Descongestionante nasal

Descongestionante nasal e para que serve.

26/07/2021 0 Por cliquefarma

Seja por causa de um resfriado, uma gripe, rinite alérgica ou sinusite, podemos nos arriscar a dizer que todo mundo pelo menos uma vez na vida já teve ou vai ter uma congestão nasal. Aquela sensação de desconforto ao respirar pode ser muitas vezes insuportável. Então para resolver o problema, usamos um descongestionante nasal.

Os descongestionantes nasais são medicamentos usados ​​para ajudar a reduzir os sintomas de nariz entupido. Eles podem ser úteis para congestionamentos causados ​​por várias condições. Mais comumente, os descongestionantes nasais são usados ​​para resfriados, sinusite e rinite alérgica. Estes medicamentos estão disponíveis na forma de gotas nasais ou sprays nasais.

Outro espirro, outra fungada. Você não pode esperar para obter seu descongestionante nasal para que possa encontrar alívio para seu nariz entupido, o mais rápido possível. Mas será que os descongestionantes nasais devem ser usados assim de forma indiscriminada?

Mesmo os descongestionantes de venda livre precisam ser usados de forma equilibrada. Muitas pessoas até dizem que o uso indiscriminado de descongestionante nasal pode causar dependência, mas será que isso é verdade?

Neste artigo abordaremos questões importantes a respeito dos descongestionantes nasais, você aprenderá tudo a respeito desses medicamentos e como você pode usá-los de maneira segura.

Mas antes de falar sobre o descongestionante nasal, vamos entender mais a respeito do problema que esse medicamento ajuda a tratar, que é a congestão nasal, também conhecida como nariz entupido.

Mas por que o nariz entope?

A congestão nasal ou nariz entupido ocorre quando os tecidos nasais e adjacentes e os vasos sanguíneos ficam inchados com o excesso de fluido, causando uma sensação de entupimento. A congestão nasal pode ou não incluir secreção nasal ou deixar o nariz escorrendo.

A congestão nasal geralmente é apenas um incômodo para crianças mais velhas e adultos. Mas a congestão nasal pode ser séria para crianças cujo sono é perturbado pela congestão nasal, ou para bebês, que podem ter dificuldade para se alimentar como resultado.

A congestão nasal costuma ser um sintoma de outro problema de saúde, como uma infecção sinusal. Também pode ser causado por um resfriado comum.

A congestão nasal é marcada por:

  • Nariz entupido ou escorrendo
  • Sinusite
  • Acúmulo de muco
  • Tecido nasal inchado

Remédios caseiros podem ser suficientes para aliviar a congestão nasal, principalmente se for causada por um resfriado comum. No entanto, se você tiver congestão de longo prazo, pode precisar de um descongestionante nasal e de tratamento médico.

Causas da congestão nasal

O congestionamento ocorre quando seu nariz fica entupido e inflamado. Doenças menores são as causas mais comuns de congestão nasal. Por exemplo, um resfriado, gripe e infecções nos seios da face podem causar nariz entupido. O congestionamento relacionado a doenças geralmente melhora em uma semana.

Se durar mais de uma semana, geralmente é um sintoma de um problema de saúde latente. Algumas explicações para a congestão nasal de longo prazo podem ser:

  • Alergias
  • Rinite alérgica
  • Crescimentos não cancerosos, chamados pólipos nasais, ou tumores benignos nas passagens nasais
  • Exposições químicas
  • Irritantes ambientais
  • Uma infecção sinusal de longa duração, conhecida como sinusite crônica
  • Um desvio de septo

A congestão nasal também pode ocorrer durante a gravidez, geralmente no final do primeiro trimestre. As flutuações hormonais e o aumento do suprimento de sangue que ocorrem durante a gravidez podem causar essa congestão nasal.

Essas alterações podem afetar as membranas nasais, tornando-as inflamadas, secas ou com sangramento.

Por que o congestionamento nasal costuma piorar à noite?

O congestionamento geralmente parece piorar à noite. Parte do motivo pode ser que você esteja muito distraído durante o dia para notar o quão entupido você realmente esta. Mas essa não é toda a história.

Em algumas condições de saúde, deitar agrava os sintomas. O congestionamento noturno pode ser simplesmente uma questão de anatomia e gravidade humana.

Muitas pessoas pensam que a sensação de entupimento é causada pelo excesso de muco que bloqueia as passagens nasais. Mas essa não é a única razão.

