do verão é a cara de mar, piscina, parques, passeios, festas e uma maior curtição sempre ao sol! E, no meio de toda essa delícia e bons momentos, chegam os raios solares que podem muito facilmente machucar a pele das pessoas, deixando o verão que era para ser lindo e inesquecível, marcado por um momento não tão agradável de insolação ou até mesmo queimaduras mais sérias na pele.

Mas, visando ajudar os amantes do verão a poderem curtir com mais tranquilidade e muita proteção os tão aguardados dias de calor, no artigo de hoje, iremos falar mais sobre a marca de produtos Banana Boat, que é referência no mercado mundial quando o assunto é proteção da pele para os dias mais quentes de verão!  

É claro que a indústria da beleza iria se preocupar em cuidar da pele das pessoas nos dias de verão, não é mesmo? E a marca Banana Boat foi lançada no mercado como prova viva dessa preocupação com os problemas que os raios solares podem causar na pele.

Então, para os leitores preocupados com a sua proteção de pele e que são interessados no assunto, no artigo de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre a história, um tanto diferente e inusitada, da criação da marca Banana Boat. Ficou curioso? Vem com a gente agora mesmo saber mais!

A história do começo da marca Banana Boat

A Banana Boat é uma marca americana de produtos para proteção contra a incidência de raios solares. O seu lema é o de “proteção com total diversão”. Tendo como base essa temática, a famosa marca conseguiu, com muito esforço e um toque de mágica, transformar alguns potes coloridos que continham protetores e bronzeadores caseiros, em uma gigante companhia da indústria da beleza.

O seu nome hoje, é de extrema importância para que pessoas do mundo todo possam aproveitar muito o sol, seja na praia, na piscina ou em qualquer outro ambiente, sempre contando com total segurança e cuidados. Com a marca Banana Boat, a pele recebe a proteção que tanto merece contra a incidência dos raios solares. 

Banana Boat – história de como tudo começou nos anos 70

A inusitada história da criação da marca da Banana Boat teve o seu início no ano de 1970, quando o fundador da famosa marca, Robert Bell, ainda era um adolescente.

Nessa época, como todo adolescente americano comum, Robert estava pensando em uma maneira de levantar um dinheiro extra, então, o jovem visionário elaborou uma inusitada mistura, que se transformou em uma loção para bronzeamento. 

Nessa mistura, Robert misturou diversos ingredientes, que são: óleo para bebês, bananas, laranjas e cascas de coco. Depois que a mistura estava pronta, ele a vendia nas praias americanas, por um custo muito baixo, que chegava no máximo a um dólar (com o cliente ainda levando de brinde a casca do coco). 

Os seus clientes eram os banhistas, os turistas e os hóspedes dos hotéis que iam para Miami atrás das praias lindas e ensolaradas da região. 

Como ele também fazia um bico como salva-vidas para ganhar mais dinheiro, os hotéis e piscinas públicas da cidade também continham muito público para os seus produtos. 

Depois de alguns anos, em meados do ano de 1980 e já sendo um adulto, Robert foi cursar a faculdade de administração em uma universidade americana, e mostrou nessa época, que a sua ideia de adolescência para levantar um dinheiro extra, não ficará de maneira alguma esquecida. 

Junto com um colega de turma, Robert teve a ideia de fundar um negócio próprio, chamado de Sun Labs International. 

Contando agora com a maturidade dos anos e com a sua experiência adquirida ainda quando era bem novo com os produtos para bronzeamento de pele, Robert elaborou três produtos na Sun Labs International, sendo:

  • Um bloqueador solar;
  • Um bronzeador solar;
  • Uma loção pós-sol.

Nasce então, nesse momento, a marca de produtos Banana Boat no mercado de beleza e proteção ao sol americano.

A criação do nome nada convencional da marca Banana Boat

O nome “Banana Boat” foi criado pensando em combinar, de uma maneira divertida e mais leve, o clima tropical de Miami com os dias de sol. 

As primeiras vendas dos produtos da marca Banana Boat

Depois que a marca foi criada, os primeiros produtos que foram desenvolvidos (bloqueador, bronzeador e loção pós-sol), começaram a ser comercializados em uma loja no Key Largo (Florida Keys), que pertencia ao colega de Robert, que fundara com ele a Sun Labs International, Randy.

Já no primeiro ano, as vendas dos produtos foram bem significativas, trazendo uma receita de vinte mil dólares para a marca. Mesmo que ainda pequena, essa receita trouxe para Robert a animação que ele precisava para dar mais energia para o seu próprio negócio.

