Hidratante para os pés

03/03/2021 0 Por cliquefarma

Hoje vamos falar de hidratante para os pés. Se tem uma região do corpo que sofre diversas agressões ao longo do dia, seja por caminhar em um local difícil ou pelo uso de um sapato inapropriado, sem dúvida, são os pés! Neste artigo, vamos falar sobre a importância de hidratá-los corretamente, as melhores marcas e onde encontrá-los. Confira até o final para não perder nada!

Por que é importante usar hidratante para os pés?

Porque assim como o rosto, os pés também precisam de cuidados de hidratação e por serem uma região do corpo que às vezes deixamos de lado, talvez eles necessitem até mesmo de uma atenção especial com um hidratante para os pés específico para atender suas necessidades. Assim, podemos garantir que eles se manterão sempre bonitos e saudáveis.

À medida que vamos envelhecendo, nosso organismo começa a diminuir a produção de colágeno, por exemplo, e essa proteína em falta faz a nossa pele ficar totalmente ressecada. Por isso que a hidratação é importante, assim nós garantimos aos nossos pés proteção contra inflamações na pele, neutralizamos odores desagradáveis, impedimos a ação de agressores externos e melhoramos seu aspecto de maneira geral.

Sem contar que o momento de passar o hidratante para os pés é muito relaxante, tranquilo e prazeroso, então você pode acrescentar esses instantes à sua rotina de autocuidados e descanso. Tenha certeza que a prática só vai te trazer benefícios! Como muitos outros que vamos analisar ao longo deste artigo. Confira!

Benefícios dos hidratantes para os pés

Eles evitam o envelhecimento precoce da pele

É importante termos uma rotina de esfoliar a região dos pés pelo menos uma vez por semana para remover células mortas e estimular a circulação e passar hidratante massageando todos os dias porque eles têm menos glândulas sebáceas que o restante do nosso corpo, por isso estão sujeitos ao envelhecimento precoce da pele. 

Outro conselho que os dermatologistas dão é que como a pele dos pés costuma ser bem fininha, deve-se passar filtro solar todos os dias porque ela pode se queimar facilmente.

O hidratante para os pés evita rachaduras nos calcanhares

Mais do que o restante do corpo, a pele dos calcanhares costuma ser mais ressecada e ter tendência até mesmo a rachar. Em temperaturas intensas, essas situações se agravam, por exemplo: invernos frios demais ou verões muito quentes com nenhum tipo de cuidado específico é quase certo que a pele ficará extremamente seca, perdendo elasticidade e causará dolorosas rachaduras.

Também melhoram o aspecto dos pés

Qualquer pessoa prefere ver os pés com uma aparência bonita, lisinha e saudável, mesmo a menor das vaidosas, não é mesmo? É por isso que o hábito de passar hidratante para os pés diariamente vai impedir que a pele resseque, fique com um aspecto grosso e o calcanhar cheio de rachaduras.

Hidratante para os pés

Por que os pés tendem a ficar ressecados?

Podemos enumerar uma série de fatores que se somam para o ressecamento da pele dos pés. Além do atrito que elas sofrem pela frequência de movimento do nosso corpo, assim como as palmas das mãos, podemos adicionar a tudo isso falta de hidratação adequada, o hábito de andar descalço, razões externas, tais como o clima e até doenças específicas.

Como a rachadura ocorre?

O processo é simples, a pele fica muito seca, aí ela não aguenta o peso do nosso corpo e cede se quebrando, ou pode ser por pressões como atividades físicas, de corrida ou subir escadas, por exemplo. Mas a causa principal de tudo isso é a falta de um bom hidratante para os pés, o que acaba deixando ela suscetível a quebra, menos flexível e algumas condições que podem contribuir para essa falta de hidratação pode ser:

  • Estar acima do peso;
  • Acostumar a só andar descalço;
  • Utilizar durante muito tempo e principalmente em dias quentes sandálias e chinelos;
  • Utilizar água muito quente para tomar banho

Outro fator é não tomar uma quantidade de água adequada para o seu peso corporal. Pessoas que fazem isso podem ter a pele mais seca e as chances aumentam de os pés ficarem ressecados mais rapidamente.

