Skip to main content

Amigo das manicures e conhecido por praticamente todas as mulheres, o alicate de cutícula é um aliado para quem quer manter a boa aparência das unhas.

O alicate de cutícula são alicates com lâminas curvas, mas planas, usadas para aparar cutículas. O alicate tem lâminas afiadas, mas suaves, e pontas afiadas que ajudam a aparar as cutículas com precisão.

Os alicates de cutícula são uma ferramenta de manicure indispensável para todas as mulheres e salões de beleza. Seus cabos são projetados para oferecer conforto e estabilidade no corte das cutículas. A ferramenta também pode ser útil quando você simplesmente deseja remover uma pele solta no canto da unha. Além disso, são feitos de material de alta qualidade que os torna duráveis e capazes de manter sua funcionalidade.

Um alicate de cutícula é uma pequena ferramenta usada para aparar ou cortar as cutículas das unhas dos pés ou das mãos. Essas ferramentas geralmente são feitas de um metal durável, como o aço inoxidável. 

Eles são projetados com uma alça de duas pontas que cabe na palma da mão. No final do alicate de cutícula há uma mandíbula de metal com bordas afiadas que visa agarrar e cortar o excesso de pele ao redor da cutícula. A mandíbula tem geralmente uma polegada (cerca de 2,5 cm) de profundidade ou menos.

Os alicates de cutícula são principalmente de prata, mas as decorações de cristal têm cores diferentes. Alguns deles são de cor rosa, enquanto outros prata, entre outras cores. Algumas de suas alças são simples, enquanto outras são feitas de borracha para maior conforto durante o manuseio.

Nesse artigo você vai ver como usar o alicate de cutícula da forma certa, bem como a importância de esterilizar essa ferramenta, e outras curiosidades sobre o universo dos cuidados com as unhas. Mas antes fique atento a essa breve história a respeito dos alicates.

Breve história dos alicates

As primeiras imagens conhecidas de alicates retratam um deus grego (Hefesto, patrono da forja) usando-os em uma forja, e eram mais parecidos com o que reconheceríamos como pinças. 

Esculturas egípcias antigas mostram sinais de terem sido feitas com o auxílio de um tipo de alicate com mola, mais uma vez, semelhante a pinças.

Os alicates, na forma de tenazes com um ponto central de fixação / pivô, existem pelo menos desde a Roma antiga. Embora houvesse outras formas de alicate que surgiram, como o alicate de sapateiro, o alicate permaneceu basicamente como uma tenaz por séculos até que o mundo moderno eclodisse com a Revolução Industrial.

 Esta modernização criou a necessidade de ferramentas cada vez mais especializadas e os alicates foram uma das ferramentas que mais se diversificaram e algo que as pessoas têm sido capazes de ajustar de uma série de maneiras surpreendentes.

Uma das primeiras ramificações modernas do alicate tipo pinça original foi a linha de alicates de Klein que surgiu em 1857. O conjunto mais antigo dos alicates Klein que foram encontrados é um conjunto de 1904 que, apesar de ter sofrido um pouco com o tempo, parece bom o suficiente para ser usado hoje. 

Klein continuou a inovação que começou com o Alicate Lineman e com o tempo que eles já existiam por 50 anos, eles tinham mais de 100 tamanhos e tipos de alicates. Eles provavelmente foram sozinhos o maior inovador de alicates do mundo.

Talvez a pessoa que projetou o primeiro alicate, nem imaginava a proporção que essa ferramenta iria tomar, pois é um objeto que atende a tantas vertentes e auxilia vários profissionais a realizarem o seu trabalho.

 Provavelmente quem projetou o alicate nem imaginava também que aquela ferramenta rústica, iria ramificar até se tornar um objeto para fins tão delicados, como o alicate para extração de cutículas.

