Skip to main content
Avalie esse post

Nós, seres humanos, somos criaturas imperfeitas. Sabemos que gostaríamos de ficar em melhor forma, mas aquele biscoito de chocolate parece muito saboroso. Sabemos que temos que acordar cedo, mas há apenas um episódio restante da nossa série favorita que estamos assistindo. Sabemos que devemos aplicar protetor solar religiosamente, mas nem sempre lembramos de fazer isso.

Isso é vida. Mas isso não significa que não podemos formar alguns hábitos e melhores práticas para mitigar os efeitos inevitáveis de uma vida bem vivida. Para cada conversa tarde da noite com bebidas, para cada dia ao sol e para cada hora de dormir que não tínhamos energia para aplicar creme para os olhos. 

Infelizmente mais cedo ou mais tarde nosso corpo vai dar sinais dessa falta de cuidado com ele, é então que as vezes passamos a dar mais atenção aos nossos hábitos e passamos a cuidar das marcas deixadas por alguns hábitos não tão bons.

Uma dessas marcas são as olheiras. Muitas pessoas sofrem com isso e não sabem o que fazer para deixá-las com o melhor aspecto. É verdade que mesmo que você tenha bons hábitos as olheiras podem surgir, pois o aparecimento delas acontece por vários motivos.

A pele sob os olhos é uma das áreas mais finas e delicadas da pele do corpo humano. A derme / epiderme de textura fina não possui glândulas sebáceas e é ultra suscetível a olheiras, anéis ou sombras. As olheiras são formadas por causas diversas, como hereditariedade, envelhecimento, estresse físico ou mental, alterações hormonais, deficiências nutricionais e falta de sono. A exposição excessiva ao sol, que faz com que seu corpo produza mais melanina, o pigmento que dá a cor à pele, também é a causa das olheiras. 

À medida que envelhecemos, o enfraquecimento da pele e a perda de gordura e colágeno podem tornar os vasos sanguíneos azul-avermelhados sob seus olhos mais evidentes. Os dermatologistas concordam que a desidratação e a anemia podem influenciar negativamente a parte inferior dos olhos e produzir olheiras. Junto com causas externas.

As olheiras ficam muito visíveis porque a pele da pálpebra inferior é uma das áreas mais finas da pele do corpo e permite que as características acima da pele sejam acentuadas. 

Com pouco ou nenhum tecido subcutâneo, a pele não é sustentada e cheia como o resto da pele facial. Isso resulta em mudanças de envelhecimento que são mais acentuadas em comparação com o resto da pele facial. Outro problema é que o envelhecimento e as alterações ambientais em todo o rosto incluem uma perda de elasticidade ​​como resultado da perda de colágeno.

Embora as olheiras não sejam perigosas por si mesmas, podem indicar problemas de saúde no resto do corpo ou podem criar uma aparência de fadiga ou idade avançada. Razões psicológicas e emocionais também são predominantes e acabam agravando as olheiras pelo fato de serem características desagradáveis para as pessoas. 

Ter uma aparência de vitalidade facilita os relacionamentos entre amigos e parceiros porque as pessoas são naturalmente atraídas por indivíduos que parecem fortes e saudáveis. Esses impulsos correspondem aos instintos de sobrevivência básicos e primitivos e persistem em nosso mundo moderno por meio de nossos padrões de beleza.

Embora algumas das causas das olheiras possam estar fora de seu controle, há muitas maneiras de você tomar medidas para reduzir as olheiras. Muitas das mudanças que você pode fazer também reduzirão as rugas ao redor dos olhos, portanto, é um benefício duplo. Assumir o controle de seu estilo de vida e hábitos de pele o ajudará a parecer a versão mais vigorosa, saudável e atraente de si mesmo.

Nesse artigo vamos te ajudar a identificar as causas prováveis das suas olheiras, e o que você pode fazer para amenizá-las.

