Skip to main content

Mousse para cabelos: a cada dia que passa, mais produtos de cabelos são lançados. Essa variedade de produtos nos dão um leque de opções para escolhermos o que usar no nosso cabelo. Mas por outro lado, tantos produtos também podem nos deixar confusos na hora de escolher qual o melhor.

A indústria dos cosméticos e produtos de beleza é uma das que mais crescem, mesmo em tempos de crise. Isso acontece porque a maioria das pessoas não deixam os cuidados de lado, mesmo em situações difíceis.

Se manter bem cuidado é essencial para deixar a autoestima elevada e assim lidar da melhor forma com determinadas situações.

Pesquisas comprovam que mulheres que costumam se manter bem cuidadas, são mais autoconfiantes para conseguirem o que querem.

A parte do corpo que as mulheres e também os homens costumam dar mais atenção nos cuidados, é o cabelo. Alguns até mesmo dizem que o cabelo é a moldura do rosto. Sendo assim, é muito importante manter essa parte do corpo sempre bem cuidada e arrumada.

Um produto que tem sido aliado de muitas pessoas que desejam se manter com uma boa aparência, é o mousse para cabelos. Apesar do mousse não ser tão conhecido como os cremes, eles também podem ter bastante utilidade no dia a dia.

O mousse para cabelos possui muitas utilidades. Com tantas utilidades, também são combinados alguns benefícios que quem escolhe usar esse produto pode obter.

Para que você conheça mais o mousse para cabelos, desenvolvemos esse artigo que vai explicar tudo sobre o universo de mousse para cabelos. Mas antes disso, vamos saber um pouco mais sobre a história dos produtos de cabelo, para entendermos a evolução dessa área da beleza.

Breve história dos cuidados capilares

Ao longo da história, nossos ancestrais adotaram muitas abordagens diferentes quando se trata de cuidados com os cabelos. Antes do uso da ciência moderna, o cabelo era mantido com vários ingredientes disponíveis de origem animal, vegetal e mineral.

Enquanto os homens egípcios raspavam a cabeça, as mulheres no antigo Egito escolheram cremes feitos de gordura animal e vegetal (como mamona e óleo de amêndoa) como hidratantes de cabelo para fornecer proteção contra o clima quente. Aparentemente, bons produtos para o cuidado do cabelo eram tão importantes que até foram levados para a vida após a morte: múmias que se acredita serem de 300 aC foram encontradas enterradas com com produtos no cabelo.

O grego antigo não só usava azeite para cozinhar, mas também para condicionar o cabelo. Além disso, loções, pomadas e cera de abelha foram aplicadas para deixar o cabelo mais brilhante.

Por volta do ano 1300, o sebo de lagarto (que é extraído da gordura dos animais) foi misturado com fezes de andorinha para criar gel de cabelo. As mulheres também condicionam seus cabelos fervendo lagartos mortos em azeite de oliva.

Nos anos 1600, as mulheres arrumavam os cabelos com banha. Embora isso possa não parecer muito ruim, o cheiro atraiu ratos à noite, o que significava que as mulheres tinham que dormir com pijamas ou até mesmo gaiolas sobre a cabeça para proteger seus cabelos.

Infelizmente, os piolhos foram um grande problema durante o período do iluminismo, razão pela qual os homens raspavam a cabeça e usavam perucas. Branco era a cor escolhida, os ricos usavam amido e óleos como lavanda para manter as perucas brancas, enquanto os pobres confiavam na adição de grandes quantidades de farinha às perucas.

O primeiro shampoo comercial real foi desenvolvido pelo químico alemão Hans Schwarzkopf em 1898. Seu shampoo em pó solúvel em água se tornou um grande sucesso e logo foi seguido por vários shampoos líquidos.

No início dos anos 1900, o banho havia se tornado um aspecto essencial da higiene pessoal e os shampoos começaram a se tornar cada vez mais comuns.

Durante o início do século 20, a recomendação geral era passar shampoo tão frequentemente quanto a cada duas semanas (de preferência usando sabão de castela ou sabão de alcatrão), ou mesmo a cada quatro a seis semanas, se o cabelo estivesse em boas condições desde os shampoos comumente usados, estavam conhecidos por secar e danificar o cabelo.

