Skip to main content

No seu dia a dia corrido, as pessoas gostam sempre de estar bem, se sentindo bem e dispostas para enfrentar com muita força a sua rotina diária (que todos sabemos que não é fácil para ninguém).

Mas, o que muitas vezes pode ocorrer, é que a pessoa fique indisposta por conta da azia e da má digestão, o que pode atrapalhar, e muito, a sua rotina corrida e cheia de afazeres. É difícil encontrar uma pessoa adulta que nunca sofreu com, pelo menos um dia da sua vida, os sintomas da azia, das dores no estômago e da má digestão. E por isso que, a indústria farmacêutica, entendendo que esse é um problema que atinge muitas pessoas, de uma maneira muito frequente, se preocupa em disponibilizar boas linhas de medicamentos que atuem contra a azia e a má digestão, que são os conhecidos medicamentos antiácidos.

Dado a sua importância para a boa saúde das pessoas, a sua boa comercialização e a sua fama, no artigo de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre os medicamentos antiácidos, focando nossa atenção especialmente para a linha de medicamentos da Eno, que é uma das mais famosas e conhecidas quando o assunto se refere à dores e indisposições estomacais. Então, para os interessados nesse tema, falaremos sem mais delongas sobre esse tipo de medicamento já nos tópicos a seguir. 

Índice:

O que é um medicamento antiácido?

Um medicamento antiácido é elaborado exclusivamente com uma composição que visa  neutralizar a acidez do estômago de uma pessoa, neutralizando os sintomas da azia, da indigestão e até mesmo das demais dores de estômago. 

Os antiácidos são muito usados comumente, até mesmo para auxiliar no tratamento de diarréias e constipações. Na grande maioria dos casos, os antiácidos costumam conter cálcio, sódio, sais de alumínio ou magnésio. 

Como o medicamento antiácido age no estômago da pessoa?

Os antiácidos atuam de maneira efetiva neutralizando todo o excesso do ácido clorídrico do suco gástrico que fica na região estomacal. Essa substância trabalha auxiliando o corpo a digerir os alimentos que são consumidos diariamente por todos os seres humanos. 

Até esse momento, o antiácido trabalha de maneira positiva no corpo das pessoas. Mas, vale já ser ressaltado nesse momento que fazer o uso desse tipo de medicamento de maneira exagerada pode trazer problemas para a saúde das pessoas. 

No caso, precisamos nos atentar para o fato de que, quando qualquer pessoa come alimentos de maneira exagerada, a azia no estômago (sem dúvida nenhuma) será sentida. Mas a verdade é que, esse sintoma da azia somente deverá ser medicado com Sal Fruta Eno ou qualquer outro antiácido, quando estiver acontecendo com uma maior frequência ou que esteja de algum modo atrapalhando a rotina da pessoa acometida. 

O ponto é que, as dores estomacais podem até mesmo ser derivadas de vários problemas distintos, podendo até mesmo estar relacionado a problemas de ansiedade ou a um quadro específico de nervoso (é normal que pessoas que estejam prestes a ter uma reunião ou até mesmo a participar de algo marcante em sua vida, sinta dores estomacais). 

E isso se dá porque, o nervosismo e a ansiedade também desequilibram o pH do estômago, e isso é verdadeiramente e fisicamente normal de ocorrer.   

Estamos falando sobre isso porque, é importante que as pessoas saibam o motivo pelo qual sentem dores no estômago (ainda mais se essas dores forem muito frequentes). 

Uma pessoa que toma um medicamento antiácido de maneira muito frequente e desregulada, irá perceber um aumento de gases na região do seu estômago, dado que os medicamentos anti ácido estarão liberando CO2.

Dado essa realidade, o mais indicado pelos médicos especialistas no assunto é de que, se a azia estomacal ou dores na região do estômago começarem a se tornar muito frequentes, a pessoa pare de se automedicar e procure por um médico especializado para uma análise mais detalhada do caso.

O médico que pode ser consultado é o clínico geral ou até mesmo o gastroenterologista, que é o médico especializado em tratar as doenças relacionadas a digestão humana, indo da boca, passando pela região do esofâgo, pelo estomago e pelo intestino, sendo finalizada na região do reto.