O que é o alicate de cutícula

Alicate de cutícula é uma ferramenta especial de manicure que remove o excesso de cutículas ao longo das unhas. Essas cutículas protegem as unhas de ferimentos e várias bactérias nocivas, por isso não é difícil concluir por que cuidar bem delas é crucial. Algumas das coisas mais importantes no alicate de unha são as seguinte:

Material. O atributo mais importante é, obviamente, o material de que são feitos. A maioria dos modelos é feita com tecnologia especial de aço inoxidável médico e você pode reconhecê-los facilmente, pois têm um acabamento fosco. O mais importante é que esses modelos sejam mais resistentes à umidade, o que aumenta a higiene e a vida útil.

Superfície de corte. As pinças nunca devem agarrar, arranhar ou puxar a pele delicada ao redor das unhas. Certifique-se de sempre verificar a nitidez de um pedaço de polietileno antes de comprá-lo.

Qual alicate de cutícula comprar

Se você ainda não possui um alicate de cutícula fique atento a essas dicas para escolher o melhor alicate de cutícula para atender a sua necessidade.

Tamanho da mandíbula 

O tamanho da mandíbula se resume à preferência pessoal. Uma mandíbula menor geralmente proporciona mais controle. Uma pinça de ¼ (3 mm) é a menor oferecida e uma pinça de ½ (5 mm) é a mais popular. Se você preferir remover mais cutículas de uma vez, use um tamanho maior, como uma mandíbula completa (7 mm).

Comprimento da alça

Escolha um comprimento de alça com base no tamanho e preferência da mão. Se você tem mãos maiores, pode experimentar uma versão de 4,5 polegadas de comprimento. Caso contrário, uma pinça de 4 polegadas deve funcionar.

Tipo de mola

Os alicates sempre devem ter um local conveniente na mão para que você possa usá-las confortavelmente, e as molas desempenham um papel importante aqui. Existem três tipos de molas para pinças: simples, duplas e espirais. Não há muita ciência aqui, e todo tipo de mola funciona bem; o único ponto é encontrar o tipo certo de mola que permitirá que você use seu alicate de cutícula confortavelmente.

O tipo de mola que você escolhe depende de quanta pressão você deseja no alicate. A mola única tem menos retorno e pressiona para longe do cabo da ferramenta. A mola dupla tem mais ressalto e apresenta duas molas que ricocheteiam uma na outra.

Cor

Escolha uma cor que capture seu estilo. Um alicate de alta qualidade é feito de aço inoxidável sólido e revestido com acabamento na cor brilhante ou possui o acabamento fosco suave.

Preço versus qualidade

Ter um alicate de cutícula de qualidade que dura vai economizar dinheiro a longo prazo. Os alicates de marcas famosas e de qualidade costumam durar até 10 anos. As lâminas podem ser afiadas, as molas podem ser substituídas e a pinça pode ser limpa com frequência.

Como esterilizar alicate de cutícula

É comum que os técnicos de unhas usem alicates de cutícula durante os tratamentos de spa para os pés e as mãos. A fim de manter padrões higiênicos importantes, um alicate de cutícula deve ser desinfetado entre clientes.

 Até mesmo técnicos de unha qualificados às vezes cortam acidentalmente a cutícula muito baixo e causam um pequeno sangramento ao redor do leito ungueal. O risco de sangramento, mesmo em pequenas quantidades, significa que um alicate de cutícula deve ser esterilizado entre as clientes.

Mesmo que você possua equipamento de uso pessoal e leve com você quando for fazer as unhas, ou mesmo que você faça suas próprias unhas em casa, a esterilização dessas ferramentas também são importantes.

Só porque são seus próprios germes, não significa que não seja nojento. Se você estiver trazendo seu próprio equipamento ao ir às manicures e pedicures, certifique-se de higienizá-los adequadamente. Se você simplesmente jogá-los de volta na mesma sacola que os trouxe, isso se torna um terreno fértil para bactérias, mesmo que seja seu próprio equipamento. 

Salões profissionais são obrigados a esfregar suas ferramentas com água e sabão para remover os detritos, seguido por uma imersão de 10 minutos em um desinfetante de grau hospitalar e depois em uma autoclave e então embalados e lacrados para armazenamento.

