Skip to main content

O Lenço de Papel é uma opção para quem quer ter algo para poder se limpar caso aconteça alguma coisa inesperada. Antigamente, as pessoas tinham o costume de usar lenços de pano, mas nos dias atuais esse costume caiu em desuso e deu lugar aos novos lenços de papel. 

lenço de papel

Tais lenços facilitam muito o nosso dia a dia por diversos fatores, como por exemplo: 

  • são mais higiênicos, 
  • possuem mais unidades, 
  • podem ser reciclados, etc. 

Muitos são os benefícios que os lenços de papel trazem para quem os está usando. Sendo assim, hoje iremos mostrar para vocês algumas das vantagens de utilizar o lenço de papel, acompanhe nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre eles.

Porque usar lenço de papel

Quando pensamos nessa frase, de porque usar lenço de papel logo pensamos na questão da higiene, porém não é só isso! Além de ser mais higiênico, os lenços de papel possuem algumas características que se sobressaem sobre lenços convencionais, sobre lenços umedecidos e até mesmo sobre o papel higiênico, por isso vamos falar um pouco sobre essas vantagens. 

Antes de mais nada, você sabia que os lenços de papel são feitos de materiais diferentes dos papéis higiênicos? Muita gente não conhece essa informação, porém essa é uma informação importante, já que o papel higiênico nem sempre é adequado para determinados usos! Além disso, também tem a questão de que os papeis higiênicos de alguma marca são mais ásperos do que de outras e dependendo do uso que você dá a ele, você acaba tendo problemas como irritação da pele. 

Um dos grandes motivos de se usar lenço de papel é por conta da facilidade que ele traz para as pessoas, vamos usar alguns exemplos de como ele é mais prático e fácil de usar: 

Em um automóvel, você pode armazená-lo na própria caixa que ele vem, pois assim você o mantém protegido de sujeiras, líquidos e qualquer tipo de coisa que possa contamina-lo. Se você utiliza rolos de papéis higiênicos convencionais e eles ficam soltos pelo carro, pode ser que estejam todos contaminados pelos mais diversos micróbios, bactérias entre outros. 

Se você utiliza os lenços de papel no bolso, ele ocupa menos espaço em comparação aos lenços de pano. Seja no bolso traseiro ou até mesmo no bolso da frente, ele também permite que tenha mais higiene, pois após o uso do lenço de papel você pode descartá-lo. Já o lenço de pano você precisa guardá-lo para lavá-lo posteriormente. 

 Para as mulheres e pessoas que utilizam bolsas, os lenços de papéis são mais vantajosos na questão de armazená-los pois o como falamos acima, eles podem ser armazenados em suas própria embalagens facilitando o uso quando necessário e também ficam mais bem guardados em suas embalagens plásticas, ao contrário dos papéis higiênicos que ficam soltos pela bolsa atrapalhando e muito. 

A importância do lenço descartável 

Sempre que estamos com certas doenças transmissíveis, como a gripe, devemos tomar alguns cuidados a mais, pois essas são doenças que podem ser transmitidas para outras pessoas. Desta forma, sempre que você estiver doente tome alguns cuidados para se proteger e proteger os demais.

Quando estiver com gripe, utilize lenços descartáveis e toda vez que for espirrar ou tossir, cubra sua boca com o lenço e descarte-o após o uso e lave as mãos, pois dessa forma você protegerá as pessoas à sua volta. Impedindo que o vírus se espalhe e contamine as pessoas do seu convívio.

O indicado também é sempre estar com lenços nas mãos para poder abrir maçanetas, portas, pois assim você pode proteger e acabar não transmitindo tais vírus por toda parte. 

Uma outra forma de utilizar esses lenços é quando a pessoa está com conjuntivite pois ela pode altamente contagiosa, sendo assim, quando estiver com a doença na fase do contágio evite tocar em objetos comuns (maçanetas, portas, equipamentos) evitando assim que outras pessoas toquem esses objetos depois de você e acabem colocando a mão nos olhos, levando ao contágio. 

O lenço descartável também pode ser importante pois seu uso é único, você usou, descarta! Facilitando muito pois você não precisa ficar reutilizando o mesmo lenço por diversas vezes, tornando-o mais higiênico.

Uso de Lenço de Papel para o Covid

Você sabia que o lenço de papel é um ótimo aliado para o combate ao Covid 19? Iremos mostrar nesse tópico como você pode melhorar a sua prevenção para não contrair o vírus.

