munhequeira

Munhequeira – Equipamento para seu pulso

06/04/2021 0 Por cliquefarma

Se você já sentiu uma dor no punho, seja por ter feito algum esforço ou dado um mau jeito, com certeza já usou uma munhequeira ou já viu alguém usando, né? Pois bem. As munhequeiras são muito utilizadas para várias situações pelos atletas e até fazem sucesso na academia. Confira esse texto que vamos explicar tudo sobre esse acessório e tirar algumas dúvidas! 

O que é

As munhequeiras servem para imobilizar a região do punho para o descanso de músculos, tendões e articulações. Elas são indicadas para ajudar no tratamento de tendinites, da Lesão por Movimentos Repetitivos (LER), artroses e outras doenças e problemas que surgem nessa região do corpo. 

Esse acessório tem como finalidade principal a compressão da região do punho e a limitação dos movimentos da articulação, facilitando a recuperação dos ligamentos e evitando que novas lesões aconteçam. 

Além disso, esse item na versão atoalhada é muito usado por atletas, principalmente os tenistas e jogadores de basquete, para ajudar a secar o suor e impedir que ele chegue até a mão e atrapalhe a jogada. 

Então, seja para ajudar na dor e no tratamento de algum problema no punho, seja para fins estéticos ou para um fim específico na hora de praticar uma atividade física, a munhequeira é muito versátil e auxilia em várias ocasiões. 

Pra que serve

A munhequeira serve para inúmeras hipóteses, quais sejam: recomendação médica para algum tratamento e alívio de dor na região do punho, para fins estéticos ou para ajudar no desempenho do atleta na hora de uma partida, de tênis ou de basquete, por exemplo. 

Em muitas situações, as pessoas reclamam do “pulso aberto”, sendo essa expressão usada para se referir a uma dor e desconforto causado por uma inflamação ou lesão nos ligamentos e tendões do pulso e por isso, dependendo do caso, os médicos recomendam o uso de munhequeira para ajudar no alívio da dor e tratar o problema o mais rápido possível. 

Na academia e no crossfit a munhequeira também é muito utilizada, isso porque ela oferece mais suporte e apoio para os punhos, permitindo uma melhor movimentação do atleta e confere uma firmeza  hora dos exercícios que exijam esforço e força para executá-los. 

Portanto, antes de fazer o uso desse acessório para tratar alguma dor ou para ajudar a praticar um exercício, o ideal é consultar um médico para que ele verifique a real necessidade desse uso e que, a longo prazo, isso não se torne um problema mais grave para você. 

Benefícios

A munhequeira oferece inúmeros benefícios para seus usuários, isso porque ela evita que aconteçam lesões na região dos punhos em situações de muito esforço e de movimentos repetitivos que podem causar dor e incômodo ao longo do tempo. 

Ela ajuda no tratamento e recuperação em casos de entorses, doenças inflamatórias, fraturas e outros tipos de ferimentos e, também, ajuda no pós-operatório de cirurgias na região das mãos e dos punhos.  Além da finalidade médica, a munhequeira é indicada para prevenção de possíveis lesões por esforço repetitivo, como a LER. 

Muitos modelos desse item, como a versão atoalhada, por exemplo, são usados pelos atletas, jogadores de vôlei, handebol, basquete, futebol, tenistas, entre outros para impedir que o suor do rosto e dos braços cheguem até as mãos e atrapalhem seu rendimentos por deixar a mão lisa e escorregadia. 

Também é muito usada por quem pratica atividade física de musculação e crossfit na academia e precisa de firmeza nas mãos para levantamento de peso, oferecendo uma maior mobilidade dos punhos e evitando que ocorra lesões devido ao esforço utilizado. 

Dessa forma, alguns desses benefícios são:

  • Ajuda no tratamento de doenças
  • Promove uma imobilização e oferece suporte ao pulso
  • Estabiliza e protege essa região
  • É muito versátil, possuindo diversos tamanhos e modelos

Entretanto, para que a munhequeira traga só benefícios e não atrapalhe seu rendimentos nos esportes ou na academia, é recomendado que você procure seu médico para que ele indique o melhor modelo para você e determine quanto tempo de uso, para que isso não te prejudique ou cause outros problemas. 