Se você é o tipo de garota que prefere usar suas próprias ferramentas, sugerimos higienizá-las após cada uso, seguindo a mesma rotina de limpeza: Esfregue-as com água e sabão e deixe de molho por pelo menos 10 minutos em uma solução desinfetante, que você pode comprar em uma loja de produtos de beleza profissional. Se você não mora perto de uma loja de produtos de beleza, esfregar álcool também resolverá o problema. Se for seu próprio equipamento, você não precisa usar a autoclave.

Riscos de não esterilizar

Riscos de infecção bacteriana, viral e fúngica estão presentes em qualquer procedimento que possa romper a pele, como cortar acidentalmente uma cliente com unha esterilizada incorretamente ou alicate de cutícula. Os riscos de infecção são ainda maiores e têm efeitos mais sérios para diabéticos e qualquer pessoa com baixa imunidade ou problemas de circulação.

Desinfecção não é o mesmo que esterilizar. A desinfecção elimina todos os organismos patogênicos, exceto os esporos bacterianos. Os esporos bacterianos podem voltar à forma de multiplicação da bactéria e causar infecção.

A esterilização destrói todos os organismos patogênicos, incluindo esporos. Álcool isopropílico e soluções que contenham materiais de amônio quaternário são usados em como um produto de limpeza químico. Todos são classificados como desinfetantes de baixo nível e não devem ser o único método de limpeza de instrumentos que podem perfurar a pele, como alicates de unha e cutículas. 

Máquinas de luz ultravioleta e esterilizadores de esfera de vidro não são métodos aprovados de esterilização e devem ser desencorajados.

Como afiar alicate de cutícula

Quase todo mundo possui um par de alicate de cutícula em algum lugar no banheiro esquecido porque não está amolado. Os alicates de cutícula não são como uma tesoura comum. Eles são curvados para dentro e a aresta de corte é reta. Como os nomes dizem, eles foram feitos para cortar cutículas, e não são muito fáceis de serem afiados na maioria das vezes.

O problema com essa ferramenta especial para manicure é que, quando fica opaca, arranca a pele em vez de cortar, o que pode ser muito doloroso.

Sinais de que o alicate precisa ser afiado

A afiação prolongará significativamente a vida útil de suas ferramentas de manicure, por isso você precisa levar isso a sério. Sempre verifique-os e tente determinar com precisão o momento em que a ferramenta deve ser afiada. Prestar atenção nas seguintes coisas podem te ajudar a determinar quando o alicate de cutícula deve ser afiado.

  • Todos os tipos de mudanças no metal, como manchas ou mudança de cor na lâmina ou qualquer outra parte funcional da ferramenta
  • Mau funcionamento mecânico
  • Pinça fraca
  • Molas deterioradas

É melhor verificar se o alicate está afiado cortando papel ou filme plástico. Se o alicate estiver afiado o suficiente, ele deixará um corte suave sem rasgar.

Afiando o alicate de cutícula

É muito importante manter seus utensílios de manicure afiados para que você possa fazer suas unhas com precisão e sem risco de lesões. A melhor maneira de manter os alicates de cutícula afiados é esmerilhando. Você pode fazer isso em casa ou pode levá-los a um profissional que vai fazer isso de forma rápida e bem barata. Mas se você prefere fazer você mesmo, fique atento a essas instruções.

O processo de preparação é crucial quando você está prestes a afiar suas ferramentas de unhas. Se você nunca fez isso antes, que é o caso da maioria das pessoas, é altamente recomendável praticar afiar algo como uma faca velha ou ferramentas de unha velhas e evitar estragar suas ferramentas favoritas.

Para fazer o processo de afiação em casa você vai precisar das seguintes ferramentas:

  • Uma máquina de afiar especial
  • Guardanapo de feltro
  • Pedras de polimento
  • Pedra de amolar
  • Lixa

Esmerilhar ferramentas em casa é tão difícil quanto parece, mas se você estiver disposto a aprender e tiver paciência, poderá ser ótimo nisso depois de passar algum tempo praticando. Este procedimento inclui as seguintes etapas:

  • Antes de começar a trabalhar na afiação, inspecione as pinças completamente e desparafuse todos os parafusos para evitar danos e facilitar o trabalho.
  • Ajuste a máquina na velocidade mínima e sempre ande a aresta de corte em um círculo e sempre em uma direção.
  • Limpe a lâmina e verifique se está afiada o suficiente; se não, repita o procedimento até ficar satisfeito.
  • O polimento e o esmerilhamento sempre andam juntos, então use um bastão ou pano de polimento.
  • Sanitize as ferramentas após a afiação.
  • Evite usar barras para polir com abrasivos abaixo do recomendado, pois podem danificar a ferramenta. Um abrasivo recomendado não é inferior a 8 mil grãos.
  • Cada ferramenta tem seu próprio ângulo de polimento, então esteja ciente de que você pode arruinar a ferramenta se não a afiar no ângulo correto.
  • Sempre afie a ferramenta com cuidado, pois apenas um movimento estranho e a aresta de corte podem ficar deformadas, o que leva à inadequação da ferramenta.
  • Seria melhor se você se protegesse com uma máscara, óculos, luvas.

Depois de seguir essas dicas, você precisa verificar a qualidade do seu trabalho. Você pode fazer uma verificação rápida seguindo estas instruções:

  • Certifique-se de que as bordas das pinças sejam lisas e uniformes.
  • Não deve haver espaço entre as peças de corte.
  • Por último, puxe a ferramenta em sua mão para se certificar de que colocou todos os parafusos de volta em seus lugares.

Como afiar o alicate com lixa ou pedras de amolar

Se você já se perguntou como afiar os alicates de cutícula com lixa ou pedra de amolar, o processo é o mesmo para as duas ferramentas. 

Você precisará pressionar a lâmina em um ângulo de cerca de 30 a 45º considerando a ferramenta de afiação e mover a borda 5 a 10 vezes sempre para frente na superfície. Depois de terminar um lado, vire a lâmina de cabeça para baixo e repita o processo. Limpe a lâmina e faça o polimento.

Vantagens de deixar um profissional afiar seu alicate

Como já dito, afiar não é tão fácil quanto pode parecer. A afiação manual pode ser facilmente considerada uma arte, pois requer muita habilidade e paciência. Existe um grande risco de danificar as lâminas e o mecanismo, que só pode ser corrigido por um profissional treinado.

Caso você tenha danificado sua ferramenta, a melhor opção para restaurar o instrumento danificado é levá-lo a um especialista. A maioria dos profissionais não cobram muito caro para fazer a afiação. Escolha lojas que usem o tipo de afiação manual para manter a precisão cirúrgica do instrumento.

Além disso, a esterilização do instrumento pode levar à quebra do mecanismo ou afetar a afiação das lâminas, por isso é sempre a melhor decisão deixar isso para os profissionais.

Mas se você já possui alguma experiência com afiação, fique a vontade para fazer você mesmo a afiação do seu alicate.

Como manter o alicate afiado por mais tempo

A afiação das ferramentas de manicure tem vida útil. O cuidado adequado com eles permitirá que você os mantenha em boas condições por um longo período de tempo. Isso não significa que você nunca precisará afiá-los; significa apenas que você fará isso com menos frequência.

Siga essas dicas para preservar o seu alicate de cutícula afiado por mais tempo:

  • Limpe o instrumento após cada uso.
  • Não use água para limpeza, pois pode danificar a camada superior do material. Sempre use produtos especializados para desinfecção
  • Líquidos anti-sépticos são ótimos para manutenção de ferramentas de manicure.
  • Sempre certifique-se de que seus instrumentos estão secos.
  • Não é recomendado o uso de qualquer ferramenta de manicure para outra finalidade.
  • Os mecanismos dos instrumentos precisam de lubrificação de vez em quando.
  • Armazene-os em estojos de proteção ou bicos de silicone e certifique-se de que as peças de corte não entrem em contato umas com as outras.
  • Evite armazená-los em locais com alta umidade.
  • Se você expor as ferramentas à solução desinfetante por mais tempo do que deveria, você corre o risco de embotar as lâminas.
  • Preste atenção nas juntas onde sujeira e partículas de material biológico podem se acumular e limpe-as bem.
  • Mantenha-os longe das crianças.
  • Considere afiar suas ferramentas no profissional treinado.