Sempre que precisar sair de casa preste atenção em alguns cuidados que você deve tomar, pois dessa forma você evita o contato com o vírus. Leve consigo alguns equipamentos que possam auxiliar na prevenção da doença. Exemplos: Máscara facial, álcool em gel e lenços descartáveis. 

Para utilizá-los de forma correta, você deve após qualquer contato com pessoas, ou superfícies que pessoas tiveram contato, limpe suas mãos com álcool em gel. 

Quando estiver em contato com pessoas, ou em locais que pessoas estiveram recentemente, evite colocar as mãos na boca, nariz e olhos, pois dessa forma, se você estiver com algum vírus na suas mãos você pode levá-los para dentro do seu corpo por meios de vias aéreas ou pelos canais dos olhos. Se necessário coçar, ou tocar alguma dessas partes procure utilizar um lenço descartável, pois assim você não terá contato diretamente dessas partes com as mãos. 

Uma forma que o lenço de papel também ajuda na prevenção do vírus é utilizá-lo conforme mostramos acima com o exemplo da gripe, sempre que você for espirrar tente cobrir o nariz e boca com um lenço pois assim ele impede que você espalhe partículas onde esteja. Desta forma você estará garantindo que você não espalhe gotículas e que acabam caindo em pessoas. 

lenço de papel em uma bancada

Boas maneiras em épocas de gripe/resfriado

Sempre que estiver com qualquer sintoma de gripe, resfriado ou qualquer outro tipo de doença que seja transmissíveis, siga nossas dicas para que você, como citamos acima saiba como se proteger e como proteger as pessoas à sua volta. Tome algumas precauções como: 

  • Limpe nariz e boca com frequência
  • Mantenha mãos sempre limpas
  • Lave as mãos com frequência
  • Quando espirrar ou tossir utilize lenço para conter as partículas e gotículas
  • Faça repouso
  • Hidrate-se
  • Monitore os sintomas
  • Procure ajuda médica se achar necessário

Fique atento aos sintomas, pois estamos em uma época delicada e é sempre bom saber diferenciar o Covid 19 de gripes e resfriados comuns. O Covid 19 possui sintomas similares aos da gripe, como tosse, dores de cabeça, espirros frequentes, falta de ar, dores no peito, perda de apetite e paladar, entre outros. Porém, um dos grandes sintomas do Covid é febre acima dos 38 graus! Caso você possua algum desses sintomas somados, procure ajuda médica. Porém o mais indicado é que faça repouso, tente ficar isolado e longe do contato com pessoas, e procure ficar em casa sem sair de forma desnecessária. 

A Gripe costuma passar em alguns dias e tomando alguns cuidados diários como citamos acima, você irá se curar rapidamente. Muitos desses casos são gripes fracas e se você não apresentar nenhum tipo de sintoma acentuado, não tem com o que se preocupar.

Como é feito o lenço de papel

O lenço de papel é feito de um material similar ao papel higiênico, porém, ele é um pouco mais resistente e mais macio. Ele é feito de uma liga de papel especial, feito em diversos formatos e tamanhos você pode encontrar o lenço de papel em pequenas e grandes embalagens. 

Alguns desses lenços possuem um componente especial que dá aroma aos lenços como por exemplo: camomila, erva doce, que além de ajudar na limpeza consegue proteger a pele de possíveis agressões.

Um dos pontos mais positivos dos lenços de papel é que ele possui um alto poder de absorção de qualquer tipo de líquido, fazendo que seja de grande utilidade como por exemplo realizar a limpeza do rosto para retirar maquiagem ou até mesmo a oleosidade do rosto, retirando todo a oleosidade e a maquiagem com muito pouco esforço. 

Além disso, outra vantagem é sua praticidade e facilidade para uso. Por exemplo: se você precisa tirar toda sua maquiagem, basta colocar sua caixa de lenço de papel e ir tirando um a um, pois muitos deles são embalados de forma que um puxa o outro, deixando apenas uma parte deles para fora da caixa ajudando quando for pegar o próximo. 

Porque o Lenço de Papel é melhor que papel higiênico

O lenço de papel possui vantagens que o papel higiênico não possui, sendo assim o lenço de papel sai na frente em relação ao uso. Uma dessas vantagens é sua praticidade, ele possui formato mais prático e fácil de usar, pois com os lenços de papel você consegue controlar melhor a quantidade de lenço usado, puxando um a um em sua caixa que facilita tal prática. Em comparação ao uso de papel higiênico para determinadas situações ele possui um formato que não permite que pegue-o com uma mão só, por exemplo. 

