Skip to main content

O momento mais esperado do mês ou da semana mais esperado por algumas mulheres (alguns homens também) é quando elas vão na manicure para fazer as unhas. Passar esmalte nas unhas e deixá-las bonitas é sinônimo de beleza e cuidado com as mãos ou, em alguns casos, tratamento para cuidar das unhas fracas. 

Se você gosta de passar esmalte com uma profissional ou em casa mesmo, acompanhe esse texto, pois vamos falar tudo sobre esse produto, sobre os seus benefícios, sobre o risco que ele pode trazer para sua saúde e, claro, dar algumas dicas para saber na hora de comprar. Acompanhe! 

O que é esmalte de unha

O  esmalte é um produto cosmético usado por profissionais especializados em unhas, como podólogos e manicures, mas que também é encontrado facilmente em qualquer mercado ou farmácia para usar em casa mesmo. 

O esmalte de unha é usado para deixar a unha colorida, com a possibilidade de seguir a tendência da vez, já que existem várias marcas, inclusive inspiradas em famosas, na estação do ano ou alguma coleção para algum evento, como a copa do mundo, por exemplo. 

Esse produto é muito versátil, pois é fabricado em inúmeras cores, texturas e com diversos efeitos. Ele é composto por: solventes, resinas, plastificantes, corantes e pigmentos. E, por isso, algumas pessoas têm reações alérgicas ao esmalte de unha, devendo, na hora de comprar, escolher um tipo hipoalergênico. 

Benefícios e malefícios do esmalte unha

O esmalte de unha é muito usado para deixar as unhas mais bonitas e coloridas, além de deixá-las protegidas e saudáveis. Sendo assim, o esmalte ajuda na: recuperação da unha, hidratação da unha, fortalecimento e crescimento da unha e nivelamento da unha. 

É muito comum as pessoas enfrentarem problemas com suas unhas, como elas serem frágeis e se quebrarem facilmente e ficarem esbranquiçadas e com aspecto não liso, com ondas e nivelações, dessa forma, existem esmaltes específicos para cada problema e que vai ajudar a sua unha ficar mais saudável. 

Entretanto, há alguns especialistas que dizem que devemos repensar o uso de esmaltes, já que sua composição é feita com vários agentes químicos que, a longo prazo, fazem mal à saúde e podem até causar câncer, principalmente por que o uso de esmaltes é combinado com uso de removedor de esmalte e extração de cutículas, deixando as unhas desprotegidas. 

Além disso, o descarte incorreto dos esmaltes é muito prejudicial ao meio ambiente, aos seres humanos e aos animais, isso porque, quando não é feita a coleta correta, ele pode contaminar a água, que consequentemente afeta diretamente o consumo dos seres vivos. 

Por isso, antes de passar esmalte frequentemente, pense muito bem e escolha as marcas mais naturais, isto é, a que menos tenha essas substâncias e compostos químicos prejudiciais à saúde  e faça o descarte correto após o uso para que não prejudique você e o meio ambiente. 

Esmalte para micose de unha

A micose de unha é uma infecção causada por fungos que deixa a unha, geralmente dos pés, grossa, amarelada e com um formato e textura diferentes. Esse problema pode ser tratado com remédios e esmaltes com ação antifúngica, que são recomendados por um especialista após avaliar seu caso. 

Essa infecção pode ser contraída depois de andar descalço em lugares públicos, quando usar sapatos muito apertados, quando os pés não são secados corretamente ou quando objetos de manicure são compartilhados com outras pessoas ou ela pode ser crônica, requerendo um tratamento específico. 

O esmalte para micose de unha é próprio para esse tipo de problema e será indicado por um profissional após avaliar o tipo de micose da sua unha, já que sua composição é específica para esse tratamento e não deve ser utilizado em outros casos. O tratamento da micose de unha vai depender do grau e intensidade que ela está em sua unha. 

Para evitar a micose de unha, tenha os seguintes cuidados: 

  • Evite usar sapatos apertados;
  • Prefira meias de algodão;
  • Lave e seque muito bem os pés, principalmente entre os dedos;
  • Nunca fique descalço em piscinas ou banheiros públicos;
  • Use materiais e objetos de manicure ou pedicure próprios e não compartilhe com ninguém. 

Sendo assim, se você notar alguma diferença nas suas unhas, procure um profissional especializado para que ele avalie a micose e indique os produtos corretos, mas nas maioria das vezes, o esmalte para micose de unha consegue resolver. 