Suas ferramentas de manicure só são boas se forem afiadas. O cortador de unhas, ou o alicate de cutícula cegos só podem danificar as unhas e a pele e causar algumas infecções indesejadas. Não deixe que isso aconteça, verificando frequentemente as suas condições.

Se notar alguma mudança na sua ferramenta, reaja imediatamente e tente polir as bordas para minimizar o dano. Caso você tenha um instrumento de unha que ficou no banheiro por muito tempo, considere levá-lo a um profissional ou comprar um novo conjunto de manicure.

Como fazer a unha em casa

Esteja você tentando economizar dinheiro ou ir ao salão de beleza simplesmente não é uma opção, nunca é um momento ruim para dominar a sua própria manicure em casa. Não só há uma satisfação real em pintar suas próprias unhas, mas também pode ter benefícios terapêuticos.

Mas mesmo que você se dedique a fazer as unhas sozinha, pode ser difícil obter em casa os mesmos resultados a que está acostumada no salão. Entre lascar, empenar e borrar, muita coisa pode dar errado. 

Isso não quer dizer que é impossível conseguir uma unha perfeita fazendo você mesmo, basta um pouco de prática e um bom método. 

Para facilitar ainda mais para você, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de fazer suas unhas em casa.

Passo 1: limpe as unhas com removedor de esmalte

Para conseguir fazer as unhas de forma perfeita em casa, faça como os profissionais, gastando tanto tempo preparando suas unhas quanto polindo-as.

 Isso significa começar com um bom removedor de esmalte. Ele tira rapidamente todo o esmalte (até mesmo o glitter) e tem nutrientes essenciais para ajudar a fortalecer as unhas e hidratar as cutículas. Mesmo se você não estiver usando o esmalte, continue passando um algodão com removedor sobre cada unha para se livrar de qualquer óleo ou sujeira que possa deformar o esmalte. Não se esqueça de lavar as mãos com água e sabão a seguir.

Passo 2: corte e lixe

Corte as unhas primeiro, se necessário. Em seguida, lixe suavemente, movendo-se em uma direção para obter as pontas quadradas, redondas ou em algum ponto intermediário. Tem unhas finas? segure a lixa rente à unha e incline-a para lixar ligeiramente por baixo, isso permite que você veja exatamente o que está fazendo. 

Finalmente, lustre o topo e as laterais de suas unhas levemente para criar uma superfície lisa. Se você não polir, os óleos naturais em suas unhas podem se acumular, deixando resíduos que estragam as unhas.

Passo 3: retire as cutículas 

Prepare as cutículas com removedor de cutículas para ajudar a dissolver a pele morta e amolecer a área. Em seguida, empurre suavemente para trás com um palito de cutícula e retire o excesso com um alicate próprio para a remoção das cutículas.

Passo 4: esfolie as mãos

Esfolie as mãos, pulsos e antebraços com um esfoliante que elimina as células mortas da pele e repõe a umidade Pegue o palito de laranja para limpar suavemente qualquer sujeira sob as unhas. Lave as mãos em seguida e seque-as bem.

Passo 5: aplique uma camada de base

Aplique uma camada de base para hidratar e proteger as unhas e evitar lascas. Em seguida, relaxe por alguns instantes. recomenda-se esperar dois minutos inteiros entre cada camada, começando com a camada de base. 

Passo 6: aplique sua primeira camada de cor

Agora a parte divertida: aplique uma camada de sua cor preferida, certificando-se de que o pincel vai até a cutícula e vai até os cantos da unha. A cobertura máxima na primeira camada torna a segunda camada uma brisa. Basta manter a camada fina.

Muitos de nós sobrecarregamos o pincel e fazemos muitas pinceladas, mas o segredo é colocar esmalte suficiente no pincel para cobrir a unha com uma única camada. 

Passo 7: aplique a segunda camada de cor

Depois de dois minutos completos, aplique a segunda camada de esmalte. Tons transparentes ou pastéis podem exigir uma terceira camada para uma cobertura total e contínua. Apenas lembre-se de mantê-lo bonito e fino.

