Skip to main content

Já falamos aqui no blog sobre a importância de diversos produtos no cuidado de ferimentos. Dentre os já abordados estão o Merthiolate e o algodão hidrófilo. E hoje para incrementarmos ainda mais esse assunto, vamos falar sobre a gaze estéril e sua importância no processo de primeiros socorros e curativos nos ferimentos. Confira agora este artigo completo e saiba onde encontrá-la pelo melhor preço!

O que é gaze estéril?

A compressa de gaze estéril é um item médico hospitalar utilizado em sua grande maioria para proteger feridas (curativos), ela age como uma barreira antibacteriana protegendo o ferimento de patógenos contaminantes (bactérias, fungos, vírus etc…), que estão presentes no ar, geralmente é feita com fios algodão e seu trabalho principal é absorver o líquido da superfície da pele ou da ferida. 

Atualmente existem muitas utilizações para a gaze estéril, estando presente na maioria dos kits de primeiros socorros e também são amplamente utilizadas em farmácias, clínicas e hospitais.

Dentistas podem utilizar rolos de gaze para absorver o excesso de saliva e sangue enquanto extraem um dente. Cirurgiões costumam utilizá-la para evitar o acúmulo de sangue ao fazer uma incisão, promovendo assim, o estancamento do mesmo e melhorando a visão.

As pessoas de um modo geral utilizam a gaze estéril para fazer bandagens, porque se feriram ou porque fizeram algum procedimento cirúrgico e precisam constantemente trocar o curativo.

Do que a gaze estéril é feita e como é a embalagem?

Normalmente, a gaze estéril é fabricada no tamanho 7,5 cm de largura por 7,5 cm de comprimento estando dobrada e 15 cm x 30 cm estando aberta, o mais comum é ela conter 9 fios por cm², 11 fios por cm² ou 13 fios por cm².

Quase sempre tem a aparência de uma malha, parecida com um tecido.

Uma das principais características dela é a expansão que ocorre devido a umidade (absorção de líquidos como sangue ou secreções), o que ajuda as pessoas a se curarem mais rápido e também ajuda a manter o local cirúrgico limpo, sem vestígios de sangue.

Embalagem

A gaze estéril é geralmente embalada em papel grau cirúrgico de um lado onde constam informações sobre o produto como número do registro na Anvisa, data de validade, dimensões do produto entre outros, e do outro lado possui um filme laminado transparente onde é possível ter a visão da compressa.

Todos devem ter cuidado para evitar a contaminação durante a abertura, pois essa contaminação pode gerar problemas muito maiores como infecções, inflamações, fungos entre outros.

Para que é indicada a gaze estéril?

Todos os dias, lesões como cortes, abrasões, queimaduras, etc. são frequentemente vistas. E como vimos anteriormente, as feridas que não são tratadas adequadamente podem ser afetadas por patógenos (bactérias, fungos, vírus etc.…).

As compressas de gaze estéril são utilizadas em sua grande maioria em pequenas feridas simples ou em ferimentos suturados. E sua principal função é impedir que patógenos externos contaminem o machucado, ou seja, basicamente falando, a gaze estéril serve para fazer curativos para proteger a ferida de bactérias contidas no ar, na roupa, na cama, no sofá entre outros. 

Um exemplo é se o paciente se feriu na mão, e precisa dirigir, portanto precisará passar marcha, pegar no volante onde está cheio de patógenos contaminadores, é então que entra o curativo feito com gaze estéril que protegerá o ferimento dessas bactérias.

Primeiros socorros

Quer seja um corte ou uma contusão, se a ferida estiver com sangramento na lesão, primeiro deve-se tentar parar o sangramento. Se a ferida não for muito profunda (se for profunda, procure o pronto socorro imediatamente!), o sangue geralmente irá parar dentro de cinco minutos. 

Após parar o sangramento, verifique se a ferida está suja, caso esteja, lave a ferida com água, as bactérias e os materiais estranhos na ferida devem ser reduzidos e, em seguida, limpe com soro fisiológico, desinfete a ferida (antisséptico de sua preferência), e por fim proteja o ferimento com a gaze esterilizada a fim de evitar infecções. No entanto, se a ferida não estiver muito suja, lave a ferida com água ou soro fisiológico e evite a desinfecção com iodo.