Os primeiros shampoos sintéticos foram introduzidos no mercado em 1950 e seguidos pelo primeiro shampoo anticaspa em 1963.

Devido à industrialização e globalização, hoje em dia os tratamentos capilares são produtos produzidos em massa e exportados para todo o mundo. Agora contam com fórmulas altamente aperfeiçoadas que se adaptam à textura e natureza dos cabelos para um tratamento mais direcionado.

Um desses produtos é o mousse para cabelos. Embora seja um produto relativamente novo em comparação aos shampoos, que foram os primeiros produtos para cabelos criados por meio de uma indústria e por produção em massa, o mousse para cabelos tem conquistado muitas pessoas que prezam pelos cuidados capilares.

Antigamente as indústrias não se preocupavam muito com os danos que produtos capilares podem causar aos fios. Por isso, muitos dos produtos que eram usados com o objetivo de tratar o cabelo, acabavam danificando.

Hoje em dia, devido a uma maior preocupação das pessoas em não danificar o cabelo, as indústrias de cosméticos estão mais atentas a desenvolver produtos que causem menos danos aos cabelos.

Atualmente, muitos produtos de beleza possuem óleos como princípio ativo. Esses óleos e outros produtos naturais auxiliam na hidratação e restauração do cabelo.

Além de adicionar produtos naturais às fórmulas de cosméticos, as indústrias também estão retirando alguns produtos químicos que podem ser prejudiciais para o cabelo.

Sendo assim, a maioria dos produtos atuais podem ser utilizados sem preocupação. Mas para ter certeza, é muito importante ler os rótulos dos produtos, a fim de saber a sua composição.

O que é mousse para cabelos?

A mousse para cabelos muitas vezes é esquecida, mas pode ser um dos melhores produtos de modelagem para você. Vamos começar pelo básico do que é mousse capilar. 

Mousse, que significa “espuma” em francês, tende a ter uma consistência mais leve do que os géis e também tem uma qualidade mais suave do que os cremes. Pode dar ao seu cabelo duas ou até três vezes mais volume.

A mousse também ajuda o cabelo a ter um aspecto mais brilhante e a dar-lhe mais definição sem amassar, desde que saiba como aplicar a mousse para cabelo corretamente.

Um dos produtos mais leves para modelar o cabelo, a mousse de cabelo é aplicada no cabelo molhado antes de secar e modelar. Também pode ser referido como espuma modeladora.

Este produto de modelagem versátil é uma escolha popular para penteados curtos e longos. Quando algum produto é aplicado em cabelos molhados que podem secar ao ar livre, o cabelo geralmente fica com uma aparência úmida que pode ser desagradável, mas ao contrário do gel de cabelo, a mousse de cabelo penteia facilmente para uma aparência mais suave. Quando aplicado em cabelos úmidos e secos com secador, este produto proporciona volume e fixação adicionais.

Existem centenas de marcas de mousse para cabelo, de marcas profissionais a marcas de loja, muitas oferecendo um produto de modelagem de qualidade. Certas marcas contêm álcool, o que é bom para a maioria dos tipos de cabelo, exceto os secos.

Para cabelos secos, procure marcas que contenham condicionadores naturais e vitaminas, mas sem álcool. Você também pode considerar verificar a mousse de cabelo e outros produtos de modelagem para proteção solar ultravioleta.

Diferente do spray fixador e do gel, a mousse não deixa seu cabelo com aquele aspecto artificial de fixação. Você pode se beneficiar muito do aspecto natural que esse produto pode fornecer ao seu cabelo.

Para que serve o mousse no cabelo

A mousse é um produto comumente esquecido pelas pessoas. Talvez você já o tenha visto em uma prateleira na farmácia enquanto estava escolhendo o shampoo, mas não deu muita importância para ele. Porém a mousse para cabelo pode ser muito útil e de uma forma infinita.