Esmalte para parar de roer unha

Roer unha é um hábito que muitas pessoas têm, principalmente quando estão nervosas e ansiosas. Entretanto, essa mania não é nada saudável, pois a unha é a região que mais se acumula microorganismos como vírus e bactérias que causam doenças e ao roer a unha, eles entram no nosso corpo. 

Por isso, existem vários métodos que ajudam a acabar com essa mania, entre eles está o esmalte para parar de roer unha, já que ele apresenta um gosto ruim e amargo, que ao colocar na boca, a pessoa vai parar de roer imediatamente, e assim, com o passar do tempo, a pessoa vai perdendo a vontade de roer a unha. 

Além de não ser nada higiênico, esse hábito deixa as unhas fracas e nada saudáveis e esse esmalte vai fazer com que você pare de roer suas unhas e fazer com elas cresçam fortalecidas e saudáveis. 

Entretanto, além desse esmalte, você pode adotar os seguintes cuidados para não roer mais sua unha: 

  • Tente manter as suas unhas sempre saudáveis e lixadas; 
  • Coloque unhas postiças ou em gel; 
  • Quando sentir vontade de roer, masque um chiclete; 
  • Tenha uma boa alimentação; 
  • Se distraia com alguma outra coisa sempre que quiser roer a unha; 
  • Tente ter uma rotina menos estressante. 

Removedor de esmalte

Muitas pessoas pensam que acetona e removedor de esmalte são a mesma coisa, mas não são. A acetona é mais prejudicial às unhas do que o removedor, que deixa as unhas menos ressecadas, apesar de que a acetona remove o esmalte com mais facilidade. O removedor tem em sua composição produtos que deixam a unha hidratada. 

Entretanto, alguns removedores de esmalte contém acetona em sua composição, sendo indicado que, após a remoção do esmalte, lave bem as mãos para tirar os resíduos e passe um creme hidratante. Para que o esmalte saia mais facilmente com o removedor, umedeça um algodão com ele e deixe sobre as unhas por uns segundos. 

Além da acetona deixar as unhas esbranquiçadas, ela não é indicada para remover o esmalte de unhas artificiais, sendo recomendado o uso do removedor de esmalte nesses casos, para que ela não estrague mais rapidamente. 

Removedor de esmalte caseiro

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa álcool etílico;
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado.

Modo de preparo

  • Para fazer o seu removedor de esmalte caseiro basta misturar os ingredientes e, antes que o açúcar se dissolva no álcool, embeba um chumaço de algodão nessa mistura e aplique sobre a unha em movimentos circulares, até que o esmalte seja removido.

Dessa forma, produto pronto ou receita caseira, escolha a melhor opção para você e aquela com a qual você mais se adapte. 

Esmalte fortalecedor de unha

Muitas vezes as nossas unhas ficam fracas e se quebram facilmente e isso pode se dar por conta de uma alimentação inadequada, por questões hormonais e emocionais ou pelo hábito de roer a unha. Apesar disso, geralmente, isso pode ser tratado com uma esmalte fortalecedor de unha que tem em sua composição substâncias necessárias para que a unha fique forte. 

Ele pode ser confundido com a base de unha, mas são diferentes. A base serve para deixar a unha mais nivelada e protegida antes de o esmalte ser aplicado, elas podem até fortalecer a unha, mas não são tão eficientes como o esmalte fortalecedor, que também ajudam no crescimento das unhas. 

O esmalte fortalecedor de unha pode ser usado antes ou depois da aplicação do esmalte ou só ele e seca rapidamente, além de poder ser reaplicado quantas vezes forem necessárias. Esse produto é composto por: silício, pantenol, melaleuca, ureia, formaldeído, isto é, substâncias que vão deixar a unha fortalecida, saudável, lisa, sem manchas e hidratadas.

Além disso, para que sua unha fique menos quebradiça, fique uns dias sem esmalte que para que ela respire, bem como, tente fazer as tarefas domésticas, como lavar louça, por exemplo, com luvas, procure sempre passar um creme hidratante e tenha uma alimentação rica vitaminas e nutrientes.  

Fortalecedor de unha caseiro

Ingredientes:

  • Uma base de unha transparente
  • 1 dente de alho picado
  • 7 cravos

Modo de preparo:

  • Descasque o dente de alho e amasse com garfo
  • Pegue o frasco de base de unhas e adicione o alho esmagado.
  • Acrescente os cravos da índia no potinho.
  • Deixe descansar de um dia para o outro e está pronto!

