Skip to main content

O assunto de ontem aqui do blog foi o Fixador de Dentadura, exploramos o fato de todas as suas versões tanto creme quanto pó e fita ajudarem seus usuários a terem uma qualidade de vida muito melhor e hoje, nós continuamos na mesma linha de cuidados para quem usa próteses móveis – o Limpador de Dentadura. Vamos ver como esse produto funciona? Confira também como usá-lo corretamente e onde comprar.

Limpador de dentadura – Por que é necessário?

Nossa boca é um lugar bastante propício para proliferação de bactérias, independente dos dentes ainda estarem presentes ou não. Assim como um dente normal, a prótese móvel precisa de cuidados e de higienização. Caso haja descuido em sua manutenção, problemas bucais como o mau hálito, por exemplo, podem aparecer. 

Esse, por sinal, é um dos problemas mais comuns de quem usa dentadura, como os resíduos de alimentos se alojam nas brechas da prótese, as bactérias que causam mau hálito tem um ambiente bem propício para se alimentar e consequentemente se proliferar. Os cuidados com a dentadura são exatamente os mesmos que se tem com uma dentição normal.

Quanto tempo dura uma dentadura?

Segundo o cirurgião-dentista Luiz Gustavo Leite, as dentaduras, seja do tipo fixo ou móvel, precisam ser trocadas a cada 4 anos para compensar as perdas ósseas que ocorrem ao longo da vida após a perda dos dentes. Os materiais utilizados na construção de dentes e bases em prótese total são resistentes e duráveis para que, a cada troca, estejam sem desgastes e com cores e transparências com estética aceitável e em harmonia com o seu sorriso.

O mais importante com relação à durabilidade de dentaduras é que elas precisam, sim, ser trocadas a cada quatro. Quando isto não acontece, os pequenos movimentos que aparecem ao longo destes anos de uso podem dar início a pequenos traumas associados ao câncer bucal, e ainda aumentam a velocidade de reabsorção do osso de suporte.

O melhor material e tipos de dentes para dentaduras 

Ao contrário do que se imagina, os dentes utilizados em dentaduras não são todos iguais. Ainda que todos eles sejam confeccionados em acrílico, uma grande variação deste material proporciona resultados estéticos diferentes ao reproduzir cores, transparências e detalhes semelhantes aos encontrados em dentes naturais. E, nestes casos, selecionar o melhor tipo é o melhor caminho para evitar contratempos.

 

Além da diferença do material utilizado, também existe a variação com relação ao número de camadas utilizadas na confecção. Enquanto versões mais simples trazem uma única camada de acrílico, versões mais sofisticadas e importadas são construídas camada a camada, exatamente como na confecção de próteses dentárias fixas em porcelana. Depois, é só acertar no tamanho do dente e forma de dente para que o sorriso fique em harmonia com o seu rosto.

O tamanho e forma dos dentes utilizados em dentaduras é outra reclamação constante de pacientes insatisfeitos com suas próteses. Versões mais naturais e com cores mais claras fazem parte do catálogo de empresas dedicadas ao segmento premium em tratamentos odontológicos. Basta selecionar o que mais combina com o seu rosto para melhorar os resultados estéticos.

O tempo para se acostumar à nova prótese é curto

 

Para muitos indivíduos, a adaptação a dentaduras novas é sinônimo de dor e dificuldade para mastigar. No entanto, é preciso saber que, na maioria dos casos, este é o resultado de falhas na moldagem e confecção da prótese total. Quando o tratamento é realizado de forma correta, o tempo para se adaptar à dentadura é rápido e em poucos dias você já pode voltar a falar e comer normalmente, sem problemas com gengivas machucadas.

Quanto tempo leva para ficar pronta?

 

O tempo médio de tratamento para que a dentadura fique pronta é de 15 dias. Durante este período, que exige entre duas a quatro consultas odontológicas, o dentista especialista em prótese realiza as moldagens e vai fazendo os testes para verificar se os dentes estão do tamanho certo e alinhados com o seu sorriso. Depois, é preciso reservar ainda até duas consultas de revisão para verificar se a adaptação está acontecendo de forma rápida, sem dores ou dificuldade para mastigar.

Então ele prepara o paciente e ensina os cuidados de manutenção e limpeza com o limpador de dentadura.

Trocar as duas dentaduras ao mesmo tempo traz mais qualidade ao tratamento

 

Portadores de dupla dentadura (superior e inferior) são comuns, sejam elas do tipo fixo ou móvel – ou mesmo a prótese parcial removível do tipo ponte móvel. Como os dentes de acrílico destes dispositivos costumam desgastar e perder a capacidade de corte ao longo dos anos, o ideal mesmo é substituir todos ao mesmo tempo.