A embalagem da mousse pode ser muito parecida com a de outros produtos e muitas vezes é deixada de lado pois existem alternativas como o creme de cabelo e o spray fixador.

Algumas pessoas deixam de usar a mousse porque acham que esse produto serve apenas para cabelos cacheados, mas na verdade a mousse pode ser usada em qualquer tipo de cabelo.

Ao contrário de sprays fixadores e cremes de cabelo, a mouse não altera a estrutura do seu cabelo, mas o define. Sendo assim o estilo e a textura ficam por sua conta.

A mousse garante um volume espetacular e uma fixação suave, sem deixar o seu cabelo oleoso e crocante como alguns produtos com a mesma proposta. Apesar da maioria das pessoas não se lembrarem do mousse, esse é um produto mágico que toda mulher deveria usar.

Qual o melhor mousse para o cabelo?

Não há duas cabeças de cabelo iguais. Então, quando sua melhor amiga diz “esta é a melhor mousse de cabelo de todos os tempos” e você compra uma mesma mousse, mas não consegue o mesmo efeito, é porque cada produto deve ser adquirido conforme o tipo de cabelo. 

Procure a mousse adequada ao seu tipo de cabelo e, se não tiver certeza do que é, peça conselhos ao seu cabeleireiro ou a algum consultor de beleza.

Se o seu cabelo for fino e plano, você provavelmente vai amar utilizar um mousse fixador porque promove corpo extra, brilho, condicionamento e fornece controle flexível para cabelos finos. 

Se você possui cabelos finos, também pode optar por um mousse que contenha substâncias naturais na sua composição. Esse tipo de volumizador é enriquecido com proteínas e pró-vitaminas para nutrir o cabelo e ao mesmo tempo manter a fixação por até 48 horas, então se o seu cabelo fino tende a desabar após a modelagem, esta pode ser a melhor espuma para você. 

Cabelo fino ou médio pode responder melhor ao mousse volumizante, que fornece uma fixação natural e flexível ao construir o corpo. A adição de óleo de Argan cria um cabelo sedoso e gerenciável. 

Para dar ao seu cabelo uma mudança de cor temporária e divertida, experimente uma mousse de cor super fácil de aplicar.

Qual o melhor mousse para dar volume ao cabelo

Se o seu cabelo cai na raiz e você está procurando um aumento de volume, a mousse de cabelo pode ser a sua salvação.

Cada mousse de cabelo é projetada para lhe dar resultados diferentes. Então, se você está procurando volume e levantamento, experimente uma mousse volumizante que lhe proporciona volume extra. Esse pode ser o companheiro de estilo que você sempre desejou que levantará raízes e lhe dará uma aparência e estilo mais cheios.

Antes de pentear, certifique-se de usar um shampoo para cabelos finos que proporcionará uma limpeza suave e um acabamento leve.

Como usar mousse no cabelo para cachear

A mousse de cabelo ajuda a manter o frizz sob controle e dá a aparência de cachos mais definidos.

Um inimigo comum dos cachos é o crespo por causa da estrutura naturalmente curva dos fios. A curvatura do cabelo dificulta a passagem da umidade da raiz às pontas. E as madeixas secas são como um ímã de frizz.

Embora a mousse de cabelo possa atuar como uma barreira ao frizz, também é uma boa ideia se armar com um shampoo e condicionador profundamente hidratante para cabelos cacheados, desenvolvido para hidratar profundamente os fios.

Outra dica importante para cachos com tendência a frizz é aplicar um pouco de condicionador para cabelos cacheados nas mechas antes de aplicar a mousse de cabelo.

Depois de limpar e condicionar, introduza a mousse de cabelo em sua rotina de modelagem para aumentar a defesa do frizz que dura até a noite. Uma mousse de cabelo de efeito duplo que condiciona e mantém, não só mantém os fios no lugar para um estilo invejável que dura até a noite, mas deixa os cachos livres do aspecto crocante que alguns produtos proporcionam.

Como usar o mousse no cabelo

Existem muitos métodos de como usar a mousse de cabelo de forma eficaz, e as razões para escolher a mousse para cabelo em vez de outros formatos de modelagem são muitas. 