É por isso que, para evitar o ressecamento excessivo e criar fissuras dolorosas em seus calcanhares, é essencial que você mantenha uma boa hidratação em seus pés, desde que passe um creme ao menos uma vez ao dia. Mas acalme-se, se os seus pés já estão ressecados ou até mesmo rachados, ainda dá para consertar. Você pode fazer alguns cuidados caseiros de hidratação que servem de renovação para a pele, deixando-a macia novamente e você ainda vai poder usar chinelos e sandálias sem se envergonhar.

Tratamento caseiro para pés ressecados

Você pode optar por fazer esse tratamento caseiro pelo menos duas vezes por semana ou então diariamente, nos períodos em que sente seus pés mais ressecados.

1. Prepare o escalda pés para hidratar

O escalda pés ajuda a amolecer bem a pele e abrir os poros, esse primeiro passo vai ser bom para que o hidratante para pés seja absorvido pelas camadas por completo.

Receita do escalda pés:

Coloque água morna dentro de uma bacia até que atinja a altura de 8 a 10 cm, ou uma altura que permita seus pés ficarem submersos por completo na água;

Adicione 1 a 2 colheres de sopa de creme hidratante para pés;

Misture bastante o creme na água, para que se dissolva por completo;

Mergulhe seus pés por 5 a 10 minutos, garantindo que a pele fique mole e tenha absorvido bem o creme.

Atenção: O ideal é que a água não esteja extremamente quente e nem que você faça sem creme hidratante porque isso pode causar ferimentos e agredir seus poros, causando efeito rebote deixando a pele ainda mais seca.

2. Seque muito bem os pés

Seque muito bem seus pés depois de finalizado o escalda pés, especialmente entre os dedos para que não haja crescimento de fungos, por exemplo. Passe uma toalha gentilmente na pele, evitando esfregá-la para que não cause algum tipo de irritação que contribua para o ressecamento.

Se preferir, antes de deixar os pés secar ao ar livre, passe a toalha com leves movimentos de pressão ou batidinhas gentis sobre eles, apenas para retirar o excesso de água mesmo.

3. Lixe o calcanhar para eliminar a pele morta

Faça esse passo apenas se os pés não apresentarem mais rachaduras e se perceber que a pele do calcanhar continua ressecada e grossa. Depois de perceber esse aspecto que ainda te incomoda, você utiliza uma lixa ou pedra pomes e faça movimentos leves sobre ele apenas para retirar esse excesso de pele. Depois então, pode também passar a lixa pela lateral do dedão se achar necessário, voltar a molhá-lo em água morna e secar o excesso com uma toalha limpa.

4. Por último, passe o creme hidratante para os pés

A última etapa desse processo é passar o creme hidratante puro nos pés completamente secos para que os poros se fechem e a hidratação se finalize. Um ponto importante a se salientar é que a escolha do creme deve ser feita pensando em alguns aspectos pontuais, mas tudo de acordo com as suas necessidades e preferências.

Se todo esse processo for feito em um momento antes de ir dormir é melhor porque depois de passado o hidratante para pés, você pode calçar uma meia e garantir que nem o creme, nem o pijama e nem a roupa de cama irá retirar os nutrientes hidratantes da sua pele enquanto ele vai sendo completamente absorvido pela pele.  Algumas horas com a meia para manter essa hidratação por mais tempo já é o necessário.

Hidratante para os pés

O que considerar para escolher meu hidratante para pés?

Agora a gente pode avaliar algumas dicas para analisar antes de comprar o hidratante para pés ideal para gente! Vem ver:

Do que os seus pés realmente precisam?

Nesses casos, você vai precisar avaliar qual o grau de ressecamento os seus pés estão. Pode ser que algumas fórmulas hidratantes mais simples já sejam suficientes para manter sua pele macia e sedosa por mais tempo. Para isso, invista em hidratante para pés com vitamina E para uma dose extra de maciez. 

