Skip to main content

Cimegripe é uma linha de medicamentos antigripais do laboratório Grupo Cimed. Cada medicamento tem sua composição e apresentação específica. Saiba mais sobre a linha completa agora mesmo neste artigo!

Para que serve Cimegripe?

Toda a linha foi desenvolvida para tratar os sintomas da gripe e resfriados: febre, coriza e dor no corpo, etc.

cimegripe 1

Conheça cada um dos componentes e princípios ativos do medicamento Cimegripe:

Cimegripe Dia

paracetamol + cloridrato de fenilefrina 

 

APRESENTAÇÕES: Comprimido revestido amarelo: 400 mg de paracetamol + 20 mg de cloridrato de fenilefrina Comprimido revestido branco: 400 mg de paracetamol Embalagens contendo: 12, 20, 24, 30, 80, 100 e 120 comprimidos revestidos. 

 

Cada comprimido revestido amarelo contém: paracetamol…………………………………………………………………………………………………….400 mg cloridrato de fenilefrina…………………………………………………………………………………… 20 mg ** Excipientes*q.s.p.:………………………………………………………………………………….. 1 comprimido *croscarmelose sódica, celulose microcristalina, povidona, corante amarelo n° 10, hipromelose, dióxido de titânio e talco. **20 mg de cloridrato de fenilefrina que equivale a 16,42 mg de fenilefrina base. Cada comprimido revestido branco contém: paracetamol…………………………………………………………………………………………………… 400 mg Excipientes*q.s.p.:………………………………………………………………………………….. 1 comprimido *croscamelose sódica, celulose microcristalina, povidona, hipromelose, dióxido de titânio e talco.

 

Cimegripe Dia tem uma associação cujo componente básico é o paracetamol, que age aliviando a dor e a febre causados pelos quadros infecciosos das vias aéreas superiores.

 

Este medicamento também possui em sua formulação o cloridrato de fenilefrina, que age como descongestionante nasal. As ações destes dois princípios ativos aliviam os sintomas associados às gripes e resfriados. Ele também possui início de ação 30 minutos após a ingestão.

 

A diferença dele para os outros medicamentos da linha Cimegripe é que como não causa sonolência, deve ser utilizado durante o dia.

 

Cimegripe

paracetamol 400 mg + maleato de clorfeniramina 4 mg + cloridrato de fenilefrina 4 mg 

 

APRESENTAÇÕES: Cápsulas de 400 mg de paracetamol + 4 mg de maleato de clorfeniramina + 4 mg de cloridrato de fenilefrina em embalagens com 20 ou 100 cápsulas. 

 

Cada cápsula contém: paracetamol…………………………………. 400 mg maleato de clorfeniramina……………… 4 mg cloridrato de fenilefrina…………………. 4 mg Excipientes*q.s.p.:………………………….1 cápsula *estearato de magnésio e lactose.

 

Cimegripe atua a nível de Sistema Nervoso Central promovendo a diminuição da febre e da sensibilidade à dor. Além disso, bloqueia a liberação de certas substâncias responsáveis pelos efeitos alérgicos, diminuindo edema, coriza e rinite, possibilitando o descongestionamento nasal. O início do efeito ocorre em 15 minutos após a administração. 

 

Cimegripe também tem as mesmas composições citadas acima do Cimegripe Dia, sua diferença é que ele contém também a clorfeniramina, um composto químico, um antagonista H1 de primeira geração, utilizado na medicina como anti-histamínico usado na prevenção dos sintomas de condições alérgicas tais como rinite e urticária.

 

Anti-histamínicos costumam induzir a sonolência, por isso, Cimegripe é indicado para ser usado apenas durante à noite, antes de dormir e não operar máquinas e nem dirigir veículos durante o seu efeito.

Cimegripe gotas

paracetamol 

 

APRESENTAÇÕES:

Cimegripe Bebê Suspensão oral 100 mg/mL (sabor frutas) em frasco com 15 mL. Acompanha seringa dosadora e adaptador. 

 

Cimegripe Criança Suspensão oral 32 mg/mL (sabor frutas) em frasco com 60 mL. Acompanha copo dosador. 

 

COMPOSIÇÃO 

Cada mL de Cimegripe Bebê contém: paracetamol…………………………….. 100 mg Excipientes*q.s.p.:…………………… 1 mL *butilparabeno, celulose microcristalina, goma xantana, benzoato de sódio, sacarina sódica, ácido cítrico, glicerol, sorbitol, xarope de frutose de milho, corante vermelho eritrosina, corante vermelho ponceuax,aroma de frutas vermelhas, aroma de cereja líquido e água purificada. 