No ano de 1981, Robert se formou na faculdade de administração e fundou , agora sozinho, e oficialmente a marca Banana Boat. (O ano oficial da fundação da marca é considerado esse). 

Agora sozinho e dono de um negócio próprio de protetores solares, a empresa passa a se chamar Sun Pharmaceuticals.

Junto com o novo nome da empresa, sua formação e autonomia no seu próprio negócio, Robert decide também reformular todas as embalagens dos produtos da marca Banana Boat, fazendo com que elas sejam mais alegres e coloridas. 

Mas é claro que, com todas as mudanças que estavam ocorrendo na marca, o principal não poderia faltar, e Robert reformulou também, com a ajuda de um químico especializado no assunto, todos os seus produtos, criando novas tonalidades de bronzeadores solares e vários níveis de proteção, visando atender todos os tipos de pele e suas reais necessidades. 

Agora, com uma nova história para a marca Banana Boat pela frente, Robert focou seus esforços em vender os seus produtos para o sol para as pequenas lojas que ficavam localizadas no sul da Flórida, analisando dessa maneira, a saída dos seus produtos para os seus consumidores finais.

Depois de um ano vendendo para as lojas menores, Robert sentiu a necessidade de ser mais ousado na expansão do seu negócio, e então, resolveu contratar um distribuidor exclusivo para os seus produtos. Essa ação resultou positivamente para que a marca começasse a ser mais conhecida em todos os estados do EUA, começando até mesmo a trazer um bom lucro para Robert poucos anos depois dessa ousada atitude. 

O portfólio de produtos da marca Banana Boat

O primeiro produto elaborado pela marca que trouxe maior sucesso e reconhecimento para ela, certamente foi o famoso gel pós-sol, que conta com o ingrediente de aloe vera na sua formulação. 

Esse produto, quando foi lançado no mercado, chamou de imediato a atenção dos grandes comerciantes, que se interessaram em dar uma chance para a sua comercialização em grandes redes varejistas. 

E o sucesso não parou por aí, em meados do ano de 1986, a Banana Boat trouxe para o mercado o primeiro protetor solar com fator ultra 30 plus que tinha dois benefícios extras adicionais:

  • O produto não sai do corpo, mesmo na água;
  • Vinha com uma ação de uso com duração prolongada.

Com essa criação, a marca conseguiu se consolidar ainda mais no mercado de produtos de beleza e proteção para a pele. Depois disso, além de focar na melhoria das fórmulas dos seus produtos, a marca também forneceu para o mercado a criação da embalagem de tubo para os protetores solares. 

A marca Banana Boat expande rapidamente os seus faturamentos anuais

No fim dos anos 80, já contando com um bom portfólio de produtos, a marca Banana Boat estava faturando, aproximadamente, mais de 60 milhões de dólares por ano, mantendo o seu ritmo de vendas constante e com uma grande tendência de crescimento acelerado. 

Já nos anos 90, a Banana Boat inova novamente, sendo a primeira empresa a desenvolver o fator de proteção 50 no segmento de proteção solar. 

Com o crescimento já ocorrendo, ainda nos anos 90, a Playtex comprou um quarto de parte de participação da Banana Boat Holding Corp.

Nesse momento, a empresa ia começar a crescer de uma maneira que nunca havia imaginado antes.

Com esse novo comando mais poderoso, a marca passou a ser vendida em toda a América do Norte, começando até mesmo os seus trâmites de exportação para outros países do mundo. 

O crescimento rápido da marca Banana Boat no mundo

Depois da venda de parte do nome da marca, o seu crescimento expansivo para todo o mundo tornou-se real. Nos anos que se passaram, as linhas de produtos da marca foram ampliadas. 

A Banana Boat trouxe para o mercado o lançamento de uma linha de produtos de proteção ao sol Kids, uma linha voltada para as pessoas que praticam esportes, opções de protetores labiais e diversos fatores de proteção e protetores solares que não saiam em contato com a água.

No fim dos anos 90, com menos de vinte anos de história no mercado de produtos de beleza e proteção ao sol americano, a marca Banana Boat já contava com mais de 50 produtos diferentes em seu portfólio e com uma receita de duzentos milhões de dólares, dentre esses produtos, temos:

  • Protetores solares (para bebês, crianças e adultos);
  • Protetores labiais;
  • Óleos Bronzeadores solares;
  • Hidratantes pós-sol;
  • Loções para a pele. 