Máquina para secar esmalte de unha

As manicures profissionais e os salões de beleza tem investido cada vez mais em produtos que agilizam e facilitam o atendimento aos clientes e um desses produtos é a máquina para secar esmalte, permitindo com que a cliente saia de lá com a unha seca, tendo menos chance de borrar e estragar. 

Essa máquina de secar esmalte, também conhecida como cabine, é encontrada em diversos tamanhos, modelos e voltagens, conseguindo atender as necessidades e demandas de cada usuário. Geralmente, ela liga automaticamente quando a pessoa coloca a mão nela e a secagem é feita por meio de luz led. 

Além disso, ela possui um temporizador que facilita a contagem de tempo e o qual você pode programar quanto tempo ela vai ficar ligada, oferecendo maior controle e praticidade. A máquina para secar esmalte tem diferentes potências e vai funcionar de acordo com o tipo de unha e de esmalte. 

Esse produto é muito usado para quem faz unhas diariamente e tem grande quantidade de cliente, já que ele é prático e muito útil, portanto, pesquise as melhores marcas o melhor preço para seu orçamento e faça seu investimento. 

Entretanto, se é você mesmo que faz suas unhas, não há necessidade de você adquirir uma máquina para secar esmalte, quando você pode se valer de truques caseiros para isso, observe:

  • vasilha com gelo ou água fria; 
  • azeite; 
  • jato frio do secador; 
  • ventilador; 

Dessa forma, depois de passar o esmalte, espere que seque naturalmente ou use esses truques ou utilize uma máquina própria para isso, o importante é que ele não borre e dure o máximo de tempo possível em suas unhas. 

Porta esmalte e lixa de unha

Os materiais de unha precisam ser bem armazenados para que não se contamine e não estraguem, por isso, existem muitos produtos que servem para isso que podem ser encontrados nas lojas, mas você também pode fazer isso artesanalmente para guardar suas coisas ou para dar de presente para alguém. 

Separamos para vocês, o passo a passo de como fazer um porta lixa, acompanhe: 

Materiais

  • Gabarito de Moldes em MDF – Porta esmalte e lixa – AC11;
  • Folha de EVA estampado (Cor e modelo opcionais);
  • Palito de churrasco;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Super Cola Artesanato – E.V.A. – Permabond
  • Fita decorativa.

Passo a passo

  • Coloque o gabarito por cima do EVA estampado.
  • Risque ao redor do EVA usando um palito de churrasco. Mantenha o palito sempre em pé.
  • Recorte o EVA conforme o desenho riscado.
  • Com ajuda da régua e do palito de churrasco, faça as marcações do vinco.
  • Recorte e cole as partes definidas pelo vinco.
  • Após concluir todos os passos, customize a peça.

Assim, use a criatividade e crie o seu próprio porta esmalte, lixa e palito de unha, inclusive, é possível pegar vários moldes e modelos na internet para se inspirar e, depois, só comprar os materiais necessários e mandar ver!

Esmalte de unha spray

O esmalte de unha spray é uma alternativa para quem não tem muita técnica de pintar e acaba borrando e estragando a unha. Esse produto funciona quando é espirrado na unha e seca, devendo limpar as partes dos dedos que ficaram sujas e pronto! 

Esse é um produto relativamente novo e que muitas pessoas gostaram e outras criticaram bastante, mas existe no mercado e se quiser experimentar essa técnica é só adquirir o da sua cor preferida. Entretanto, esse produto suja bastante e para não manchar os móveis, use um pano velho e espere secar totalmente para que não manche os objetos da sua casa ou suas roupas. 

Esmalte vegano 

Para as pessoas que escolheram um estilo de vida em que não fazem uso de nada que tenha origem animal e nem que faça testes em animais, existem os esmaltes veganos, além de ser uma opção de compra para essas pessoas, eles são naturais, ou seja, não contém nenhum composto químico nocivo à saúde e ao meio ambiente e não são cruéis aos animais, por isso, é uma alternativa do bem. 

Dessa forma, se você está repensando o uso de esmalte de unha, mas não consegue ficar sem esse produto, na hora de escolher um para comprar, compre os que são veganos, sendo uma opção sustentável que seu corpo e o meio ambiente agradecem.  