Caso o sangramento ultrapasse os cinco minutos, recomenda-se procurar o pronto socorro para fechar a ferida, suturando (dando pontos) o ferimento.

Após o curativo feito com a compressa de gaze estéril, a ferida deve ser mantida limpa e estéril, quando a ferida toca água ou é contaminada, as mãos devem ser lavadas e a gaze deve ser trocada.

Se a gaze estiver grudando quando for retirá-la, use a solução fisiológica (soro fisiológico) para molhar a gaze e, em seguida, remova-a cuidadosamente.

Quando for refazer o curativo, cubra a ferida com gaze estéril (segure os cantos ao retirá-la da embalagem, não toque no lado que irá tocar a ferida), e finalmente fixe a gaze com fita respirável (ex.: fita micropore).

A gaze estéril também pode absorver qualquer líquido ou sangue que escorra do ferimento, ajudando a evitar danos à roupa ou a contaminação de outros objetos.

Lembrando sempre que, durante o período de cuidado, você pode tomar banho normalmente todos os dias, contanto que você possa remover a gaze estéril antes do banho, a ferida pode ser regada e enxaguada normalmente. Depois do banho, o curativo pode ser refeito como antes. 

Além disso, observe as mudanças diárias na ferida, elas normalmente demoram umas duas semanas para se curar. Caso haja dor, inchaço ou odor forte, procure um médico para examinar a ferida novamente.

O que eu devo saber na hora de comprar a gaze estéril ?

Estas dicas são específicas para compradores (de hospitais, distribuidores, farmácias, clínicas, veterinárias, entre outros) de produtos médicos hospitalares, nesse caso de compressa de gaze estéril. Confira agora para você ficar alerta:

Preocupação com a procedência

Em primeiro lugar você deve verificar se o fabricante da gaze estéril possui registro na Anvisa referente ao produto. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem como função promover o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos processos, dos ambientes, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados como alimentos, medicamentos, produtos médicos hospitalares entre outros, garantindo uma maior segurança para as pessoas que irão utilizar aquele produto.

É possível consultar todos os registros de todos os produtos médicos hospitalares que são fabricados no Brasil e saber se aquele fabricante está autorizado pela Anvisa a fabricar um produto em específico, basta colocar o CNPJ do fabricante ou a razão social ou buscar pelo próprio nome do produto ou seu número de registro no site da agência. 

Agora já sabemos que devemos comprar somente produtos com registro na Anvisa.

Garantia de esterilidade

Segundo lugar e não menos importante é o laudo de esterilização do produto, quando você vai comprar uma compressa de gaze estéril, ou qualquer produto estéril, o mínimo que esperamos é que esse produto venha esterilizado corretamente, afinal se você precisa que o produto esteja estéril é justamente para evitar uma contaminação, infecção entre outros. Mas como ter certeza que o produto está estéril? 

Bem, quando a indústria fabrica um determinado produto, ela não fabrica somente uma unidade e sim várias e este conjunto das unidades de produtos fabricados recebem uma numeração (LOTE), o lote do produto consta descrito em sua embalagem, após este lote de produtos ser esterilizado ele recebe um laudo, conhecido como laudo de esterilização. Através do número do lote, você por lei, tem o direito de solicitar o laudo de esterilização do produto para o fabricante do mesmo, e ele deve fornecê-lo. Dessa forma você terá a certeza que o produto realmente foi esterilizado.

Quando se trata de evitar contaminações e infecções hospitalares, essa solicitação de laudo de esterilização é o mínimo que podemos fazer a fim de assegurar a segurança do usuário (paciente) e do local. Ter acesso ao laudo de esterilização é um direito seu, e não custa nada você solicitar. Afinal, todo e qualquer produto médico, dito estéril tem seu laudo de esterilização.

Verificação do estado de conservação

Verifique a validade do produto, verifique o estado da embalagem tanto na hora do recebimento do produto quanto na hora da utilização, caso possua manchas de molhado, ou a embalagem esteja danificada com rasgos, cortes entre outros, na hora do recebimento do produto, não receba, informe ao fabricante ou a empresa responsável pela venda para que seja feita a troca do produto ou ressarcimento.  