A criação da linha KIDS da marca Banana Boat

Já no começo do século XXI, pensando nos cuidados com o sol que devem ser tomados pelas crianças, a marca Banana Boat lançou no mercado uma loção infantil inovadora, que contava com:

  • Tecnologia avançada anti-lágrimas;
  • Ação repelente;
  • Fórmula que não irrita a pele e nem os olhos dos pequenos;
  • Proteção absoluta contra as picadas de insetos. 

Muito além de proteger os pequenos apenas do sol, a marca se preocupou em lançar um produto que protegesse os pequenos dos demais agentes prejudiciais externos, que poderiam trazer incômodos para a criança na hora da sua diversão. 

Os produtos da marca Banana Boat no mercado de vendas atual

Em pleno século XXI, a marca não se acomodou com o seu sucesso e busca crescer ainda mais no mercado de vendas, reformulando e até mesmo aumentando as suas linhas e opções de produtos.

Muito além da proteção contra a incidência dos raios solares na pele, atualmente, os seus produtos vêm com uma nova proposta, garantindo uma pele muito mais hidratada e suave para as pessoas que irão usá-lo nos dias de verão. 

Os novos produtos estão sendo pensados, elaborados e desenvolvidos, visando fornecer para os seus clientes uma funcionalidade original, se adequando a todos os estilos de vida e necessidades exclusivas de cada pessoa.

A marca deseja estar presente em todos os mercados de consumo, tendo produtos que possam ser adquiridos por todos os bolsos, peles, necessidades especiais e exclusividades de qualquer tipo. 

Visando trabalhar com a tecnologia de ponta para trazer o que há de melhor e mais moderno para a pele dos seus clientes, diversos dos seus produtos passaram a contar com:

Sistema de tecnologia AvoTriplex® 

Um poderoso ativo hidrossolúvel, com uma forte ação duradoura, que protege de maneira efetiva a pele contra os raios UVA. 

Extrato de Aloe Vera

Os produtos que são enriquecidos com o ingrediente de extrato de aloe vera, garantem uma pele muito mais hidratada para a pessoa. Além de acalmar a pele que pode ter sofrido uma exposição excessiva aos raios solares. 

Linha Dry Balance™

Linha desenvolvida para ser muito mais rapidamente absorvida pela pele, permitindo dessa maneira, que a pele possa respirar e ficar mais aliviada. Essa linha conta com um toque seco, evitando assim, a sensação de oleosidade na pele. 

A marca Banana Boat chega no Brasil

É claro que a marca Banana Boat não poderia faltar aqui no Brasil! (País tropical, muito verão, muito calor, muito carnaval, muitas praias, infinitas piscinas).

A verdade é que, a marca é tão a cara do Brasil, que poderia muito facilmente ter sido inventada mesmo por aqui! 

Mas não pensem os leitores que a marca não precisou se adaptar por aqui, viu? Por aqui, a famosa marca precisou desenvolver um produto específico com fator de proteção solar especial para os brasileiros. O produto ficou conhecido como Ultra Defense FPS 99, que conta com:

  • O sistema de tecnologia AvoTriplex®;
  • Aloe Vera;
  • Alta resistencia a agua;
  • Produto com rápida absorção e anti oleosidade na pele.

Além de criar um produto especialmente para o público brasileiro, a marca Banana Boat descobriu que suas embalagens de produtos de proteção com 236ml, não cabiam adequadamente no bolso dos consumidores aqui no Brasil (literalmente, não no valor).

Então, para resolver o problema e atender o mercado brasileiro (que é visto como muito próspero e importante para a marca), os seus produtos passaram a ser comercializados em embalagens de 120ml e 50ml, sendo o tamanho de 50ml até então, inédito para os produtos da marca. 

Pode-se dizer que o mercado brasileiro fez até mesmo um favor para a marca, dado que as embalagens pequenas são muito mais versáteis para consumo. 

Nos dias de hoje, a marca também conta com uma condição muito específica e atenciosa para com os seus consumidores finais. 

Todos os produtos que são desenvolvidos pela marca visando a proteção ao sol, são testados em condições reais do dia a dia, que são:

  • Exposição ao sol;
  • Exposição à água da piscina;
  • Exposição à água do mar;
  • Exposição ao vento;
  • Exposição a areia;
  • Exposição ao suor;
  • Exposição ao calor extremo.

Todos esses ambientes são incansavelmente testados visando fornecer uma proteção mais segura e eficaz para todos os integrantes da família contra a incidência dos raios UVA e UVB. Dado esses cuidados mais detalhados, é que a marca continua sendo considerada como uma das maiores do mercado quando o assunto é sobre a proteção contra o sol.