Causas das olheiras

As olheiras podem servir como um bom indicador de uma condição iminente e até mesmo prever um sério problema de saúde. Essas aparências podem sugerir problemas de deficiências nos rins a níveis de açúcar prejudiciais à saúde em sua corrente sanguínea. Os cremes cosméticos para os olhos e os soros para os olhos só podem mudar um pouco, por isso a melhor forma de tratar as olheiras é na raiz do problema, ou seja nas causas básicas e consequentemente tratar a pele topicamente. 

Falta de uma boa noite de sono

A falta de sono pode ser uma das causas mais básicas das olheiras. Seu corpo é capaz de reparar a pele, junto com todos os outros tecidos, somente quando você está em um estado de sono profundo. Somente nessa fase do sono a circulação sanguínea pode se concentrar nos tecidos e células da pele para dar ao rosto uma aparência mais rejuvenescida. 

Não dormir o suficiente aumenta o estresse para os sistemas do corpo. Quando o estresse aumenta, os compostos esteróides produzidos pelo corpo reduzem a circulação para a pele, redirecionando-a para os músculos e órgãos principais. Essa circulação lenta e o acúmulo de sangue desoxigenado podem tornar as olheiras mais visíveis.

Má circulação sanguínea 

A má circulação também é uma das principais causas das olheiras. A pele que envolve seus olhos é muito fina e fraca, e a escuridão que você vê sob seus olhos pode, na verdade, ser sangue com pouco oxigênio circulando naquela área. O sangue totalmente oxigenado é vermelho, mas as artérias que transportam sangue rico em oxigênio geralmente estão localizadas mais adiante no corpo. Os capilares que transportam sangue esgotado e pobre em oxigênio costumam estar mais próximos da superfície da pele. Quando o oxigênio é fornecido às células e o sangue se esgota, ele fica com uma cor azulada.

Como as veias e capilares que carregam o sangue desoxigenado em tons de azul estão tão próximos da superfície em uma área com pele fina, esse é um dos principais motivos pelos quais a área sob os olhos costuma ter uma aparência escurecida.

Os capilares na área sob os olhos também podem vazar, permitindo que os glóbulos vermelhos saiam para os tecidos ao redor. As enzimas no corpo decompõem essas células sanguíneas e sua hemoglobina. Quando a hemoglobina é decomposta, ela fica com uma cor preta azulada escura, descolorindo a pele fina dessa área.

Genética

A genética é uma das maiores causas das olheiras. Se seus pais tinham olheiras, então você está muito mais predisposto a tê-las também, não importa quais tratamentos você use ou quanto sono você durma. Pessoas pertencentes a grupos genéticos mais ricos em melanina também têm uma chance muito maior de ter escuridão na área dos olhos. Latinos, africanos, indianos e muitos povos indígenas podem experimentar mais escuridão na área periorbital dos olhos devido ao fato de a pele conter mais pigmento.

Deficiência de ferro

A deficiência de ferro pode ser considerada uma das causas das olheiras. Mesmo que você não acredite firmemente no poder da dieta saudável, há uma boa chance de você ter olheiras e até inchaço nos olhos se não estiver consumindo alimentos ricos em nutrientes. 

A descoloração que você experimenta pode ser causada por deficiências de minerais como o ferro. As veias localizadas ao redor da área dos olhos tornam-se mais visíveis quando há falta de ferro em seu sistema. Um estudo descobriu que a anemia era uma causa de saúde subjacente de cerca de 50% das olheiras nos participantes do estudo. Os vegetarianos estão particularmente em risco de anemia devido ao fato de que as fontes de alimentos de origem animal são as principais fontes de ferro.

Medicamentos

Os medicamentos que você está tomando também podem causar o aparecimento de olheiras. Existem certos medicamentos que podem dilatar os vasos sanguíneos sob os olhos ou estimular a retenção de líquidos. Quando isso acontece, os capilares podem aumentar ou o fluido linfático pode se acumular.

Doenças e alterações hormonais

Doenças como doença renal e problemas cardíacos também podem causar retenção de líquidos. As alterações hormonais, como as da TPM ou da menopausa, também podem causar aumento na retenção de líquidos e alterações na pigmentação da pele. A hiperpigmentação pode se desenvolver durante a gravidez e pode perdurar após o parto. A terapia de reposição hormonal e os anticoncepcionais hormonais também podem estimular a produção de melanina na pele causando olheiras.