Quais são os tipos de medicamentos antiácidos que existem nas farmácias? 

Os principais tipos de medicamentos antiácidos disponíveis nas farmácias atualmente, são:

Sal de Fruta Eno – bicarbonato de sódio + ácido cítrico + carbonato de sódio;

Kolantyl – hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + trissilicato de magnésio + metilcelulose;

Bicarbonato de Sódio – bicarbonato de sódio;

Magnésia Bisurada – carbonato de bismuto + carbonato de magnésio + carbonato de cálcio + bicarbonato de sódio;

Sonrisal – ácido acetilsalicílico + carbonato de sodio + ácido cítrico;

Mylanta Plus líquido – dimeticona + hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio;

Pepsamar – hidróxido de alumínio;

Alka-Seltzer – ácido acetilsalicílico + bicarbonato de sodio + ácido cítrico;

Leite de Magnésia Phillips – hidróxido de magnésio;

Engov – ácido acetilsalicílico + hidróxido de alumínio + maleato de mepiramina + cafeína.

De modo geral, esses são os nomes mais conhecidos e comercializados de medicamentos visando a proteção do estômago e alívio dos sintomas da azia e da má digestão. 

Qual é o melhor antiácido que existe nas farmácias atualmente?

Atualmente, um dos melhores e mais potentes antiácidos disponíveis nas farmácias é o Sal Fruta Eno. Diversos estudos e especialistas afirmam que o Sal Fruta Eno na sua versão em pó, atua muito mais rapidamente para o alívio das dores estomacais do que as demais marcas que disponibilizam antiácidos em líquidos ou comprimidos. Para que haja o alívio imediato da dor, a versão mais indicada é a versão em pó do Sal Fruta Eno. 

O que é o medicamento Sal Fruta Eno?

O medicamento Sal Fruta Eno é um poderoso anti ácido que ajuda a pessoa a lidar da melhor maneira com os seus problemas estomacais. 

Para que serve o medicamento Sal Fruta Eno?

O medicamento Sal Fruta Eno foi desenvolvido visando aliviar rapidamente a azia estomacal, a acidez no estômago, a queimação na região e até mesmo ajudar nos sintomas da má digestão.  

Qual é o efeito do medicamento Sal Fruta Eno no estômago?

O medicamento Sal Fruta Eno causa um efeito efervescente no estômago, diminuindo o seu nível de acidez. 

Qual a forma correta de tomar o medicamento Sal Fruta Eno?

O medicamento ENO deve ser tomado quando a pessoa estiver com azia e má digestão, sempre com as doses recomendadas nos tópicos a seguir.

Os produtos da marca de medicamentos Sal Fruta Eno

Para o combate imediato da azia e da má digestão, a marca Eno disponibiliza um portfólio de produtos para todas as situações e gostos das pessoas. Vem agora mesmo conhecer os produtos disponibilizados pela marca Eno:

  • Leite de Magnésia Sal Fruta ENO;
  • Sal Fruta ENO Pastilhas Mastigáveis Menta;
  • Sal fruta ENO;
  • Sal fruta ENO Tabs.

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre esses produtos:

Leite de Magnésia Sal Fruta ENO

O famoso leite de magnésia Eno age de maneira imediata aliviando os sintomas da queimação, da azia e também da má digestão que são causados pelo estresse diário. Ele é comercializado no frasco de 120ml ou 350ml e nos sabores opcionais de hortelã ou versão tradicional. A sua fórmula líquida atua de maneira suave no estômago, aliviando todos os 6 sintomas da azia que podem ser sentidos. Esse poderoso anti ácido irá aliviar:

  • A azia;
  • A sensação de queimação no estômago;
  • A má digestão;
  • A acidez estomacal;
  • O desconforto estomacal;
  • A sensação de peso no estômago;
  • Atua também como um laxante de ação leve.

Composição do medicamento Leite de Magnésia Sal Fruta ENO

O Leite de Magnésia ENO é composto por hidróxido de magnésio (8%), hipoclorito de sódio e água purificada.

