Skip to main content

Você provavelmente deve ter uma rotina de cuidados com a pele do rosto, usando diversos cremes para combater o envelhecimento precoce e protetor solar para proteger o rosto dos danos que o sol pode causar. Talvez você tenha uma rotina de cuidados também com o seu cabelo e com outras partes do corpo. Mas uma região do nosso corpo que também precisa de uma rotina de cuidados, são as nossas mãos.

As nossas mãos sempre sofreram constantemente com diversos fatores da nossa própria rotina diária. Mas nos últimos anos as nossas mãos com certeza estão sofrendo ainda mais.

Por causa da pandemia da COVID-19, precisamos higienizar constantemente as nossas mãos para evitar a nossa infecção e de outros. Essa higienização é feita geralmente lavando as mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

Visto que o coronavírus ainda está à nossa volta, precisamos continuar nos protegendo, sempre higienizando as nossas mãos. Mas não podemos negar que essa rotina pode causar um grande ressecamento na pele das mãos e deixá-las com um aspecto desagradável.

É por esse motivo que manter uma rotina de cuidados com as nossas mãos nunca foi tão importante e, algo que pode ajudar muito nessa rotina é o hidratante para as mãos.

O hidratante para as mãos pode repor os nutrientes que a pele das mãos perdem por causa das higienizações que fazemos constantemente.

Nesse artigo vamos te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse produto e vamos te ajudar a saber a melhor forma de usá-lo na sua rotina diária de cuidados. Além disso, vamos te mostrar também outras coisas que você pode fazer para cuidar das suas mãos.

Mas antes disso, vamos ver um pouco mais sobre como os produtos de limpeza podem afetar as nossas mãos.

Como os produtos de limpeza podem afetar as suas mãos?

Todos nós sabemos que os produtos de limpeza doméstica são para limpar as nossas casas, mas você deve perceber que com frequência estes produtos entram em contato com a nossa pele muito mais do que gostaríamos por meio das nossas mãos.

Sabemos pelos rótulos e pelo bom senso, que esses produtos químicos agressivos não deveriam estar chegando perto de nossa pele, mas quantos de nós realmente sabem quais podem ser os efeitos colaterais?

Veja a seguir alguns efeitos que os produtos de limpeza podem causar na nossa pele.

Produtos de limpeza e pele não se misturam

Sabemos que existem muitos produtos químicos que não são bons para a nossa pele e não queremos viver em uma fossa química, mas muitos desses produtos químicos perigosos estão na verdade pendurados em nosso armário de limpeza e chegando até nossa pele em uma base regular.

Se esses produtos de limpeza domésticos são feitos para cortar graxa, sujeira e desinfetar superfícies de micro-organismos perigosos, imagine o que eles podem fazer com sua pele!

Como você acha que sua pele se sente ao trabalhar com colegas tão agressivos e corrosivos? Se eles tocarem em suas mãos, você ficará com a pele seca, irritada, com coceira e, às vezes, com queimação, o que indica que sua pele está sendo danificada.

Eles podem causar eczema e surtos de psoríase, são um grande contribuinte para a dermatite de contato e podem até causar reações alérgicas.

Produtos de limpeza comuns que prejudicam a pele

Vejamos quais são os produtos de limpeza domésticos comuns que costumamos usar e que abrigam os inimigos da pele.

Limpadores de ralos

Apesar desses produtos serem muito úteis para a desinfecção dos ralos, esses produtos são feitos com ingredientes tóxicos como ácido clorídrico, soda cáustica e hidróxido de sódio, que podem causar queimaduras na pele e literalmente correr a sua pele na região das mãos.

Removedor de manchas

Esta incrível invenção que nos ajuda a eliminar a evidência de que bebemos vinho tinto ou comemos chocolate geralmente contém produtos químicos como hidróxido de amônio ou hipoclorito de sódio (alvejante) que podem irritar gravemente e queimar sua pele. Com o contato repetido, você desenvolverá coceira e inflamação na pele.