A confecção dupla de prótese total traz várias vantagens. Além de permitir ao dentista confeccionar um encaixe mais preciso entre os dentes, esta técnica resulta em uma mastigação mais eficiente e mais estável – e sem risco para o desalinhamento do seu sorriso.

 

 

Dá até para escolher a cor da dentadura?

 

As cores das gengivas não são iguais para todo mundo. E para que elas sejam reproduzidas fielmente, uma escala de cores para resinas acrílicas permite ao especialista em prótese dentária confeccionar uma versão mais natural e harmônica, para que ninguém perceba que você está usando algum tipo de dispositivo protético.

Dor e dificuldade para mastigar não são comuns

Estudos recentes apontam que duas em cada três próteses totais utilizadas na parte inferior da arcada dentária não são utilizadas passados três anos de uso. Problemas como dentaduras soltas e frouxas, dor e dificuldade para mastigar alimentos mais duros, segundo estas pesquisas, não são apenas o resultado do pouco osso disponível que costuma estar presente nesta arcada – os problemas relacionados indicações incorretas da técnica também estão na causa destes contratempos.

 

A seleção correta do melhor tipo de dentadura, móvel ou fixa, de silicone ou com encaixe, é parte importante do tratamento para recuperar a estética e mastigação de quem perdeu todos os dentes. Quando necessário, os implantes dentários podem ser necessários para melhorar a retenção e evitar a prótese dentária solta também na arcada superior – e todo o martírio associado a esta complicação tão comum.

Dentaduras contam com técnicas mais modernas para estética marcante

Para muitos indivíduos, a dentadura é a única técnica disponível para recuperar a mastigação e a estética do sorriso. Casos de exceção e impossibilidade financeira costumam ser os motivos para a escolha deste tratamento tão associado a dores e dificuldades para mastigar. Mas o que fazer para melhorar os resultados deste tipo de prótese total?

Comparados a técnicas de tratamento odontológicos com implantes dentários e próteses dentária fixa em porcelana, são poucas as inovações nos procedimentos com prótese total. Ainda assim, a introdução de novos materiais de moldagem e confecção trazem substancial avanço à construção daquilo ao qual os pacientes se referem a uma dentadura moderna.

As inovações no tratamento com dentaduras trazem dentes de acrílico mais resistentes ao desgaste estético e materiais de moldagens mais precisos para eliminar ou diminuir as dores e dificuldades de adaptação nos primeiros dias de uso da prótese dentária móvel.

Dentes em resina com versão próxima à porcelana

Dentaduras e prótese parcial removível, a ponte móvel, necessitam de dentes de acrílico para repor os dentes naturais perdidos. Atualmente, diversos modelos nacionais e importados trazem diferentes propriedades estéticas e de resistência ao desgaste ao longo dos anos – características que influenciam diretamente no preço final da dentadura.

 

Com relação à estética, os dentes para dentaduras modernas são divididos em dois tipos. Enquanto os convencionais são construídos com uma única camada de resina e entregam estética apenas razoável, os construídos com três camadas podem, dependendo do fabricante, entregar resultados estéticos até mesmo próximos à prótese dentária fixa em porcelana.

 

As vantagens dos dentes com tripla camada estética são evidentes. Além de reproduzirem melhor as características presentes em dentes naturais como transparências e degradê de cores, combinam mais facilmente com dentes naturais no tratamento com prótese dentária móvel. Utilizados na confecção de prótese dentária protocolo sobre implantes dentários, são a melhor escolha aos pacientes mais exigentes com os resultados estéticos de dentaduras modernas.

Cuidados com a dentadura móvel

Sabemos que a perda dentária nunca é algo bom. Além do prejuízo funcional, a estética também fica comprometida e pode acabar afetando a autoestima do paciente. Para reverter esse quadro, a Odontologia tem a opção de prótese dentária. 

O tratamento é super eficaz, mas como todo procedimento bucal, vai exigir os cuidados adequados para que cumpra seu papel e a limpeza com o limpador de dentadura é um ponto importante. Muita gente pode ter dúvidas nesse momento, a especialista Camila Sodré respondeu algumas questões que você confere a seguir: 

Quais cuidados o paciente precisa ter quando começa a usar a prótese dentária?

Alguns cuidados especiais são necessários nesse momento. Uma boa rotina de limpeza diária da prótese é o primeiro passo, que não pode ser deixada de lado quando se começa a usá-la, além, é claro, da higiene dos tecidos bucais. Também é fundamental armazená-la em local adequado. “Na fase de adaptação de uma prótese que seja removível, o paciente também deverá tomar cuidado ao consumir alimentos muito consistentes ou pegajosos que possam grudar na prótese”, explica a profissional.

Qual a importância de higienizar a prótese corretamente com o limpador de dentadura?