Como tomar o medicamento Leite de Magnésia Sal Fruta ENO

O leite de Magnésia ENO pode ser ingerido apenas por crianças acima de 12 anos de idade. Para o uso como antiácido, a pessoa deve agitar bem o frasco antes do consumo, tomando de 2 a 3 colheres por dia (colheres de chá ou de sopa com 5 a 15ml).  

Para uso como laxante, a pessoa também deverá agitar a embalagem, tomando de 2 a 4 colheres de sopa ao dia (com mais ou menos 30 a 60 ml). 

Mesmo que a dor insista, a dosagem do leite de magnésia ENO não deve ser tomada a mais do que a recomendada anteriormente. Na insistência dos sintomas ou dores, um médico ou pronto socorro deve ser imediatamente procurado.

Precauções de uso do medicamento Leite de Magnésia Sal Fruta ENO

Em algumas situações e casos específicos, o uso do Leite de Magnésia ENO pode não ser recomendado. São eles: 

  • Esse medicamento não deve ser tomado por pessoas que têm problemas de rim;
  • Visando o efeito de laxante, ele não deve ser usado por mais de três dias seguidos;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando os seus bebês, não devem fazer o uso deste medicamento;
  • Caso haja superdosagem na ingestão desse medicamento, a ajuda médica deve ser imediatamente procurada;
  • Durante o seu uso, é importante que a pessoa faça a ingestão de muita água regularmente;
  • Caso a pessoa tenha diarreia após o uso do medicamento, o mesmo deve ser suspenso e uma ajuda médica deve ser procurada; 
  • Se a pessoa faz uso de alguma outra medicação ela deve verificar com o seu médico qual é o melhor período para o Leite de Magnésia ENO ser tomado, dado que, pode ser necessário que haja um intervalo de algumas horas antes ou depois da pessoa tomar o Leite de Magnésia ENO e o outro medicamento. Na maioria dos casos, os medicamentos não podem ser tomados no mesmo momento;
  • Para as pessoas que estão usando o Leite de Magnésia ENO visando o seu efeito antiácido, ele não deve ser ingerido por mais de quatorze dias consecutivos, dado que pode causar um efeito laxante dado esse uso contínuo;
  • Se a pessoa sentir alguma dor no abdome, vômitos, náuseas, alterações no intestino a mais de 14 dias, sangramento retal ou doença renal, este medicamento não deve ser utilizado e a ajuda médica deve ser imediatamente procurada. 

Sal Fruta ENO Pastilhas Mastigáveis Menta

As pastilhas mastigáveis da marca Eno proporcionam um alívio mais rápido da azia e da má digestão em qualquer momento ou lugar em que a pessoa estiver (nada de dores de estômago naquela reunião importante ou mesmo na hora de se divertir na balada).

Esse poderoso anti ácido em pastilhas mastigáveis, oferece um alívio ainda mais rápido da azia, dado que é comercializado como pastilha mastigável, que não precisa de água para ser ingerida. A sua embalagem também é muito mais fácil e prática de ser carregada na bolsa. O ENO pastilhas é comercializado somente no sabor de menta, com a sua embalagem contendo 4 ou 8 pastilhas.  O seu poder de ação é potencializado com a ajuda do carbonato de cálcio, que é o seu princípio ativo. Com essa substância, o ácido do estômago e também do esôfago é neutralizado, e o desconforto que é causado pela acidez é imediatamente aliviado. 

Composição do medicamento pastilhas mastigáveis de menta Sal Fruta ENO

As pastilhas mastigáveis de menta ENO são compostas por: carbonato de cálcio (500mg), talco, aroma de menta, amido, polifosfato de sódio, sacarose e petrolato líquido. 

Como tomar as pastilhas mastigáveis de menta Sal Fruta ENO

As pastilhas devem ser ingeridas oralmente, mastigadas e posteriormente engolidas. O uso desse medicamento é recomendado apenas para adultos. A dose recomendada é de 2 a 4 comprimidos ao dia. Se por algum acaso os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado. 