Passo 8: Finalize com um esmalte de acabamento

Um acabamento protege sua esmaltação contra lascas e adiciona brilho às unhas – não pule isso, ou você encurtará significativamente a vida útil da pintura em que você trabalhou. 

Passo 9: limpe as bordas e aguarde o esmalte secar

Limpe quaisquer erros ou bordas instáveis envolvendo um pedaço de algodão embebido em removedor de esmalte ao redor da ponta de sua cutícula e trace cuidadosamente ao redor de suas unhas. Se você tiver almofadas removedoras de esmalte, tente dobrar uma em um triângulo para uma aplicação mais precisa.

 Em seguida, deixe suas unhas secarem por mais cinco minutos – valerá a pena quando você mostrar suas unhas e chocar todo mundo, revelando que foi você mesmo quem as fez.

Perguntas

Depois dessa explanação sobre alicates de cutículas e sobre coisas relacionadas a manicure, talvez ainda reste algumas dúvidas sobre esse universo. Por isso, separamos algumas perguntas com suas respectivas respostas para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esses assuntos.

Existem opções de remoção de cutícula além do alicate?

Existem outras ferramentas e produtos que podem ser usados para remover ou esconder as cutículas além do alicate de cutícula, porém o alicate o faz com mais eficácia. 

Uma das ferramentas alternativas é o empurrador de cutículas que pode ser usado em vez de um alicate de cutícula. Em vez de realmente cortar as cutículas, um empurrador literalmente apenas move a cutícula para trás e para longe da unha. Isso deixa a unha nua e preparada para ser polida. A vantagem dessa ferramenta é que ela é mais higiênica do que um alicate de cutícula, pois é muito menos provável que cause sangramento ao redor das unhas das unhas dos pés ou das mãos.

Só mulheres podem usar alicates de cutícula?

Todo mundo possui cutícula, tanto mulheres como os homens, por isso os alicates de cutícula não são úteis apenas para as mulheres, mas também para os homens. E talvez os homens precisem desses alicates até mais do que as mulheres, pois as cutículas masculinas tendem a ser mais grossas e se retiradas, podem dar um aspecto de cuidado e limpeza para as mãos dos homens.

Posso afiar o meu alicate de cutícula em casa?

Você até pode fazer isso, mas não deve. O alicate de cutícula é uma ferramenta delicada e exige cuidados especiais que apenas um profissional treinado vai saber colocar em prática.

Vale a pena levar seu alicate para ser afiado por um profissional pois não é um serviço caro, e ao mesmo tempo que os benefícios são muitos.

Como podemos ter certeza  que uma manicure ou pedicure é segura?

Certifique-se de que o local em que você buscou atendimento de  manicure ou pedicure usa um esterilizador autoclave, não uma máquina de luz ultravioleta ou esterilizador de esferas de vidro e não uma máquina ultrassônica para imersão. Apenas uma autoclave irá eliminar todos os organismos patogênicos, incluindo esporos.

Do que preciso para começar a trabalhar como manicure?

Se você já tem intimidade com esse universo e pretende começar a fazer disso uma fonte de renda, é necessário apenas alguns materiais básicos para iniciar. Se você ainda não tem intimidade, mas mesmo assim quer investir na área, a primeira coisa é fazer um curso para te dar uma base de iniciação.

Alguns dos materiais que você vai precisar são: 

  • Cortador de unhas
  • Alicate de cutículas
  • Lixas e palitos descartáveis
  • Esmaltes
  • Removedor de esmalte
  • Tesoura de unha
  • Toalhas descartáveis
  • Algodão

Essas são coisas básicas, mas se você tiver condições de investir em outros produtos e equipamentos, isso pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Onde comprar alicate de cutícula 

Se você procura uma ferramenta de qualidade e que cabe no seu bolso, o buscador de preços da cliquefarma pode te ajudar a encontrar tudo o que você precisa, como o melhor custo-benefício.

Com o buscador de preços da Cliquefarma você vai encontrar alicates de cutículas, esmaltes, removedores de esmaltes e praticamente todas as coisas necessárias para você fazer as suas unhas em casa ou para iniciar o seu negócio.

Se você gostou desse artigo, curta, comente e compartilhe com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<