Tipos de munhequeira 

Hoje em dia existem no mercado vários tipos de munhequeira e alguns deles são:  preventivas, flexíveis, rígidas.

As preventivas ajudam as pessoas a voltarem para suas atividades do dia a dia, pois oferecem uma sustentação para o punho. As munhequeiras flexíveis ajudam na articulação e auxiliam os atletas a retomarem as atividades que demandam esforços das mãos e dos punhos. A rígida permite a realização das com uma sustentação muito maior, evitando que novas lesões ocorram.

Elas também podem ser: aberta, clássica, com fivela, elástica ou semi elástica, sendo cada uma específica para uma finalidade e cada pessoa que adapta com um tipo de acordo com suas necessidades. 

Qual a melhor

Para saber qual é a melhor munhequeira, primeiramente você deverá consultar seu médico para ele avaliar o caso e te recomendar o melhor modelo, sendo que isso será determinado pelo resultado que deseja atingir, desse modo, se for para ajudar no tratamento de alguma lesão será um tipo, se for para ajudar na academia e para evitar futuras lesões, será outro. Por isso é importante a orientação médica, para não acabar comprando e usando de maneira errada e, no final, acabar prejudicando a sua saúde. 

Munhequeira

Depois de saber qual o melhor tipo para você, está na hora de saber qual você deve comprar, para isso, existem diversos tamanhos e materiais para escolher. O tamanho certo é essencial, pois evita que ela fique muito apertada ou muito larga e não consiga cumprir sua finalidade, por isso, as que são ajustáveis são a melhor opção. O material da munhequeira vai contribuir para a sua durabilidade e conforto e também fazer com que ela seja muito quente ou não, que será determinante para a temperatura ambiente na hora de praticar a atividade. 

Outro fator determinante é o custo-benefício da munhequeira, isso porque é possível comprar uma boa e durável por um preço acessível, sendo essa uma questão de apenas comparação e pesquisa entre marcas e modelos. 

Munhequeira com tala

A munhequeira com tala ajuda no tratamento e recuperação dos casos de lesões, doenças inflamatórias, fraturas e outros tipos de lesão, e também no pós operatório de cirurgias nos pulsos e mãos. Também é recomendada para prevenir as lesões por esforço repetitivo, conhecidas como LER ou DORT. Elas são feitas com material emborrachado revestida com tecido e podem estar disponíveis em muitos tamanhos.

Esse tipo de munhequeira é regulável com velcro e com partes removíveis que facilitam a limpeza. Algumas permitem que os dedos, menos o polegar, fiquem livres e outras imobilizam a mão toda, a depender da necessidade. Ela é indicada para a síndrome do túnel carpo, no pós-operatório e para lesões por esforços repetitivos. 

É importante lembrar que o uso dessa munhequeira deve ser recomendado por um médico ortopedista que saberá suas reais necessidades e motivos para usar e para que apenas ajude no tratamento e não cause nenhum prejuízo. 

Munhequeira de pulso

A munhequeira de pulso pode ser encontrada em diversos modelos, tamanhos e materiais e é recomendado para ajudar no tratamento e alívio da dor do punho que pode ser causada por diversos fatores como esforço físico quando a pessoa pega muito peso ou por lesões causadas por esforços repetitivos, como escrever, digitar, usar o celular, entre outros. 

Ela vai ajudar a mobilizar o pulso, fazendo com que ele fique estabilizado e na posição correta para que tenha o descanso necessário e facilite sua recuperação e alivie a dor e o desconforto.  

Munhequeira tendinite

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões e pode ser causada por motivos de esforço repetitivo e prolongados e sobrecarga nessa região e que dificultam ou impedem a prática de atividades costumeiras, por isso, nessas situações, o médico pode recomendar o uso de munhequeira para ajudar no tratamento dessa inflamação e ajudar a diminuir a dor causada por ela. A munhequeira vai imobilizar e estabilizar o punho, dando suporte para que ele não se movimente e piore a situação e fazendo com ele tenha o repouso necessário.