A mousse capilar é uma espuma super versátil que pode ser usada para dar sustentação e definição aos fios, além de proteger e domar os cabelos e dar controle aos cachos rebeldes. 

Mousse ajuda a manter o frizz sob controle e ajuda a deixar seus cachos mais flexíveis. Usar a quantidade certa de mousse de cabelo pode realmente fazer a diferença.

Veja a seguir o passo a passo para o usar o mousse para cabelos e em seguida veja algumas dicas de uso para cada tipo de cabelo.

Passo 1

A primeira coisa que você precisa fazer para usar o mousse de cabelo da forma correta, é escolher um produto ideal para você. Como já falamos, cada cabelo é único. Por isso, talvez seja necessário você fazer alguns testes antes de escolher o produto ideal para o seu tipo de cabelo.

Passo 2

Limpe e lave o cabelo. Um passo importante para usar a mousse capilar é preparar, lavar e condicionar o cabelo com um shampoo e condicionador leves. Seque com uma toalha para deixar o cabelo um pouco úmido.

Passo 3

Sobre como aplicar a espuma de cabelo de forma eficaz, um pouco já ajuda muito. Use uma quantidade do tamanho de uma bola de golfe para começar e espalhar da raiz às pontas. 

Não enxágue e dê uma rápida passada no secador de cabelo ou na ferramenta quente de sua escolha para garantir que o produto não tenha manchas molhadas nos fios. Você também pode usar os dedos ou um pente para escovar e distribuir o produto uniformemente antes que ele seque.

Passo 4

A partir daí, estilize conforme desejado – seja trançar, torcer, girar ou mesmo apenas secar o cabelo para obter mais volume na raiz. As possibilidades são infinitas!

Você pode usar a mousse de cabelo para explorar diferentes estilos de cabelo e encontrar diferentes texturas.

Dicas para cabelos finos

A mousse fornece alguma fixação, bem como volume adicional, e pode ser uma alternativa aos sprays de cabelo mais pesados. A mousse também é um ótimo produto para quem tem cabelo natural, pois ajuda a definir os cachos naturais ou a realçar algumas ondas ao usar o modelador de cachos.

Se você está procurando como aplicar mousse de cabelo para adicionar textura, você pode até escovar seu cabelo com mousse para obter o efeito desejado

Dicas para cabelos danificados

Faça uma pausa na modelagem térmica, quando possível. Aplique a mousse de cabelo nos cabelos úmidos e deixe-os secar ao ar.

Dicas para cabelos lisos

Para quem tem esse tipo de cabelo, a resposta para o que serve a mousse de cabelo é mais sobre adicionar corpo e movimento e não tanto sobre adicionar volume.

Quem tem cabelo liso sabe disso muito bem, e é aí que entra a mousse de cabelo. Use um pouco de mousse para adicionar textura e ajudar a dar estrutura ao seu penteado.

Dicas para cabelos grossos

Em vez de borrifar com produtos para pentear, simplesmente tente aplicar algumas gotas de mousse de cabelo no cabelo molhado para ajudar a adicionar fixação sem que as coisas fiquem muito pesadas.

Por que a mousse pode ser considerada um dos melhores produtos capilares de todos os tempos

Existem muitos produtos para cabelo que são indispensáveis no seu armário. Shampoos e condicionadores são alguns dos produtos que a maioria das pessoas usam e não abrem mão.

Você pode incluir o mousse para cabelos na sua lista de produtos de cabelo essenciais e vamos te dar alguns motivos para isso.

A mousse é melhor que o spray fixador

O spray fixador muitas vezes afirma que corta a umidade do ar para manter o cabelo no lugar. Porém muitos produtos não conseguem cumprir com essa proposta. No caso da mousse, pelo fato de possuir uma consistência especial de espuma, ela consegue manter o cabelo no lugar desejado, combatendo a umidade e outros efeitos climáticos indesejados.

Além disso, a mousse deixa o cabelo com um aspecto muito mais natural do que o spray fixador de cabelo. Assim mantém o seu cabelo firme, mas ao mesmo tempo sem o aspecto artificial que o spray fixador pode deixar.

