Skip to main content

Podemos ver surgir uma nova geração de pais que estão ainda mais preocupados com a saúde e bem-estar dos seus filhos pequenos. Não estamos dizendo que antigamente não houvesse um cuidado detalhado com os pequenos, mas dado o desenvolvimento da tecnologia e da área da saúde e da pediatria como um todo, nos dias atuais, esse cuidado é muito mais observado, detalhado e feito pelos pais e cuidadores da criança.

Existe toda uma grande indústria que cuida da saúde dos pequenos, indústria essa que é muito rica e lança diariamente no mercado diversos produtos específicos para garantir ainda mais detalhadamente a saúde e bem-estar de todos os pequenos ao redor do mundo.

Pensando nessa temática específica, no artigo de hoje falaremos sobre os cuidados necessários com a fralda do bebê, entendendo com mais detalhes esse vasto universo de cuidados e saúde que os pequenos demandam dos seus pais.

A importância da saúde do bebê

Quando uma criança nasce, todo um mundo de opções e dificuldades se abre para os pais e cuidadores da mesma. Aquele ser pequeno, indefeso e cheio de vida, acaba de chegar em um mundo muito rico e cheio de possibilidades, mundo esse que é novo em todos os sentidos para ele. Nesse mundo, não existe certo ou errado para o bebê, apenas um mundo cheio de descobertas e possibilidades que se abre para ele! Desde que ele chega na sua casa, os pais ou cuidadores do pequeno enfrentam uma rotina parecida todos os dias, com algumas ações que precisam ser feitas diariamente, não sendo todas agradáveis de serem executadas. 

Os pais e cuidadores da criança basicamente dão leite materno, fazem a criança dormir e trocam a fralda do bebê, atividades que não são muitos fáceis de serem executadas, dado que os pais e cuidadores estão lidando com um pequeno ser que está descobrindo o mundo e ainda não pode se comunicar de forma efetiva, estando disposto a chorar, e muito, quando precisa que alguma das suas necessidades sejam atendidas. 

Certamente não deve ser fácil ser um bebê, dado que absolutamente ninguém vai saber de imediato o que a criança quer (nem mesmo a mãe), por isso, quando o pequeno estiver com dores de barriga e sujando a sua fralda, essa ação pode incomodá-lo e fazê-lo chorar muito, mas tudo bem, já que isso faz parte do bom desenvolvimento do seu intestino. Mas será que a fralda que o bebê está usando é mesmo confortável? Você, pai ou cuidador, sabe o que usar para trocar a fralda do seu bebê? Sabe como limpá-lo corretamente e cuidar da sua higiene? Sabe como realizar a troca da fralda? 

Se usa a pomada de assaduras ou não? Quantas vezes ao dia é necessário que a fralda do bebê seja trocada? E no período da noite? Saber desses detalhes pode ajudar, e muito, para que o pequeno fique limpo por mais tempo e muito mais confortável em todas essas situações que não precisam ser tão pavorosas. Para ajudar aos pais e cuidadores com algumas dessas dúvidas, fizemos alguns tópicos a seguir que irão respondê-las com mais tranquilidade e detalhes para ajudar a todos nessa missão, que de impossível, certamente não tem nada! Basta que os pais ou cuidadores façam muita leitura sobre o assunto, tenha perseverança, amor, cuidado e acima de tudo paciência, dado que em muito pouco tempo, o bebê já estará crescendo e ficando a cada dia mais esperto, independente e dono de si!

Cuidados com a Fralda do Bebe 4

A importância da troca de fralda do bebê

O momento da troca da fralda do bebê pode ser tão íntimo e especial quanto o banho do mesmo para os pais e cuidadores. Esse pode ser ou não um momento de tranquilidade, pois conforme o bebê cresce, essa tarefa pode se tornar ainda mais trabalhosa. Por conta disso, é muito importante que os pais ou cuidadores tomem alguns cuidados essenciais na hora de trocar a fralda do seu pequeno, cuidados esses que devem ser reforçados nos primeiros meses de vida.

Quantas vezes devo realizar a troca de fraldas do bebê por dia?

Segundo pediatras e especialistas do meio, em um cenário ideal a fralda do bebê deve ser trocada sempre que estiver suja de xixi ou cocô (e isso pode ocorrer por diversas vezes do dia). É recomendado que realmente a fralda seja trocada com essa frequência se assim for preciso, essa troca deve ocorrer principalmente antes e depois que o bebê for amamentado pela sua mãe ou cuidadora, seja esse alimento o leite materno ou mesmo a fórmula para bebês. 