Tipos de esmalte de unha 

O esmalte de unha é muito versátil e possui inúmeros modelos, um para cada gosto e para cada estilo, a seguir, vamos mostrar alguns deles, confira: 

  • Natural, ele é claro e deixa a unha como se não estivesse esmaltada, apenas faz com que unha se pareça saudável e hidratada;
  • Cremoso, é o mais comum e mais usado pelas mulheres por sua diversidade de cores; 
  • Cintilante, esse esmalte possui um brilho discreto; 
  • Perolado, esse tipo de esmalte se assemelha a uma pérola;
  • Metálico, ele tende a imitar os metais e possui bastante brilho; 
  • Magnético, tem um brilho que varia quando um ímã se aproxima da unha; 
  • Glitter, ele pode ser para cobrir uma unha já esmaltada ou tem uma cobertura única, dependendo da quantidade de glitter; 
  • Holográfico, que reflete as cores; 
  • Neon ou fluorescente, que brilham na luz negra; 
  • Matte ou fosco, ele tem uma cobertura opaca e pode ser com ou em brilho. 

Desse modo, esses são alguns dos muitos tipos e efeitos dos esmaltes, portanto, escolha o que mais te agrade ou o que esteja na moda e arrase! 

 Esmalte tradicional e esmalte em gel

Se você acha que eles são a mesma coisa, não é! A principal diferença entre eles é sua durabilidade. Enquanto o esmalte comum durante cerca de uma semana, o esmalte em gel pode durar até 15 dias, dependendo do cuidado e das tarefas diárias. 

Por ter uma duração maior, na hora de retirar o esmalte em gel, será preciso de uma quantidade maior de removedor se comparado com o esmalte comum, isto porque ele forma uma camada mais grossa. Fora isso, é só você escolher sua cor preferida e esmaltar suas unhas! 

Esmalte infantil 

As crianças também adoram deixar as unhas coloridas, principalmente quando veem a mãe ou a irmã pintando e para deixar as unhas delas pintadas e sem preocupação, existe o esmalte infantil. 

Ele é um produto hipoalergênico e à base de água, que não precisa de removedores agressivos, como a acetona para tirar depois que seca, graças a tecnologia peel off. Dessa forma, as crianças podem entrar na brincadeira e os pais não precisam se preocupar com o fato de fazer mal, pois não tem substâncias químicas nocivas à saúde em sua composição. 

Esmalte de unha caseiro 

Caso você decida fazer seu próprio esmalte, só usar a criatividade e seguir essa receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite.
  • Meia colher de sopa de argila branca em pó.
  • Alimento em pó da cor que você preferir pode ser morango em pó, beterraba em pó, açafrão em pó, salsa em pó.
  • Pó de mica, caso queira brilho. Evite o glitter, pois por ser microplástico é altamente nocivo para humanos e animais.

Modo de preparo:

  • Misture o azeite e a argila em pó até virar uma massa homogênea. E em seguida adicione o pó alimentar mexendo até que a pasta fique bem lisa.
  • Coloque a mistura num recipiente e pronto, é só usar.
  • A única desvantagem é que esse tipo de esmalte demora mais para secar.

Sendo assim, voce poderá usar um produto mais natural e que não vai trazer riscos para sua saude. 

Perguntas:

Qual a melhor marca de esmalte?

A melhor marca de esmalte é aquela em que não possui em sua composição substâncias químicas como tolueno, formol e dibutilftalato, pois eles podem causar alergias e são nocivos à saúde.  Por isso, deve ser escolhida a marca que seja hipoalergênica e mais natural, sendo as opções veganas as melhores escolhas. 

Dentre essas características separamos algumas das melhores marcas de esmaltes, entre elas estão: 

  • dior 
  • chanel
  • revlon
  • Yves saint laurent
  • Vult
  • Risqué
  • Dailus
  • Impala
  • Avon 
  • Colorama

Com isso, aposte na sua cor preferida e deixe suas unhas lindas! 

Como remover esmalte sem acetona?

O produto mais comum de remover esmalte é a acetona,um solvente químico, porém, há muitos outros produtos que podem te ajudar quando você não tem esse material em mãos ou simplesmente não gosta de usá-lo, confira: 

  • Base de unha ou esmalte incolor,  passe na unha e antes que ela seque completamente, passe o algodão e o esmalte será removido; 
  • Spray de cabelo ou desodorante aerosol, basta espirrar o produto em um algodão e passar na unha; 
  • Perfume, sim, isso mesmo, basta aplicá-lo  na unha com um algodão ou  papel higiênico e remover o esmalte; 
  • Álcool com açúcar, para isso, você terá que misturar uma colher de sopa de açúcar com duas de álcool para formar uma pasta e, com ajuda de um algodão, remover o esmalte; 
  • Vinagre com limão, essa mistura de ácido com cítrico vai ajudar a tirar o esmalte sem precisar de um removedor; 
  • Óleo de banana, esse produto, além de retirar o esmalte, vai hidratar sua cutícula. 