Os cachos ficam mais definidos com a mousse para cabelos

Embora o cabelo cacheado e crespo às vezes possam ser resilientes a outros produtos disponíveis no mercado, a mousse é um dos poucos produtos que pode realmente dar aos cachos uma definição perfeita e invejável.

Sprays e cremes de cabelo podem deixar os cachos com uma aparência pesada e oleosa, mas a mousse proporciona volume e definição macia e saudável.

A mousse proporciona para os fios uma sensação mais sedutora

Quando você vai ao cabeleireiro com certeza você sai de lá mais confiante depois de ter lavado, cortado e penteado suas madeixas! O mousse também pode te deixar mais confiante e sedutora!

O mousse possui uma textura fofa e leve, isso por sua vez, pode deixar o seu cabelo mais volumoso e espesso por muito mais tempo do que qualquer outro produto. 

Sendo assim, você não precisa ir no cabeleireiro sempre que quiser ter um visual confiante e sedutor. Tudo o que você precisa fazer para se sentir uma nova pessoa é lavar o cabelo e usar um mousse para cabelo de qualidade e que te proporcione o volume que você deseja.

O mousse pode proporcionar volume digno de celebridade

Com certeza ao assistir um evento no tapete vermelho, você fica atenta aos cabelos das celebridades. Aquele volume esvoaçante e sedoso é de causar inveja a qualquer um!

É claro que essas celebridades possuem muitos profissionais para cuidar do seu cabelo, garantindo essa aparência tão invejada. Mas para que você sinta um gostinho do glamour, basta usar um pouco de mousse para cabelo em casa!

Para fazer isso, aplique a mousse na raiz do cabelo, para que ela proporcione volume e sustentação. Depois disso você pode modelar o seu cabelo com uma ferramenta quente ou deixar a definição natural.

É infalível

Assim como outros produtos capilares, você pode encontrar o mousse em muitas formas e a sua aplicação é muito fácil! Antes de aplicar veja a quantidade recomendada no rótulo do produto e em seguida aplique essa quantidade na palma da mão e penteie o cabelo da raiz até as pontas.

O produto pode ser usado com calor, mas ainda funcionará sem ele. Com certeza não tem erro ao aplicar o mousse no seu cabelo! Quer o ponha no cabelo antes de sair para o dia, ou mesmo antes de dormir com os cabelos molhados, os seus cabelos ficarão macios e definidos com a ajuda de um pouco de mousse.

Protege o seu cabelo

Hoje em dia, quando o cabelo de todos é abusado por ferramentas quentes e ventos fortes, proteger cada fio de cabelo é mais importante do que nunca. Felizmente, a maioria das marcas adiciona um revestimento especial aos seus produtos de mousse que pode proteger contra a maioria dos tipos de danos causados ​​pelo calor.

Sendo assim, se você usa ferramentas quentes, escolha uma mousse com proteção para ajudar na defesa contra o calor ao mesmo tempo que adiciona um brilho definido para que seu cabelo fique saudável e lindo ao mesmo tempo.

Funciona em todos os tipos de cabelos

Mousse é um produto muito versátil que pode ser usado para todos os tipos de cabelo e é bastante eficaz. Isso ocorre porque aplicar um pouco de mousse em excesso não resultará em cabelos crespos ou flácidos (como tantos outros produtos).

A textura macia e arejada da mousse permite uma aplicação liberal, mas não o deixa com o cabelo muito liso que você pode conseguir com a aplicação de um soro ou creme. Quer seu cabelo seja cacheado, liso ou algo intermediário, você pode se beneficiar com a mousse.

Mesmo aqueles com cabelo fino não devem se esquivar da mousse. Na verdade, muito pelo contrário, ela pode adicionar muito volume a fios menos volumosos naturalmente. A principal coisa que você quer saber é se o seu cabelo precisa de mais hidratação de seus produtos de modelagem, o que pode variar dependendo do estilo ou do dia. No geral, os tipos de cabelo muito secos podem não usar a mousse com tanta frequência.