Munhequeira ortopédica

A munhequeira ortopédica é um dos modelos desse acessório e é indicada para pessoas que estão em processo de reabilitação de alguma lesão ou cirurgia e precisam fazer tratamento com fisioterapia regularmente, pois ela é feita com um material mais reforçado, oferecendo mais proteção e segurança para o paciente. Esse tipo de munhequeira auxilia a articulação durante os exercícios, ajudando na redução da dor e do desconforto. 

Essa munhequeira é recomendada pelos médicos para o tratamento de algumas dores no punho que podem ser causadas pelo pulso aberto, pela tendinite ou por lesões por esforços repetitivos. 

A munhequeira é vendida com ou sem tala e cada tipo é recomendada para um tipo de situação, por exemplo, esse acessório com tala é indicada para tratar a doença do túnel do carpo, tendinites e lesões mais graves. Já a munhequeira sem tala é ótima para tendinite e para o pulso aberto. 

Elas oferecem suporte e estabilidade para o pulso, dando maior ou menor mobilidade para o punho a depender do nível de lesão e, em qualquer hipótese, seu médico irá orientar qual será a melhor para seu problema. 

Munhequeira para pulso aberto

Pulso aberto é uma denominação popularmente conhecida que se refere a lesões ou inflamações causadas no punho. Na maioria das vezes, a dor aparece ao pegar alguma coisa pesada ou ao realizar alguma tarefa que demande mais esforço.

Alguns sintomas desse problema são: dor constante no punho que se intensifica quando faz força ou movimentos mais fortes, fraqueza e sensibilidade dessa região das mãos e do punho, inchaço e formigamento.

Nesse casos, o médico irá recomendar o uso de munhequeira para ajudar no tratamento, isto porque ela dará o suporte necessário e estabilizará o punho, permitindo que ele repouse e se recupere o mais rápido possível

Munhequeira elástica

A munhequeira elástica serve como uma compressão e estabiliza o punho sem limitar os movimentos, prevenindo lesões e inflamações, além de ajudar no alívio da dor e garantir uma proteção para os atletas durante a prática de atividades físicas e esportes. Esse tipo de munhequeira é de tamanho único, sendo apta para várias pessoas. 

Para utilizá-la, é só colocar o elástico no dedo polegar, passar a munhequeira em volta do punho e regular a compressão com o fecho em velcro. Elas vão imobilizar a região do punho para o descanso de músculos, tendões e articulações e aliviar a dor o mais rápido possível. 

Munhequeira atoalhada

Com certeza você já viu alguns atletas, principalmente aqueles que usam a mão como ferramenta principal do esporte, como o tênis, o basquete, o vôlei, o handebol, enfim, como alguma munhequeira no braço, né? Pois bem, essas pessoas a utilizam com uma finalidade específica, qual seja: absorver o suor. 

Isso acontece porque o suor advindo do rosto e das axilas, quando entram em contato com as mãos, podem deixá-las lisas e escorregadias, dificultando o desempenho do atleta para pegar a raquete ou a bola ou fazer o levantamento de peso na academia ou crossfit. 

Além de absorver o suor, a munhequeira confere maior estabilidade e conforto ao atleta para movimentos específicos da jogada ou de levantamento de peso e diminui a chance de lesões causadas pelo esforço e movimentos repetitivos. 

Munhequeira tennis

O tênis é um esporte com raquete que pode ser jogado individualmente contra um único adversário ou entre duas equipes de dois jogadores cada uma. Cada jogador usa uma raquete de tênis para atacar uma bola e mandá-la sobre uma rede para atingir a quadra do oponente. O objetivo do jogo é fazer com que invada o outro campo de tal forma que o adversário não consiga devolver a bola. É um esporte olímpico que pode ser praticado por qualquer pessoa, de todas as idades, inclusive cadeirantes. 