O verdadeiro culpado da congestão são os vasos sanguíneos inchados e / ou inflamados dentro das vias nasais.

Existem várias causas possíveis que são exclusivas das horas noturnas.

Sua anatomia

Seu corpo foi projetado para usar a força da gravidade para manter a drenagem adequada do muco.

Quando você está em pé ou sentado durante o dia, o muco é drenado constantemente. Ele segue seu caminho do nariz e seios da face para a parte posterior da garganta, onde é engolido. Você provavelmente nem percebe o que está acontecendo.

No entanto, quando você está na cama ou reclinado, fica mais difícil ignorar esse processo. Quando você está na posição horizontal, a gravidade pode fazer com que o muco se acumule ou suba em vez de escorrer.

Muitas pessoas notam que seu congestionamento começa a melhorar uma ou duas horas depois que se levantam pela manhã. Isso é a gravidade sendo capaz de fazer seu trabalho mais uma vez.

Mudanças no fluxo sanguíneo

Quando você se deita, sua pressão arterial muda. Você pode ter aumentado o fluxo sanguíneo para a parte superior do corpo, incluindo a cabeça e as vias nasais.

Esse aumento do fluxo sanguíneo pode inflamar os vasos internos do nariz e as passagens nasais, o que pode causar ou piorar a congestão.

Reduzindo o congestionamento noturno

Estudos mostram que a congestão nasal à noite pode ter um grande impacto na qualidade do sono. Experimente estas dicas para ajudar a reduzir o congestionamento noturno e dormir melhor:

  • Eleve a cabeceira da cama em vez de ficar deitada
  • Não coma algumas horas antes de ir para a cama ou deitar
  • Use um umidificador de névoa fria ao lado da cama
  • Beba muita água durante todo o dia
  • Pare de fumar

Se uma condição médica está causando o entupimento, seu médico pode recomendar estratégias e medicamentos adicionais para aliviar os sintomas e ajudá-lo a dormir.

Por exemplo, as alergias podem ser tratadas com anti-histamínicos, descongestionantes nasais ou imunoterapia.

Por que uma narina fica mais congestionada do que outra?

Você já se perguntou por que parece que uma narina parece mais entupida do que a outra? Não é apenas a sua imaginação: há uma razão científica por trás disso.

Estruturas em ambos os lados do nariz chamadas de conchas inferiores são responsáveis ​​por aquecer e umidificar o ar antes que ele alcance os pulmões. Isso protege seus pulmões, reduzindo a secura e a irritação.

Ele envia mais fluxo sanguíneo para uma narina, o que aquece o ar que entra por lá, mas também faz com que a concha desse lado inche. Esse inchaço significa que há menos espaço para o ar entrar. Mas é muito sutil, a menos que você tenha um resfriado, infecção, alergia ou um problema estrutural como desvio de septo, provavelmente não notará isso.

Mas quando você está doente, o fluxo sanguíneo para o nariz aumenta ainda mais, provocando mais inchaço e maior produção de muco na região nasal.

Mesmo que você esteja congestionado por todo o nariz, você sente isso com mais força na narina onde a concha já está inchada como parte do ciclo nasal normal.

Não há realmente nada que você possa fazer para desligar o ciclo nasal. É provável que uma narina sempre pareça mais entupida do que a outra quando você está doente.

Ainda assim, depois de cerca de 90 minutos a 4 horas, seu nariz muda de lado. Quando isso ocorrer, você provavelmente sentirá algum alívio quando o inchaço em uma das narinas diminuir, mas então o outro lado começará a ficar entupido.

Qual o efeito do descongestionante nasal

Os descongestionantes ajudam a desbloquear o nariz entupido ou obstruído. Eles atuam estreitando os vasos sanguíneos do nariz, garganta e seios da face.

Os descongestionantes estão disponíveis como sprays nasais ou como comprimidos ou cápsulas. Sprays nasais descongestionantes limpam o nariz entupido imediatamente. Os comprimidos ou cápsulas podem demorar um pouco mais para fazer efeito porque precisam ser absorvidos pelo seu sistema digestivo.

Embora o descongestionante nasal seja usado por muitas pessoas, não há fortes evidências que ele realmente alivia a congestão nasal de forma efetiva.

Uma revisão de 2016 analisou 15 estudos que investigavam se os descongestionantes populares eram eficazes no tratamento da congestão nasal causada pelo resfriado comum.