Limpadores de vaso sanitário

Parece que não podemos viver sem eles, mas o que podemos viver sem, são os terríveis efeitos colaterais que podem causar. Os produtos de limpeza de vasos sanitários comuns geralmente contêm água sanitária, ácido clorídrico, bissulfato de sódio e fenol, que podem causar queimaduras químicas graves e bolhas na pele.

Limpadores de forno

Como os limpadores de forno são feitos para cortar gordura e sujeira cozida, os ingredientes em um limpador de forno são extremamente ásperos. Eles geralmente contêm soda cáustica e hidróxido de sódio e são extremamente corrosivos. Novamente, este produto pode queimar gravemente e danificar suas mãos, para não mencionar seus pulmões e olhos também.

Limpadores de vidros e janelas

Ter janelas com um brilho sem riscos é uma visão agradável de se ver, mas os efeitos que esses limpadores podem deixar em sua pele são tudo menos isso! Eles geralmente contêm amônia que seca severamente e irrita a pele, sem mencionar o quão horrível pode cheirar! Também é prejudicial aos nossos olhos e pulmões. 

Produtos de limpeza multiuso

Provavelmente são os mais comumente usados ​​porque, bem, o nome já diz tudo. É multiuso! Infelizmente, eles também escondem muitos ingredientes que definitivamente não são amigos das nossas mãos, como hipoclorito de sódio, amônia e muitos outros irritantes da pele. Pode ser bom para limpar muitas superfícies, mas danificam a nossa pele.

Apesar de existirem produtos que não são tão agressivos, esses produtos podem custar caro e, nem sempre você estará disposto a usá-los. Mas para proteger as suas mãos desses efeitos negativos que os produtos de limpeza podem causar, use sempre luvas.

Além disso, é necessário manter uma rotina de cuidados com as mãos, para reduzir os efeitos negativos dos produtos de limpeza.

Como lavar as mãos com frequência pode afetar a saúde da pele?

Uma das melhores maneiras de se proteger contra vírus e germes comuns é lavar as mãos com frequência, especialmente depois de usar o banheiro, antes de comer e depois de assoar o nariz.

Em tempos de pandemia, é comum que as pessoas carreguem desinfetantes para as mãos para desinfetar as mãos em público após entrar em contato com superfícies como botões de elevadores, maçanetas e dinheiro.

Embora uma boa higiene das mãos seja importante, a lavagem e higienização frequentes das mãos podem causar problemas de pele seca.

Lavar as mãos com água e sabão ajuda a enxaguar a sujeira e os germes, mas também remove os óleos saudáveis ​​de que sua pele precisa para se manter saudável e as bactérias benéficas que o defendem contra doenças.

O uso de desinfetantes para as mãos à base de álcool quando não há água e sabão irrita menos a pele do que o sabão, mas eles não eliminam todos os tipos de germes. Somente sabão e água são capazes de remover a sujeira ou gordura visível em suas mãos. 

Infelizmente, os próprios produtos que você usa para manter as mãos limpas e até a própria água estão tirando da pele de suas mãos a barreira necessária para protegê-las de danos.

Em um estudo conduzido para investigar o efeito de danos à pele devido a lavagens repetidas, verificou-se que a lavagem frequente das mãos por um longo período de tempo pode causar alterações de longo prazo na pele, resultando em doenças da pele, como danos crônicos à pele, irritação dermatite de contato e eczema. Além disso, a pele danificada pode aumentar o risco de abrigar e transmitir micróbios infecciosos.

Mas como podemos manter as mãos limpas sem causar o ressecamento da pele? Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar.

Dicas para manter as mãos limpas e ao mesmo tempo hidratadas

Com certeza não devemos deixar de lavar as nossas mãos, mas ao mesmo tempo é necessário cuidar da hidratação da pele. Para isso, veja algumas dicas que podem te ajudar.

Use água fria ou morna

Não use água quente para lavar as mãos, pois isso retira os óleos naturais da pele necessários para permanecer à prova d’água. Água mais quente não significa mãos mais limpas. Lavar com água morna com sabão suficiente também serve.