Agora se eles estão muito ressecados e formando fissuras com muita facilidade, pode ser que precisem de uma fórmula com uma potência maior e então extratos de óleos ou manteigas vegetais talvez sejam o melhor. Veja alguns para você se inspirar:

Manteigas e óleos vegetais – Ideais para hidratar e nutrir pele com ressecamento extremo

Os hidratantes para pés ricos em manteigas ou óleos vegetais potencializam o efeito hidratante porque além de repor a água perdida da pele, ainda nutrem e ajudam a reter essa hidratação. Procure por cremes que tenham adicionados em sua composição óleo de oliva, de amêndoa, manteiga de cupuaçu ou de karité. Apesar de um pouco mais densos, eles têm o potencial de um resultado mais intenso para peles com ressecamento extremo com tendência à rachaduras.Lembre-se de verificar o selo de aprovação ANVISA.

Para pés que já possuem rachaduras: Ureia

Você já deve ter ouvido falar de cremes ou outro tipo de dermocosmético que leva uma substância chamada ureia em sua composição. Ela é uma das queridinhas dos dermatologistas, pois possui um potente efeito hidratante, esfoliante, além de amaciar e até afinar a pele dos pés.

Mais benefícios desse elemento é que ele também possui ação antimicrobiana e anti-inflamatória, por isso é excelente para tratar aquelas rachaduras que chegam até mesmo a sangrar de tão intensas! É como se a ureia “descascasse” aquele resto de pele morta, dura e envelhecida e renovasse a pele por baixo em calcanhares suaves e macios.

Só tome cuidado com o uso excessivo, pois como ela renova a pele com muita rapidez, pode deixar o calcanhar muito fino e sensível, causando problemas. O que se pode fazer é substituir a ureia por outro hidratante para pés assim que seus problemas com rachadura melhorarem. Pode ser uma concentração baixa do ingrediente e outros ativos hidratantes como os óleos vegetais, por exemplo.

Hidrate e estimule a circulação sanguínea com as vitaminas

As vitaminas também são ingredientes comumente presentes nas composições dos hidratantes para pés, assim como os óleos e manteigas, elas são ótimas para evitar o ressecamento, principalmente as vitaminas A e C. A vitamina E age especialmente na melhora da circulação sanguínea porque é um excelente antioxidante, combatendo assim, os nocivos radicais livres.

Quando for comprar o seu creme hidratante poderá notar as combinações de ingredientes contidas nas fórmulas e como elas juntas formam potentes hidratantes nutritivos para a delicada pele dos seus pés, deixando-os suaves e macios se usados com frequência. Por isso é tão importante criar esse hábito de hidratação, sem dúvida, seus pézinhos agradecem!

Os benefícios do colágeno e do ácido hialurônico

Outros dois ingredientes bastante presentes em dermocosméticos são o colágeno e o ácido hialurônico. O primeiro deles, nos hidratantes para pés, têm a função de aumentar a elasticidade e deixar a pele lisinha. Pessoas que costumam usá-lo são aquelas que estão buscando um melhor aspecto da aparência dos calcanhares.

Já o ácido hialurônico é indicado pelo seu alto poder retentor de umidade, trabalhando assim como um preventivo para o ressecamento incluído na fórmula do hidratante para os pés. Portanto, ambas as substâncias deixam seus pés mais hidratados, suaves e macios.

Hidratante para os pés

Onde comprar?

Você sabia que no Cliquefarma, nós disponibilizamos para você diversos medicamentos e produtos cosméticos em todas as farmácias da sua região? Aqui você consegue pesquisar os melhores preços e condições de entrega de qualquer um deles, incluindo hidratante para pés, bem aí, no conforto da sua casa. Busque agora mesmo!

Comente suas experiências fazendo uso da sua marca favorita conosco também! Sua opinião é importante para nós!