Você sabia dessas dicas? Agora você não precisa se preocupar mais em como remover seu esmalte quando sua acetona tiver acabado, basta fazer essas receitinhas caseiras e usar o que você já tem em casa. Até porque, a acetona, a longo prazo, pode ser nociva à sua saúde. 

Qual esmalte usar para carimbo de unha

O carimbo de unha é um acessório que ajuda a deixar a unha desenhada e decorada para quem gosta dessa técnica e ele pode ser encontrado em diversos formatos. Para usar o carimbo de unha, você deve escolher duas cores diferentes de esmalte. 

A cor que será usada como fundo do desenho pode ser um esmalte comum, já a do desenho o indicado é ser um esmalte próprio para isso, que possui uma melhor pigmentação para se fixar melhor na unha.

Para fazer essa técnica, siga o passo a passo:

  • Com a unha esmaltada e seca é hora de começar os desenhos. Para isso, coloque um papel toalha embaixo da placa metálica, evitando sujar a superfície.
  • Depois passe o esmalte escolhido no desenho, preenchendo os vãos.
  • Em seguida, remova, com a espátula, o excesso de esmalte e passe o carimbo de unha sobre o desenho.
  • Por fim, posicione o carimbo na unha para que o desenho fique no local desejado. 
  • Repita o processo nas outras unhas.

Quanto tempo dura o esmalte?

O tempo de duração do esmalte varia de acordo com vários aspectos, entre eles, a sua marca e os cuidados que você tem depois que a unha está feita. Geralmente, com um esmalte tradicional, ele costuma durar cerca de 7 (sete) dias. Já o esmalte em gel, por ter uma durabilidade maior, pode durar até 15 (quinze) dias. 

Os cuidados que você deve ter para que o esmalte dure mais são: usar as pontas do dedo e não a unha para tocar objetos, não abrir latas ou produtos que podem estragá-las e procure usar luvas quando for fazer alguma tarefa doméstica, como lavar louça e usar produtos de limpeza. 

Importante saber que a aplicação e os produtos corretos, bem como a secagem correta do esmalte interfere muito na sua duração, dessa forma, se você não tem tanta técnica, prefira deixar que uma manicure pinte suas unhas. Outro ponto importante é que, sempre que possível, fique sem esmalte para que a unha respire e use creme hidratantes nas mãos. 

Quais produtos uma manicure precisa ter?

Para passar uma boa impressão e conquistar ainda mais clientes, uma manicure precisar ter todos os materiais necessários para que seu trabalho fique perfeito e não passe apuros com nenhum cliente, sendo assim, esses utensílios essenciais são: 

  • maleta;
  • mesa;
  • toalhas; 
  • alicates; 
  • algodão;
  • acetona ou removedor de esmalte;
  • carimbos;
  • cremes;
  • base de unha; 
  • esmalte;
  • óleo secante ou máquina de secar esmalte;
  • lixa;
  • palito de madeira; 
  • espátula de cutícula; 
  • desencravador de unha; 

Esses são os acessórios que toda manicure precisa ter para que o atendimento ao cliente seja bom. Outro ponto importante é que todos os materiais devem ser limpos e esterilizados e, sempre que possível, descartados, para não serem um veículo transmissor de vírus e bactérias. Apesar disso, alguns clientes preferem levar os seus próprios objetos para que não tenha esse risco. 

Como passar esmalte sem borrar? 

Muita gente tem dificuldade em passar o esmalte e limpar o que ficou borrado depois, mas temos uma dica para que você não se preocupe com isso depois, é só usar cola!

Primeiramente passe uma camada de cola ao redor da cutícula e deixe secar por uns segundos. Quando a camada de cola já estiver seca, pinte as unhas normalmente com o esmalte de sua preferência.

Em seguida, é só deixar o esmalte secar um pouco e, então, com muito cuidado, puxe a camada de cola branca que secou em seu dedo. À medida que você for retirando a cola, vai perceber que o esmalte borrado, que estava sobre ela, vai saindo também. 

Onde comprar esmalte de unha

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos tipos e cores de esmalte para você escolher na hora de pintar as unhas. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? As dicas foram úteis? Já sabe qual esmalte escolher? Não se esqueça de curtir e compartilhar com com seus amigos! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<