Skip to main content
Avalie esse post

Hoje vamos falar sobre o chá de boldo. Para que ele serve, como tomá-lo, seus principais benefícios e ainda onde comprá-lo. Fique aí acompanhando até o final para não perder nada!

Sabemos que às vezes quem exagera um pouco na bebida quando sai, sabe que no outro dia a ressaca é inevitável. Todo mundo tem alguma receita pra se livrar desse mal-estar e muitas delas contam com uma planta bem comum aqui no Brasil. Estamos falando do boldo e hoje aqui no blog vamos conhecer um pouco mais sobre ela.

Tipos de boldo e onde encontrá-los

 

O boldo (Peumus Boldus Molin) é uma planta medicinal que possui diversas propriedades terapêuticas que auxiliam o sistema digestivo. Ela consegue estimular a vesícula biliar fazendo assim com que o intestino funcione melhor, com o aumento da secreção biliar as funções digestivas são estimuladas e isso faz com que todo o sistema funcione melhor. 

 

Existem alguns tipos diferentes de boldo, vamos falar brevemente sobre alguns deles para você entender melhor sobre cada um.

Tipos de boldo

  • boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus)
  • boldo-baiano (Vernonia condensata)
  • boldo-português (ou boldo-miúdo)
  • boldo chinês, raros no Brasil
  • o boldo-do-chile, o mais conhecido

Boldo-do-chile (Peumus boldus)

Planta originária do Chile, é considerada uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomacais, diuréticas e hepáticas.

 

Também conhecida como boldo-do-chile, boldo-afragans ou boldo-verdadeiro, muito utilizada como remédio caseiro para o fígado. Seu nome científico do boldo é Peumus boldus Molina e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

 

Suas folhas são verde escura com um aroma bem forte, sua flor tem um aroma parecido com o de menta. Essa planta é originária da África e por conta disso se adaptou muito bem ao clima quente do Brasil, graças a isso sua popularidade por aqui é bem grande.

 

Efeitos colaterais: pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser usado com cautela. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. No Brasil, é possível encontrar o boldo-do-chile, um produto importado, em farmácias.

Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus)

Arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias.

 

Efeitos colaterais: Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica.

Boldo-baiano (Vernonia condensata)

Arbusto também originário da África, chega a alcançar de 2 a 5 metros de altura. Apresenta efeito carminativo e alivia os sintomas de úlcera e gastrite.

Nutrientes do chá de boldo

O boldo conta com lactona, uma substância de gosto amargo e muito eficaz na digestão de gorduras. As folhas do Boldo contêm numerosos fitoquímicos, incluindo boldina, cânfora, limoneno, beta-pineno e cumarina (uma lactona). Os fitoquímicos são compostos antioxidantes potentes encontrados naturalmente em plantas, que ajudam a prevenir e tratar doenças em humanos.

 

Além disso, as folhas do boldo têm efeito diurético, laxante, antibióticos e anti-inflamatório, mas o mecanismo de ação exato de boldo é desconhecido. O boldo ainda apresenta uma substância denominada ascaridol que é um vermífugo natural. No entanto, é uma substância tóxica quando consumido durante um período prolongado.

Chá de boldo – para que serve?

O chá de boldo é uma opção natural para tratar problemas digestivos e problemas de fígado como  a hepatite, por exemplo e também a má digestão, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio. O boldo também é um bom remédio caseiro para limpar o sangue, mas sua utilização precisa ser feita com cuidado. 

 

Tomar chá de boldo em excesso pode trazer efeitos colaterais como vômito, diarreia e até alterações no humor. É sempre bom lembrar que o chá de boldo não emagrece, mas pode ajudar a desinchar a barriga porque ajuda a combater os gases intestinais, deixando a barriga mais lisa. 

Todavia, quando usado em excesso pode ser tóxico e promover as contrações uterinas, favorecendo o aborto, por isso em caso de gravidez ou suspeita de gravidez este chá deve ser evitado. 

 

Utilizado com cuidado, o chá de boldo traz muitos benefícios e é sobre ele que vamos falar agora, dá uma olhada na lista de benefícios abaixo:

 

Os principais benefícios do boldo são:

 

  1. Ajuda na digestão: A boldina, um alcaloide presente no chá de boldo, é conhecida por apresentar propriedades que estimulam o fluxo de bile pelo fígado.
  2. Bom em casos de ressaca: O chá de boldo possui boldina, que protege as células do fígado sobrecarregadas após o excesso de bebida alcoólica.
  3. Aliado do fígado: O chá de boldo é bom para a saúde do fígado devido a sua capacidade de estimular a produção de bile e ser hepatoprotetor.
  4. Reduz os gases: O chá de boldo ajuda a reduzir os gases porque facilita o processo de digestão, diminuindo a quantidade de resíduos alimentares não digeridos para o intestino que seriam fermentados pelas bactérias.
  5. Diminui a prisão de ventre: O chá de boldo é usado como um laxante suave. Contudo, deve ser consumido com moderação, pois em grandes quantidades e por longos períodos, pode causar irritação gástrica.
  6. Ação diurética: Estudos têm demonstrado que o chá de boldo pode ajudar a facilitar a remoção de resíduos e toxinas do fígado antes que eles sejam acumulados, protegendo desta forma as células do fígado.
  7. Bom para a imunidade: O chá de boldo possui ação antimicrobiana que ajuda o sistema imunológico a eliminar agentes infecciosos no corpo.

