Lip tint – O que é, como usar e onde comprar

10/07/2020 0 Por Redação CliqueFarma

O assunto de hoje está indicado para quem adora maquiagem! Vamos falar sobre o produto que se tornou “queridinho” do momento, o lip tint. Mas afinal, o que é isso? Acompanhe nosso artigo até o final que vamos te explicar tudo sobre ele, para que serve, como usar e onde comprar!

O que é lip tint?

Para falar a verdade, o lip tint é um produto que funciona como corante de longa duração para os lábios. Não é um gloss, nem brilho labial, muito menos batom. Ele é apenas uma pigmentação suave, que pode ser usado na boca, nas bochechas e nos olhos (sim, você não leu errado!).

 

Dependendo do tom escolhido, ele funciona mais como um realce da cor natural dos lábios. É aquele famoso look “nasci assim”, mas com a boca mais desenhada, macia e volumosa.

 

Inclusive, é muito importante salientar que o lip tint não é algo novo, só que definitivamente voltou com tudo!

 

Lip tint é sinônimo de carinha de saúde! Essa tendência veio direto das maquiagens sul-coreanas para chegar fazendo uma explosão de sucesso por todo o Brasil! Realmente, ele já era amado pelas figurinistas da Rede Globo, que usavam o produto principalmente em novelas de época.

 

É o produto perfeito para dar um efeito corado para os lábios, por isso, ganhou as famosas e agora, principalmente venerado e amplamente divulgado pelas blogueiras de maquiagem, todo mundo quer ter o seu!

 

E como, certamente, você não vai querer ficar de fora dessa onda que é sucesso garantido, vamos te ensinar tudo o que há para saber sobre o lip tint. Confira!

De onde surgiu o lip tint?

Ele virou febre entre as influencers sul-coreanas e agora está todo mundo querendo saber mais sobre ele! “Qual é o batom que parece esmalte?”, perguntam alguns por aí, talvez porque sua embalagem é bastante parecida com os vidrinhos mesmo!

 

Para quem quer saber para que serve o lip tint, afinal, vamos dizer com todas as letras: para dar um efeito natural em uma maquiagem suave. Ou seja, um toque discreto de cor.

 

Sem dúvida, é ótimo para o dia a dia. Perfeitamente utilizável no trabalho e altamente recomendável para todas as estações do ano! Enfim, o lip tint deixa a boca rosadinha e é um acessório coringa, muito importante de se ter na necessaire.

Como usar lip tint?

Se você quer saber como usar o lip tint, a primeira coisa que precisa saber é que você não deve exagerar na pigmentação. Tanto na boca quanto na bochecha.

 

Para aqueles momentos que pedem uma make caprichada, o lip tint também pode ser usado. Isso porque, sua cor permanece forte mesmo após horas em festas e eventos, mesmo após comer e beber.

 

Mas é importante lembrar que, para esse efeito mais forte, é só passar várias camadas na aplicação. Assim, sai o visual natural do dia a dia e entra o look poderoso e cheio de personalidade.

 

Como já está disponível em várias cores, fica fácil achar um lip tint que combina com a make especial do dia.

 

Existe uma razão para ele ser ótimo para o  dia a dia: seu objetivo é dar um ar natural, e por isso mesmo deve ser sempre discreto.

Aposte em vários efeitos

Segundo o site teen da editora Abril, Capricho, uma das coisas mais legais do produto é que é possível usá-lo de diversas maneiras. Pode passar só uma camada ou ir construindo algumas delas, para um resultado mais intenso.

 

Outra opção é concentrar a cor no meio dos lábios – look que as coreanas amam!

Gradient Lips

 

Passo a passo para uma boca rosa estilo make coreana. Não se esqueça de seguir o passo a passo com agilidade, pois o produto seca rápido!

 

  1. Primeiro, faça a sua pele como normalmente e não esqueça de passar a base também sobre os lábios;
  2. Então, para começar, aplique um pouco do produto no centro dos lábios ao longo das bordas;
  3. Depois, espalhe rapidamente usando o dedo ou pincel;
  4. Lembre-se de dar leves batidinhas para espalhar o produto, sem nunca carregar a cor nas bordas dos lábios;
  5. Para finalizar, esfume bem as bordas dos lábios com o dedo ou pincel.