Quando se passa a usar uma prótese dentária, sua limpeza passa a ser tão importante quanto a escovação para os dentes. Nesse momento, os sabonetes ou detergentes neutros podem ser usados para a limpeza, mas nós aqui do blog recomendamos utilizar o limpador de dentadura. “É importante que o paciente perceba que assim como os dentes, a prótese acumula restos de alimentos que podem, com o tempo, originar cálculos dentários e até mesmo causar infecções como a candidíase”, esclarece ela.

Como deve ser feita a higienização da prótese?

Agora que já entendemos a importância da higiene da prótese com o limpador de dentadura, é preciso aprender de que forma essa limpeza deve ser feita. Saiba como realizá-la:

1) É essencial limpar a dentadura após cada refeição para não deixar restos de alimentos;

2) Usando uma escova de dente, higienizá-la com o limpador de dentadura, que ensinaremos a usar corretamente mais à frente;

3) Com uma escova e creme dental comuns deve-se higienizar a cavidade oral para remover resíduos alimentares do palato, língua e gengiva;

4) Remover a prótese durante à noite e armazená-la seca após a sua higienização dentro de caixas para aparelhos móveis, que o dentista entregará quando fizer a dentadura;

5) Nunca utilizar água fervente para que a prótese não seja deformada.

Quais os riscos caso a higienização não seja feita corretamente?

Se essa limpeza for deixada de lado ou feita de forma indevida, o paciente pode desenvolver quadros prejudiciais à sua saúde bucal. “Alguns dos problemas bucais que podem surgir são a candidíase, chamada também de estomatite de dentadura, causada por um fungo, e também lesões derivadas de inflamações e traumas”, cita a profissional. Para ficar longe desses problemas, basta caprichar na hora da limpeza, não esquecer de usar o limpador de dentadura e fazer dela uma rotina!

Como funciona o limpador de dentadura?

Segundo informações da marca Corega, quando usado conforme as instruções recomendadas, o sistema de limpeza com múltiplos ingredientes do limpador de dentadura Corega Tabs ajuda a limpar a prótese removendo a placa bacteriana e as manchas, matando as bactérias causadoras do mau hálito entre outros microorganismos prejudiciais. 

Os oxidantes (perborato de sódio, percarbonato de sódio e monopersulfato de potássio) na formulação são alvejantes e agem para remover as manchas que podem se formar todos os dias. São também eficazes no combate às bactérias e outros micróbios em sua prótese.

O desinfetante (laurilsulfoacetato de sódio) limpa a prótese, ajudando a remover os fragmentos de manchas da superfície. Os ingredientes efervescentes (bicarbonato de sódio e ácido cítrico) ajudam a dissolver o comprimido e dispersar os ingredientes acima, para que comecem o trabalho de limpeza da sua prótese. Essas ações são reforçadas ao escovar a prótese com o auxílio de uma escova macia com a solução, após o período de molho.

Por que é importante usar todos os dias?

Um hábito diário de limpeza da prótese é fundamental para manter uma boa higiene.

Uma vez colocada a prótese na boca, placa bacteriana, manchas e bactérias podem começar a surgir.

Os produtos Corega são especificamente formulados para remover a placa bacteriana e as manchas sem danificar a prótese. Sua eficácia é comprovada, matando 99,9% das bactérias* causadoras de mau hálito.

A marca recomenda colocar a prótese de molho diariamente na solução de limpeza Corega Tabs e, em seguida, fazer uma escovação com o auxílio de uma escova macia e a solução, enxaguando por completo em água corrente.

*Estudos feitos em laboratório

Por que devo usar o limpador de dentadura ao invés do creme dental comum para higienizar minha prótese?

Os cremes dentais comuns contêm abrasivos que ajudam a limpar os dentes naturais principalmente por meio de ação mecânica. O acrílico usado nas próteses é até 10 vezes mais macio do que o esmalte natural. Por isso, os abrasivos contidos no creme dental podem arranhar a superfície dela ajudando a criar as condições ideais para o crescimento das bactérias causadoras de mau hálito.*,**

A formulação exclusiva de Corega Tabs para próteses é não abrasiva e foi especificamente elaborada para ser suave ao ser aplicada na prótese , sendo mais implacável no combate a bactérias.

*KLEBER, M., et al, Denture Acrylic Abrasion by Brushing, Soaking, or Sonication Cleaning Procedures, J Den Res Abstract #1633, 2005.

**KLEBER, M., et al, Effect of Cleaning Regimens on Abrasion/Gloss of Denture Acrylic, J Den Res Abstract #0928, 2007.

Onde comprar?

Você pode encontrar limpador de dentadura no nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma. Aqui, com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu medicamento dependendo da região em que mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu!

Tem alguma experiência interessante para compartilhar conosco fazendo uso do limpador de dentadura? Comente abaixo, sua opinião é importante para nós! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<