Precauções de uso das pastilhas mastigáveis de menta Sal Fruta ENO

Em algumas situações e casos específicos, o uso das pastilhas mastigáveis de menta ENO pode não ser recomendado. São eles:

  • Esse medicamento não deve ser tomado por pessoas que têm problemas de rim;
  • Pessoa com diabetes não devem fazer uso das pastilhas, dado que elas contém açúcar;
  • O uso desse medicamento não é recomendado de ser feito por mais de 14 dias contínuos (salvo recomendação feita pelo médico);
  • É importante que as pessoas saibam que o seu uso pode causar efeito rebote ácido, devido à estimulação da gastrina que é feita.

Sal fruta ENO

Quando a azia decide aparecer para estragar o dia, nada como poder contar com o Sal de fruta ENO para trazer uma maior alívio contra a acidez. O uso desse poderoso sal combate os sintomas da azia, fazendo com que a pessoa consiga viver normalmente e sem nenhum desconforto. Essa embalagem é a mais conhecida da marca, afirmando que nada supera a sua tradição de uso. O sal de fruta ENO está sendo comercializado no momento nos sabores de tradicional (regular), abacaxi, guaraná, laranja, limão e tutti frutti. A sua embalagem pode ser adquirida como sachê de 5g ou frasco de 100g.

A sua fórmula é composta por bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico, que se dissolvem muito rapidamente no estômago, criando uma poderosa solução efervescente que neutraliza a acidez da região do estômago ao entrar em contato com ela.

Composição do medicamento Sal fruta ENO

O Sal de fruta ENO é composto por: ácido cítrico, sacarina sódica, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio. Esse medicamento não contém extrato de polpa de fruta. 

Como tomar o medicamento Sal fruta ENO

Em um primeiro momento, a pessoa deve dissolver a embalagem do produto Sal de fruta ENO em um copo pequeno com um pouco de água (em torno de 200ml de água já será o suficiente). Depois que o medicamento já foi misturado com a água, a pessoa pode beber o líquido. 

O consumo desse remédio deve ser feito imediatamente após a pessoa dissolvê-lo na água, depois que a mistura estiver pronta, ela não deve ser guardada para ser tomada em algum outro horário. A pessoa deve esperar em torno de alguns segundos antes de beber a mistura, verificando se ela realmente vai estar completamente dissolvida na água. Esse medicamento pode ser tomado por adultos e até mesmo por jovens com mais de 12 anos de idade. 

Precauções de uso do medicamento Sal fruta ENO

Em algumas situações e casos específicos, o uso do medicamento Sal de fruta ENO pode não ser recomendado. São eles:

  • A pessoa não deve tomar esse medicamento por mais de quatorze dias ininterruptos;
  • Se houver superdosagem da medicação, um médico ou pronto socorro deve ser imediatamente procurado;
  • Se, mesmo após o uso correto dessa medicação (na dose correta), a pessoa ainda estiver sentindo os sintomas da azia e da má digestão, um médico deverá ser consultado;
  • Esse medicamento atua reduzindo toda a acidez do estômago e, dada essa ação, pode interferir na absorção de demais medicamentos feita pelo corpo. Então, se a pessoa estiver fazendo uso de qualquer outra medicação (seja ela controlada ou não, com receita ou até mesmo sem receita), o médico que acompanha o caso deve ser avisado;
  • Esse medicamento deve ser mantido distante do alcance das crianças, dado que a sua superdosagem pode ser perigosa;
  • A pessoa deve tomar, no máximo, dois 2 sachês/colheres de chá do Sal de fruta ENO por dia;
  • Se a mulher estiver grávida ou amamentando um bebê, ela deve conversar com o seu médico antes de ingerir o sal de fruta ENO na sua rotina de cuidados com o estômago;
  • É muito normal que esse remédio cause nas pessoas que o consomem: uma leve irritação gastrointestinal, arrotos e distensão abdominal;
  • Este medicamento não deve ser ingerido por pessoas com: problemas de fígado, problemas de coração, problemas de rim, problemas com pressão alta ou desregulada, em dietas com baixo teor de sódio ou até mesmo com algum tipo de alergia a qualquer um dos ingredientes da sua composição.