 

Para fazer o chá de boldo é bem simples. É só pegar as folhas e colocar em um copo com água quente por três minutos. O chá de boldo pode ser tomado até três vezes ao dia. Um ponto importante, como já salientado, mulheres grávidas não devem tomar o chá já que ele possui propriedades abortivas.

 

Chá de boldo ajuda na infecção pelo coronavírus?

Até o momento não existe qualquer estudo que comprove os efeitos do boldo para melhorar os sintomas da infecção pelo novo coronavírus. Dessa forma, esta planta não está indicada para tratar a COVID-19.

Posso ter chá de boldo em casa?

Se você tiver um quintal, você pode plantar o boldo: tudo que você precisa fazer é cavar um buraco de aproximadamente 15 cm de profundidade e plantar um galhinho de boldo com as folhas. Regue sempre que a terra estiver seca. 

 

Não se preocupe se as folhas caírem: é o galho que precisa continuar verde. Esse é um ótimo indício de que sua mudinha de boldo está indo bem!

Agora, se você não tem um quintal, não precisa se preocupar! Você também pode plantar o seu boldo num vaso, mas alguns detalhes são importantes: primeiro, precisa ser um vaso bem comprido porque a planta pode chegar até 1 metro de altura! Segundo, você vai precisar de bastante terra para suportar o peso da planta.

Confira agora 5 mitos e verdades a respeito do chá de boldo que muitas pessoas se perguntam

1. É aliado do fígado e da digestão

VERDADE. E isso acontece porque o boldo possui algumas indicações de nome complicado, mas que são bastante conhecidas por nós. É o caso do efeito colagogo e colerético, em que a planta atua aumentando a secreção de bile na vesícula e no fígado, respectivamente. Como dito anteriormente, o chá de boldo também tem efeito benéfico contra as chamadas dispepsias funcionais, quando há um desconforto abdominal constante, e tem atividade antimicrobiana, hepática e digestiva. 

 

A planta ainda produz uma ação anti-inflamatória importante, relacionada à boldina e por inibição da síntese da prostaglandina, por isso pode ser usado contra cólicas gastrointestinais leves.

2. Por ser uma planta, não faz mal à saúde

MITO. O chá de boldo pode danificar o fígado se o consumo for exagerado. Ele ainda é contraindicado para grávidas, lactentes, crianças menores de 6 anos, pacientes com doença no fígado (hepáticas) e distúrbios nos rins. Quem faz uso regular de medicamentos que retardam a coagulação sanguínea, como Aspirina® e anticoagulantes, também não deve beber o chá.

3. Todo boldo é fitoterápico

MITO. É importante compreender que existem várias espécies diferentes de boldo. Como entendemos até aqui, a mais popular no Brasil é chamada boldo-do-chile. Mas tem também o boldo nacional, o boldo-da-terra ou o boldo-de-jardim, com galhos longos e folhas grandes e aveludadas, que também oferecem benefícios. 

 

Em contrapartida, há casos em que essas espécies podem ser prejudiciais à saúde. Especialmente quando o consumo é exagerado ou quando ocorre interação com outros remédios que a pessoa esteja usando. O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.

4. É aliado contra a ressaca

VERDADE. Se a festa do final de semana sobrecarregou o fígado, no dia seguinte prefira uma alimentação leve, com bastante líquido e no máximo duas xícaras de chá de boldo. A planta estimula o funcionamento do fígado eliminando o álcool e o mal-estar.

5. Tem receita certa para o chá

VERDADE. Para aproveitar os benefícios do chá de boldo na digestão, as folhas devem ser limpas, socadas/batidas no copo ou pilão com água e deve-se beber na mesma hora. A ANVISA orienta derramar 150 ml de água fervendo em 1 colher (chá) de folhas de boldo e abafar a bebida por cinco a 10 minutos. A receita caseira deve ser consumida só para alívio de sintomas leves e o tratamento não pode ultrapassar quatro semanas.

Onde comprar?

O mercado oferece chá de boldo em forma de sachês, facilitando assim a vida de quem quer aproveitar os benefícios dessa planta tão benéfica para nós e acaba não tendo tempo de fazer o chá in natura ou mesmo não encontra as folhas para prepará-lo em casa.

Com tantas vantagens, é bom ter um chá de boldo sempre por perto, não é mesmo? Por isso, que tal pesquisá-lo aqui no Cliquefarma e já garantir o seu com o menor preço? Depois conta para gente no box de comentários as suas experiências fazendo uso dele, ok?! Sua opinião é importante para nós! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<