 

Cada mL de Cimegripe Criança contém: paracetamol……………………………. 32 mg Excipientes*q.s.p.:…………………… 1 mL *ácido cítrico, aroma de cereja, aroma de frutas vermelhas, benzoato de sódio, butilparabeno, carmelose, celulose RC 591, corante vermelho eritrosina, corante vermelho ponceaux, goma xantana, glicerol, sorbitol, sucralose, xarope de frutose de milho e água purificada.  

Estes medicamentos são indicados para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente e dor de garganta.  

 

Tanto Cimegripe Bebê quanto Cimegripe Criança reduzem a febre atuando no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central (SNC) e também diminui a sensibilidade para a dor. O efeito deste medicamento se inicia dentro de 15 a 30 minutos após a administração.

Cimegripe chá

paracetamol 

 

APRESENTAÇÕES: Pó para preparação extemporânea sabor mel e limão contendo 100 mg/g: caixas com 50 envelopes de 5 g. 

 

COMPOSIÇÃO 

Cada 1 grama do pó contém: paracetamol…………………………….. 100 mg Excipientes*q.s.p.:…………………… 1 g *ácido ascórbico, ácido cítrico, aroma de limão, aroma de mel, aspartamo, corante amarelo ananás, dióxido de silício, sacarina sódica e sacarose.  

cimegripe 3

Cimegripe 77 C é destinado ao alívio da dor de cabeça, febre e dores no corpo, associados à gripe. O paracetamol, princípio ativo deste medicamento, eleva o limiar da dor e regula a temperatura através de sua ação no sistema nervoso. Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por um período de 4 a 6 horas. 

Benefícios de se usar antigripais

 

Você sabia que os antigripais são os medicamentos mais procurados pela população nas farmácias, principalmente em dias frios? Na maioria das vezes, são receitados para aliviar os sintomas de resfriado e gripe, como coriza, febre, dor no corpo, congestão nasal e dor de cabeça. Para proporcionar esse bem-estar, usam três princípios ativos: paracetamol, cloridrato de fenilefrina e maleato de clorfeniramina. Vamos ver como cada um deles funciona quando entra em contato com nosso organismo?

Paracetamol

Os antigripais usam em sua fórmula o Paracetamol em maior quantidade. Isso porque esse fármaco tem propriedades analgésicas e antipiréticas que tratam a dor leve a moderada e a febre, sintomas comuns da gripe. Ele age diretamente no Sistema Nervoso Central, onde regula a temperatura do corpo.

 

Além disso, possui poucas restrições: é seguro durante a gravidez e o período de amamentação, e pode ser administrado por pessoas com doenças hepáticas em doses baixas. O ideal, no entanto, é sempre consultar o médico antes de tomá-lo, assim a posologia correta será indicada e você não sofre nenhum risco com a automedicação.

Cloridrato de Fenilefrina

Apesar de ser uma substância bastante utilizada para manter os níveis de pressão sanguínea adequados durante a anestesia para o tratamento de choque, o fármaco também está presente, em pouca quantidade, em alguns antigripais. Ele age como um poderoso descongestionante nasal, evitando corizas e secreções, sempre presentes em gripes e resfriados.

Maleato de Clorfeniramina

Combinado com o Paracetamol e o Cloridrato de Fenilefrina, esse fármaco alivia os principais sintomas da gripe, como espirro e tosse. Por fazer parte do grupo dos anti-histamínicos, apresenta um efeito adverso de sonolência, mas sua eficácia comprovada compensa o efeito colateral.

Quando Cimegripe não é indicado?

Cimegripe é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pressão alta, doença cardíaca, diabetes, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência hepática grave, disfunção tireoidiana, gravidez e lactação sem controle médico. 

 

Este medicamento (exceto o em gotas) também é contraindicado para menores de 18 anos. Cimegripe não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. 

Precauções e advertências de uso

O medicamento não deve ser administrado concomitantemente com inibidores da MAO (monoaminooxidase), como a fenelzina, com barbitúricos, como o fenobarbital ou com álcool. 

 

Alterações em exames laboratoriais: Os testes de função pancreática utilizando a bentiromida ficam invalidados, a menos que o uso do medicamento seja descontinuado 3 (três) dias antes da realização do exame. Na determinação do ácido 5-hidroxiindolacético utilizando o reagente nitrosonaftol, falsos valores aumentados podem ser produzidos. Não use outro produto que contenha paracetamol. 

 

Não use outro produto que contenha paracetamol. 

 

As cápsulas de Cimegripe contêm o corante amarelo de TARTRAZINA, que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. 

Durante o tratamento com Cimegripe, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. 