O estudo concluiu que os descongestionantes podem fornecer um pequeno benefício para a congestão nasal em adultos. No entanto, os estudos que encontraram esse efeito se basearam principalmente no feedback subjetivo dos participantes sobre seus sintomas.

Os pesquisadores também levantaram preocupações sobre a legitimidade das descobertas. Dos 15 estudos incluídos na revisão, nove receberam financiamento de empresas que fabricam descongestionantes.

Diante do exposto, os pesquisadores não conseguiram chegar a quaisquer conclusões firmes sobre a eficácia dos descongestionantes de uso único ou múltiplo.

Tipos de descongestionantes nasais

Os descongestionantes nasais são medicamentos inalados pelo nariz com o objetivo de desobstruir as vias respiratórias.

Soluções salinas

Sprays nasais salinos são como enxágue de água salgada para as passagens nasais. Germes e substâncias irritantes entram no nariz quando você respira. Seu nariz produz muco para eliminá-los.

Os sprays de soluções salinas, também conhecidos como descongestionante de soro, agem para lubrificar e limpar as vias nasais, livrando-as de agentes que podem causar alergias e entupimento.

Muitos descongestionantes nasais salinos contêm conservantes. Esses conservantes podem causar irritação se seu nariz estiver inflamado ou danificado. No entanto, se seu nariz estiver irritado com o ar seco do inverno, sprays salinos podem adicionar umidade curativa.

Soluções esteróides

Alguns descongestionantes nasais contêm corticoides que auxiliam na redução do inchaço nas vias nasais

Esse tipo de descongestionante é mais indicado para congestão crônica causada por alergias, rinites sinusites Alguns sprays de esteróides exigem receita do seu médico, enquanto outros estão disponíveis na farmácia sem a necessidade de receita.

Descongestionantes nasais com corticoides são seguros para uso em adultos. Os efeitos colaterais incluem:

  • Ardência e queimação das passagens nasais
  • Espirros
  • Irritação na garganta

Anti-histamínicos

Alguns descongestionantes nasais contêm anti-histamínicos, que atuam para reduzir a congestão causada por uma resposta imune alérgica.

Sprays contendo azelastina provaram ser muito seguros. Estudos mostram que o spray nasal de azelastina é mais eficaz do que anti-histamínicos orais como difenidramina e alguns sprays nasais de corticosteróides.

Os possíveis efeitos colaterais dos sprays de azelastina incluem:

  • Gosto amargo
  • Cansaço
  • Ganho de peso
  • Dor muscular
  • Queimação nasal

Fenilefrina

A fenilefrina é um tipo de descongestionante nasal em medicamentos de venda livre. A fenilefrina está disponível como medicamento autônomo ou como parte de uma combinação de vários medicamentos.

Algumas pesquisas investigaram a eficácia da fenilefrina no tratamento da congestão em pessoas com rinite alérgica. O estudo descobriu que a fenilefrina não foi mais eficaz do que um placebo.

Outro estudo não encontrou diferença significativa entre uma única dose de fenilefrina e um placebo para aliviar a congestão nasal. O estudo também mostrou que a fenilefrina não tem efeito significativo sobre outros sintomas de resfriados comuns.

Alguns efeitos colaterais potenciais da fenilefrina incluem:

  • Queimação
  • Espirros
  • Aumento da secreção nasal
  • Palpitações
  • ansiedade

A fenilefrina pode causar problemas adicionais para pessoas com algumas condições médicas e para aqueles que tomam certos medicamentos prescritos.

É melhor falar com seu médico antes de tomar qualquer medicamento que contenha fenilefrina.

Descongestionante nasal

Que restrições devem ser feitas ao uso prolongado de descongestionantes nasais

Muitos pesquisadores questionam se o uso prolongado de descongestionantes causam efeitos negativos reais.

Algumas pesquisas afirmam que quanto mais você usa um descongestionante nasal, mais você constrói uma tolerância. A tolerância aos medicamentos significa que você precisa de doses cada vez maiores e mais frequentes para atingir os efeitos desejados.

Os descongestionantes reduzem os vasos sanguíneos das passagens nasais. Quando o efeito da droga passa, eles incham novamente. Isso causa congestionamento de retirada imediata.

De acordo com especialistas, há uma diferença entre a dependência física de drogas e o vício. Você é fisicamente dependente de uma droga quando pular uma dose causa sintomas de abstinência, como congestão.

O vício é classificado como desejo intenso por uma substância e incapacidade de parar de usar, apesar de enfrentar consequências negativas.