Pelo fato de que o tenista usa muito os braços e as mãos a chance de lesionar essa região é grande, por isso deve ser protegida com o uso de munhequeira, pois dessa forma, os punhos ficarão mais protegidos e melhor posicionados, além disso, os tenistas usam a munhequeira, principalmente as atoalhadas para secar o suor do rosto e impedir que o mesmo escorra para as mãos, deixando-as lisas e escorregadias, prejudicando o seu desempenho na partida. 

Munhequeira rock

Isso mesmo, a munhequeira não serve apenas para ajudar no tratamento, prevenir algumas lesões ou para ajudar os atletas na hora de praticar esportes e exercícios na academia, elas também são acessórios de moda e fazem parte de muitos estilos por aí. Elas podem ser personalizadas e fazer referências a vários gêneros musicais e bandas, sendo o principal deles o rock, que, na maioria das vezes, são pretas e com símbolos e imagens de algum cantor ou de alguma banda musical. 

Luva com munhequeira

A luva com munhequeira é muito usada por quem frequenta a academia, faz treinos de crossfit ou pratica alguma luta isso porque ela permite a prática desses exercícios com maior conforto e estabilidade das mãos e dos punhos, oferecendo mais segurança na hora de fazer força e deixando-o na posição correta na hora do movimento.  Além de proteger a pele dos aparelhos e equipamentos, evitando a formação de bolhas e calos. Geralmente elas são ajustáveis, resistentes e duráveis. 

Munhequeira com peso

A munhequeira de peso facilita o trabalho e crescimento da musculatura de membros superiores e é indicada para quem quer melhorar os treinos e intensificar o trabalho muscular na parte superior do corpo e melhorar o desempenho físico.

Ela serve para aumentar a estabilidade e a resistência do pulso em exercícios da academia, oferecendo suporte para as articulações dos punhos e também para os tendões e ligamentos dessa região, reduzindo bastante o risco de lesões e melhorando a performance do atleta. Ela é encontrada com diversos quilos, que dependerá da sua capacidade e nível de treinamento. 

Munhequeira para academia

Quem faz academia e treinos muito intensos sabe da real necessidade de usar uma munhequeira, isso porque ela ajuda a melhorar os treinos, intensificando o trabalho muscular e melhorando o desempenho físico.

Ela serve para aumentar a estabilidade e a resistência do pulso em exercícios da academia, oferecendo suporte para as articulações dos punhos e também para os tendões e ligamentos dessa região, reduzindo bastante o risco de lesões e melhorando o desempenho do atleta na execução dos treinos.

É importante fazer o aquecimento sem as munhequeiras, mesmo que elas sirvam para dar um suporte extra e evitar a extensão do punho durante exercícios pesados e intensos. Dessa forma, no aquecimento e nas atividades mais leves, é recomendado que seja sem esse acessório, porque melhora a mobilidade dos músculos e tendões.

A posição da munhequeira deve estar logo após a palma da mão, ou seja, em cima do punho, isso porque, quando ela não está posicionada corretamente, pode ocasionar lesões e prejudicar o desempenho nos treinos. 

Munhequeira magnética

A munhequeira magnética possui imãs que ajudam a aliviar as dores articulares e a firmar a região afetada, ativando a circulação sanguínea no local e relaxando os músculos e descontraindo os nervos. Facilita o alívio das dores e reduz inchaços, ainda permite eliminar a energia estática. Também ajuda a acelerar a cicatrização e regular as funções corporais.

Ela é indicada para quem tem problemas como a artrite, a artrose, a bursite, o torcicolo, cãibras, enxaquecas, problemas de coluna, cólicas renais e menstruais e principalmente em pré e pós-operatórios. Isso porque o magnetismo atua sobre o nosso corpo proporcionando uma melhora no funcionamento dos nervos e relaxando os músculos. 