A falta da correta troca da fralda do bebê ocasiona irritações na pele do pequeno, como as terríveis assaduras. Já a noite essa troca não deve ser tão frequente assim, pois nesse momento em específico o bebê deve verdadeiramente dormir bem e relaxar. Os especialistas recomendam que antes da mãe, pai ou cuidador colocarem o pequeno para dormir, eles façam a troca da fralda, garantindo que o pequeno tenha uma limpa e calma noite de sono, muito mais relaxado e confortável no seu berço. 

Qual tipo de fralda é considerada mais adequada para os bebês?

Essa resposta é muito relativa, dado que não existe um padrão definido de uma fralda perfeita no mercado, a fralda perfeita para ser usada será aquela em que a criança se sinta melhor e confortável, aquela em que ela realmente se adapte para usar. 

Dado essa observação, é muito importante que os pais ou cuidadores testem diversas marcas de fraldas no pequeno e vejam qual a melhor fralda que se adapte para ele. A fralda perfeita para o pequeno será aquela que não permite que o xixi e o cocô vazem nas roupas e que não cause futuras assaduras no bebê. Para finalizar o teste, deve ser escolhida uma fralda com boa absorção e ventilação, deixando a pele do bebê sempre confortável, livre de incômodos e respirando. 

As pomadas de assaduras são necessárias para os bebês?

Sim! A resposta correta é que as pomadas para assaduras são muito indicadas para todos os bebês, pois elas criam uma verdadeira barreira com substâncias de proteção para o bebê, barreira essa que contém as vitaminas A e D e também muitos óleos nutritivos. O que não é indicado é que seja colocada uma camada muito excessiva de pomada no bumbum do bebê, passar uma camada mais fina já é mais do que suficiente para garantir uma boa proteção contra assaduras para o pequeno.

E o uso de lenço umedecido, é indicado ou não para ser usado nos bebês?

A resposta para essa pergunta é sim, mas para algumas situações específicas. O uso do famoso lenço umedecido é recomendado para quando o bebê for sair da sua casa, seja para ir ao médico ou passear na casa de alguém, nesses casos, a mãe pode sim usar o lenço umedecido a seu favor para ajudar na limpeza. Já quando o bebê estiver em sua casa, é indicado que a limpeza das suas partes íntimas seja feita com um pouco de água morna e um algodão, isso porque a pele do pequeno é extremamente sensível, e o uso contínuo do lenço umedecido pode possuir alguma substância que com o tempo pode começar a irritar a pele do bebê.

O que usar para trocar fralda do bebe?

O material necessário para a troca de fraldas do bebê deve ser separado em um canto limpo antes do bebê ser deitado para que a troca da fralda aconteça. O material necessário para a troca correta da fralda do bebê são: uma fralda limpa de pano ou descartável, uma bacia com água morna, uma toalha limpa, um saquinho de lixo, algumas compressas limpas e um bom creme para assaduras.  

Do material necessário, a opção das compressas são as únicas que podem ser substituídas por tecidos limpos ou lenços umedecidos, mas essa substituição para o lenço umedecido só é recomendada para quando o bebê estiver fora da sua casa, dado que os lenços umedecidos podem conter perfumes ou  substâncias que podem ocasionar uma alergia no bumbum do pequeno.

Qual o passo a passo ideal para se trocar a fralda do bebê?

Esse será um dos momentos mais comuns que os pais ou cuidadores passarão com os seus filhos, que é o momento mágico e talvez um pouco assustador da troca de fralda do pequeno.

Para que a mãe, o pai ou o cuidador façam a troca da fralda do bebê, é importante que o bebê seja colocado em uma superfície plana e segura com proteção (fraldeiro), e que a pessoa que vá realizar a troca já esteja com as suas mãos extremamente limpas antes mesmo de pegar o bebê.

O primeiro passo para a troca da fralda do bebê é que seja retirada a roupa do bebê da cintura para baixo e posteriormente a sua fralda suja deve ser aberta e o bumbum do bebê levantado, sempre com o cuidador ou pais segurando as pernas do bebê pelo ser tornozelo. 

Depois disso, a pessoa pode retirar o cocô do bumbum do bebê ainda em cima da fralda suja, retirando o excesso de sujeira daquele local com movimentos de cima para baixo, até que todo o bumbum esteja bem limpinho. 

Agora é a hora de limpar a região íntima do bebê com a ajuda das compressas, que devem estar molhadas na água morna. O movimento das compressas deve ser feito de forma única, saindo da região genital para a região do anus do bebe. 

No caso das meninas, é recomendado que seja limpa uma virilha de cada vez e depois limpar toda a vagina levando a sujeira na direção do anus, isso sem fazer a limpeza do interior da vagina. 

