Como funcionam os expectorantes?

08/11/2012 2 Por cliquefarma

Hoje vamos falar um pouco sobre o funcionamento de um tipo de medicamento muito comum que é utilizado toda vez que temos muita tosse com catarro, os expectorantes. Eles costumam trazer alívio quase que imediato no momento em aquela tosse mais carregada aparece, para que você possa entender melhor o funcionamento deles vamos primeiro compreender melhor o porque da tosse carregada e como ela surge. Vamos lá?

Primeiro vamos falar sobre o sistema mucociliar, ele é responsável pela movimentação do muco que é produzido pelas células caliciformes e pelas glândulas dos brônquios. Todos os dias um volume especifico de muco é produzido, é graças a esse muco que diversas impurezas presentes no ar não se alojam dentro dos pulmões, ela trabalha como uma espécie de guardião nas vias aéreas. Quando alguma doença aparece em nosso organismo acontece o desiquilíbrio na produção de muco, normalmente cerca de 95% dese muco é composto por água, quando há alguma anormalidade o volume de água cai e com isso um muco mais espesso é produzido a ele damos o nome de catarro ou esputo.

No momento em que o esputo aparece é que começam as tosses carregadas e aí é onde os expectorantes agem. O expectorante trabalha reduzindo a viscosidade das secreções. A finalidade do expectorante é aumentar o volume de catarro e reduzir a viscosidade da secreção com isso as vias aéreas são liberadas. Eles se classificam em três tipos:

  • Expectorantes Reflexo
  • Expectorantes Mucolíticos
  • Expectorantes Inalantes
expectorante

Quando identificada alguma patologia é necessário que um médico seja consultado para indicar o melhor tipo de expectorante a ser utilizado, apesar desse tipo de medicamento ser utilizado sem a necessidade de receita médica é importante o acompanhamento profissional qualificado para que ele proporcione o efeito desejado. Outro ponto é que em alguns casos a tosse carregada pode ser sinal de problemas mais sérios e nesses casos somente o diagnóstico médico pode identificar a origem da tosse e indicar o melhor tratamento.

Conheça nossa página especial de medicamentos/expectorante” target=”_blank”>Expectorantes aqui no Cliquefarma, é só clicar no link ao lado.