Escolha seu sabonete com sabedoria

O sabonete pode ressecar as mãos, portanto, certifique-se de escolher um sabonete hidratante. Procure por produtos que dizem hidratante na embalagem e com ingredientes como glicerina e lanolina.

Escolha sabonetes líquidos em vez de uma variedade de sabonetes, pois os ligantes que mantêm as barras de sabonete juntas contêm altos níveis de pH que podem ressecar a pele. Evite sabonetes perfumados, pois podem irritar a pele já danificada ou seca.

Seja gentil

Além de escolher um sabonete mais suave para lavar, tome cuidado para fazer movimentos suaves ao lavar as mãos. Temos tendência a apressar o processo de lavagem devido às agendas lotadas, mas tome cuidado para não ser muito agressivo, pois isso pode irritar a pele.

Faça do hidratante para as mãos o seu melhor amigo

À medida que você aplica água nas mãos durante a lavagem, a água atua como um ímã, retirando a umidade existente das camadas mais profundas da pele, o que também contribuirá para ressecá-la.

Portanto, você precisa repor a umidade da pele após a lavagem. Tenha um tubo prático de hidratante para as mãos próximo ao sabonete para as mãos ou leve um tubo com você para que possa aplicar imediatamente quando precisar.

Você também pode aplicá-lo antes de ir para a cama e sempre que sentir que as mãos estão secas. Selecione variedades de cremes ou pomadas em vez de loções, pois as loções têm um teor muito alto de água e não fornecem a barreira de que sua pele precisa.

Trate suas mãos com uma máscara calmante

Para maior cuidado e para garantir que a umidade da superfície penetre, especialmente se você tiver mãos secas e rachadas, experimente um tratamento com máscara.

Para fazer isso, mergulhe as mãos em água limpa por 5 minutos, aplique uma camada espessa de creme hidratante ou vaselina e coloque as mãos em um par de luvas de algodão para a noite. Deixe as luvas por cerca de 8 horas.

Este tratamento também o ajudará quando viajar para climas mais frios, onde o frio e o vento podem secar muito a sua pele.

Mude para desinfetante para as mãos

Se você ainda perceber que suas mãos estão ressecando, considere mudar para um desinfetante para as mãos em vez de sabonete. Isso reduz a quantidade de água que você precisa usar.

No entanto, lembre-se de que o desinfetante para as mãos não substitui o sabonete para lavar as mãos antes de comer, depois de ir ao banheiro e quando suas mãos estiverem visivelmente sujas. Esteja ciente também de que os desinfetantes para as mãos mais eficazes contêm altos níveis de álcool e isso também pode ressecar.

Seque bem após a lavagem

Use um pano ou toalha de papel para secar bem as mãos após a lavagem, pois os germes são mais facilmente capturados nas mãos molhadas. Mais uma vez, seja gentil com as mãos e seque em vez de esfregar, para não irritar a pele. Substitua as toalhas de pano em sua casa a cada 3 dias e certifique-se de que cada membro da família tenha sua própria toalha para usar.

Com que frequência você deve lavar as mãos?

Embora seja importante lavar as mãos regularmente para higiene básica e para reduzir o risco de infecções virais, a lavagem excessiva pode comprometer o sistema imunológico. 

Você precisa expor seu corpo a uma quantidade limitada de patógenos potencialmente nocivos para treinar seu sistema imunológico para combatê-los e torná-lo mais capaz de responder quando seu corpo entra em contato com bactérias e vírus estranhos. Por isso lave as mãos principalmente nas seguintes situações:

  • Depois de usar o banheiro ou trocar fraldas
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de tocar em animais ou dejetos de animais
  • Depois de tocar no lixo
  • Após entrar em contato com fluidos corporais ou após atividade sexual
  • Antes, durante e depois do manuseio dos alimentos
  • Antes e depois do contato com uma pessoa doente
  • Antes e depois de tratar um corte ou ferida
  • Sempre que elas estiverem sujas

Por que é importante usar hidratante para as mãos?