Munhequeira personalizada

Se você não abre mão desse acessório, deve estar cansado de ter que usar sempre as mesmas cores, né? Mas saiba que esse problema tem solução e é a personalização, isso mesmo, agora você pode deixar a sua munhequeira com a sua cara, mandando fazer uma com símbolos, imagens, desenhos ou com seu nome ou adquirindo-as em alguma loja que já vende esses itens personalizados. 

Essa opção é uma ótima escolha para presentear um amigo ou familiar que também adora esse acessório, deixando-o ainda mais estiloso na hora de ir para academia ou para praticar algum esporte. Com isso, você consegue variar suas opções e nunca repetir a mesma munhequeira, além de fazer muito sucesso. 

Munhequeira futebol

Os jogadores de futebol também vivem aparecendo usando a munhequeira, na maioria das vezes é porque eles estão com algum tipo de lesão ou inflamação no pulso e com isso terá uma melhor recuperação e também para evitar novas lesões. Ou até mesmo para o simples fato de absorver o suor e não deixar que isso atrapalhe seu rendimento e desempenho na hora do jogo. 

Munhequeira ajustável

A munhequeira ajustável possui uma faixa com fechamento em velcro que possibilita o ajuste no corpo da pessoa, impedindo com que ela fique larga ou apertada demais, para que consiga atingir sua finalidade e não te prejudicar. Geralmente ela é de tamanho único e serve vários tamanhos. 

Munhequeira com polegar

A munhequeira com polegar foi desenvolvida para dar proteção e estabilidade na região do punho e do polegar, sendo recomendada para a prática de esportes ou tarefas que exijam esforço das mãos, pois ela oferece suporte e ajuda na prevenção e tratamento de doenças e lesões causadas por esforço repetitivo, como a LER. A parte que estabiliza o polegar geralmente pode ser removida e vai depender de cada caso.

Lembrando que é fundamental fazer o uso de acessório somente com recomendação médica, porque seu uso incorreto pode acabar prejudicando e intensificando ainda mais a dor. 

Munhequeira de pano

A munhequeira de pano normalmente é feita com tecido mais resistente e de grande qualidade, oferecendo conforto e protegendo o punho de lesões, já que oferece uma estabilização. Esses acessórios são responsáveis por promover o ganho de força e dar segurança ao executar os movimentos dos treinos, sendo muito utilizadas para os que são mais intensos e que exigem uma maior mobilidade dos punhos. Importante lembrar que independente do material que a munhequeira seja feita, o ideal é sempre procurar um médico antes de fazer o uso. 

Munhequeira porta chave

Quando as pessoas saem para caminhar, andar de bicicleta, correr, ir para academia e não gostam de carregar bolsas e mochilas, enfrentam problemas de onde deixar a chave de casa ou do carro, né? Mas esse problema está com os dias contados, isso porque, já existem munhequeiras com repartimentos com zíper que servem para guardar chaves e até mesmo cartão de crédito ou algum documento. 

Essa funcionalidade é muito útil e prática no dia a dia, pois permite que as pessoas possam executar seus exercícios físicos, treinos e esportes, sem se preocupar em perder seus objetos pessoais, já que esses acessórios são feitos revestidos com materiais muito resistentes, existindo algumas que até são anti-furto. 

Munhequeira dupla

A munhequeira dupla geralmente é atoalhada, servindo para absorver e limpar o suor e sua característica principal é que ela pode ser usada dos dois lados, possibilitando ter duas munhequeiras em uma. Por sua versatilidade e praticidade elas são muito procuradas. 

Como fazer a higienização da munhequeira

Muita gente fica em dúvida na hora de fazer a limpeza desses equipamentos e não sabem qual o procedimento correto, mas a melhor forma de limpar a sua munhequeira é lavar manualmente com água e sabão neutro, sem produtos que tiram manchas ou com cloro e deixar secar naturalmente, de forma que possibilite escorrer toda a água. Não é recomendado fazer lavagem a seco ou em máquinas e nem passar com o ferro, pois isso pode danificar o acessório. 

munhequeira

Perguntas:

Munhequeira tira a dor?

