Skip to main content

Um dos sinais de que você não está se cuidando é a falta de observação aos próprios sinais que o corpo apresenta no dia a dia. A dor de cabeça é dos incômodos mais comuns e está relacionada a inúmeras razões. É muito importante entender o que você pode fazer para melhorar, marcar a sua consulta médica e prestar atenção nas mudanças durante alguns dias. Confira nesse artigo quais os tipos, causas e como prevenir.

O que é dor de cabeça

O que é dor de cabeça?

Dor de cabeça é a sensação de dor em qualquer região da cabeça. Pode ocorrer em um ou em ambos os lados, de maneira gradual, isolada, latejante, com diferentes intensidades, bem como irradiando dor de um ponto ao outro. Também conhecida como cefaleia, a dor de cabeça é uma condição de saúde muito frequente em indivíduos de todas as idades. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população já teve, tem ou ainda terá algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida.

Quais os tipos de dor de cabeça?

Existem mais de 100 tipos de dor de cabeça. Essas variações são padronizadas por grau de intensidade ou causa. Entre os gatilhos para o tipo primário, por exemplo, está o estresse acompanhado de músculos da cabeça e pescoço muito contraídos (também chamada de cefaleia tensional), ansiedade e transtornos de humor (cefaleia crônica). Outras condições que podem provocar a dor de cabeça são:

  • gripe com tosse
  • sensibilidade a líquidos ou alimentos gelados
  • má postura
  • dificuldade para dormir
  • alimentação inadequada
  • uso de acessórios que causam pressão na cabeça, como fone de ouvido, óculos ou capacetes
  • desidratação – principalmente no verão. Não esqueça de beber água!

A dor de cabeça pode se agravar para o grau secundário em casos associados a outras doenças, como hipertensão, doenças oculares, traumas na região da cabeça, inflamações e enxaqueca – dor de cabeça mais forte e constante, normalmente em apenas um dos lados da cabeça. As crises dolorosas da cefaleia também são comuns em quadros de sinusite, em que a dor de cabeça se concentra na testa.

Identificar a causa é a melhor forma de diminuir a ocorrência de dores ou evitá-las, ou seja, sempre mantenha contato com um especialista. Por outro lado, quando a dor se torna diária, a ponto de atrapalhar a rotina ou surge de maneira inesperada é ainda mais urgente a necessidade de procurar ajuda para ter o diagnóstico adequado.

Em muitos casos, as causas são psicológicas ou podem ser evitadas com mais atenção a hábitos saudáveis, como:

  •  Dormir o suficiente
  • Ter uma alimentação saudável
  • Praticar exercícios regularmente
  • Manter a postura adequada
  • Relaxar utilizando meditação, yoga ou outras técnicas
  •  Parar de fumar
  •  Alongar o pescoço e a parte superior do corpo, especialmente se seu trabalho envolve digitar
  •  Esteja preparado para o estresse e busque alternativas, como evitar o trânsito ou excesso de horas trabalhadas
Tipos de dor de cabeça

Enxaqueca e dor de cabeça: qual a diferença?

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça constante, com duração média de 4h a 72 horas e tende a vir acompanhada de náusea, vômito, tontura, sensibilidade à luz e sons. Já a dor de cabeça é o termo popularmente usado para se referir à cefaleia do tipo tensional. Ou seja, uma dor de cabeça menos intensa, sem sensibilidade a outros estímulos.

Tipos de enxaqueca

  • Enxaqueca com aura: é a dor de cabeça que impede o indivíduo de realizar atividades cotidianas e é precedida de sintomas neurológicos que servem como um aviso de que uma crise está por vir, conhecidos como aura. Ou seja, são sinais visuais ou sensoriais que alertam para um início de enxaqueca, como manchas coloridas e confusão mental. Pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC) ou causar sensibilidade à luz, a chamada enxaqueca ocular.
  • Enxaqueca sem aura: esse tipo de enxaqueca não apresenta sinais neurológicos anteriores à dor de cabeça latejante.

Lembrando que o uso excessivo de remédios para dor, como analgésicos, não é recomendado para o tratamento de enxaqueca e podem até ser gatilhos para a dor de cabeça. Após sua consulta médica, conte com a gente para economizar e seguir com o tratamento. Busque os menores preços de medicamentos no CliqueFarma!

Alta preços medicamentos 2022

Artigo atualizado em 10/03/2022 – Originalmente publicado em 13/10/2020.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<