Sal Fruta ENO Tabs

Em diversas ocasiões, as dores relacionadas com a azia no estômago batem nos momentos mais inoportunos. Então a marca ENO, pensando em atender os seus consumidores também nesses momentos (principalmente quando eles estão fora do conforto da sua casa), desenvolveu o medicamento ENO Tabs, que é o companheiro ideal das pessoas que viajam muito e que precisam de uma ajuda rápida para as dores estomacais. Esse medicamento também é comercializado como pastilha mastigável, sendo muito mais fácil e prático de ser guardado na bolsa de viagem ou até mesmo no bolso da calça ou do paletó. ENO Tabs foi desenvolvido especialmente para isso, para que todas as pessoas possam estar dispostas e sem dores em todas as ocasiões possíveis, contando com um alívio rápido das dores estomacais causadas pela azia, de onde ela estiver. 

A sua aquisição é indispensável para todas as pessoas que viajam muito, seja para negócios ou mesmo para diversão, e que desejam ter em mãos pastilhas fáceis de serem carregadas e que oferecem alívio imediato. Esse produto é comercializado no sabor de frutas sortidas, na embalagem de 8 ou até mesmo na embalagem de 48 comprimidos (a mais indicada para ser adquirida). 

Esse poderoso e potente medicamento é composto por bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Essas substâncias são dissolvidas rapidamente no estômago da pessoa assim que ingeridas, criando uma poderosa mistura efervescente que age neutralizando toda a acidez do estômago, imediatamente após entrar em contato com ele.  

Composição do medicamento Sal Fruta ENO Tabs

O medicamento ENO Tabs é composto por: talco, carbonato de cálcio (750 mg), amido, polifosfato de sódio, sacarose, ácido adípico, petrolato líquido, aromas (cereja, laranja, limão e lima) e corantes (FD&C vermelho nº 40, FD&C amarelo nº 6, FD&C amarelo nº 5, FD&C azul nº 1).

Como tomar o medicamento Sal Fruta ENO Tabs

A ingestão desse produto é muito simples, basta que a pessoa coloque a pastilha de ENO Tabs na boca e a mastigue. Lembrando que esse medicamento pode ser ingerido por adultos e por jovens com mais de 12 anos de idade. Mesmo que ele seja uma pastilha que até mesmo lembre uma bala, ele não deve ser usado pela pessoa de maneira exagerada, podendo até mesmo causar uma superdosagem. 

Precauções de uso do medicamento Sal Fruta ENO Tabs

Em algumas situações e casos específicos, o uso do medicamento Sal fruta ENO Tabs pode não ser recomendado. São eles:

  • Esse medicamento não deve ser tomado por pessoas que têm problemas de rim;
  • Este medicamento contém açúcar na sua elaboração, então não deve ser oferecido para as pessoas acometidas pela diabetes; 
  • Uma pessoa não deve tomar mais do que 10 comprimidos do Sal Fruta ENO Tabs por dia ou dentro de 24 horas;
  • O medicamento Sal Fruta ENO Tabs não deve ser ingerido por mais do que 14 dias;
  • Se a pessoa não ver nenhuma melhora da sua dor ou indisposição, um médico especializado deve ser imediatamente procurado;
  • Esse medicamento não deve ser utilizado por pessoas que são alérgicas a qualquer um dos componentes da sua elaboração;
  • Esse medicamento deve ser mantido longe do alcance das crianças; 
  • Pessoas com hipercalcemia (excesso de cálcio dosado no sangue) não devem ingerir esse medicamento;
  • Pessoas com hipercalciúria (excesso de cálcio dosado na urina) não devem ingerir esse medicamento;
  • Pessoas que estão, por algum motivo, fazendo uma dieta que é pobre em fósforo não devem ingerir esse medicamento;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando só podem consumir o Sal Fruta ENO Tabs sob orientação médica;
  • Caso a pessoa faça uso de qualquer outro tipo de medicamento, o médico deve ser avisado, dado que o medicamento Sal Fruta ENO Tabs pode afetar a boa absorção de outros medicamentos que deve ser feita pelo organismo;
  • O medicamento Sal Fruta ENO Tabs contém Tartrazina (corante), que pode causar alergia em algumas pessoas, principalmente nas pessoas que têm alergia ao ácido acetilsalicílico.