A munhequeira pode ajudar a aliviar a dor, reduzir o inchaço e estabilizar os impactos nas articulações e nos músculos, isso porque o material de que são feitas permite que sirvam como uma compressão e também como apoio para o punho, permitindo que ele repouse e não faça movimentos errados. Ela é  recomendada pelos médicos ortopedistas para ajudar no tratamento de algumas entorses e no pós-operatório. 

Como escolher o melhor tipo pra mim?

Antes de comprar uma munhequeira, você deve consultar seu médico, pois ele irá avaliar o seu caso e recomendar qual o melhor tipo para você e para tratar o seu problema, até porque, quando usada de maneira errada, ao invés de ajudar, acaba prejudicando a sua saúde e agravando o seu problema. 

Algumas características importantes como o tipo, o material, a resistência, a qualidade, o tamanho, o ajuste e formas de higienização deverão ser levadas em conta para a escolher a munhequeira ideal. Outro fator importante e determinante na hora da compra é o preço, que vai variar conforme a marca, material e modelo. 

É importante saber o modelo ideal, porque, geralmente, para cada tipo de problema, é recomendado um tipo de munhequeira, seja com ou sem tala, com ou sem elástica, enfim, o médico saberá a certa. 

Quais os tipos de munhequeira?

A munhequeira é encontrada em diversos tamanhos, modelos e materiais. Elas podem ser abertas, clássicas, com fivela, sem fivela, elástica ou semi elástica, com ou sem tala, rígida ou flexível e cada uma vai servir para uma ocasião, sendo que seu médico irá recomendar o melhor tipo para você. 

Munhequeira previne doenças como LER?

LER ou lesão por esforço repetitivo é um problema que atinge o sistema musculoesquelético por causa de repetidos esforços que sobrecarregam os nervos, músculos, ossos, tendões e articulações dessa região. 

A LER pode causar dor, formigamento, dormência, falta de sensibilidade e fraquezas nos membros e atinge pessoas que têm que digitar, escrever, usar o celular, controle de videogame, tarefas manuais com frequência e repetidas vezes.  

Para a prevenção desse problema, a munhequeira é uma ótima alternativa, já que ela dá suporte e apoio para o punho, permitindo com que, ao fazer esforços repetitivos, ele fique melhor posicionado e confortado. Entretanto, o médico é que irá avaliar a necessidade de usar esse acessório e recomendar o melhor tratamento para essa lesão. 

Como saber se preciso usar munhequeira?

Antes de mais nada, seu médico ortopedista é que irá saber se será preciso ou não o uso de uma munhequeira, mas, os sintomas que levam ao seu uso são: dores constantes no punho que se intensificam ao se esforçar ou executar algum movimento forte, dor para realizar alguma tarefa básica do dia a dia ou inchaço. 

Como escolher o tamanho da munhequeira?

Geralmente, as munhequeiras são ajustáveis, isto é, de tamanho único, mas de qualquer forma, existem também as que são do padrão comum, ou seja, P, M, G e GG. Dessa forma, é só verificar qual fica melhor em você e adquirir a sua. Lembre-se que é muito importante que ela se posicione corretamente no seu braço, não ficando nem muito larga e nem muito apertada. 

Quando usar e não usar?

O médico ortopedista irá prescrever o uso adequado desse acessório de acordo com suas necessidades. Mas elas devem ser usadas durante a prática de exercícios mais intensos que precisam de mais força e, geralmente, seu uso não é recomendado enquanto a pessoa dorme ou por longos períodos de tempo. 

Quais os usos da munhequeira?

Seus usos são para algum tratamento de doenças e lesões causadas no punho ou para evitar que elas aconteçam. Também são usadas por atletas para melhorar seu desempenho físico na execução dos treinos, por esportistas para ajudar a absorver e limpar o suor e também por questões de moda e estilo, pois existem as personalizadas para cada gosto. 

Onde comprar uma munhequeira

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos modelos, tamanhos e tipos de munhequeira para te ajudar com os benefícios desse acessório de segurança. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Já quer adquirir e usar a sua munhequeira? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e de buscar orientação médica para saber as suas necessidades! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!