 

Para dar mais evidência ao degradê, procure passar um pouquinho de base nas bordas dos lábios. O ideal é que fique uma escala, sendo que no centro a cor é mais intensa e as bordas são mais suaves.

Outros efeitos para criar com lip tint

Gradient Natural: aplique pouco produto no centro dos lábios e um pouco de base nas bordas.

Plump Gradient: aplique um pouco do produto nas bordas dos lábios e depois passe no centro dos lábios, concentrando mais produto para ficar mais intenso. Este efeito com certeza vai dar a impressão de lábios maiores.

Glossy Gradient: aplique gloss no final para dar um toque de brilho e frescor ao look.

 

Como o lip tint é bem pigmentado e econômico, basta algumas gotinhas para criar um efeito incrível! E depois você pode usar um brilho labial para finalizar, porque ele não transfere e não mancha seu gloss.

 

Pode usar como blush e sombra?

Sim, este queridinho pode te salvar, servindo como blush e também sombra! Se ele tiver um acabamento mate, será muito melhor, pois desta forma ficará mais natural.

 

Para usar, sempre aplique pequenas quantidades e espalhe rapidamente para não manchar.

Tipos diferentes

Existem lip tints com texturas diferentes. Há os que são em líquido, em gel e em creme.

Fora do Brasil há, também, marcas que quando secam formam uma película que você retira dos lábios e eles ficam tingidos. É o chamado lip tattoo. Igual as máscaras faciais, sabe? Só que, no caso dos lip tints, deixam uma pigmentação suave na boca.

Quais as vantagens do Lip Tint?

Bem, a primeira vantagem óbvia, como dissemos antes, é a maior duração da cor do lip tint. Além, claro, do visual mais natural do que o batom.

 

Mas, além disso, ele ajuda a deixar os lábios sem aquela aparência ressecada, que pode aparecer depois de um tempo com o batom. Como sua base é mais líquida, mesmo após ela evaporar, não resseca a boca.

 

Atualmente, muitas marcas incluem componentes hidratantes em seus lip tints, o que ajuda ainda mais a fortalecer esse efeito, mesmo horas após a aplicação.

 

Ah, sim! Também vale lembrar que, pela maior duração, você pode passar um dia inteiro com apenas uma aplicação do produto. Nada como não precisar se preocupar com a maquiagem na correria do dia a dia, certo?

 

Com a popularização, o lip tint também começou a ganhar algumas variações.

Lip Tint líquido

São os lip tints mais encontrados e populares. Suas embalagens parecem vidrinhos de esmalte, como mencionamos anteriormente, e a textura é bem líquida.

 

Em um primeiro momento, essa consistência pode parecer desafiadora. Mas todos eles vêm com um aplicador bem fácil de usar. É só tirar o excesso da pontinha e passar levemente sobre os lábios.

 

O efeito pode variar de acordo com a forma de aplicação. Quem quiser o efeito degradê, pode passar o pincel apenas na parte inferior e pressionar na parte superior para espalhar. Porém, se o efeito pretendido for mais intenso, faça a aplicação em toda a área da boca, e tire o excesso com um paninho.

Peel Off

Esse tipo de lip tint, mais como fora do Brasil, é ideal para quem quer deixar os lábios com mais cor, mas sem o efeito perceptível do batom.

 

Nesse caso, faça a aplicação em toda a área da boca, de maneira uniforme. Após cerca de dez minutos, a base do lip tint vai secar, e você vai perceber que formou uma película sobre os lábios.

 

Ao retirar essa película, o único resquício do lip tint vai ser a cor, já que nesse tempo a pigmentação ficou fixa nos lábios.

 

Esse tipo de produto deixa bem claro o motivo dele também ser chamado de lip stain, ou seja, “mancha nos lábios”, em inglês. Após a remoção da película, a boca fica com uma leve mancha da pigmentação.

Bastão ou canetinha

Assim como batons regulares, já é possível encontrar lip tints em forma de bastão ou canetinha.