Outra das suas vantagens é que o lenço de papel é mais delicado e macio que muitas marcas de papéis higiênicos que encontramos para venda, dessa forma o seu uso permite que não machuque a área utilizada, protegendo-a e limpando se for necessário. 

A resistência é mais uma das vantagens. Ele é mais resistente que os papéis higiênicos pois é feito com uma liga de componentes que permitem que traga mais elasticidade e resistência ao produto. Dessa forma,o uso do lenço de papel é feito de forma muito mais precisa e pratica quando em comparação aos papéis higiênicos que muitas vezes são de baixa qualidade, rasgando e se desfazendo com muito pouco esforço, deixando de trazer segurança em seu uso. 

O poder de absorção do papel higiênico é baixo, e para isso basta a observação. Se você já precisou secar algum líquido que derramou com o papel higiênico, com certeza viu o papel piorando ainda mais a situação. 

Como o lenço de papel é produzido de um material diferente, ele consegue absorver mais líquido sem se desfazer! Então, se você estiver em uma situação de emergência envolvendo líquidos, opte pelo lenço de papel

Para que você tenha certeza desse comparativo, faça o teste! É muito fácil: pegue os dois modelos, um do lenço de papel e um pedaço do papel higiênico do mesmo tamanho do lenço, coloque algum líquido para que os dois possam absorver, e veja o resultado. 

Dicas para escolher o melhor lenço de papel

Antes de correr para comprar o seu lenço de papel, você precisa pensar em como e quando ele será utilizado, já que por exemplo o lenço pode ser utilizado dentro de bolsas, ou na sua mesa do escritório, ou na mesa de cabeceira e até mesmo no bolso da calça. 

Convenhamos que você não conseguiria colocar uma caixa de lenço de papel dentro do seu bolso, e mesmo em uma bolsa, esse formato acaba se tornando inconveniente, pois ocupa muito espaço! 

Portanto, antes de fazer a sua aquisição, é melhor pensar em onde você vai usa o seu lenço de papel.

Se você for utilizar no bolso da calça indicamos o uso de lenços individualmente embalados. Esse tipo de embalagem é perfeito para ser levado em bolsos e também na bolsa. A embalagem é pequena, então não ocupa muito espaço, mas ao mesmo tempo vem com uma quantidade considerável de lenços, que pode ser utilizado nas mais diversas situações. 

Outro ponto importante desse tipo de embalagem de lenço é que eles possuem um fecho adesivo, então mesmo que você não utilize todo o pacote de uma única vez, seus lenços continuarão protegidos. 

Você pode retirar apenas um, e em seguida fechar a sua embalagem e guardá-la em segurança. 

O plástico da embalagem também é bem resistente ao atrito e não vai estragar nem mesmo se ficar dentro das bolsas por bastante tempo! 

Já para o uso no dia a dia, o recomendado é comprar as caixas. O grande benefício das caixas de lenço é que você consegue retirar o lenço da embalagem usando apenas uma mão, o que pode ser bem prático e útil em algumas situações. 

Os lenços em caixas podem ser utilizados por quem quer remover a maquiagem, enxugar líquidos em pequenas quantidades, limpar partes do corpo ou até mesmo equipamentos. 

Além disso, a embalagem na caixa também é mais econômica, uma vez que você encontra caixas bem grandes para quem tem o costume de usar bastante! 

A caixa de lenço na mesa do escritório também pode ser uma escolha interessante para quem sofre com as alergias respiratórias e está sempre precisando assoar o nariz. Ter uma caixa de lenços de papel sempre por perto vai te trazer segurança de não ficar com o nariz escorrendo e ainda vai possibilitar que você consiga limpar o nariz sem ficar com ele todo vermelho e irritado devido ao atrito com o papel higiênico. 

Antes de comprar o seu lenço de papel, lembre-se de pensar um pouco sobre o uso que você dará a ele e então escolha o tamanho da sua embalagem e se ela será para ser levada na bolsa ou bolso ou para ficar sobre a mesa para ser utilizado de forma prática sempre que necessário. 

Mil e uma utilidades do Lenço de Papel

Como você já deve ter percebido, o lenço de papel tem mil e uma utilidades! Mas, para fins de exemplo, vamos deixar aqui algumas ideias de como utilizar seus lenços de papel.

Limpeza de óculos

Por ser feito de uma liga resistente,com grande absorção e ainda com ótimo poder de limpeza o lenço de papel é muito recomendado para limpeza de óculos, pois sua superfície macia faz com que todas a sujeira que é encontrada nos óculos seja tirada, fazendo ainda uma boa limpeza em marcas de mãos e dedos que aparecem nas lentes. 