As mudanças no logotipo da marca Banana Boat

O grande ícone da marca Banana Boat certamente são as suas embalagens originais, diferentes e muito coloridas. 

Com o passar dos anos e mudanças na empresa, o logotipo da marca também acabou passando por diversas modificações, mas o que nunca foi alterado, foram as suas tradicionais folhas da bananeira, que são consideradas como o símbolo principal da marca Banana Boat. 

As curiosidades acerca da marca Banana Boat

Abaixo, seguem algumas novidades referentes à marca Banana Boat:

  • A marca Banana Boat conta com o seu website institucional apenas em inglês;
  • As marcas Sundown, Nivea, Neutrogena e Coppertone são concorrentes diretos dos seus produtos;
  • Dado o grande e rápido sucesso da marca em todo o mercado mundial de proteção ao sol, o seu fundador Robert Bell,  ganhou o apelido carinhoso em todo o mundo de “O rei do Sol”.

Uma novidade atual da marca, é o lançamento de uma linha de proteção solar exclusiva para o público de consumo masculino.

Atualmente, a famosa marca de cuidados pessoais Banana Boat está presente em mais de cem países pelo mundo todo, inclusive no Brasil. O seu mercado de consumidores mais significativos ainda fica centrado nos Estados Unidos e também no Canadá. O seu faturamento atualmente é estimado em uma receita de US$ 700 milhões.

A importância dos cuidados com os raios solares

Depois de conhecer um pouco mais sobre a história da marca de protetores solares americana Banana Boat, é muito importante que seja relembrando, ainda com mais ênfase, a importância dos cuidados que as pessoas devem ter com os raios solares. 

A indústria da beleza e dos cuidados com a pele não ganha milhões de reais todos os anos à toa. Os raios solares podem, sim, ser muito prejudiciais para a saúde e o bem-estar das pessoas de uma maneira muito grave.

Por conta disso, é fundamental que alguns cuidados básicos e essenciais sejam tomados pelas pessoas com a chegada da estação mais quente do ano, que é a do verão. 

Quando uma pessoa se expõe de maneira excessiva aos raios de sol, ela pode sofrer com diversos malefícios, como:

  • Queimaduras na sua pele;
  • Envelhecimento precoce da pele;
  • Câncer de pele.

Para as mulheres que se arriscam mais no sol com a desculpa de querer se bronzear mais rapidamente, vale lembrar de que, somente com uma proteção adequada na pele contra os raios solares, é que essa mulher irá conseguir ter uma pele saudável e que conte verdadeiramente com um bronzeado mais bonito e duradouro. 

Durante a estação mais quente do ano, os raios do sol afetam toda a pele da pessoa, mas principalmente, as regiões mais expostas e mais sensíveis, que são: os braços, o pescoço, o colo e a pele do rosto. 

Falando sobre os perigos dos raios solares, é importante ressaltar que, os raios UV são muito prejudiciais para a pele, sendo os que mais podem causar malefícios na região. Abaixo, iremos explicar a diferença entre os raios UVA e os raios UVB:

  • Raios UVA: penetram mais profundamente na pele, sendo os grandes responsáveis pelo risco de envelhecimento precoce da pele;
  • Raios UVB: penetram menos profundamente na pele, mas são até mesmo mais perigosos do que os raios UVA, dado que são responsáveis pelas manchas de pele e também pelo risco do câncer de pele acometer a pessoa. 

Para que os homens, mulheres e crianças de todas as idades se protejam verdadeiramente desses raios altamente perigosos, é importante que alguns cuidados básicos sejam tomados. São eles:

  • Em dias de sol forte, preferir estar em ambientes frescos e cobertos, sempre com roupas mais leves e versáteis;
  • Fazer sempre o uso de bonés, chapéus, óculos de sol, guarda-sol, sombrinhas e etc, sempre visando evitar a radiação solar;
  • Em dias de muito calor, as comidas fortes e industrializadas devem ser evitadas;
  • Evitar tomar sol das 10h da manhã até às 16h da tarde (horário de pico e maior aderência dos raios solares);
  • Sempre aplicar filtro solar no corpo que contenha FPS (fator de proteção solar) acima de 15 da marca Banana Boat;
  • Os protetores solares da marca Banana Boat devem ser reaplicados de duas em duas horas ou sempre que a pessoa achar necessário (depois da pessoa se secar com uma toalha de piscina ou mesmo de entrar na água, o protetor solar deverá obrigatoriamente ser reaplicado);
  • Mesmo nos dias de inverno, frios ou nublados, os protetores solares devem ser aplicados em toda a pele, principalmente na pele do rosto;
  • Os produtos destinados à proteção contra os raios solares, devem ser aplicados em camadas suficientes para cobrir toda a pele, principalmente as regiões que ficam mais expostas ao sol (rosto, braços, colo e pescoço). Neste momento, não é hora de querer economizar na aplicação do produto. 