Deficiência na tireóide

A condição de baixa tireóide pode fazer com que algumas pessoas exibam círculos escuros sob os olhos. A tireóide é uma glândula essencial do corpo. Sem ela, nenhum dos outros hormônios funciona bem. A produção de sangue pode ser afetada e pode ocorrer anemia no hipotireoidismo. O sistema gastrointestinal, o fígado e a produção de energia no corpo podem ser afetados, o que determina a distribuição de nutrientes e a remoção de toxinas do corpo. Essas condições corporais estressantes podem aparecer na pele escurecida sob os olhos.

Alergias e eczemas

Alergias e eczemas causam inchaço e inflamação que podem contribuir para o aparecimento de olheiras. As reações da histamina causam inchaço dos tecidos e alterações na circulação. Outras condições relacionadas ao sistema imunológico, como o eczema, podem causar inflamação e escurecimento dos tecidos ao redor dos olhos. 

Esfregar excessivamente devido à coceira e irritação da pele pode causar danos ao delicado sistema circulatório da área dos olhos, que pode escurecer a pele temporária ou permanentemente durante a cicatrização. Problemas de sinusite também podem causar acúmulo de líquido no nariz e na área dos olhos.

Uso de cigarro

Fumar o tabaco restringe o fluxo sanguíneo, causando uma aparência excessivamente pálida na pele e enfatizando as olheiras. Os cigarros também contêm dezenas de toxinas químicas adicionais que sobrecarregam o corpo com produtos químicos adicionais para filtrar. Essa carga de trabalho para o corpo diminui a aparência de vitalidade.

Também foi constatado que os fumantes têm quatro vezes mais probabilidade do que os não fumantes de relatar que se sentem cansados após uma noite de sono, isso porque os fumantes passam menos tempo em sono profundo e mais tempo em sono leve do que os não fumantes. Os pesquisadores concluíram que isso pode ser devido aos efeitos da abstinência da nicotina durante o sono.

Consumo de álcool 

O consumo de álcool piora as olheiras de várias maneiras. O consumo de álcool aumenta a carga de trabalho no fígado e diminui a oxigenação do sangue porque o álcool literalmente substitui o oxigênio no sangue, causando o efeito intoxicante. O álcool também é um vasodilatador, o que significa que faz com que os vasos sanguíneos se abram ainda mais, o que pode causar uma aparência inchada e aumentar a visibilidade da cor azulada na pele sob os olhos. 

Outra forma pela qual o álcool pode contribuir para as olheiras é que, com um consumo mais significativo, ele perturba os padrões normais de sono do corpo. Isso causa fadiga no dia seguinte, que geralmente se manifesta como tom amarelado e olheiras mais escuras. 

O álcool também é digerido no corpo como um composto de açúcar, o que pode causar reações como a glicação, que causa danos à pele, como enrugamento e flacidez a longo prazo. Por meio do consumo de açúcar, ocorrem danos às estruturas de colágeno e elastina que sustentam a pele macia e resiliente. A perda dessa estrutura subjacente pode fazer com que os capilares mais escuros por baixo se tornem mais visíveis.

Saber as causas de seus problemas deve levá-lo a lidar com eles de maneira adequada. No final, eliminar as olheiras o ajudará a evitar complicações de saúde e, é claro, sua aparência vai melhorar. É sempre uma boa ideia investigar mais a fundo e consultar seu médico para descobrir a causa exata dessas olheiras, se você suspeitar que pode ter um problema médico. Assumir o controle de como você cuida do seu corpo fará uma grande diferença para você, principalmente no que diz respeito a sua autoestima.

Vitaminas que previnem as olheiras

Alguns tratamentos tópicos com vitaminas, uma rotina regular de hidratação e um estilo de vida saudável podem ajudar a evitar a fadiga, a hiperpigmentação e a pele seca ao redor dos olhos.