Já nos menininhos, é indicado que a limpeza comece pela virilha e depois sejam limpos os testículos e o pênis, sempre finalizando na região do anus. Os pais ou cuidadores jamais devem puxar o prepúcio dos meninos, pois essa ação pode machucar os pequenos e provocar hematomas. 

É recomendado que cada compressa seja descartada no lixo após o seu uso, isso para evitar que as partes do bebê que já estão limpas não sejam sujas novamente. 

Depois que toda a limpeza for finalizada com muita calma, é necessário que os pais ou cuidadores sequem a região com uma toalhinha ou pano mais seco. 

Agora chegou a parte mais agradável e gostosa de todo esse trabalho, que é o momento de  colocar uma fralda limpa no bumbum do bebê!

Para isso basta que a pessoa coloque uma fralda limpa, de pano ou descartável, embaixo do bumbum do bebê, depois passar uma fina camada de pomada para assadura no bumbum e na virilha do bebê, se essas regiões estiverem mais avermelhadas, o uso da pomada de assaduras é essencial. Agora basta que a pessoa feche corretamente a fralda, fechando bem ambos os lados com as suas fitas, a fralda deve ser colocada embaixo do resto do cordão umbilical do bebê, isso se ele ainda o possuir. 

Agora, basta vesti-lo com cuidado e lavar novamente as mãos antes de pegá-lo do local da troca. Depois que a fralda estiver trocada, recomenda-se ver se a mesma está confortável no corpo do bebê, deve-se deixar uma distância de um dedo (mais ou menos), entre a fralda e o corpo do bebê, para que a mesma não o aperte e machuque durante o seu uso. 

Fralda do Bebê

Como colocar o modelo de fralda de pano no bebê? Quais as vantagens da fralda de pano?

Os passos para a colocação da fralda de pano no bebê são os mesmos ensinados no tópico anterior em relação às fraldas descartáveis, a única diferença é a necessidade de se colocar o absorvente dentro da fralda de pano, ajustando a mesma dependendo do tamanho do pequeno. Nos dias atuais, as fraldas de pano são uma opção muito mais moderna, econômica (mesmo com um investimento muito mais alto no início da aquisição) e ecológica (dado que podem ser utilizadas diversas vezes). 

Além das vantagens mencionadas, a fralda de pano contém mais duas vantagens que a tornam ainda mais chamativas para serem adquiridas, que são: o uso da fralda de pano diminui muito a chance de o bebê ter futuras assaduras, e outro ponto muito bacana é que as fraldas de pano podem ser usadas em futuros filhos que possam aparecer no futuro!

Como fazer para evitar assaduras no bumbum do pequeno?

Alguns cuidados podem e devem ser tomados para evitar assaduras (dermatite da fralda) no bumbum dos pequenos, como: 

  • As fraldas do bebê devem ser trocadas com muita frequência, no mínimo, de duas em duas horas todos os dias, principalmente nos primeiros meses de vida do pequeno; 
  • As regiões genitais do bebê devem ser devidamente limpas com as compressas umedecidas em água morna ou ambiente, evitando sempre o uso dos lenços umedecidos para fazer essa limpeza; 
  • Os lenços umedecidos não são indicados para o uso contínuo na limpeza do bebê pois possuem substâncias que podem causar ou agravar a assadura nos pequenos; 
  • O uso dos lenços umedecidos somente é indicado para quando o bebê precisar sair da sua casa; 
  • É importante que os pais ou os cuidadores façam a secagem corretamente de toda a região íntima do bebê com o auxílio de tecidos bem macios e frescos; 
  • As pomadas de assadura devem ser aplicadas a cada troca de fralda do bebê; 
  • É importante que os pais e cuidadores evitem o uso de talco no bumbum do bebê, pois o talco pode favorecer para que ocorram as assaduras.

De uma forma geral, as assaduras que acometem os bebês nos primeiros meses de vida são normais e passageiras. Mas, se as assaduras não forem devidamente tratadas e cuidadas, elas podem evoluir para um quadro muito mais grave, com a presença de bolhas, pus e fissuras. Dado essa gravidade, é que é tão importante que os pais e cuidadores evitem ao máximo que as assaduras se agravem em seus bebês.