 

Pacientes idosos: é recomendado o uso sob orientação médica.

Posologia, dosagem e modo de uso de Cimegripe

Cimegripe e Cimegripe Dia

USO ORAL 

 

Adultos (de 18 a 60 anos): 1 cápsula a cada 4 horas. 

Ingerir com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidas. 

 

Limite máximo diário: Não tomar mais de 5 cápsulas ao dia. 

 

Duração do tratamento: conforme orientação médica.

 

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

 

Cimegripe gotas

Uso oral. 

 

O paracetamol pode ser administrado independentemente das refeições.

Cimegripe Bebê: Encaixe a seringa dosadora no adaptador do frasco. Encha a seringa dosadora até o nível correspondente ao peso (kg) do bebê. Coloque vagarosamente o líquido dentro da boca do bebê, entre a gengiva e o lado interno da bochecha.

 

Cimegripe Criança: Para utilizar o copo dosador, encha-o até o nível correspondente em mL. A dose diária total de paracetamol não deve exceder tanto a dose de 75 mg/kg quanto 4000 mg no período de 24 horas.

 

Crianças abaixo de 12 anos: a dose recomendada de paracetamol varia de 10 a 15 mg/kg/dose, com intervalos de 4-6 horas entre cada administração. Não exceda 5 administrações (aproximadamente 50-75 mg/kg), em um período de 24

horas. Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, consulte o médico antes do uso.

 

Cimegripe Bebê: para uma posologia correta, administre a dose do medicamento de acordo com o peso da criança e o volume (mL) correspondente indicado na seringa dosadora.

 

Cimegripe Criança: para uma posologia correta, administre a dose do medicamento de acordo com o peso da criança e o volume (mL) correspondente indicado no copo dosador.

 

Duração do tratamento: depende do desaparecimento dos sintomas. 

Cimegripe chá

Dissolver todo o conteúdo de um envelope em água quente ou chá quente. Não é necessário adicionar açúcar. Tomar enquanto estiver quente. Cada envelope constitui uma dose. 

 

Posologia 

De 18 anos ou mais: um envelope a cada 4 horas, conforme os sintomas persistirem. Não exceder 6 envelopes por dia. 

 

De 12 a 18 anos: um envelope a cada 6 horas, conforme os sintomas persistirem. Não exceder 4 envelopes por dia. 

 

Não administrar a crianças abaixo de 12 anos de idade, a não ser sob orientação médica.

 

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

 

Interrompa o uso ou procure orientação médica se os sintomas persistirem ou piorarem.

 

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de Cimegripe

O medicamento não deve ser administrado concomitantemente com inibidores da MAO (monoaminooxidase), como a fenelzina, com barbitúricos, como o fenobarbital ou com álcool.

Uso de Cimegripe na gravidez e amamentação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

 

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Cimegripe possui efeitos colaterais?

Durante o tratamento, pode ser que surjam as seguintes reações adversas:

 

Reação muito comum (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento): sonolência, náuseas.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor ocular, tontura, palpitações, boca seca, desconforto gástrico, diarreia, tremor, sede.

 

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): agitação, ardência ocular, flatulência, sudorese, turvação visual.

 

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): irritação no estômago, insônia, cansaço.

 

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que acontece se eu ingerir uma dose maior do que a prescrita de Cimegripe?

Procure uma unidade de pronto atendimento. O médico que lhe atender, provavelmente vai promover esvaziamento gástrico através da indução de êmese ou lavagem gástrica.

 

A N-acetilcisteína, administrada por via oral, é um antídoto específico para toxicidade induzida pelo paracetamol, devendo ser instituída nas primeiras 24 horas.

 

Medidas de manutenção do estado geral devem ser observadas, como hidratação, balanço hidroeletrolítico e correção de hipoglicemia.

 

A síndrome de abuso do Cimegripe é caso raro de intoxicação por uso excessivo e prolongado do medicamento associado a sintomas de esquizofrenia, como, por exemplo, alucinações. 

 

O uso deste medicamento deve acontecer de forma racional, na posologia indicada na bula e por um curto período de tempo. Por isso, ao persistirem os sintomas, procure um médico.

 

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

cimegripe 2

Onde comprar?

Você encontra Cimegripe, que está devidamente registrado na ANVISA, na classe terapêutica de analgésicos não narcóticos, disponível nas farmácias da sua região com um simples clique no nosso buscador de medicamentos Cliquefarma, ali nós lhe fornecemos um comparativo de preços e de condições de entrega do medicamento direto na sua casa! Confira já e depois comente conosco o que achou do artigo, se tem alguma dúvida ou sugestão para nos fazer!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<