Vitamina K

Um dos culpados por trás das olheiras são as veias dilatadas ao redor dos olhos. Os suplementos de vitamina K têm sido popularmente elogiados pela capacidade de limpar a área dos olhos, melhorando a circulação, embora nenhum estudo definitivo tenha sido concluído a respeito disso. No entanto, você pode dar um impulso à sua rotina de vitamina K tópica com um creme contendo retinol. Este ingrediente estimula a produção de colágeno e o crescimento de novas células, o que pode ajudar a dar aos seus olhos uma aparência mais fresca e brilhante.

 Não fará mal nenhum aumentar a vitamina K em sua dieta com brócolis saudáveis, repolho, algas marinhas e verduras escuras, mas essas adições não vão necessariamente limpar seus olhos ou deixar sua pele brilhante após alguns dias de lanches religiosamente saudáveis.

Vitamina C

A vitamina C pode aumentar o brilho e o poder antioxidante do rosto se você tiver pele fina, seca ou veias visíveis. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C ajuda a prevenir os danos do sol e pode iluminar a idade ou manchas solares.

 Os antioxidantes da vitamina C também podem estimular a produção de colágeno e aumentar a circulação para uma pele mais firme. Em geral, esses cremes tópicos podem ser aplicados uma vez ao dia. No entanto, a natureza esfoliante desses cremes pode irritar alguns tipos de pele sensível, nesse caso, tente aplicar o creme a cada poucos dias. 

Aumente a ingestão de vitamina C comendo muitos cítricos frescos, pimentões vermelhos e verdes, morangos e brócolis. Esses alimentos não darão à sua pele uma transformação súbita e completa, mas darão um impulso saudável à sua dieta geral e ao seu sistema imunológico

Vitamina B

Muitas pessoas lutam com a pele sensível ao redor dos olhos, o que pode causar irritação, descoloração e aquela aparência temida e cansada. É aí que entra a vitamina B3. Também conhecida como niacinamida, essa forma de vitamina B aumenta a produção de ácidos graxos, o que evita que a pele perca água e retenha a elasticidade. Esta propriedade ajuda a proteger a pele que se irrita facilmente com o sol e poluentes.

 A niacinamida também ilumina manchas da idade, cicatrizes e quaisquer áreas de pigmentação acentuada e pode ajudar a reduzir linhas finas e rugas sob os olhos. Os cremes de niacinamida podem ser aplicados topicamente de manhã e à noite para colher todos os benefícios.

 Foi relatado que esta vitamina protetora aumenta a energia geral quando incorporada em sua dieta. Alimentos como grãos inteiros, verduras escuras e ovos introduzem uma dose saudável de vitaminas B em seu sistema.

Vitamina A

Para aqueles que sofrem com as olheiras, manchas senis ou pele flácida, a vitamina A é uma força potente contra os sinais de envelhecimento ao redor dos olhos. Existem cremes derivados da vitamina A, conhecidos como retinóides, que vêm em diferentes formas de concentração.

 Comprovado como a melhor arma em sua casa contra o envelhecimento, os retinóides podem alcançar resultados poderosos. Os retinóides são uma ameaça tripla, aumentando a produção de colágeno, suavizando a pele e nivelando a pigmentação. Embora possa ocorrer descamação, é mais um efeito colateral leve do que uma verdadeira ação esfoliante. 

Devido à sua potência, este ativo pode irritar a pele ao redor dos olhos, por isso é melhor começar aplicando o retinóide em dias alternados e manter a aplicação leve. Se sua pele responde bem ao tratamento tópico, você pode aplicar o produto uma vez por noite. 

Os retinóides devem ser aplicados à noite porque a luz solar torna a vitamina A inativa, mas eles não tornam a pele mais vulnerável aos raios ultravioleta do que uma esfoliação facial. 

Adicionar alimentos brilhantes, como batata doce, cenoura, mamão, queijo e ovos em sua dieta aumentam a ingestão de vitamina A. No entanto, seu corpo já armazena bastante vitamina A e esses acréscimos na dieta não farão sua pele brilhar, engrossar ou enrijecer automaticamente.