Caso algum problema seja notado na hora da utilização, descarte o produto e verifique o motivo do ocorrido.

Após a confirmação da qualidade da gaze estéril comprada

No caso da compressa de gaze estéril você deve ficar atento à quantidade oferecida no pacote, tamanho, peso ou embalagem da compressa, e na quantidade de fios informada na embalagem se é 9 fios, 11 fios ou 13 fios por cm².

O peso do produto está diretamente ligado a sua qualidade, quanto maior for o peso por unidade maior será a absorção, portanto menor será a quantidade a ser utilizada, esse caso é válido tanto para gaze estéril pacote com 5 ou 10 unidades quanto para a gaze não estéril pacote com 500 unidades.

Através do peso do pacote e do tamanho do produto é possível saber a quantidade que vem dentro do pacote, e se é realmente a informada na embalagem, outra forma é realizar a contagem manualmente.

Para verificar se o produto possui realmente 13 fios por cm² basta pegar uma lupa, fazer um quadrado medindo 1 cm de largura por 1 cm de comprimento, após isso coloque a lupa sobre o tecido (gaze) e realize a contagem de fios dentro do espaço de 1 cm².

Lembre-se sempre de que, uma gaze de qualidade representa uma economia na quantidade utilizada do produto, maior segurança e conforto para o paciente.

Utilização do pacote de gaze estéril

Use a compressa de gaze estéril imediatamente após a abertura.

  • Caso o pacote esteja aberto, o mesmo não deve ser mais utilizado como produto estéril.
  • Ao pegar a gaze, não pegue no meio, pegue pela borda e cubra a ferida, cuidado para não encostar na parte que irá na pele (ferida). Recomenda-se o uso de luva cirúrgica ou uma pinça esterilizada a fim de evitar contaminação.
  • Ao comprar a compressa de gaze estéril, leve em consideração o tamanho da ferida e a quantidade que irá utilizar.
  • As compressas de gaze que restarem no pacotinho após a abertura devem ser descartadas, pois essas não poderão mais ser consideradas estéreis à bactérias quando em contato com o ar exterior, quanto mais tempo demorar para se colocar a gaze após a abertura do envelope mais bactérias à ela estarão ligadas, então tome cuidado se a gaze estéril ficar muito tempo exposta fora da embalagem ela pode estar cheia de bactérias e poderá resultar na infecção da ferida. Caso sobre gaze dentro da embalagem o indicado é descartar as gazes que sobrarem na embalagem a fim de prevenir maiores complicações.

Lembrando que em pacientes com deficiência imunológica, (como diabéticos, portadores de HIV entre outros), pequenas feridas podem se tornar grandes infecções.

  • Verifique a validade do produto.
  • Sempre compre produtos com registro na Anvisa.
  • IMPORTANTE: Lembre-se de que você pode exigir do seu fornecedor o laudo de esterilização de qualquer produto estéril. O laudo é feito por lote de produtos produzidos. Precauções nunca são demais, principalmente quando há um risco de infecções hospitalares, que podem levar à morte.

Principais apresentações de gaze estéril

Gaze estéril algodonada

Confeccionada em algodão hidrófilo, na cor branca, boa absorvência, macio e inodoro, envolvida com gaze em tecido de algodão puro com 13 fios por centímetro quadrado dobrada de modo que facilite o uso do material, envolto em invólucro plástico. Embalado em papel grau cirúrgico e filme plástico em 3 camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica de abertura asséptica.

Disponível em tamanhos:

  • 10X15 cm
  • 10X1 m
  • 10X2,5 m
  • 10X20 cm
  • 10X2 m
  • 10X30 cm

Gaze estéril para amígdala

Confeccionada em algodão hidrófilo, na cor branca, boa absorvência, macio e inodoro, envolvida com gaze estéril em tecido de algodão puro com 13 fios por centímetro quadrado dobrada de modo que facilite o uso do material, envolto em invólucro plástico. Embalado em papel grau cirúrgico e filme plástico em 3 camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica de abertura asséptica.