O vício é uma doença complexa com muitas características comportamentais. A menos que você tenha um desejo intenso de congestionante nasal, provavelmente você é dependente, não viciado.

O uso prolongado pode danificar as estruturas do nariz?

Sim pode. O nariz contém almofadas de ar condicionado com o uso excessivo de sprays descongestionantes, as almofadas tornam-se mais espessas. Isso é clinicamente chamado de “ hipertrofia das conchas ” e pode aumentar os bloqueios nas vias nasais.

Os cílios são os pelos do nariz e são importantes para limpar as secreções nasais e seios da face. O uso prolongado de descongestionantes nasais pode fazer com que os cílios funcionem de maneira anormal.

O uso excessivo também pode resultar em aumento do fluxo sanguíneo para o nariz, causando ainda mais congestão nasal.

Descongestionantes nasais são viciantes?

Ao começar a usar um descongestionante nasal, muitas pessoas se perguntam se elas deveriam se preocupar em ficar viciados em spray nasal. Provavelmente, elas estão se referindo a um efeito rebote que pode ocorrer com o uso de sprays descongestionantes nasais de venda livre.

Depois de usar um spray descongestionante nasal por vários dias, você pode se tornar menos responsivo ao efeito descongestionante e, como resultado, pode precisar de cada vez mais da medicação para controlar a congestão nasal.

A congestão nasal também pode piorar em curto prazo quando a medicação é interrompida. Algumas pessoas confundem esse efeito com o vício, mas não é. A maneira de evitar esse efeito é usar sprays descongestionantes nasais por menos de 5 dias por vez, ou usar outras classes de sprays nasais, como sprays nasais de esteróides, anti-histamínicos nasais ou solução salina nasal.

Sprays nasais de esteróides, tanto prescritos quanto sem receita, e sprays nasais anti-histamínicos prescritos podem ser usados ​​diariamente com segurança, sem risco de rebotes.

Ao tratar alergias, é sempre melhor consultar seu alergista de confiança para determinar qual regime de medicação é melhor para sua situação individual.

O que é congestão nasal por efeito rebote?

Você já usou um spray nasal por dias a fio e de repente parou de sentir alívio? O que você pode ter experimentado é chamado de efeito rebote. 

Os sprays nasais não são viciantes, mas você pode se tornar dependente deles e, em geral, você não deve usá-los por mais de cinco dias. Usá-los por mais tempo é um convite ao desenvolvimento de tolerância aos medicamentos, o que é chamado de efeito rebote.

Junto com isso, vêm também efeitos colaterais menores comuns. Estes podem incluir cheiro ou gosto amargo, espirros, coriza e irritação nasal, incluindo ardor e picadas. Se você tiver quaisquer efeitos colaterais importantes, incluindo uma alteração na frequência cardíaca, tremores, sudorese incomum ou sangramento nasal persistente, consulte o seu médico. 

Embora a maioria das pessoas possa usar esses sprays, seu médico ou farmacêutico pode ter outras recomendações se você sofre de diabetes, pressão alta, hipertireoidismo ou se estiver tomando outros medicamentos.

Descongestionante nasal causa rinite medicamentosa?

A forma mais comum da rinite é a rinite alérgica. Esse tipo de problema é causado pela irritação e inflamação da mucosa do nariz.

Outra forma dessa condição, porém menos comum, é a rinite medicamentosa, também chamada de efeito rebote. Isso acontece quando você usa descongestionante nasal de forma excessiva

Na rinite medicamentosa o descongestionante proporciona o efeito oposto ao qual ele se propõe. Em vez de fazer você se sentir melhor, o medicamento irrita ainda mais as vias nasais.

Embora isso não seja algo tão comum, você pode se colocar em risco caso use de maneira indiscriminada descongestionantes nasais com fenilefrina ou oximetazolina.

Sintomas da rinite medicamentosa

Ao contrário da rinite alérgica, a rinite medicamentosa geralmente não inclui coceira nos olhos, nariz ou garganta entre seus sintomas. O congestionamento geralmente é o único sintoma.

E se você continuar usando seu descongestionante nasal, essa congestão pode durar semanas ou até meses.

Não há um teste para diagnosticar formalmente a rinite medicamentosa. Mas se a rinite medicamentosa for a culpada, seus sintomas devem melhorar depois que você parar de usar o medicamento.