Métodos para se livrar das olheiras

Experimente as seguintes rotinas para ver qual funciona mais eficazmente para você. Lembre-se de usar paciência e consistência ao experimentar uma nova rotina. Siga a rotina todos os dias durante 4 a 6 semanas. Se, após esse período, você ainda não conseguir ver os resultados desejados, passe para a próxima prática e veja se funciona melhor para reduzir as olheiras em você.

Compressa fria 

De manhã ou à noite – ou melhor ainda, de manhã e à noite – aplique uma compressa fria por cerca de 10 minutos. Se você tem uma máscara que pode guardar na geladeira e utilizar duas vezes ao dia, essa é a maneira mais fácil de tentar este método de redução de olheiras. Apenas certifique-se de mantê-la limpo e dar-lhe uma boa esfoliação com sabão algumas vezes por semana.

Pepinos

Todos nós já vimos pepinos sendo usados como compressas frias na televisão e em filmes, mas eles realmente funcionam?

Na verdade, os pepinos têm propriedades clareadoras e leves adstringentes, então você pode usar fatias de pepino para corrigir problemas na região dos olhos naturalmente.

Para tentar este método duas vezes ao dia, pique um pepino fresco em rodelas grossas e leve à geladeira por 30 minutos. Em seguida, deixe as fatias nos olhos por 10 minutos. Enxágue a área dos olhos com água morna (mas não quente) após o uso.

Leite de rosas

O leite de rosas não tem apenas um cheiro fantástico, ele também pode acalmar e rejuvenescer a pele cansada. Como o pepino, é um adstringente suave, por isso pode funcionar como um tonificante para a pele. Apenas mergulhe uma bola de algodão em leite de rosas por alguns minutos e, em seguida, coloque as bolas de algodão na região das olheiras e certifique-se de que seus olhos estão fechados. Deixe-os por cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia.

Tomates 

Os tomates são ricos em licopeno, uma substância excelente para a saúde cardiovascular, a visão e a pele. O licopeno pode ajudar a criar uma pele mais macia e flexível, bem como diminuir a aparência de olheiras.

Para obter os benefícios médicos do licopeno encontrado nos tomates, misture partes iguais de suco de tomate com suco de limão e, em seguida, use um algodão ou na área sob os olhos. (Por favor, não deixe o suco de limão entrar em contato com os olhos.) Deixe a solução por 10 minutos e depois enxágue com água morna, duas vezes ao dia.

Uma mistura saborosa de suco de tomate, suco de limão e folhas de hortelã para beber diariamente também ajudará a melhorar sua saúde geral e também o bem-estar da sua pele.

Saquinhos de chá 

Se você não tiver uma compressa fria ou máscara para usar, substitua por saquinhos de chá. Muitos chás como o chá verde têm o benefício adicional de antioxidantes, que têm propriedades anti inflamatórias que ajudam a aliviar os capilares tensos na área sob os olhos.

Para usar saquinhos de chá frio como compressa, coloque-os de molho em água limpa e coloque na geladeira por 30 minutos. Em seguida, coloque os saquinhos de chá sobre os olhos. Deixe por 10 minutos ou mais duas vezes ao dia antes de remover e enxaguar a área com água morna.

Batatas

Batatas são uma fonte surpreendente de muita vitamina C, que entre outras coisas é ótima para a síntese de colágeno para promover uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.

Para aproveitar o poder da vitamina C para tratar as bolsas sob os olhos, rale algumas batatas. Extraia o suco da batata e mergulhe algumas almofadas de removedor de maquiagem de algodão no suco. Coloque as compressas nos olhos por cerca de 10 minutos e depois enxágue com água morna.

Creme para olheiras

Os cremes para olheiras podem ser uma ótima opção se esse é um problema que te incomoda. Existem várias opções disponíveis com diferentes princípios ativos que podem ajudar a amenizar o escurecimento da pele sob os olhos.

Os cremes que contêm retinol podem ajudar a descascar a pele escura e pigmentada, mas podem ser irritantes, portanto, use com cuidado. 

Outros ingredientes, como ácido azelaico, ácido kójico e ácido glicólico podem ajudar no escurecimento do pigmento da pele na área sob os olhos. Certos cremes que contêm hidroquinona também podem ajudar a clarear as regiões geneticamente hiperpigmentadas sob os olhos. 