Dicas de como estimular o cérebro do bebê durante a troca da fralda

O momento da troca das fraldas pode ser a hora perfeita para que o bebê seja mais estimulado a desenvolver parte do seu desenvolvimento cognitivo. Para auxiliar nessa missão, seguem algumas dicas do que pode ser feito:

  • Antes de levar o bebê para trocar a fralda, pendure um balão colorido no teto, em uma altura que o cuidador possa tocar, mas o bebê não consiga. Esse balão deve ficar se movimentando durante a troca da fralda, pode ser de um lado para o outro. O bebê ficará muito animado com a novidade, e certamente irá tentar alcançar a bola. Deixe o bebê distraído com o balão e continue a trocar a fralda, depois que a troca estiver devidamente finalizada, lave as suas mãos, pegue o pequeno no colo e agora sim pode deixá-lo tocar no balão e brincar com ele. 
  • Outra dica muito importante é, converse com o bebê sobre tudo que estiver sendo feito na troca da sua fralda, explicando para ele cuidadosamente todo o processo, assim ele se sentirá incluído e perceberá que você está dando atenção para ele. Isso o acalmará e logo ele entenderá como funciona corretamente todo aquele processo. 

Esses dois exercícios propostos são muito importantes de serem feitos desde os primeiros meses de vida do pequeno, isso todos os dias, em pelo menos uma das vezes em que a fralda está sendo trocada (dado que essa troca vai ocorrer muitas e muitas vezes ao dia, é importante que em uma delas esse cuidado e atenção sejam dados com mais acolhimento e com a ajuda dos exercícios propostos). 

Estes exercícios estimulam a memória do bebê e o ajudam a entender todo o processo que está sendo feito a sua volta.

Pode tampar o umbigo do bebe com o uso da fralda?

Sim, é muito importante que essa região seja bem protegida pela fralda! Uma dica importante para garantir essa proteção e cuidar do umbigo do pequeno é mantê-lo completamente dentro da fralda, pois, sendo assim, ele ficará bem protegido dos atritos de roupas e quaisquer outros traumas. Para garantir que essa proteção seja real, é recomendado que a fralda não fique apertada, já que ficando apertada a fralda também pode machucar o bebê.

Fralda do Bebê

Porque bebê chora quando alguém troca sua fralda?

O motivo do choro na hora da troca da fralda pode variar muito de motivo. O bebê pode estar chorando com dor por conta de cólicas ou assaduras, ou mesmo por estar com sono ou com fome naquele momento da troca da fralda. 

Ele também pode chorar porque não está entendendo muito bem o que está acontecendo e pode sentir um pouco de medo. É recomendado que o pai ou cuidador converse com a criança até que o medo e receio passem, nada ajuda mais uma criança com medo do que escutar a voz das pessoas que cuidam dela e que ela ama.

6 dicas para o Primeiro Mês do Bebê: Da primeira troca de fraldas à última: nunca se esqueça das antiassaduras!

Pensando na importância do desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida, trouxemos aqui para vocês seis dicas fundamentais para que as mães e cuidadores do pequeno não sofram tanto nesse primeiro momento da vida do bebê, que realmente é um dos mais assustadores de serem lidados, ainda mais para as mães ou cuidadores de primeira viagem e sem uma bagagem de experiência.

Aceite ajuda com o bebê de toda a sua rede de apoio

Essa primeira dica não tem nada de boba e é uma das fundamentais quando o assunto é bebês! A mãe de primeira viagem ou mesmo cuidador de primeira viagem irão se cansar muito mais no primeiro mês de vida do bebê, dado que o bebê ainda não está acostumado com o ambiente e mesmo a mãe e o cuidador não estão acostumados com o bebê. Contar com a ajuda da família e dos amigos fará com que esse primeiro mês não seja tão cansativo e desgastante para nenhum dos dois! 

É no primeiro mês que o bebê vai mostrar os seus gostos e necessidades, com qual fralda ele se dá bem e qual a rotina de beber leite que ele necessita em seu dia a dia. É muito importante que a mãe ou cuidador ajude o bebê na criação dos hábitos e da rotina, mas no começo, é necessário que a mãe fique disponível para o pequeno, ainda mais se considerando a importância do leite materno e o fato de o bebê estar em seus primeiros dias.

A importância da amamentação correta do bebê

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a amamentação do bebê deve ser feita exclusivamente com leite materno ou fórmula infantil do nascimento do bebê até os seus seis meses de vida (depois dos seis meses de vida pode ser iniciada a introdução alimentar). No primeiro mês de vida, a amamentação pode ser mais dolorida e difícil de ser oferecida, mas é fundamental que seja feita! 

O leite materno e as fórmulas contêm todos os nutrientes necessários para o bebê (até mesmo a água), não há nada mais rico no mundo todo do que o leite materno! O bebê recém-nascido normalmente amamenta de 3h em 3h horas, por conta disso, a mãe ou cuidador precisa ficar completamente disponível para essa missão, isso principalmente nos seis primeiros meses de vida do pequeno. 