Se dúvidas você deve ter notado que coisas normais do dia a dia podem afetar a saúde das nossas mãos. Diante disso, hidratar as mãos é algo totalmente necessário.

A água desempenha um papel importante para manter a pele saudável, macia e radiante. Os problemas começam quando a pele perde sua umidade natural. As razões para isso podem ser a exposição excessiva ao sol, especialmente nos meses de verão e a ingestão insuficiente de líquidos.

Além disso, o uso excessivo de água e sabão afeta o estrato córneo da pele, reduzindo sua função de selamento, resultando em uma maior evaporação da água da pele.

As mãos são os locais que mais precisam de hidratação em comparação ao resto do corpo, pois ficam mais expostas ao sol e podem fazer uso excessivo de água, sabão e desinfetantes, principalmente no período pandêmico. Os hidratantes selam a umidade e evitam a perda de água. 

Qual o melhor hidratante para as mãos

Sem dúvidas o hidratante para as mãos é um produto que não pode faltar na sua rotina de cuidados com a pele. Mas assim como outros produtos existem uma infinidade de marcas de hidratantes para as mãos.

Tantas marcas e opções podem ampliar o nosso poder de escolha, mas também podem dificultar de certa forma a nossa escolha por um produto que seja eficaz.

Existe uma grande variedade de cremes para as mãos no mercado e, idealmente, podem ser usados ​​após a lavagem das mãos. Os cremes contêm substâncias que ligam as moléculas de água e oferecem hidratação à pele ou criam uma barreira protetora para proteger a pele contra fatores externos.

Diante de tantas opções, você deve escolher um hidratante que contenha as substâncias que realmente promovem a hidratação. As substâncias que hidratam a pele são vaselina, lanolina, ácido hialurônico, vários óleos minerais e de ervas (óleo de amêndoa, óleo de argan, óleo de abacate) e glicerina.

Para peles muito secas a ureia, e o ácido láctico aliviam e hidratam profundamente a pele. O óleo de vitamina E também pode fornecer alívio e nutrição para as mãos rachadas do inverno. Em casos de pele muito seca, pode-se aplicar uma quantidade suficiente de creme nas mãos, usar luvas e dormir.

Como usar hidratante para as mãos

Suas mãos tendem a ser uma das áreas mais expostas da pele, de modo que a pele das mãos tende a liberar células da pele com mais rapidez e frequência. A hidratação regular permite que a pele mantenha sua textura macia natural.

Os melhores horários para usar hidratantes são após o banho, esfoliação, lavagem da louça e antes de ir para a cama. Para aqueles com mãos muito secas, é melhor hidratar cada vez que você lavar as mãos. Mantenha um hidratante para as mãos próximo à pia para uma hidratação das mãos de fácil e rápida absorção.

Para hidratar as mãos durante a noite, passe loção ou um creme ultra hidratante para as mãos e use luvas de algodão durante a noite para reter a umidade por várias horas.

Como hidratar as mãos de forma natural

Algumas pessoas preferem não usar produtos que encontramos na farmácia e optam por usar produtos naturais. Mesmo que você não seja esse tipo de pessoa, seria interessante saber algumas formas de hidratar as mãos com produtos naturais, para situações de emergência, caso o seu hidratante para as mãos acabe antes do esperado.

Hidratante natural de abacate e óleo essencial

Os abacates são uma fonte rica em ácidos graxos e vitaminas que podem ajudar na reparação da pele e acalmar a pele seca. Eles são uma excelente fonte de vitaminas C e E. 

A vitamina C é um antioxidante que desempenha um papel fundamental na síntese de colágeno, o que é importante para uma aparência jovem. A vitamina E também é um antioxidante que fornece fotoproteção, principalmente quando combinada com a vitamina C. 

Os nutrientes presentes no abacate também podem melhorar o tom da pele. Adicione a isso o efeito suavizante que os outros óleos desta receita têm e você terá mãos macias e jovens sempre.