O diagnóstico de rinite medicamentosa não é fácil, porque o uso de medicamentos pode não ser o problema. Por exemplo, você pode realmente ter rinite crônica que não responde ao seu descongestionante. Seu médico pode ajudar a chegar a um diagnóstico.

O que fazer para se livrar de descongestionante nasal

A dependência de spray nasal é algo visto com bastante frequência. Os tipos de sprays nasais tendem a ser descongestionantes. As pessoas costumam usá-los para tratar o nariz entupido.

Quando eles os usam por muito tempo, eles obtêm um efeito rebote, acabam se sentindo mais congestionados e não ficam sem a medicação.

O spray nasal é um vasoconstritor, o que significa que encolhe os vasos sanguíneos. O medicamento dura apenas um certo tempo antes de passar o encolhimento e começar a inchar.

Depois de um uso mais frequente e prolongado, essa área não ficará tão saudável, porque não está obtendo um fluxo sanguíneo bom e consistente. Como resultado, algumas pessoas apresentam um grande inchaço e até lesões no nariz.

Os vasos sanguíneos do nariz incham para tentar trazer mais oxigênio e nutrientes para o revestimento nasal. Esses vasos sanguíneos ficam mais fortemente ingurgitados, resultando em congestão e obstrução significativa do nariz.

Existem algumas maneiras diferentes de tratar o problema. Alguns recomendam diminuir lentamente o spray nasal, tentando usá-lo menos ou usá-lo apenas em uma narina. Normalmente, as pessoas vão superar isso em cerca de uma semana.

Descongestionante nasal

Descongestionantes para adultos

Uma pessoa que apresenta congestão nasal devido a alergias pode se beneficiar do uso de um anti-histamínico ou corticosteróide nasal.

Caso contrário, não há evidências suficientes para mostrar que outros tipos de descongestionantes são eficazes no alívio da congestão nasal. No entanto, uma pessoa pode querer ver se um determinado descongestionante funciona para ela.

Alguns descongestionantes não são adequados para pessoas com certas condições médicas. Outros podem interagir com medicamentos que uma pessoa está tomando.

É importante que o indivíduo consulte seu médico antes de tomar um medicamento descongestionante. O médico pode aconselhar sobre o método mais seguro e eficaz de usar.

Descongestionantes para crianças

A pessoa deve conversar com seu médico antes de dar a uma criança um descongestionante ou qualquer medicamento para alergia.

Especialistas aconselham os pais e responsáveis ​​a evitarem dar descongestionantes ou anti-histamínicos a crianças com menos de dois anos de idade. Muitos fabricantes estendem o aviso a crianças de até 4 anos de idade.

Um problema em dar esses medicamentos a crianças é que eles geralmente contêm vários ingredientes. Os pais ou responsáveis ​​podem acidentalmente dar à criança uma quantidade excessiva de um determinado medicamento, o que pode resultar em envenenamento.

Descongestionantes para bebês

Especialistas alertam que uma pessoa não deve dar qualquer descongestionante ou medicamento contendo anti-histamínico a qualquer criança com menos de dois anos. 

Crianças com menos de 2 anos de idade podem desenvolver complicações graves e potencialmente fatais como resultado do uso desses medicamentos.

Não há evidências de que descongestionantes e outros medicamentos para tosse e resfriado sejam eficazes em crianças pequenas.

Além disso, esses medicamentos podem ter efeitos colaterais potencialmente letais em crianças, incluindo:

  • Coma
  • Convulsão
  • Morte

Gotas nasais de solução salina e umidificadores de ar são opções adequadas para aliviar a congestão em bebês.

Remédios caseiros para congestão nasal

Além dos descongestionantes nasais existem soluções caseiras e naturais que você pode fazer sem preocupação com efeitos colaterais.

inalação de vapor

A inalação de vapor é uma das soluções simples para um nariz entupido. É o método antigo para obter alívio da congestão nasal irritante. Anteriormente, usávamos o vapor colocando água quente em uma tigela e colocando a toalha na cabeça para inalar o vapor.

Mas hoje, diferentes vapores estão disponíveis para inalação de vapor. Ele também é usado para fins de beleza, como facial, para dar brilho ao seu rosto. Você adiciona ervas antissépticas no vapor, como sementes de hortelã, e inalar o vapor 2 a 3 vezes por dia.