Lembre-se que antes de iniciar qualquer tratamento consulte o seu dermatologista e ele vai te indicar a melhor opção para o seu problema.

Tratamentos médicos para olheiras

Além dos cremes de uso tópico, existem outros tratamentos que podem ser feitos no consultório médico, a fim de tratar das olheiras.

Peeling químico

Os peelings químicos, usando alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico, podem ajudar a clarear a hiperpigmentação sob os olhos.

Os médicos também podem indicar o uso de peelings químicos em combinação com cremes tópicos para um melhor efeito.

Lasers

A terapia a laser pode ser um tratamento eficaz para olheiras. Procedimentos menos invasivos a laser, como o láser de diodo, podem diminuir o risco de cicatrizes ou outros efeitos colaterais potenciais.

Cirurgia

Um tipo de cirurgia chamada blefaroplastia pode eliminar as olheiras causadas por depósitos de gordura ou pele extra ao redor da área dos olhos.

A área sob os olhos é extremamente delicada e as pessoas devem sempre discutir os possíveis efeitos colaterais. Elas também devem garantir que apenas um dermatologista certificado realize procedimentos médicos nessa área.

Camuflagem para olheiras

Se as olheiras te causam muito incômodo e você quer escondê-las até que um dos tratamentos que você escolheu comece a dar resultado, a maquiagem pode ser uma ótima aliada para você. 

Uma maquiagem natural para pele sensível para camuflar a escuridão sob os olhos pode ser providencial se você sofre com olheiras. Muitos produtos de maquiagem à base de minerais estão disponíveis, contendo óleos botânicos calmantes e extratos para condicionar a pele. Produtos que refletem a luz ou têm um pouco de brilho luminoso podem ajudar a adicionar brilho à pele.

Mas não se esqueça de retirar totalmente a maquiagem no fim do dia usando um removedor de maquiagem apropriado, pois se você não fizer isso, dormir com a maquiagem pode piorar seus problemas na pele do rosto.

Perguntas:

Agora você já conhece as possíveis causas e os vários métodos de tratamentos para se livrar das indesejáveis olheiras.

Talvez depois de ler esse artigo completo ainda tenha restado algumas dúvidas sobre as causas e tratamentos das olheiras, por isso separamos algumas das perguntas mais comuns e suas respectivas respostas para esclarecer todas as suas dúvidas.

Quanto custa o tratamento para olheiras?

Isso vai depender do tratamento que você escolher. Como vimos nesse artigo os que existem vão desde os métodos caseiros que custam poucos reais até os métodos em um consultório que podem chegar a centenas ou até milhares de reais.

Olheiras são sinal de doença?

Embora as olheiras não sejam um problema grave de saúde, elas podem sim ser indicativas de doenças e deficiência de nutrientes. Por isso é muito importante sempre se consultar com um médico, pois ele vai investigar as causas exatas para as olheiras e tratá-las da melhor forma.

Qual o melhor método para tirar olheiras?

Depende da causa da sua olheira, pois como vimos nesse artigo o mais importante é tratar a causa que pode ser um problema de saúde. 

Mas você pode consultar o seu médico e verificar com ele qual o melhor tratamento no seu caso.

Porque temos olheiras?

Os motivos são variados e vão de genéticos a noites mal dormidas. Mas basicamente as olheiras se formam da seguinte maneira: à medida que mais e mais sangue se acumula na região dos olhos pela falta de oxigenação, seus delicados capilares começam a se esticar e se tensionar sob o peso, levando a mais vazamentos e acúmulo de sangue que formam as olheiras.

Onde encontrar produtos para tratar olheiras

Agora que você já sabe tudo sobre olheiras e os principais tratamentos, você pode encontrar com o buscador de preços da cliquefarma os melhores cremes, das melhores marcas para cuidar das suas olheiras e manter sua pele saudável e sedosa.

Com o buscador de preços da Cliquefarma você encontra o que precisa de forma prática e segura.

Se você gostou desse artigo, curta comente e compartilhe com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<