Tudo o que é necessário para fazer esse hidratante natural é meio abacate maduro, 1 colher de chá de óleo de jojoba, 1 colher de chá de óleo de coco e ½ colher de chá de suco de limão. Você pode misturar os ingredientes no liquidificador ou apenas amassá-los bem em uma tigela. Depois de espalhar a mistura nas mãos, deixe agir por 10 minutos e enxágue com água fria.

Hidratante para as mãos com óleo de coco

O óleo de coco é um produto natural muito popular, usado para muitos fins. Quando se trata da hidratação das mãos, esse óleo pode ajudar a reparar a irritação da pele e também ajudar na função de barreira da pele.

O óleo de coco é fácil de encontrar nas lojas e está cheio de ácidos graxos que beneficiam a pele. Contém muito ácido láurico, que é antimicrobiano e muito hidratante. Todos os itens acima ajudam a combater os sinais de envelhecimento e ressecamento das mãos.

Tudo que você precisa fazer é aplicar um pouco de óleo de coco nas mãos e espalhar o óleo em toda a pele da região. Se quiser, você pode cobrir as mãos com luvas de algodão ou luvas feitas para tratamentos de beleza para potencializar a hidratação.

Hidratante para as mãos com babosa

O gel da babosa pode proporcionar um doce alívio para as queimaduras de sol ou ajudar a curar a pele rachada, irritada e seca. Como um umectante, esse ingrediente natural puxa a umidade do ambiente para a camada superior da pele, ajudando a torná-la mais hidratada. 

O efeito calmante vem de uma enzima anti-inflamatória chamada bradicinase, que também tem propriedades analgésicas que reduzem qualquer inflamação.

O gel da babosa sozinho pode ser ligeiramente pegajoso ao toque, por isso combina muito bem com um emoliente que suaviza tudo que encontra. Misture um pouco de gel de babosa e um pouco de óleo essencial e aplique nas mãos, deixando agir por 10 minutos, depois enxague.

Hidratante natural de mamão e banana

As enzimas dessas frutas estão repletas de benefícios para hidratar a pele das mãos. Os alfa-hidroxiácidos esfoliam a camada superior das células mortas e o potássio do mamão hidrata e nutre.

Algumas pessoas também relatam clareamento da pele após tratamentos de pele com o mamão. Mamão e banana estão cheios de vitaminas, e a banana torna qualquer máscara mais hidratante.

Para esse hidratante natural corte um mamão maduro e reserve ¼ xícara. Misture com ¼ xícara de pedaços de banana e bata até formar uma pasta lisa. Aplique nas mãos e relaxe por 20 minutos. Enxágue com água morna e seque as mãos delicadamente.

Porque hidratar a unha também é importante?

As unhas são camadas de proteínas estruturais chamadas queratina e, à medida que envelhecemos, produzimos queratina em um ritmo mais lento. A exposição a elementos, como lavar as mãos, produtos de limpeza ou um dia frio de inverno, pode levar a unhas lascadas, descascadas e feias.

As unhas fazem parte das nossas mãos, então se quisermos uma mão hidratada por completo precisamos também dar atenção às unhas e cutículas.

Aplicar hidratante nas unhas pode evitar que fiquem quebradiças. O hidratante protege a lâmina ungueal do ar e da água que podem causar danos. Existem dois métodos comuns de hidratação das unhas.

Uma maneira é aplicar um creme ou pomada, como vaselina, nas mãos, cutículas e unhas. Outra é embeber as unhas em óleo, como óleo de coco ou azeite de oliva. Em casos extremos, você pode querer combinar esses métodos. Primeiro, molhe as unhas em óleo, limpe o excesso de óleo das mãos e depois aplique um creme hidratante.

Como hidratar as unhas das mãos – dicas para manter suas unhas sempre hidratadas

Além de usar um hidratante nas unhas e cutículas, também é importante se atentar a algumas coisas que podem afetar a hidratação das unhas.