Compressa quente 

Uma compressa quente pode ajudar a desobstruir o nariz entupido, reduzindo a inflamação e abrindo a cavidade nasal. Você pode aplicar pressão quente do lado de fora do nariz, o que o ajudará muito. Isso pode ajudar a aliviar a inflamação nas narinas e seios da face e facilitar a respiração.

Gengibre

O gengibre é rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a reduzir o nariz entupido. É super eficaz contra a congestão nasal. Você pode usar gengibre como compressor. 

Para o compressor, você pode ferver 2 xícaras de água com pedaços de gengibre nela. Mergulhe uma toalha de rosto limpa na mistura e coloque-a suavemente no rosto por 15 minutos. Você também pode fazer um chá de gengibre e beber este chá três vezes ao dia para alívio imediato de um nariz entupido.

Mel 

O mel é versátil e útil em todas as doenças. É uma fonte rica em nutrientes poderosos, como vitaminas e minerais. Ele também tem uma propriedade antibacteriana que ajuda a lutar contra várias infecções bacterianas. O mel pode acalmar a passagem nasal, irritar a garganta e limpar o acúmulo excessivo de muco. 

Duas colheres de sopa de mel com uma xícara de água morna podem limpar a passagem nasal entupida. Você também pode adicionar mel no leite ou chá para aliviar os sintomas. 

Alho

O alho é a melhor fonte de antioxidantes que estimulam o sistema imunológico, multiplicando os glóbulos brancos. Ajuda na produção de anticorpos que podem combater as suas doenças respiratórias. 

Você pode adicionar alguns dentes de alho ou alho amassado na sopa quente pelo menos duas vezes ao dia.

Laranja

As laranja são uma fonte rica em vitamina C e antioxidantes que ajudam a aumentar sua imunidade. Ela contém um poderoso antioxidante chamado Quercetina que funciona como um agente antialérgico. 

Para obter o melhor resultado, adicione algumas gotas de extrato de laranja em água morna e inale. O vapor deste extrato pode limpar sua passagem obstruída instantaneamente. 

Cebola 

A cebola possui vários benefícios para a saúde devido à presença de vitaminas e antioxidantes nela. Tem um cheiro forte, mas cheirar a cebola por 5 minutos pode limpar seu nariz entupido. 

Especiarias 

Além de outras especiarias, o chá preto funciona perfeitamente em um nariz entupido. Você pode fazer uma mistura de uma colher de sopa de chá preto e uma colher de sopa de mel. Misture estes ingredientes e adicione-os à água e ferva a água. Beber essa mistura pode proporcionar um grande alívio para o nariz entupido.

Vinagre de maçã 

Todos os nutrientes essenciais presentes no vinagre de maçã são necessários para aliviar o nariz entupido. Ele também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Misture 2 colheres de chá de vinagre de maçã com água morna e consuma pelo menos 3 vezes ao dia. Você também pode adicionar uma colher de sopa de mel a esta bebida.

Manter-se hidratado

As membranas mucosas podem ficar inflamadas durante a congestão dos seios da face. No entanto, manter-se hidratado pode ajudar o funcionamento correto da membrana.

Beber muita água e outros líquidos pode ajudar a aliviar os sintomas de congestão nasal. Uma pessoa pode descobrir que manter uma garrafa de água perto dela ao longo do dia pode incentivá-la a beber mais.

Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto alivia os sintomas de congestão nasal. Também pode ajudar a matar germes dentro e ao redor da passagem nasal que contribuem para uma infecção sinusal.

Uma pessoa pode usar óleo de eucalipto aplicando-o em um lenço de papel e dormindo ao lado dele ou adicionando-o à água quente e inalando o vapor. No entanto, se uma pessoa aplicar a mistura de água quente e óleo de eucalipto diretamente na pele, pode causar queimaduras.

Os óleos à base de mentol também são populares, mas atuam fazendo com que a pessoa sinta que pode respirar com mais facilidade.

Descongestionante nasal

Onde encontrar descongestionante nasal

Embora possua alguns efeitos colaterais desagradáveis, os descongestionantes nasais podem trazer alívio quando usados da maneira correta.

Não use sprays nasais descongestionantes mais do que duas vezes ao dia. E o segredo é não usá-lo por mais de três a cinco dias.

Vale lembrar que as informações apresentadas neste artigo não substituem o aconselhamento de um médico habilitado. Em casos persistentes de congestão nasal, procure um médico para que o seu problema seja resolvido.

Para encontrar medicamentos que você precisa de uma forma prática e com preços acessíveis para você, experimente usar a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma.

Gostou desse artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!