 

Normalmente, esses produtos contam com componentes hidratantes em sua fórmula. Por isso, são boas alternativas para quem costuma ter lábios mais ressecados.

 

Com textura um pouco mais cremosa, muitos produtos em bastão ou caneta podem deixar os lábios mais cheios. Sua própria aplicação já favorece esse efeito. Entretanto, ao contrário de batons no mesmo estilo, a cor permanece mesmo depois que o brilho inicial desaparece.

Matte

É claro que a tendência opaca não ia ser esquecida. Quem não quer deixar nenhum resquício de brilho ou oleosidade pode apostar nos lip tint matte.

Normalmente, esses produtos estão disponíveis em tons mais discretos, perfeitos para quem procura o look natural. Sua consistência também ajuda a deixar os lábios com acabamento aveludado, mas sem abrir mão da alta cobertura.

 

Muito encontrado em bastão ou canetinha, os lip tints matte têm textura super leve e não ressecam os lábios, mas deixam a boca sem o efeito brilhante.

Lip tint como blush

É isso mesmo! O lip tint pode funcionar, muito bem, como dois em um.

Essa coloração mais natural, que se adapta aos tons naturais da pele, também ajuda a realçar as maçãs do rosto. Contudo, mais uma vez, vá devagar! Deixe pouco produto no aplicador e passe levemente no rosto. Depois, espalhe, com os dedos mesmo, até alcançar o efeito “coradinho”.

 

Segundo a revista Claudia, também da editora Abril, o lip tint é essencialmente um produto feito para ser usado como batom. A ideia é dar uma leve corzinha – aquele clássico ar de saúde. Mas a verdade é que ele também produz um efeito lindo quando usado como sombra ou blush.

 

Recentemente, o produto multifuncional de origem coreana ganhou diversos concorrentes nacionais que estão dando o que falar. Para utilizá-lo como sombra, use um pincel de cerdas fofinhas e aplique em toda a extensão das pálpebras móveis, esfumando bem. Como as cores costumam ser rosa, vermelho e vinho, aposte em um look monocromático (ou tom sobre tom).

Como remover?

Os lip tints acabam tirando um peso das costas das mulheres que não têm tempo ou paciência para fazer retoques constantes que garantam uma cor sempre viva para os lábios.

 

Composto por muita cera, pouco óleo e alta concentração de pigmentos, o produto promete durar longas horas na boca, resistindo às atividades do dia a dia ou qualquer outra ação que possa retirar a cor.

 

Além de permanecer nos lábios durante toda aquela festa em que a única preocupação é se divertir, o batom de longa duração pode dar um pouco a mais de trabalho na hora da remoção.

 

Se você tentar como muita insistência pode, inclusive, acabar machucando a boca de tanto esfregar a pintura. Para ajudar a tirar o lip tint sem esforço e atrito, siga alguns truques.

 

Tente passar nos lábios:

 

  • um pouco de óleo de coco num algodão. Massageie bem e deixe descansar por alguns minutos antes de limpar com outro algodão limpo.
  • vaselina ou lip balm. Aplique uma camada generosa de vaselina cremosa ou um lip balm bastante hidratante. Se necessário, mais de uma vez até remover toda a pintura com papel bem macio.
  • aplique um gloss bem líquido por cima. De preferência, use um gloss sem cor. Passe e espalhe bem por todo lábio e remova com papel ou algodão molhado.
  • manteiga de cacau. Espalhe uma camada bem espessa de manteiga de cacau (ou manteiga da geladeira mesmo) e remova o lip tint com algodão limpo. Depois, lave a boca com sabão neutro.

 

Normalmente, para tirar o lip tint, use demaquilante comum. Tende a não ser muito difícil para remover já que, mesmo com longa duração, é um produto diferente dos batons líquidos de efeito matte.

Onde comprar?

Aqui no Cliquefarma, além de toda uma gama de medicamentos com os melhores preços e condições de entrega na sua região, você também encontra várias linhas de dermocosméticos e os mais diversos tipos de lip tint. Compre agora mesmo com apenas um clique e depois comente abaixo sua experiência usando esse produto!