Disponível:

  • C/ RX C/ 2 UNID
  • S/ RX C/ 4 UNID
  • S/ RX C/ 5 UNID

Gaze estéril ancorada

Confeccionada em algodão hidrófilo, na cor branca, boa absorvência, macio e inodoro, envolvida com gaze em tecido de algodão puro com 13 fios por centímetro quadrado dobrada de modo que facilite o uso do material, envolto em invólucro plástico. Embalado em papel grau cirúrgico e filme plástico em 3 camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica de abertura asséptica.

Disponível:

  • C/ RX C/ 2 UNID
  • S/ RX C/ 4 UNID
  • S/ RX C/ 5 UNID
  • S/ RX C/ 6 UNID
  • S/ RX C/ 2 UNID

Gaze estéril bolinha

Confeccionada de compressa de gaze com ou sem filamento radiopaco visível em cada, quantidade mínima de 5 unidades em cada pacote. Embaladas em papel grau cirúrgico e filme plástico em 3 camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica de abertura asséptica.

Disponível:

  • C/ RX N.0 C/ 10 UNID
  • C/ RX N.0 C/ 5 UNID
  • C/ RX N.0 C/ 5 UNID
  • C/ RX N.1 C/ 5 UNID
  • C/ RX N.2 C/ 5 UNID
  • C/ RX N.3 C/ 5 UNID
  • C/ RX N.4 C/ 5 UNID

Gaze estéril em rolo

Confeccionada em tecido de algodão puro com 13 fios por centímetro quadrado, enrolada de modo que facilite a sua aplicação, envolta em invólucro plástico. Embalada em papel grau cirúrgico e filme plástico em 3 camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica de abertura asséptica.

Disponível nos tamanhos:

  • C/ 1 m
  • C/ 2 m

Gaze estéril para laparoscopia c/ 5 un.

Com 13 fios por centímetro quadrado, 14cm x 21cm, enrolada de maneira firme, sem alvejante óptico, isenta de amido, com fio radiopaco. Embalado em papel grau cirúrgico e filme plástico em 3 camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica de abertura asséptica.

Disponível:

  • C/ RX C/ 5 UNID

Gaze estéril p/ otorrino

Confeccionada com fita alvejada 100% algodão; sem alvejamento óptico. A fita é enrolada e presa com linha preta, para facilitar o manuseio. Embalada em papel grau cirúrgico e filme plástico em 3 camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica asséptica para abertura.

Disponível no tamanho:

  • C/ 1 m

Gaze estéril pipoca com 10 und.

Confeccionado em tecido tipo Morim, dobradas de forma específica, para uso em procedimento cirúrgico, sem alvejante, isenta de amido, com fio radiopaco, envoltas em invólucro plástico. Embaladas em papel grau cirúrgico e filme plástico em três camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica de abertura asséptica.

Disponível:

  • ADULTO C/ 10 UNID
  • INFANTIL C/ 10 UNID

Gaze estéril tampão

Confeccionado em tecido de algodão puro com 13 fios por cm², dobrado em formato retangular de modo que não fiquem pontas expostas, com fio de algodão para remoção, envolto em invólucro plástico. Embalado em papel grau cirúrgico e filme plástico em 3 camadas de polietileno e PVC, com selagem uniforme que proporciona barreira microbiana, a manutenção da esterilidade e a técnica de abertura asséptica.

Disponível:

  • P/ SEPTO C/ 2 UNID
  • TAMPÃO NASAL 1,5X100 CM
  • TAMPÃO NASAL ANTERIOR
  • TAMPÃO ADENOIDE C/ 02 UNID
  • TAMPÃO VAGINAL 2,5X100 CM
  • TAMPÃO VAGINAL 4,5X100 CM
  • HIDRÓFILA PACKING GRANDE
  • HIDRÓFILA PACKING PEQUENA

Onde comprar?

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse produto tão importante, que tal pesquisar por gaze estéril aqui no Cliquefarma? Nosso buscador e comparador de preços vai te informar as melhores ofertas e condições de entrega do produto agora mesmo! É só clicar no link ao lado, comparar e economizar.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe no box abaixo que teremos todo o prazer em lhe ajudar!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<