Cuidados adicionais sobre o uso de medicamentos orais ou qualquer outro tipo de medicamento

Antes que as pessoas tomem qualquer um dos medicamentos da marca ENO apresentados nos tópicos anteriores, é importante que a sua bula seja devidamente lida antes da sua ingestão oral. A leitura mais detalhada da bula de medicamento é indicada para todos os casos e para todos os tipos de medicamentos, sem exceção.

Outro ponto que deve ser ressaltado é o de que as pessoas não devem jamais se automedicar, sempre consultando um médico especializado para uma análise mais detalhada do seu problema de saúde. E se, em qualquer caso, os sintomas persistirem após o uso do medicamento, um médico ou até mesmo o pronto socorro devem ser procurados imediatamente. 

Dúvidas frequentes em relação aos remédios Sal Fruta Eno

Abaixo, responderemos algumas dúvidas adicionais em relação aos medicamentos Sal Fruta Eno.

O medicamento Sal Fruta Eno deve ser misturado em água gelada, água quente ou em água ambiente?

O mais indicado é que esse medicamento seja misturado em uma água que esteja em temperatura ambiente. Lembrando de que, as pastilhas e o leite de magnésia devem ser tomados sem o acréscimo de água. A água deve ser usada apenas para a opção de sachê.

É verdade que a pessoa começa a sentir alívio das dores estomacais imediatamente após a ingestão desse medicamento?

Sim, este poderoso medicamento atua sobre a acidez no estômago em menos de 10 segundos após ser ingerido. Mas vale ressaltar que, esse rápido acesso não significa que a pessoa imediatamente irá parar de sentir dores na região, dado que cada corpo e sistema é um, e o tempo de alívio normalmente é muito rápido mas pode sim, variar de pessoa para pessoa. 

O medicamento Sal Fruta Eno pode ser tomado com refrigerante, chá ou com algum outro tipo de líquido? 

Não, esse medicamento deve ser tomado apenas com água na temperatura ambiente. A mistura de outro líquido com as suas propriedades pode tirar a sua ação de alívio para as dores estomacais. 

Se o meu filho pequeno estiver com dor de estômago, posso dar Sal Fruta Eno para ele? 

Não, esse medicamento só pode ser ingerido por crianças com mais de 12 anos de idade. Se uma criança menor de 12 anos de idade apresentar dores de estomago, um médico pediatra deve ser imediatamente procurado e nenhum medicamento deve ser ministrado pelos pais sem orientação médica. 

Linha de medicamentos Eno – Diga adeus a azia e a má digestão

A azia e a má digestão certamente podem acabar com o bom humor, com a boa disposição e certamente com o dia de qualquer pessoa, não é mesmo? Então, para as pessoas que querem se precaver dos sintomas da azia e da má digestão, que tal dar uma olhada agora mesmo no preço dos produtos da marca Sal Fruta Eno aqui no site da Cliquefarma? Para isso, basta que os leitores cliquem no link ao lado para poder acessar as opções de produtos do portfólio da marca Eno e saber mais sobre o preço dos produtos para aquisição! Com o Sal de fruta Eno em mãos (e bem guardado na bolsa), as pessoas poderão ficar sempre mais precavidas quando o assunto é azia e má digestão, não precisando sofrer com os sintomas causados. E vale ressaltar também que, caso você leitor(a), tenha alguma dica, sugestão, crítica ou informação referente a linha de produtos da marca Eno contra a azia e a má digestão, já sabe o que fazer, não é mesmo? É só comentar com a gente aqui embaixo. Por aqui, uma das nossas maiores satisfações, é ter o contato diário e o feedback de vocês, leitores e leitoras, sobre os nossos artigos e sugestões de produtos e medicamentos. 🙂

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<