O uso dos lenços de papel aliada à um pouco de água para realizar essa limpeza, o óculos ficará extremamente limpo, deixando as lentes sem marcas de sujeira e por ser de um material bem macio, ele não causa nenhum tipo de dano ou arranhão ás lentes.

Limpeza da tela do celular 

Como ele é um ótimo produto para limpar óculos ele também é um ótimo produto para limpar tela de celulares, pois sua maciez permite que seja limpo de forma completa, não deixando resíduos para trás, fazendo com que marcas de dedos, respingos, sujeiras e poeiras sejam eliminadas sem muito esforço. Sua superfície retira toda a sujeira sem que você faça grandes procedimentos de limpeza, ajudando a não perder tanto tempo a limpar a tela do seu aparelho. 

Isso é especialmente importante agora em época de pandemia. Você sempre pode colocar uma pequena quantidade de álcool em gel no seu lenço e em seguida passar por toda a superfície do seu celular, garantindo que ele estará livre de qualquer contaminação por vírus. 

Como o celular é um ítem que está sempre nas nossas mãos, fazer essa higienização é importantíssimo e o lenço de papel é seu aliado!

Limpeza de mãos

Para poder limpar suas mãos corretamente o lenço de papel possui grande capacidade e utilidade, pois mesmo com as maiores sujeiras, ele é capaz de retirá-las sem muito esforço. Se você estiver com a mão muito suja, tente tirar o excesso com um ou dois lenços primeiro, após isso você deve pegar mais um ou dois lenços e acabar de limpá-las. 

Resfriados

Essa dica já foi dada aqui no texto, mas quando a dica é boa, sempre vale falar novamente. Para utilizar os seus lenços quando estiver resfriado, procure pegar duas ou três folhas para que a limpeza e proteção seja maior. Se por caso você tiver apenas uma única unidade, dobre a que você tem e utilize. Ao dobrar você cria mais resistência para que partículas não sejam espalhadas por todos os lados. 

Utilize lenços descartáveis toda vez que for espirrar ou tossir e cubra sua boca com o lenço.  Descarte-o após o uso e lave as mãos, pois dessa forma você protegerá as pessoas à sua volta. Impedindo que o vírus se espalhe para as pessoas em sua volta.


Sapato machucando

A utilização de lenços de papel não se restringe ao uso no corpo das pessoas, ele pode ser utilizado para inúmeras coisas e tarefas, como por exemplo, se você estiver com sapatos novos e estejam incomodando, coloque um lenço de papel dobrado no local do incômodo, assim aliviará a dor e o incômodo.

Olheiras

Quando você quiser acalmar as olheiras, você deve colocar um lenço de papel pouco umedecido dentro do congelador por algum tempo. Depois de quase uma hora, você pode colocar esse lenço sobre as olheiras, retirando quando estiver doendo, para que possa evitar queimadura. Após pouco tempo de aplicação, você verá uma melhora considerável. 

A melhora se dá pelo fato de que o lenço umedecido e a baixa temperatura promovem uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos, fazendo com que a coloração escura dê uma tregua, além de aliviar inchaços.  

Corrigir maquiagem

Se caso você estiver se maquiando e tenha errado algum ponto ou traço, você deve dobrar o lenço até que fique do tamanho do erro, pois assim você consegue passar somente naquele local, retirando apenas o ponto que queira apagar. Faça isso para sombras, batons, delineadores, máscara para cílios, etc.


Secar o suor

O lenço de papel pode ser utilizado para inúmeras tarefas e coisas, e uma delas ele é muito útil para secar suor do rosto, pois seu poder de absorção é tão grande que ele é capaz de secar uma grande quantidade de suor. 

Remover a oleosidade da pele

Se você possui a pele do rosto um pouco mais oleosa, você deve utilizar o lenço de papel para retirar todo esse excesso de oleosidade. Pois com uma simples passada no rosto ele é capaz de tirar todo o brilho que essa oleosidade deixa. 

Outro ponto bem interessante é que o uso do lenço de papel para remover a oleosidade do rosto, pode ser utilizado em conjunto com a maquiagem. Se por exemplo você se maquiou mas está notando que a sua zona T está com muito mais brilho do que o restante do rosto, você pode utilizar um lenço de papel para retirar a oleosidade excessiva e em seguida retocar a maquiagem.

Onde comprar?

Você pode encontrar diversos modelos de lenço de papel no nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma. Aqui, com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu produto dependendo da região em que mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu!

Tem alguma experiência interessante para compartilhar conosco fazendo uso do lenço de papel? Comente abaixo, sua opinião é importante para nós! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<