A importância da boa higiene do bebê

É muito importante que no primeiro mês o bebê seja seja assistido, estando com a sua fralda sempre limpa e com o banho regularmente tomado. Na hora do banho, os pais ou cuidadores devem deixar todo o material necessário por perto para banhar o pequeno, que é muito mais frágil em seu primeiro mês de vida. 

A troca da fralda, como vimos nos tópicos anteriores, é um dos pontos mais importantes relacionados com essa higiene. A fralda deve ser trocada sempre que necessário ou de 2h em 2h, principalmente antes e depois que o bebê for tomar o seu leite, que são os momentos mais propícios para ele sujar a sua fralda. 

No primeiro mês essa missão parece muito mais impossível, mas com o passar do tempo, os pais ou cuidadores entendem a importância desse momento e se acostumam com ele, aproveitando para estreitar os laços com o seu filho no momento que trocam a fralda do mesmo.

A importância do banho de sol do bebê

Os banhos de sol são fundamentais para garantir a saúde do bebê, mesmo no seu primeiro mês de vida. É claro que eles não devem ser longos, podendo durar em média de 15 à 20 minutos e devem ser tomados antes das 10h, dado que depois desse horário os raios solares estão mais intensos e podem machucar a pele do bebê. Um banho de sol por dia garante muita vitamina D na vida do pequeno! 

A importância das roupinhas do bebê

As mães ou cuidadores de primeira viagem podem se animar na hora de vestir o bebê, ainda mais no seu primeiro mês de vida, ao qual ele recebe muitas visitas e sempre tem que estar muito bonito e charmoso! Mas depois que o bebê nasce, as mães e cuidadores entendem que a realidade é completamente outra, e que o bebê se suja muito durante todo o tempo e precisa estar sempre muito confortável para garantir que ele fique se sentindo bem e não nervoso cheio de roupas com fluflus. 

A roupa do bebê sempre deve ser confortável e adequada a temperatura do dia, então se estiver calor, não adianta se animar e colocar todas as peças daquele conjunto no bebê (mesmo que o conjunto seja lindo!). Isso somente irá irritá-lo e fazê-lo sofrer, e ele irá chorar até que você tire tudo e o deixe mais à vontade. 

A importância do sono do bebê nos seus primeiros meses

Como última dica para o primeiro mês, ressaltamos aqui a importância do começo da criação da rotina do sono para o bebê. É normal que nos primeiros meses o bebê durma de 16h a 17h por dia, mas isso vai diminuindo com o tempo. É importante que no começo os pais e cuidadores fiquem a disposição da criança, mas com o passar do tempo, eles devem ensinar para elas uma leve noção dos horários, para que as mesmas não troquem completamente o dia pela noite, algo que é muito comum de ser feito pela maioria dos bebês. 

Fralda do Bebê

Considerações finais sobre os cuidados com a fralda dos bebês

Agora que você viu a importância do cuidado com a saúde do bebê e com os detalhes que estão envolvidos na troca das fraldas, temos certeza por aqui que você tomará muito mais cuidado com esse importante tema, não é mesmo?

Afinal, cuidar de um bebê pequeno é uma das coisas mais fabulosas e desafiadoras que podem ocorrer na vida de qualquer pessoa! A responsabilidade e o cuidado de prezar por uma nova vida que depende exclusivamente dos seus pais e cuidadores é uma verdadeira dádiva! Por isso, toda a leitura e estudo em relação ao tema deve ser lido e debatido entre os cuidadores, visando proporcionar para o bebê uma primeira infância saudável, com apoio e promoção de saúde mental. 

Quando um bebê pequeno não tem as suas necessidades básicas atendidas, ele pode sofrer muito na vida adulta no quesito de saúde mental, dado que a infância se torna um espelho na vida adulta de qualquer pessoa que existe nesse mundo.

Todos os cuidados, detalhes e busca de desenvolvimento que são proporcionados na infância, são vistos com o passar dos anos, tendo a pessoa se tornado bem ou mal resolvida com os diversos problemas da sua vida. Proporcionar um ambiente acolhedor e cheio de amor e cuidados para o bebê irá garantir que ele tenha as melhores chances e oportunidades em seu futuro! 

E então leitor, gostou do nosso artigo de hoje? Se sim, compartilhe com seus amigos e familiares essas dicas fundamentais para quando eles receberem em suas famílias um mais novo e muito fofo membro!

Se quer encontrar os melhores preços para fralda do bebê, acesse o buscador da CliqueFarma, descubra as melhores fraldas com os melhores preços.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<