Vale ressaltar que os produtos de proteção solar para a pele da marca Banana Boat contam com uma grande aderência em toda a pele, sendo muito mais resistentes à água. De modo geral, principalmente as crianças, devem optar por usar os produtos da marca Banana Boat quando forem para a piscina ou para o mar, dado que além da proteção, a sua fórmula conta com uma poderosa ação repelente anti insetos. 

As pessoas com a pele mais sensível podem usar protetores solares? 

Com certeza sim, dado que as pessoas com as peles mais sensíveis são as mais orientadas pelos médicos dermatologistas a cuidar com ainda mais atenção da saúde da sua pele. Para as pessoas que têm a pele muito oleosa e com problemas de acne, os produtos escolhidos para a proteção ao sol devem ser mais leves, sem óleo na sua composição e de preferência, feitos em forma de gel. Desse modo, a pele acneica não sofrerá nenhum problema de agravamento da sua situação. 

Já as pessoas que têm manchas escuras na sua pele, elas sim, devem tomar ainda mais cuidado quando ficarem expostas aos raios solares. Para essas pessoas, os protetores da marca Banana Boat com fatores maiores, de 45 a 60, são os mais indicados para serem usados no dia a dia.

Vale ressaltar também que, para todas as pessoas, uma hidratação frequente com muita água e uma alimentação mais saudável e equilibrada, também irão ajudar a garantir a boa saúde da pele durante o verão e mesmo nas demais estações do ano. 

A umidade sendo inimiga das pessoas na estação do verão

Outro ponto muito importante de ser analisado, é que as demais doenças de pele também são muito mais frequentes nas pessoas na estação do verão. 

Como as pessoas ficam mais tempo na água nessa estação do ano, o excesso de umidade nas axilas e até mesmo nos dedos dos pés, pode ocasionar em uma doença chamada frieira, que causa muitas rachaduras e coceira na região. 

Uma outra doença que também é mais vista no verão, é a micose, dado que essa doença é causada por fungos que moram nas águas das piscinas e também nas areias das praias de todo o mundo. Para que a pessoa possa ficar protegida dessas doenças de verão, é recomendado que: 

  • Depois de ir à praia, a pessoa sempre deve tomar um banho gelado, contando com a ajuda de um sabonete neutro para fazer a limpeza do resíduos da pele;
  • Em todos os locais que vá passear na praia, a pessoa deve usar um chinelo nos pés;
  • A pessoa nunca deve se deitar direto na areia da praia, sempre contando com uma canga ou toalha para se sentar ou deitar em cima;
  • O corpo sempre deve ser muito bem seco depois da ida à piscina ou mesmo à àgua do mar, os espaços dos dedos entre os pés não podem ser esquecidos;
  • A pessoa deve sempre usar um creme hidratante na pele depois de um dia de sol, ou até mesmo um gel pós sol, visando refrescar a sua pele, evitando dessa maneira, que ela comece a descascar. 

Com esses cuidados básicos sendo tomados, a pessoa garante uma pele muito mais saudável e bonita para os dias de verão, evitando qualquer tipo de doença ou problema de pele, que essa estação do ano possa mais facilmente trazer. 

Considerações finais sobre os produtos da marca Banana Boat

Com muita precaução e também com muito bom senso, dá pra aproveitar muito bem os dias de verão e calor com os produtos da marca Banana Boat, não é mesmo? Então, que tal o leitor(a) dar uma olhada agora mesmo no preço dos produtos da marca Banana Boat aqui no site da Cliquefarma? É só clicar no link ao lado para ter acesso a todo o portfólio de produtos disponíveis dessa famosa marca, que é uma referência de qualidade e procedência aqui no Brasil. E, caso você amigo leitor(a), tenha alguma dica, sugestão, crítica, história ou informação a mais referente a marca americana Banana Boat, já sabe o que fazer, não é mesmo? É só comentar com a gente logo a seguir. Por aqui, uma das nossas maiores satisfações, é ter o contato diário e o feedback de vocês sobre os nossos artigos. 🙂

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<