Dicas para manter o cabelo sempre saudável

Para que qualquer produto capilar tenha o melhor efeito desejado, é importante manter o cabelo saudável e sempre hidratado. Caso o seu cabelo não esteja com um aspecto saudável, produtos como ou mousse podem não ser tão eficazes como deveriam.

Diante disso, veja algumas dicas que podem te ajudar a manter seus fios sempre saudáveis, para assim conseguir o efeito desejado com qualquer produto capilar.

Ignore os sulfatos

Os sulfatos, que incluem lauril sulfato de sódio e laureth sulfato de sódio, são o que dá aos shampoos tradicionais a espuma. No entanto, eles retiram bastante a oleosidade natural do couro cabeludo, podem perturbar o delicado microbioma do couro cabeludo, desencadear problemas de pele como dermatites e podem contribuir para o frizz, danos físicos e o desbotamento da tintura de cabelo.

Use shampoos com emolientes

Além de evitar os sulfatos, você deve procurar shampoos que contenham emolientes naturais. Procure óleos botânicos, extratos naturais de frutas e óleos e manteigas. Se você não é do tipo que lê o rótulo dos ingredientes, apenas procure shampoos que são comercializados para “suavizar” ou “sem frizz”, já que costumam estar repletos de hidratantes naturais.

Use máscaras regulares

Para umidade extra, adicione uma máscara semanalmente ou com mais frequência. Normalmente elas são mais consistentes, contêm mais ingredientes ativos (e, portanto, custam mais também) – mas, assim que sentir os fios após o uso, você entenderá por que. 

Aplique tratamentos de óleo quente

Os tratamentos com óleo quente são uma tradição popular e comprovada, usada em muitas e muitas culturas. É um método de cuidado do cabelo em que um óleo levemente aquecido é usado para revestir e remendar o cabelo seco. Tradicionalmente, este é um tratamento caseiro (embora alguns salões o ofereçam) e tende a ser melhor para cabelos muito secos e ásperos. 

Evite silicones

Os silicones são uma classe de compostos que adicionam textura deslizante e sedosa aos produtos para cabelo e pele. Os silicones são de natureza oclusiva: sua principal função é criar uma camada de barreira física na pele e no cabelo que seja resistente à água e ao ar. 

Eles são usados ​​no cuidado do cabelo porque são baratos, eficazes e fazem o cabelo parecer brilhante e sem frizz. 

No entanto, os silicones são hidrofóbicos, o que significa que repelem a água. Eles fazem isso por natureza, e é a razão pela qual teoricamente são ótimos na redução do frizz (o frizz é causado pela umidade que levanta a cutícula do cabelo, resultando em uma textura desfiada e inchada). Mas quando você lava o cabelo, esses silicones grudam no cabelo e não enxáguam facilmente, pois repelem a água em vez de se dissolver nela.

Evite usar ferramentas quentes

Não deve ser surpresa que as ferramentas quentes, especialmente quando usadas em altas temperaturas, causam o ressecamento dos fios. Não apenas causa ressecamento, mas também danifica a haste do cabelo.

O calor pode reestruturar e remodelar o padrão do seu cabelo, quebrando as ligações de hidrogênio no cabelo, embora esse processo nos dê os cachos ou fios retos que queremos, usar esses métodos diariamente pode ser muito prejudicial.

Onde encontrar mousse para cabelos com preços acessíveis?

Com certeza o mousse para cabelos pode ser seu aliado em todas as situações, não importa o seu tipo de cabelo. Se você ainda não usa esse tipo de produto, experimente usá-lo e veja na prática o efeito que o mousse de cabelo pode proporcionar para os seus fios.

Assim como todo produto de beleza, existem mousses de diferentes tipos e de diferentes fabricantes. Esses produtos podem variar bastante de preço entre uma farmácia e outra, por isso é muito importante pesquisar para garantir o melhor preço.

Para te ajudar na sua busca pelos melhores preços, a cliquefarma desenvolveu uma ferramenta comparativa de preços onde você pode encontrar os melhores preços de forma rápida, prática e segura.

Gostou do nosso artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<