Veja a seguir algumas dicas para manter as unhas sempre hidratadas:

  • Não use um esmalte que contenha formaldeído. Você também deve ficar longe de qualquer removedor de esmalte que contenha acetona. Se você luta com unhas quebradiças, mas ainda quer dar brilho às suas unhas, limite a aplicação de esmalte a duas vezes por mês.
  • Use luvas na hora de limpar ou lavar a louça, pois o uso de sabão e a ação de esfregar podem ressecar as mãos e as unhas.
  • Os especialistas em saúde recomendam que lavemos as mãos com frequência para evitar vírus e bactérias prejudiciais, mas toda essa lavagem é difícil para a pele e as unhas. Use um sabonete neutro quando possível e, após a lavagem, aplique um hidratante.
  • Evite banhos longos e quentes, pois a água quente é especialmente ressecante para a pele. E, como ao lavar as mãos, hidrate a pele e as unhas o mais rápido possível após o banho. Ao fazer isso, você pode bloquear qualquer umidade remanescente do chuveiro.
  • Para uma hidratação intensiva, aplique quantidades generosas de creme para as mãos ou vaselina antes de dormir e, em seguida, coloque as luvas ou meias. Luvas de algodão especiais para esse fim estão disponíveis em muitas lojas.
  • Escolha um hidratante que contenha alfa-hidroxiácidos.
  • Use um umidificador no inverno, quando o ar costuma ser muito seco, o que pode ser prejudicial para a pele e as unhas.

Dicas adicionais para cuidados com as mãos

Apesar de ser uma das partes mais utilizadas do nosso corpo, as mãos são uma das mais esquecidas no que diz respeito aos cuidados com a pele. Uma rotina adequada de cuidados com as mãos é essencial se quisermos que nossas mãos tenham uma aparência tão boa quanto o resto do nosso corpo.

Além de lavar as mãos da maneira certa e usar hidratante para as mãos, existem outras coisas que você incluir na sua rotina de cuidados com as mãos. Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido.

Faça esfoliação nas suas mãos

A esfoliação é o processo de descascar as células mortas da pele para expor as novas células da pele. Use o método de esfoliação mais adequado para o seu tipo de pele. Esfoliantes físicos são mais eficazes para pele oleosa, enquanto esfoliantes químicos são recomendados para pele seca ou sensível.

É melhor esfoliar as mãos duas vezes por semana, pois uma esfoliação mais frequente pode irritar a pele e desgastar prematuramente células da pele perfeitamente saudáveis. Se você tem pele sensível ou cortes abertos nas mãos, evite a esfoliação, pois pode causar irritação.

Use sempre protetor solar nas mãos

Uma parte frequentemente negligenciada de uma rotina ideal de cuidados com as mãos é o protetor solar. O filtro solar é um passo fundamental para proteger a pele das queimaduras solares e do envelhecimento prematuro.

Ao aplicar o protetor solar nas mãos, aplique primeiro o hidratante e, em seguida, aplique o protetor solar. Se você passar o dia todo fora, reaplique o protetor solar a cada 90 minutos e depois de lavar as mãos.

Proteja suas mãos

Para evitar o contato prolongado com produtos de limpeza, use luvas ao lavar a louça, a roupa ou outras tarefas domésticas. No inverno, mantenha as mãos cobertas para evitar que a pele resseque. A baixa umidade e a temperatura fria geralmente significam menos umidade no ar, o que pode causar ressecamento e rachaduras nas mãos

Onde encontrar hidratante para as mãos com preços acessíveis?

Com certeza você deve incluir o hidratante para as mãos na sua rotina de cuidados diários, a fim de manter suas mãos sempre macias e saudáveis. Se você tiver alguma dúvida sobre o tipo de hidratante que você deve usar nas suas mãos, peça o conselho de um dermatologista, ele é a melhor pessoa para te ajudar com isso.

Para encontrar os melhores produtos com os melhores preços, experimente usar o buscador de preços da cliquefarma. Essa ferramenta pode te ajudar a encontrar tudo o que você precisa de forma, prática, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<